Os candidatos à liderança do PSD saíram do congresso a falar mal do próprio congresso, quem os ouviu falar à saída ficou a pensar que travaram uma dura batalha em defesa da liberdade de expressão no partido mas ficaram derrotados. Outro que foi ao congresso bater-se pela liberdade de expressão com a mesma energia com que o faz quando luta contra a asfixia democrática foi Pacheco Pereira.
A nova Aliança Democrática, agora com a participação do Bloco de Esquerda, aprovou a segunda de mão da audição da Comissão de Ética, agora com o estatuto de comissão de inquérito que ninguém sabe muito bem para o que serve, a não ser Cavaco Silva que ainda antes dela ser aprovada já fazia depender o futuro do governo das suas conclusões.
Com a pontualidade do costume, ou seja, com anos de atraso o Vaticano condenou a “padrofilia” isso quando já todo o mundo a tinha condenado ao mesmo tempo que país a país o fenómeno vai ganhando dimensões incontroláveis. As lágrimas do papa não passam de lágrimas de crocodilo, só decidiu condenar o fenómeno com falsa firmeza quando percebeu que era a Igreja Católica no seu todo. Mas tudo vai ficar na mesma os padres pedófilos americanos continuam escondidos atrás da segurança das paredes da Cidade do Vaticano e as hierarquias encobridoras continuam nos cargos.