quinta-feira, março 25, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTOGRAFIA JUMENTO

Calçada de Lisboa

FOTOGRAFIAS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Photobucket

Flores (fotografia de A. Cabral)

IMAGEM DO DIA

Photobucket

[ier Paolo Cito/Associated Press]

«NUNS IN WAITING: St. Brigida nuns attended Pope Benedict XVI’s general audience in St. Peter’s Square at the Vatican Wednesday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

António Costa

«Sabia que em Lisboa existem mais de 140 espécies animais e 123 vegetais, grande parte das quais no Parque Florestal de Monsanto? O socialista António Costa admitiu ontem, no dia em que a autarquia lisboeta assumiu o compromisso de aumentar a biodiversidade do concelho em 20 por cento até 2020, que aqueles números constituíram "uma surpresa" para si.

"Muita gente desconhece que em Lisboa existe esta quantidade de espécies", reconheceu também o vereador do Ambiente Urbano e Espaços Verdes. Segundo José Sá Fernandes, há no concelho 100 espécies de árvores, seis de peixes, quatro de anfíbios, 12 de répteis e 18 de mamíferos, além de várias espécies de artrópodes. Quanto à flora, são 123 as espécies de árvores, arbustos e herbáceas identificadas.» [Público]

Fica bem a qualquer político falar de biodiversidade e se assinar um qualquer protocolo com direito a jornalistas melhor ainda. Mas a verdade é que a biodiversidade não se mede pela remodelação de dois ou três jardins, até porque nem sempre essa remodelação significa aumento da biodiversidade, antes pelo contrário, quando se eliminam as árvores mais velhas, se reduzem os arbustos e se alcatroam os percursos o resultado é a perda na biodiversidade.

Os jardins e parques de Lisboa são geridos segundo um critério meramente estético desprezando-se a vida animal e a diversidade vegetal, a regra é a multiplicação de árvores decorativas e a eliminação de muitas árvores envelhecidas. Quando o segundo maior parque de Lisboa, o Parque da Bela Vista é usado para o Rock in Rio não se tem autoridade para falar no tema, é ridículo proteger o parque com guarda florestal durante um ano para depois destruí-lo em três dias. No caso da Estufa Fria é bom recordar que em tempos se dizia que iria ser aberto no passado mês de Fevereiro, é ridículo dizer agora com ar de quem faz uma grande obra que vai abrir no final do ano.

Este é um domínio em que a CML de Lisboa pouco ou nada fez, pior ainda, nem sequer se tem sabido manter ou dar continuidade ao que foi feito por João Soares e Santana Lopes. Aumentar a biodiversidade não é só contar as espécies existentes.

HÁ AQUI QUALQUER COISA DE ERRADO

Todos os comentadores e opinion makers criticam o PEC.

Todas as grandes organizações internacionais e analistas internacionais elogiam o PEC.

Os opinion makers que agora criticam o PEC nunca deixaram de usar as críticas das organizações internacionais ou as opiniões dos analistas estrangeiros, começando pelas das empresas de rating, para criticar as políticas portugueses.

Há qualquer coisa de errado nisto tudo, os nossos pensadores andam ao contrário do mundo, lembram-me a senhor que foi assistir ao juramento de bandeira do filho e chegou à conclusão que em todo o batalhão o seu rebento era o único que durante a marcha tinha o passo certo.

Ainda bem que na hora de confiarem em Portugal os investidores estrangeiros ouvem mais a OCDE ou o FMI do que os nossos comentadores televisivos.

AS MENTIRAS ELEITORAIS DO BLOCO DE ESQUERDA

Durante a última legislatura o BE assumiu o papel de provedor não oficial dos eleitores do PS, fez do incumprimento das promessas eleitorais uma bandeira permanente da sua actuação política, diria mesmo que viveu mais em função do programa do PS do seu próprio programa.

O facto de se estar na oposição não impede o BE de fazer as suas propostas, é isso mesmo uma democracia parlamentar, até porque não contando o governo com uma maioria absoluta e num momento em que o BE integra com o PSD e o CDS uma nova AD ainda que não assumida, tem todas as condições para apresentar as suas propostas. Até porque se vota sistematicamente as medidas das direita que visam atingir o governo ou mesmo a figura do primeiro-ministro (código contributivo, pagamento especial por conta, comissão de inquérito, finanças regionais) é de esperar que apele aos seus parceiros políticos que votem nas suas propostas.

O programa do BE previa 10 pontos considerados prioritários, com propostas para os primeiros 100 dias da legislatura. Como já passaram muito mais de 100 dias vale a pena ver o que o BE prometeu e o que teve a coragem de propor:

«Assim, o Bloco de Esquerda define as suas propostas prioritárias para os primeiros cem dias da nova legislatura:

1ª medida Plano de emergência para a criação de emprego

Revogação do Pacote Laboral e da sua regulamentação, restabelecendo os direitos de contratação colectiva e reduzindo para 1 ano o período de contratação temporária. Criação de emprego e a redução da precariedade e pobreza, através de medidas anti-recessivas de apoio ao investimento, à formação profissional, em particular dirigidas a desempregados de longa duração e jovens nos distritos mais atingidos. Proibição de despedimento em empresas com lucros.

2ª medida Reorientação do investimento público para uma prioridade: reabilitação urbana

Os grandes investimentos são precisos a curto prazo onde têm efeito para combater a recessão: na reabilitação urbana, com a criação complementar de uma Bolsa de Arrendamento. Nacionalização da energia para a mobilização de recursos que são de todos para todos.

3ª medida Controlo público da política de crédito.

O banco público deve dirigir o crédito, impondo os padrões de actividade bancária que permitam juros não especulativos e o apoio à actividade económica. O que é de todos deve ser para todos.

4ª medida Aumento das pensões e reforma da segurança social

Reforma da segurança social para garantir pensão completa a quem tem 40 anos de trabalho e a convergência da pensão mínima com o salário mínimo.

Garantir aumentos reais das pensões, do Indexante de Apoios Sociais (IAS) e das outras prestações sociais.
Imposto sobre as Grandes Fortunas para financiar a segurança social.

5ª medida Combate à Corrupção

Levantamento completo do segredo bancário, punição do enriquecimento injustificado e ilícito. Fim do offshore da Madeira.

6ª medida Justiça acessível para todos e todas

Acesso ao apoio judiciário e diminuição das custas.

7ª medida Saúde

Fim das taxas moderadoras. Nova política de medicamentos, para favorecer o acesso e a redução dos preços.

8ª medida

Escola pública gratuita para uma política de inclusão. Revisão do Estatuto da Carreira Docente acabando com a divisão

9ª medida Retirada do Afeganistão

Todas as forças militares portuguesas devem ser retiradas do Afeganistão.

10ª medida Direitos iguais

Legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo: não é ao Estado que compete escolher quem ama quem.

Estas 10 medidas podem e devem ser apresentadas nos 100 dias a seguir às eleições. Essas serão as prioridades do Bloco de Esquerda.»

"THIS IS A BIG FUCKING DEAL"

Foi nestes termos que Joe Biden, vice-presidente dos EUA, comentou a reforma da saúde nos EUA, imaginem que o se diria por cá se José Sócrates usasse este tipo de expressões, só por dizer "porreiro pá" foi o que se viu. A Ferreira Leite ficaria vermelha que nem um tomate, o sindicalista dos magistrados aproveitaria para exigir mais escutas ao primeiro-ministro, o Presidente diria que estava preocupado, seria o bom e o bonito.

Por falar em Cavaco Silva repararam que já há uns dias que não se manifesta preocupado com alguma coisa?

TWITTER CHICK

AGORA VAI BRINCAR, MARCELAS

«Ontem, conhecemo-lo, de colete mas o único sem casaco, desculpa por ser garoto, na maior das salas da Casa Branca, a East Room. Ele passou a cerimónia com as mãos do vice-presidente Biden nos seus ombros e - acabada de assinar a lei que, enfim, estende a todos os americanos o seguro de saúde - foi a ele, Marcelas Owens, bochechas de garoto, 11 anos, que Obama cumprimentou primeiro. A mãe de Marcelas, Tiffany, perdeu o emprego em 2006 porque caiu doente, por perder o emprego perdeu o seguro de saúde e, por não ter seguro, não foi tratada e morreu. Os democratas americanos, que lutam pela extensão geral dos cuidados de saúde há muito (já Harry Truman tentara, e perdeu, a seguir à II Guerra Mundial), trouxeram o órfão Marcelas para a ribalta, como rosto para essa conquista social. Daí a sua presença, ontem, no salão que é tão nobre que tem pendurado numa das suas paredes o mais antigo dos bens da Casa Branca, o retrato de George Washington, pintado em 1797. É política, sou cínico, compreendo o abuso de uma criança como bandeira de uma boa causa e até compreendo a resposta dos republicanos, como se fossem virgens na matéria, na denúncia desse abuso. Agora, lei assinada, o que eu mais desejo a Marcelas é o anonimato próprio dos miúdos. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SUBIDA DO RISCO DA DÍVIDA PORTUGUESA

«Os Credit Default Swaps (CDS) sobre obrigações de Portugal registavam [às 12:30] um agravamento de cinco por cento, para 139,78 pontos, de acordo com os dados da CMA Vision, em reação à descida do 'rating' da dívida, de longo prazo, de Portugal de AA para AA-, com uma perspetiva negativa, hoje feita pela agência de classificação de crédito Fitch Ratings.

É a maior subida em termos mundiais no que toca a dívida soberana de prazo a cinco anos, seguindo-se a República Checa (aumento de 3,8 por cento para 66,94 pontos), a Alemanha (avanço de 3,1 por cento para 31,43 pontos) e a França (subida de 2,8 por cento para 44,25 pontos).

Apesar do aumento do risco associado à dívida de Portugal, os CDS sobre as obrigação portuguesas estão ainda muito abaixo dos valores máximos atingidos no início de fevereiro.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É urgente dar credibilidade à política económica do governo o que dificilmente se conseguirá no actual contexto político.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento aos líderes partidários.»

ERA ISTO QUE O PSD QUERIA COM A COMISSÃO DE INQUÉRITO

«O PS ainda tentou impedir, mas o PSD puxou do poder potestativo e impôs ontem que a Comissão de Inquérito ao negócio PT/TVI exigisse vários despachos do procurador-geral da República e do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, bem como certidões que incluem escutas onde intervém o primeiro-ministro.

Numa primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) onde os deputados esgrimiram argumentos jurídicos, foi também aprovada uma lista de 19 personalidades (ver caixa) que serão chamadas à comissão. E que inclui o primeiro-ministro, José Sócrates, e a líder da oposição, Manuela Ferreira Leite.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Depois das audições da Comissão de Ética é evidente que a comissão de inquérito ficou esvaziada, o PSD e o BE sabiam-no e se avançaram para a sua aprovação foi com o objectivo de vasculhar o caixote do lixo do magistrado de Aveiro na esperança de encontrarem algo a que se possam agarrar para prolongarem o ataque a Sócrates. O PSD porque quer governar, o BE porque sonha com a destruição do PS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Que vasculhem o lixo.»

MAIS UMA DO BERLUSCONI

«Berlusconi afirmou na terça feira que Mercedes Bresso, candidata do Partido Democrata (esquerda) à presidência da região de Piemonte (norte do país), está sempre de mau humor porque "quando se olha no espelho (...) fica logo com o dia estragado".

"Sabem por que é que a senhora Bresso está sempre de mau humor? Porque de manhã, quando se levanta e se olha ao espelho para se maquilhar, vê-se. E assim, o seu dia fica estragado", afirmou Berlusconi na terça feira à noite, num comício em Turim.

Mas Bresso tinha a resposta pronta: "No que diz respeito a maquilhagem, uso muito pouca, necessito menos dela do que Berlusconi", conhecido pela aplicação de base no rosto para parecer mais bronzeado.» [Diário de Notícias]

EURO CAI 1%

«Bolsas, euro e matérias-primas estão a sofrer com uma nova vaga de receios dos investidores em relação à saúde dos países do sul da Europa.

Isto depois de a agência de 'rating' Fitch ter hoje descido a avaliação da dívida de longo prazo portuguesa de 'AA' para 'AA-' e com os temores de que a União Europeia não consiga, sozinha, ajudar a Grécia, visto que Alemanha e França estão mais perto de chegar a acordo sobre um pacote de ajudas via FMI.

"A Grécia vai entrar em incumprimento em algum momento" e o falhanço da Europa na resposta a este desafio vai penalizar a moeda única, explica Paul Donovan, especialista do UBS, à Bloomberg.» [Diário Económico]

Parecer:

Ou a Europa repensa o modelo de integração que suporta o euro ou este entrará em crise arrastando as economia europeias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se uma reflexão sobre a união monetária.»

JÁ PODE ENCOMENDAR O ASTON MARTIN RAPID POR 236.650 EUROS

«O Rapide é um dos carros mais aguardados dos últimos tempos e provavelmente um dos mais marcantes para história da Aston Martin. A primeira proposta com quatro lugares e quatro portas é fundamental para o futuro deste construtor. De acordo com o fabricante, o Aston Martin Rapide deverá assegurar um terço do total das vendas da marca. Para os especialistas do sector automóvel, que já lhe puseram "as mãos em cima", o Rapide corresponde a todas as expectativas.» [Diário Económico]

"THIS IS A BIG FUCKING DEAL"

E é mesmo!

ALECU GRIGORE

A2 SEXSHOP