quinta-feira, março 18, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Gato no bairro do Castelo, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Pilar Olivares-Reuters]

«Peruvian surfer Domingo Pianezzi rides a wave with his alpaca, Pisco, at San Bartolo beach in Lima. Pianezzi has spent a decade training dogs to ride the nose of his board when he catches waves, and now he is the first to do so with an alpaca. » [The Washington Post]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Agora que o Bloco de Esquerda aderiu à Aliança Democrática e como garantia do seu empenho apoiou a comissão de inquérito ao negócio da Ongoing já não restam dúvidas de que houve fortes pressões de José Sócrates para inviabilizar a aquisição da TVI pela PT para desta forma viabilizar o negócio da Ongoing, desta forma conseguiu despedir José Eduardo Moniz e livrar-se de Manuela Moura Guedes.

A imagem é a prova que faltava, nela vê-se o Rei Juan Carlos a ceder ao peso da pressão que sobre ele foi exercida por José Sócrates.

JUMENTO DO DIA

Paulo Rangel

O que mais impressiona em Paulo Rangel é a sua capacidade de martelar sem pensar e muito menos raciocinar o que lhe sai da boca, o homem não é um orador, é um martelo pneumático, basta dar-lhe ar e ele matraqueia com aquela voz esganiçada de quem sai à tia. No congresso fez a figura que fez ao deixar passar a lei da rolha, no que foi imitado pelos seus pares de candidatura, mas como não lhe bastou estar a dormir vei armado em parvo dizer que foi o primeiro candidato a protestar, como se fosse um mariola da primária a antecipar-se aos colegas no arrependimento.

Agora veio discursar sobe o PEC e foi incapaz de esconder que nem sequer leu o documento, limita-se a ter uma ideia sobre o seu conteúdo e a ligar o martelo pneumático, só isso explica que diga que o documento tem 30 páginas, quando toda a comunciação social falou em cem. Deus livre o PSD desta degenerescência cavaquista.

«Este PEC não tem ao longo de 30 páginas uma única medida que aponte para o crescimento, só para a estabilidade”, disse. » [Público]

MUITO DIVERTIDO

Ver Marcelo Rebelo de Sousa andar armado em santanete a defender a lei da rolha proposta por Santana Lopes e aprovada num congresso que já devia estar com os copos.

A "PADROFILIA"

Não vou relacionar a pedofilia de padres da Igreja Católica com o voto de castidade tal como fez Sousa Tavares numa entrevista a um bispo, isso tem implícito que era a falta de companhia feminina autorizada que levava os padres a atirarem-se aos meninos.

Mas é um facto que a Igreja Católica enfrenta um grave problema, país a país são denunciados casos de pedofilia e a regra é sempre a mesma, a Igreja Católica não só encobriu como não combateu tais práticas. Por cá parece que há quem pense que este tipo de situações é um exclusivo do Parque Eduardo VII, mas a verdade é que o padre Frederico, um protegido do bispo do Funchal que fugiu para o Brasil depois de uma morte e fortes suspeitas de pedofilia, ainda está na memória de muitos.

CAVACO SILVA DEVE IR À COMISSÃO DE INQUÉRITO DA TVI

Vale a pena recordar o que Cavaco Silva disse a propósito do negócio entre a PT e a Prisa e que forçou o governo a usar a gloden share para impedir o negócio:

«O Presidente da República disse hoje esperar que a liberdade de expressão e informação conquistada no 25 de Abril não esteja a ser posta em causa com o caso da TVI. Questionado hoje pelos jornalistas sobre o 'caso' TVI e as proporções políticas que está a tomar, o Presidente da República recordou que liberdade de expressão e informação foi um bem conquistado há mais de 30 anos. "A liberdade de expressão e de informação foi um bem precioso que conquistámos no 25 de Abril e que todos os portugueses desejam que seja preservado", sublinhou. Interrogado se pensa que esse bem está a ser posto em causa, o chefe de Estado respondeu: "eu espero que não, eu espero que não".» [RTP]

Ainda sem qualquer prova de intervenção política no negócio é esta intervenção que de facto representa uma pressão política ao mais alto nível que determinou que a PT perdesse a corrida à compra da TVI, abrindo a porta da Ongoing que, para surpresa de todos, aparece com Moniz em número dois da empresa compradora.

Cavaco deve ir à comissão de inquérito dizer com base no quê falou na liberdade de expressão e de informação e quais as suas motivações para pressionar politicamente num mercado acabando por prejudicar uma empresa e favorecer outra. A verdade é que a intervenção de Cavaco Silva não resultou na continuação de Manuela Moura Guedes no seu pasquim da sexta-feira mas sim numa oportunidade de negócio para a Ongoing de José Alberto Moniz.

Se Cavaco não for chamado à comissão de inquérito não faz sentido a sua existência. Como Cavaco Silva disse na entrevista de Judite de Sousa "ninguém está acima da lei", eu acrecentaria que nem mesmo o Presidente da República.

MC SNAKE

O INÚTIL SINÉDRIO DE MAFRA

«No jornalismo, como na literatura, o adjectivo é a prosa a tomar partido. Na política, o adjectivo é o embrulho do embuste, da meia-verdade e da omissão. No Congresso do PSD, que não resultou num toque a reunir, o adjectivo abundou, gordo, espalhafatoso e interminável. A direcção da dr.ª Manuela, a pior de sempre daquele partido, foi banhada pelo esplendor do elogio desbragado. A coisa chegou a ser indecorosa. Somente o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, elementar e claro, recusou a metáfora e preferiu a catilinária. Aplicou a pior das desfeitas aos dirigentes que, no seu parecer, praticaram a exclusão, a perseguição e a vingança. A dr.ª Manuela, já de si grave e impávida, estava transparente, confusa e estupefacta. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Baptista Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CONGRESSO DA ROLHA

«Quer se goste ou não, a verdade é que o PSD é, de facto, o único seguro de vida que o eng. Sócrates hoje tem.

A norma aprovada pelo PSD que institui sanções – que podem ir até à expulsão – a todos os militantes que critiquem a direcção do partido dois meses antes das eleições não é apenas um episódio absurdo que pode ser eliminado num próximo congresso de acordo com os votos piedosos expressos pelos três candidatos à liderança. Independentemente da sua hipotética revogação, a proposta aprovada pela esmagadora maioria dos delegados, perante o silêncio cúmplice dos mesmos candidatos, revela de forma cristalina o estado em que se encontra actualmente o PSD.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Por Constança Cunha e Sá.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O GULAG DO PSD

«O recente congresso do PSD será lembrado como uma das páginas mais negras da história do partido. Na sua reunião magna, os dirigentes sociais-democratas deliberaram aplicar castigos a quem ouse discordar dos chefes. Instituíram desta forma, no mais democrático dos partidos portugueses, o pecado de delito de opinião. O partido de Sá Carneiro desonra assim a memória do seu fundador, cujo primeiro grande combate político foi justamente, ainda nos tempos do fascismo, a defesa da liberdade de expressão.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Por Paulo Morais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O PRINCÍPIO DE TI

«Hoje a Maria João começa seis semanas de radioterapia diária no IPO. A meio de Maio poderá começar, graças a Deus e ao IPO, a esquecer-se, durante períodos de tempo cada vez mais longos, que estava na lista do cabrão do cancro e que, por enquanto, safou-se.

Na segunda-feira decidiu ir almoçar sem peruca. Tanto a ruiva como a morena eram giras. Mas o cabelo doido, curto mas crescente, quase loiro e encaracolado, que irrompeu desde o fim da quimioterapia, tem uma beleza e um vigor que vai além de Jean Seberg no À bout de souffle de Godard. Em 1960, oito anos antes de a Maria João ter nascido. Eu juro que o vejo crescer, em vórtices e tropismos, mesmo durante a hora-e-meia de um almoço. São filamentos vivos. São relâmpagos capilares. Toda a cabeça dela está, depois de incendiada e caída, em maluca reflorestação. Bem sei que, daqui a uma semana até, o cabelo vai crescer até deixar de ser avant-garde e passar a ser, apenas, uber-cool. Mas, neste momento das nossas vidas e do nosso amor, é grandioso e bom que o processo da morte tenha mudado de sentido e que o corpo e a cabeça e o cabelo cresçam como se acabassem de ter nascido.

O meu amor está agora - mas não por muito tempo - como a carinha de menina na fotografia que me salvou nas passagens por hospitais e que é a primeira e única maravilha que vejo no meu iPhone.

Não precisas de força, amada querida. O teu cabelo, pela segunda e última vez, é a segunda coisa mais bonita que eu já vi, a seguir a ti.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O PROBLEMA FOI DA PATILHA!

«O agente M., de 27 anos, que matou Nuno Rodrigues na sequência de uma perseguição policial, nunca antes tinha atirado com a pistola Walter 9mm. Está na Polícia há pouco mais de quatro anos e integrou a última Equipa de Intervenção Rápida formada na 4º Divisão da PSP apenas no início deste ano. Além da falta de experiência, a arma não tem patilha de segurança. Terá sido este conjunto de factores que levaram à morte de MC Snake. Ao que o CM apurou, o jovem polícia foi ontem consultado por uma psicóloga, 'porque está muito abalado', contou um familiar. 'Ele é muito jovem, adora trabalhar na PSP e nunca tinha tido um processo. É bom profissional. Agora mal fala no assunto, mas diz que quando atirou estava a correr e aquele tiro foi disparado inadvertidamente. No início nem sabia que o rapaz tinha morrido'. Recorde-se que o polícia já tinha mandado dois tiros de intimidação para o ar, antes do terceiro, que veio a revelar-se fatal» [Correio da Manhã]

Parecer:

Ou o polícia se excedeu ou os procedimentos são inadequados, ninguém entende que um carro que não é suspeito de nada seja baleado à primeira oportunidade. Convenhamos que Lisboa não tem muitas semelhanças com a selva colombiana, nem sequer com os morros do Rio de Janeiro, é inaceitável que se dispare primeiro e se pergunte depois. Agora questiona-se a patilha para o terceiro tiro pois foi o que matou, e para os dois primeiros, também foi a patilha? Também se diria que em vez da patilha o problema poderá resultar de um dedo pesado demais para o gatilho.

Além disso é incompreensível que nem o ministro, nem um dos secretários de Estado, nem sequer o comandante da PSP tenham pedido desculpa à família da vítima. Devem estar à espera das investigações para concluírem que um cidadão inocente foi morto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se o comportamento do polícia e os procedimentos e instruções da PSD.»

A ANEDOTA DO DIA

«O candidato à liderança do PSD José Pedro Aguiar-Branco acusou hoje o PS de estar a "sobrevalorizar" a "lei da rolha" aprovada no congresso do seu partido para "desviar as atenções" da comissão de inquérito ao negócio PT/TVI.

"Está-se a sobrevalorizar um tema" com o "objectivo" de "desviar a atenção de coisas tão essenciais quanto o que se vai discutir na Assembleia da República, nomeadamente quanto à comissão de inquérito relativamente à intervenção ou não do Governo na intenção de compra por parte da Portugal Telecom (PT) da TVI", disse.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Provavelmente Aguiar-Branco anda tão ocupado a dividir-se entre candidato à liderança do PSD e líder da bancada parlamentar que nem deve ter tempo para ler os jornais, se o fizesse chegaria à conclusão que a esmagadora maioria das críticas e mesmo gozo da decisão do congresso vem de comentadores da direita.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

SANTANA ZANGADO PORQUE QUEREM ACABAR COM A LEI DA ROLHA

«O futuro líder do PSD - quem quer que seja o eleito - já tem um problema para resolver e um adversário potencial: a lei da rolha e... Pedro Santana Lopes. O ex-presidente do partido está revoltado com a proposta para que a "lei da rolha" volte a ser votada já no próximo congresso e tem debaixo de mira os que lhe declararam guerra.

O autor da proposta de alteração dos estatutos que legaliza a expulsão dos críticos internos em tempo de eleições considera que a revogação "é uma deslealdade para com os militantes que votaram há dias". E deixou críticas veladas aos candidatos à liderança: "Os que agora criticam devem ser distraídos - para usar um termo simpático - porque estiveram calados e só começaram a falar quando viram os jornalistas."» [Diário de Notícias]

Parecer:

Isto promete.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas directas.»

"PADROFILIA": AGORA É NO BRASIL

«As imagens explícitas de um padre brasileiro de mais de 80 anos numa situação de sexo oral com um jovem de 19 anos, difundidas na passada semana pela cadeia de televisão SBT, levaram ao afastamento daquele e de dois outros clérigos da cidade de Arapiraca, estado de Alagoas, naquele que é o mais recente episódio numa série de casos de pedofilia e homossexualidade envolvendo padres católicos (ver caixa).

Foram afastados Luiz Marques Barbosa, de 82 anos, Raimundo Gomes, de 52 anos, e Edílson Duarte, de 43 anos, acusados de integrarem um esquema de pedofilia e homossexualidade naquele que é o maior país católico do mundo em número de fiéis.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Ainda bem que os nossos padres são castos e bem comportados, o único que não era, o tal padre Frederico protegido pelo Bispo do Funchal, fugiu para o Brasil para descanso da Igreja.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao cardeal.»

DGCI VAI ADMITIR 250 LICENCIADOS EM DIREITO

«A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) vai abrir um concurso externo para reforçar o quadro de pessoal na área da inspecção tributária. Ao todo, serão abertas 350 vagas para licenciados em Direito.

As candidaturas só serão oficialmente abertas após a publicação do aviso em Diário da República, o que acontecerá em breve, mas a Direcção de Serviços de Gestão de Recursos Humanos da DGCI aconselha os interessados a solicitarem, desde já, uma senha de acesso às declarações electrónicas, caso » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Aqui fica o aviso para os interessados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Divulgue-se.»

ONGOING AINDA ESTÁ INTERESSADA NA TVI

«A Ongoing reafirmou esta tarde em comunicado que está a analisar a compra da Media Capital, numa altura em que a Prisa viu o seu núcleo de accionistas alterado, com a entrada da Liberty.

A Ongoing emitiu um comunicado para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) depois do regulador ter pedido esclarecimentos devido às declarações proferidas pelo presidente da empresa, Nuno Vasconcelos, ontem perante a Comissão de Ética sobre a liberdade de expressão em Portugal. » [Jornal de Negócio]

Parecer:

Por este andar ainda é a TVI que compra a Ongoing e depois dirão que foi um truque de Sócrates para se livrar do Moniz.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a um qualquer magistrado que mande fazer umas escutas a Sócrates.»

"PADROFILIA": AGORA É NO CHILE

«O padre espanhol da congregação de São Viator detido no Chile, tinha na sua posse mais de 400 horas de gravações de pornografia infantil e cerca de duas mil imagens. De acordo com fontes da investigação, entre o material apreendido encontra-se material pornográfico filmado pelo próprio padre com uma câmara oculta, abusos a menores em colégios espanhóis e milhares de imagens descarregadas de várias comunidades pedófilas na internet. » [i]

Parecer:

Isto parece ser uma praga.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Verifique-se se a praga também chegou a Portugal.»

PACHECO PEREIRA: ESTRANHA FORMA DE SER CONTRA A LEI DA ROLHA

«O social-democrata Pacheco Pereira está “completamente contra” a chamada “lei da rolha”, aprovada no último congresso do PSD, e entende que ela é “inaplicável” porque a sua prática levaria à expulsão de vários militantes, incluindo ele próprio.

“Evidentemente estou completamente contra esta regra”, considerou, defendendo que “um partido que cumprisse uma regra deste género desapareceria do espaço público”, dada a relevância dos meios de comunicação social no contexto actual.

Pacheco Pereira considerou que a lei “é inaplicável, porque se fosse aplicável Alberto João Jardim já estava expulso, Cavaco Silva já estava expulso, Marcelo Rebelo de Sousa já estava expulso, todos os presidentes das distritais [que] criticam listas, o que acontece normalmente antes de 60 dias, já estavam expulsos, Luís Filipe Menezes já estava expulso, eu estava expulso”.

Para o social-democrata, “outro risco desta regra é ela ser discriminatória”, porque “uma direcção pode perseguir os seus adversários utilizando esta regra, ela pode ser utilizada para atacar pessoas e não comportamentos”.» [Público]

Parecer:

Parece que o problema não está nos princípios, está nas consequências e na aplicabilidade. O problema do risco de discriminação vem a seguir.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se e dê-se uma gargalhada porque rir é mesmo o melhor remédio.»

EICHERT & WOLFGAGNG GRASE

HP