quinta-feira, agosto 20, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Arraiolos

IMAGEM DO DIA

[Lucy Nicholson/Reuters]

«A man guided a donkey carrying election supplies to a rural polling station in Sighawar, Afghanistan, Wednesday. Elsewhere, a wave of attacks killed at least six election workers. Incumbent President Hamid Karzai said, “I hope that tomorrow our countrymen — millions of them — will come and vote for … stability, for the country’s peace, for the country’s progress.”» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Ana Jorge, ministra da Saúde

Há muito que todos os portugueses perceberam que o funcionamento da linha Saúde 24 está aquém do desejável, aquela que foi uma excelente iniciativa tem-se vindo a tornar num fiasco. Aparentemente este fiasco é da responsabilidade da empresa privada que a gere, que estará mais interessada no lucro fácil do que na qualidade do serviço, esta situação há muito que foi denunciada por enfermeiros que trabalham neste serviço, alguns foram mesmo despedidos por terem denunciado a situação em público.

Ana Jorge é ministra da Saúde, tutela o funcionamento da linha e dela se espera que actue em vez de vir a público dizer que o serviço deve funcionar melhor. Se não funciona a responsabilidade política é dela, esperando-se que actue em vez de vir lamuriar-se em público.

GRIPE A DEIXOU DE SER DOENÇA FINA

os doentes passam a ser atendidos nos serviços de saúde, deixou de valer a pena promover a infecção pois deixou de haver tratamento vip para os infectados por esta gripe.

ANDAM A ESPIAR OS ASSESSORES DE CAVACO?

A acusação lançada pelos canídeos dos jardins de Belém só pode ser uma piada, há muito que os assessores fazem parte da equipa de Manuela Ferreira Leite e passam o tempo nas redacções dos jornais, não é preciso espiá-los, são eles que andam a alardear o que fazem.

Não é a primeira vez que nesta coisa de levarem Manuela Ferreira Leite ao colo não é a primeira vez que são apanhados com a boca na botija, aquando da eleição de Manuela Ferreira Leite para a liderança do PSD foram acusados de envolvimento pelo jornal Expresso. Na ocasião ninguém acusou o Expresso de vigiar tão distintas personagens, foi emitido um comunicado que o jornal refutou, mantendo a notícias.

porque razão desta vez a Presidência da República não desmentiu a notícia do SOL? Porque combinaram serem os assessores a esperar por uma posição do PS para depois lançarem a insinuação? Isto é o PSD no seu pior e os assessores de Belém estão enterrados até ao pescoço na campanha eleitoral.

O PALÁCIO DE BELÉM ESTÁ A SER VIGIADO

Com a quantidade de intriguistas e conspiradores que por lá andam até que nem seria má ideia, os assessores de Cavaco querem transformar o país na bandalhice em que transformaram o PSD.

SÓCRATES ESCUTA CAVACO

Bem, a partir de agora Cavaco Silva já não pode dizer que o primeiro-ministro não lhe dá ouvidos, tem melhor sorte do que Manuela Ferreira Leite que ainda há pouco tempo se queixava de ninguém a ouvir.

AVES DE LISBOA

Gaio [Garrulus glandarius]
Local: Estádio Universitário

FLORES DE LISBOA

27 DO 9

«Em qualquer eleição discutem-se alternativas. Opõem-se ideologias e projectos, suportados em partidos políticos que escolhem, por diversos processos, candidatos. Estes programas e equipas são depois sufragados pelo corpo eleitoral.

Com base na informação disponível o eleitor vota, e investe nesse conjunto de ideias, propostas e pessoas. Para que a sua decisão seja a mais eficaz e proveitosa avalia a seriedade e qualidade das propostas em causa, procura prever os resultados da implementação dos programas e ainda reflectir sobre o passado de cada proponente.

A crise que afecta todo o planeta, e que só encontra paralelo na Grande Depressão de 1929, exige que todos assumam as suas responsabilidades, em especial os eleitores. Para estes, as opções são claras: votar, abster-se, votar nulo ou em branco, deixando nestes três últimos casos a outros a decisão sobre o seu próprio futuro.

Ao decidirem votar, os eleitores podem analisar os resultados obtidos pelo actual Governo, considerando também as soluções propostas e atempadamente apresentadas no programa de Governo pelo PS. Esta é uma alternativa clara, assumida e credível. É continuar o caminho das reformas e da modernização do país, um rumo com políticas progressistas a pensar no futuro.

À esquerda do PS promete-se tudo para todos, a troco de nada, sem qualquer noção ou sentido de Estado, promovendo a guerra contra o PS por pura conveniência estratégica e instinto de sobrevivência, usando e abusando da política de terra queimada e assumindo a fuga às responsabilidades do Poder e da governação, como o "diabo foge da cruz". É uma alternativa nula.

À direita do PS, o CDS, que perdeu a oportunidade de crescer durante o mais conturbado período da história interna do PSD, suportado num discurso demagógico e demasiado populista, tenta ser imprescindível ao PSD. Apenas. É uma alternativa de ‘outsourcing'.

Por outro lado "este" PSD recorre a figuras dum passado longínquo e de má memória, acena com dados truncados e análises minimalistas, lança suspeições vagas e manipuladas e queixa-se de tudo e de todos, especialmente de si próprio. É apenas uma caixa de ressonância do contrário do que o actual Governo diz, tentando que sem trabalho, sem mérito ou projecto digno desse nome, os silêncios entre cada ‘gaffe' da actual líder e a incapacidade de se comprometerem com soluções verdadeiramente concretas lhes traga o poder. É uma alternativa apenas pela negativa.

A alternativa que permite maior retorno do investimento do voto é a que mantém o rumo da governação, adaptado à nova realidade que emerge da crise e assimilando as lições da legislatura agora finda.» [Diário Económico]

Parecer:

Por Paulo Ferreira, Autor do http://simplex.blogs.sapo.pt/, um ‘blog' feito por apoiantes do Partido Socialista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

FENPROF ENTRA NA CAMPANHA ELEITORAL

«A Fenprof afirma que a promulgação pelo Presidente da República da avaliação simplificada dos professores para 2009/2010 não confere "qualidade ao diploma" nem impedirá os docentes de voltar à luta já a partir de Setembro.

"Não é esta promulgação que confere qualidade ao 'simplex' avaliativo ou o coloca acima de qualquer suspeita no que concerne a eventuais ilegalidades ou mesmo inconstitucionalidades que poderá conter", considera, em comunicado, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof).» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Assim manda Jerónimo de Sousa,

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Mário Nogueira se vai apelar ao voto no PCP ou se vai continuar a ser hipócrita.»

POLÉMICA DOS BLOGUES CHEGA À COMUNICAÇÃO SOCIAL

«A polémica estalou no fim de semana. João Constâncio criticou num blogue de apoio ao PS ("SIMplex") as declarações de Manuela Ferreira Leite sobre o crescimento do PIB. Escreveu que a líder do PSD "já estava habituada a insistir na ficção de que a crise internacional e a crise nacional são duas coisas separadas. Mas agora acrescenta que os números do PIB e os números do desemprego também são coisas separadas".

Um apoiante do PSD respondeu no blogue onde participam candidatos a deputados da confiança de Manuela Ferreira Leite, casos de Pacheco Pereira, Paulo Rangel, José Eduardo Martins e Joaquim Biancard. João Gonçalves comentou no "Jamais" a crítica com o título "Este é o filho do outro" para citar ao grau de parentesco entre João Constâncio e Vítor Constâncio. Disse que o filho do governador do Banco de Portugal "expele exactamente o mesmo estilo de flatulência política do papá".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

O que se responde a alguém que se dirige a outras pessoas por "filho do outro".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Amor com amor se paga.»

ÁSSESSORES DE CAVACO AJUDARAM MANUELA FERREIRA LEITE

«Suzana Toscano, assessora para a Educação e Juventude de Belém e ex-chefe de gabinete de Manuela Ferreira Leite, está no centro da polémica, apontada como um dos nomes que terá dado contributos, a título pessoal, aos sociais-democratas.» [Correio da Manhã]

Parecer:

O estranho seria não terem ajudado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Suzana Toscano se disse a alguém que ajudou a elaborar o programa.»

É MESMO UMA ANEDOTA

«Belém não teceu qualquer comentário sobre a alegada declaração de um dos seus assessores e que deu origem a um título de ontem do jornal Público: "Presidência suspeita de estar a ser vigiada pelo Governo". José Sócrates diz que se trata de "disparates de Verão". Na base de tudo, uma 'notícia' do Semanário do passado dia sete, a afirmar que Manuela Ferreira Leite "faz o programa [do PSD] com Catroga e assessores de Belém". Tudo resumido, temos mais um indício do nervosismo e da falta de confiança entre S. Bento e a Presidência.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Então o semanário SOL, pertencente a um dirigente do PSD, lança notícia e o governo é que anda a vigiar a Presidência da República. Só se for para saber quantas piadas Cavaco Silva guarda no bolso do casaco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

SAÚDE 24 FUNCIONA MAL

«"É evidente que tem que haver uma maior resposta da Linha Saúde 24", que tem tido "um número de chamadas acrescido" devido à nova estirpe da gripe, afirmou Ana Jorge à margem da cerimónia de inauguração do Serviço de Urgência Básica de Sintra.

A ministra lembrou que este serviço telefónico (808 24 24 24) não é apenas de atendimento à gripe A: "É uma linha de orientação de doentes de toda a patologia e que tem desde há algum tempo uma orientação específica para a gripe".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Ao vir a público queixar-se do funcionamento da linha Saúde 24 a ministra da Saúde cai no ridículo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à ministra que exerça o seu cargo na plenitude, se a empresa funciona mal que arranje outra.»

ADAM SEWASTIANOWICZ

MISSING CHILDREN