Não vou questionar a agenda de Belém, se foi Cavaco que convidou Belmiro ou se foi este que se fez convidado, todo o país reparou que a Presidência da República transformou o hall de entrada no equivalente nacional do “speaker’s corner” do Hyde Park londrino, quem quiser falar mal do governo para os jornalistas sediados em Belém é recebido pelo Presidente e depois tem direito a cinco minutos de direito de antena, o primeiro convidado foi João Salgueiro, desta vez foi a vez de Belmiro de Azevedo, aquele que há poucas semanas designou Cavaco Silva por “ditador”.
Curiosamente ou talvez não Belmiro introduziu um novo argumento no debate, a necessidade de promover o consumo, isto depois de ter proposto obras de proximidade em alternativa às grandes obras. Não deixa de ser curioso que o empresário que aposta em negócios de mão-de-obra barata e cujos empreendimentos comerciais são responsáveis pela destruição de milhares de pequenas empresas venha agora defender o aumento do consumo, o mesmo empresário que construiu em Portugal mega centros comerciais, alguns dos maiores da Europa, seja um opositor de grandes obras públicas.
Belmiro de Azevedo (Grupo Sonae) e Soares dos Santos (Grupo Jerónimo Martins) São responsáveis pelo encerramento de dezenas de milhares de pequenos negócios familiares, as estratégias agressivas das suas grandes superfícies são alimentadas pelo estrangulamento das pequenas e médias empresas do sector agro-alimentar, impõem-lhes baixos preços e ainda alimentam os seus planos de investimento à custa de prazos de pagamentos aos fornecedores próximos do absurdo. São estes os dois senhores que agora defendem os pequenos investimentos?
Compreende-se a sua preocupação com o aumento no consumo, só que no Pingo Doce até os amendoins da marca branca são importados da China, aliás, fala-se por aí muito mal das lojas chinesas mas ninguém diz que os maiores “comerciantes chineses” deste país são precisamente Belmiro de Azevedo e Soares dos Santos.
Não deixa de ser curioso ver os grandes empresários, monopolistas ou oligopolistas nos sectores em que investem, virem agora defender que “small is beautiful”. É evidente que não lhes interessa investimentos em tecnologia que signifiquem uma aposta no longo prazo ou em grandes projectos que impliquem a importação de tecnologia. Para eles é mais lucrativo importar tudo da China, desde amendoins a camisas baratas, do que importar a tecnologia do TGV de um país europeu, para eles é estrategicamente mais interessante apoiar pequenos investimentos de mão-de-obra barata que vá comprar aos seus hipermercados do que investir em empresas tecnológicas cujos quadros tenha padrões de exigência acima do oferecido pelos hipermercados Continente.
Isto significa aplicar ao país a lógica da cantina da grande fazenda africana, onde os trabalhadores mal recebiam os ordenados iam pagar as dívidas do mês anterior e comprar a crédito para o mês seguinte. Se Belmiro conseguisse converter o país numa imensa cantina colonial asseguraria ao grupo SONAE a possibilidade de continuar a crescer segundo um modelo de mão-de-obra pouco qualificada, seria a cantina de um país transformado numa imensa fazenda colonial.