sexta-feira, março 12, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Arrábida

IMAGEM DO DIA

[Desmond Boylan-Reuters]

«A man gets under the hood of his British-made 1957 MG Roadster in Havana.» [The Washington Post]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O Jumento soube que Cavaco Silva preparou a sua Grande Entrevista com o maior dos cuidados, indo aos mais pequenos pormenores. Investigou aturadamente as entrevistas que os seus antecessores quando concluíram quatro anos de mandato, usou um fato da mesma cor do usado por Mário Soares, uma camisa igual à que Ramalho Eanes usou em público na mesma data e comprou uma gravata igual à usada por Jorge Sampaio.

Até no discurso Cavaco Silva usou sempre o que os seus antecessores disseram, por exemplo, não condenou a divulgação das escutas porque o mesmo fenómeno não sucedeu com os seus antecessores, assim não tinha uma posição presidencial precedente. Aliás, essa foi uma constante da entrevista, nada disse acerca dos assuntos da actualidade pois os seus antecessores nunca se pronunciaram nos seus mandatos sobre os problemas de 2010.

O Jumento não conseguiu apurar se Cavaco Silva usou ceroulas, cuecas ou fio dental nem se neste pormenor seguiu o exemplo de algum dos seus antecessores.

JUMENTO DO DIA

Jerónimo de Sousa

Ao comentar o PEC o líder do PCP defendeu que sejam os responsáveis da crise a pagá-la, uma recita que Jerónimo de Sousa costuma sugerir nestas circunstâncias. Agora ficamos a aguardar que Jerónimo de Sousa nos indique quais os bancos internacionais a que devemos enviar a respectiva factura.

Começa a ser tempo de o PCP ajudar a enfrentar os problemas em vez de se esconder atrás deste tipo de evasivas, ficam bem no Avante mas não ajudam nada o país, apenas permitem a Jerónimo de Sousa desresponsabilizar-se e continuar a propor reivindicações utópicas aos trabalhadores.

«Jerónimo de Sousa afirmou hoje que o PEC não pode merecer a aprovação dos comunistas, sublinhando que são «os responsáveis e beneficiários da crise» que devem pagar a «factura».» [TSF]

ESTE SÓCRATES É UM MALANDRO

Querem ver que foi o José Sócrates que convenceu a Liberty Acquisicion Holding, de cujo CEO o Paes do Amaral é amigo para além de sócio da holding, a comprar a PRISA? Agora sim que se vão lembrar de dizer que Sócrates meteu a cunha ao Rei de Espanha para este facilitar o negócio, tudo isso para que o Paes do Amaral volte a ser dono da TVI e dar um pontapé no esquelético traseiro de Manuela Moura Guedes.

Será que a comissão de inquérito também vai investigar este negócio e chamar o Juan Carlos a depor?

CONHECIMENTO INTERMITENTE

Cavaco não sabia o que o seu assessor Fernando Lima andava a fazer em seu nome mas está convencido de que Sócrates sabia que a PT ia comprar a TVI. Conclusão: Sócrates sabe o que tem de saber e o que não tem de saber e Cavaco Silva só sabe que Sócrates sabe, desconhece tudo o resto, incluindo o que sabe na sua própria "casa".

CAVACO SILVA JÁ ANUNCIOU A SUA CANDIDATURA A BELÉM

Depois de questionado sobre a sua recandidatura a Belém Cavaco afirmou que ia verificar em que data os seus antecessores se pronunciaram sobre essa opção. Ora, todos os seus antecessores se recandidataram pelo que esta declaração significa uma declaração implícita da sua intenção de se recandidatar. Aliás, o artigo de Fernando Lima tentando lançar poeira sobre os olhos dos portugueses a propósito da conspiração de Belém contra o primeiro-ministro já tinha sido um sinal claro dessa intenção, o mesmo se podendo dizer desta entrevista.

CAVACO SILVA AINDA TEM ASSESSORES?

É muito estranho, nunca mais houve uma referência a essas personagens conspirativas na comunicação social...

DISSIDENTES IGUAL A BANDIDOS

«Há homens que estão presos em Cuba por causa das suas opiniões. Não estão presos ilegalmente, a Justiça cubana permite presos de opinião. Mas isso só significa que, em Cuba, mesmo o errado pode ser legal. Em entrevista, Lula disse: "Temos que respeitar a determinação da Justiça e do Governo cubano de deter pessoas segundo a legislação cubana." A deportação de Olga Prestes, judia alemã, do Brasil para a morte em campo de concentração nazi, em 1936, foi feita cumprindo a legalidade constitucional brasileira - e a oposição a essa iniquidade foi um dos momentos grandes dos democratas brasileiros. Pelos vistos, Lula apoiaria a deportação - ela era legal, e isso basta. Agora, quando cinco dissidentes cubanos (quatro deles, presos) estão em greve de fome e depois de outro, Orlando Zapata, já ter morrido, Lula disse: "A greve de fome não pode ser utilizada como um pretexto de direitos humanos para libertar pessoas." E rematou: "Imagina se todos os bandidos que estão presos em São Paulo entram em guerra de fome e pedem a sua liberdade..." Razões de Estado podem levar um Presidente a não criticar outros Estados, usando a linguagem do cinismo de Estado. Mas o próprio do cinismo é ser um exercício inteligente. Quando burro, revela ainda mais a iniquidade de certas razões de Estado.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O 'PEC'ADO

«Dito e feito. E é assim que um grupo de ministros, tão empenhados na defesa de um ideal e de um programa para quatro anos se vê agora a braços com uma série de medidas para implementar no mesmo período, e que até eram algumas delas (ainda poucas) as que a oposição defendia. Custa-me vê-los pois, como republicanos de ética inabalável e homens de "H" maiúsculo sei o profundo e insustentável conflito que devem travar dentro dos seus seres, preenchido pelas longas noites, acordados, em interior debate lancinante, num vai e vem entre a arma carregada que se aponta à cabeça, e a vergonha de dar o dito por não dito... Será que aguentarão viver este sentimento mortificante de um verdadeiro "Pec"ado? » [Diário Económico]

Parecer:

João Duque está com um pequeno problema de memória, poderá ter alguma razão ao dizer que o PEC não corresponde ao programa do governo, mas não a tem ao afirmar que corresponde ao programa da oposição, isto partido do princípio pouco saudável de que parte, ou seja, que a oposição é apenas o PSD e o CDS.

Alguma demagogia alegra o artigo mas de um economista espera-se mais rigor.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se.»

MALUCOS COM DÓLARES

«Pobre Lars Vilks, o sueco que desenhou Maomé com o corpo de um cão. No PÚBLICO de ontem contava-se que a polícia irlandesa prendeu sete pessoas, acusadas de conspirarem para assassiná-lo. Vilks vive sob protecção policial desde que uns malucos iraquianos ofereceram cem mil dólares pela sua morte e "metade desse valor pela cabeça do director do jornal regional que, em 2007, publicou o seu cartoon".

Que aconteceria se grupos de malucos cristãos ou judeus começassem a oferecer cem mil dólares pelas cabeças dos muçulmanos que, em publicações de países muçulmanos, ofendessem gravemente a religião cristã ou judaica? É uma pergunta académica porque não deve haver nos bancos não-muçulmanos do mundo dinheiro suficiente para pôr tantas cabeças a tal prémio.

Pela parte que me toca, ofende-me que a cabeça do director do jornal só valha metade da do cartoonista. Aqui em Portugal é ao contrário. Quando um director leva com um processo, é raro ter visto o artigo em questão. Mesmo assim, é a cabeça do director que é mais apetecida.

Estes malucos acham que é duas vezes pior desenhar uma coisa que os ofende do que publicá-la. Por esse caminho, a cabeça do tipógrafo deveria valer 25 mil dólares, a do distribuidor 12.500 dólares. As cabeças dos vendedores e dos leitores também mereceriam ser condignamente valorizadas. Sobretudo os leitores que achassem graça. Ou se atrevessem a mostrar o desenho a outros, implicando-os naquele crime com pena de morte.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAGISTRADOS: UM SINDICATO QUE PERSEGUE TRABALHADORES COM FINS POLÍTICOS?

«Os dois procuradores que conduzem a investigação ao processo Freeport não pretendiam denunciar as pressões de Lopes da Mota por entenderem que o caso não tinha a relevância que acabou por assumir. A acusação foi precipitada pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, havendo no processo disciplinar, a que o i teve acesso, alusões a uma "estratégia de política sindical" relativamente ao episódio que alimentou meses de debate público, levou por duas vezes o ex-ministro da Justiça, Alberto Costa, ao parlamento e culminou na demissão de Lopes da Mota da presidência da Eurojust.

Relatando o dia do polémico encontro com Lopes da Mota, os dois procuradores dizem ter sentido alguma estranheza em relação aos comentários do então presidente da unidade europeia de cooperação judiciária. Mas combinaram manter o assunto entre os dois. No dia seguinte, almoçaram com António Cluny, presidente cessante da direcção do sindicato, e João Palma, que seria eleito sucessor no fim-de-semana seguinte. Contam o que se passou e pedem confidencialidade.

À saída do almoço, o procurador Paes de Faria comenta, dando a entender o impacto que a conversa tivera nos interlocutores, que se calhar tinham feito mal em abordar o assunto. "Deixa lá. Está dito, está dito, agora já não há nada a fazer", responde-lhe Vítor Magalhães. Dois dias depois, é noticiada a existência de pressões e Vítor Magalhães assegura ter sido na sequência dessa notícia que decidiu contar o sucedido à directora do DCIAP, Cândida Almeida.
No primeiro depoimento que faz ao inspector encarregue do inquérito, Paes de Faria confessa ter ficado "surpreendido e não menos incomodado" quando ouviu o recém-eleito presidente do sindicato, João Palma, prestar na televisão declarações sobre as pressões. E ficou "preocupado" por perceber que o caso assumia uma repercussão pública "desproporcionada, tendo em conta a relevância que, pessoalmente, dera aos factos".»
[i]

Parecer:

Com sindicatos destes o melhor é os trabalhadores passarem a inscrever-se nas associações patronais.

É bom recordar que Cavaco Silva teve um papel activo neste caso ao chamar o sr. Palma a Belém. Pobre democracia que tem um presidente que não condena a violação do segredo de justiça e parece dar cobertura a estratégias de um sindicato que de sindicato nada tem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Tenha-se o cuidado de vomitar para um saco de plástico.»

CDS PROPÕE RESPONSABILIZAÇÃO DOS PAIS

«O CDS-PP vai apresentar no Parlamento propostas para responsabilizar as famílias de alunos que exerçam violência reiterada sobre colegas, nomeadamente cortes nas prestações sociais como o abono de família, anunciou hoje a deputada Teresa Caeiro.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Independentemente do que se possa fazer concordo com o princípio da condenação dos país de crianças e jovens que se comportem de forma criminosa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se o princípio.»

NO MELHOR PANO CAI A NÓDOA

«Num dia em que pelas comissões continuaram os provérbios populares, o "faz o que eu digo, não faças o que eu faço" assentou que nem uma luva à Assembleia da República (AR). É que apesar dos deputados terem criado uma comissão eventual que procura intensificar o combate à corrupção, o Parlamento está no rol de entidades que não entregou o Plano de Prevenção da Corrupção no Tribunal de Contas.

Contactado pelo DN, o presidente do Conselho de Administração da AR, José Lello, lembrou que "à luz dos estatutos, a Assembleia não tem de o fazer". De facto, a entrega dos planos partiu de uma recomendação do Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) - que não tem carácter obrigatório - mas em nome da transparência 708 entidades, desde autarquias a empresas públicas, já entregaram o documento. A lista foi divulgada na terça-feira pelo TC, e revela que das cerca de 900 entidades que deviam proceder há entrega do documento até ao final de Dezembro de 2009, cerca de 200 ainda não o fizeram.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Enfim, os deputados estão acima de qualquer suspeita...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

TEMOS TABU

«É dúvida até ao fim. A dois dias do Congresso de Mafra, Marcelo Rebelo de Sousa está tentado, mas hesita em avançar para a liderança do PSD. O DN sabe que o telefone do professor continua a tocar, os apelos sucedem-se e a decisão final ainda não está tomada.

Fontes próximas de Marcelo lembram que o comentador, que terminou o contrato com a RTP, disse que não subirá ao ringue. Mas ninguém jura pela promessa do "imprevisível" professor.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Marcelo só concorrerá quando as sondagens lhe derem uma vitória.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Façam-se sondagens para ajudar Marcelo a decidir.»

MERCADOS REAGEM BEM AO PEC

«A OCDE "aprovou" ontem a estratégia do Governo de aumentar impostos e cortar na despesa - através de congelamento de salários e transferências sociais - para reduzir o défice orçamental de 9,3% da produção final do País (PIB) em 2009, para menos de 3% em 2013. Também os mercados estão a reagir favoravelmente ao Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) desenhado pelo Governo, com o risco da dívida portuguesa a baixar fortemente.

De facto, a margem de manobra das agências de rating para criticarem o programa português de reequilíbrio orçamental é agora mais reduzida, mas o teste dos mercados internacionais surgiu já ontem, quando o Tesouro pediu 750 milhões de euros aos grandes bancos internacionais - para financiar dívida do Estado - e acabou por encaixar 990 milhões de euros, aproveitando taxas de juro favoráveis (ver caixa).» [Diário de Notícias]

Parecer:

Cavaco Silva já pode estar descansado, mesmo sem o apoio do seu PSD os mercados aprovam o PEC.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Fernando Lima para que ele dê conhecimento à dona Maria e esta a Cavaco Silva.»

PILOTOS DA TAP FAZEM GREVE DE SEIS DIAS

«Os pilotos da TAP vão avançar com seis dias de greve entre 26 e 31 de Março, depois de falharem as negociações para o acordo de empresa, uma paralisação que a transportadora diz ir custar cerca de 30 milhões de euros.» [Público]

Parecer:

Até parece que querem levar à falência. Esta greve apenas vai ter como consequência a perda de confiança na empresa, só um louco reserva viagens numa empresa onde os trabalhadores escolhem as férias da Páscoa para fazerem uma semana de greve e de férias adicionais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Privatize-se a TAP com a maior urgência.»

CHEFE DE COZINHA DE NOVA IORQUE FAZ QUEIJO COM LEITE DA ESPOSA

«A Daniel Angerer le gusta decir en su blog que es un fan de la utilización de productos naturales para elaborar sus recetas. Y tanto. Este chef, copropietario junto a su mujer, Lori Mason, del Klee Brasserie en Manhattan, ha elaborado un queso con la leche que le sobra a su mujer tras amamantar a su bebé, Arabella Caroline.

Daniel cuenta en su blog que se le ocurrió la idea después de ver el excedente de leche materna que acumulaba en la nevera. Al principio tuvo ciertos escrúpulos en utilizar leche humana, pero tras el visto bueno de su mujer, y tras comprobar que su hija no quedaba desabastecida, se decidió a experimentar.» [20 Minutos]

Parecer:

Esperemos para ver como vai fazer bifes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se.»

MARCO COPPO

WWW.SIZEDOESNTMATTER.CA