terça-feira, março 09, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Luta de galos, Parque Eduardo VII, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Laszlo Balogh/Reuters]

«RIBBON RHYTHM: Russia’s Evgenia Kanaeva competed in the Rhythmic Gymnastics World Cup in Debrecen, Hungary, Sunday.» [The Wall Street Journal]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O Jumento conseguiu ter acesso à lista de perguntas que Judite Sousa vai fazer no seu programa:

1. Preocupa-o a lentidão da investigação do caso BPN?

2. Teve algum envolvimento pessoal na manobra do seu assessor Fernando Lima na tentativa de lançar sobre o primeiro-ministro a suspeita de estar envolvido em escutas a Belém? É costume os seus assessores envolverem-se em manobras deste tipo por iniciativa própria? Porque razão desde que se deu o caso das falsas escutas a Belém a palavra "assessor" quase desapareceu da comunicação social?

3. Já instalou o Norton nos computadores da Presidência para se proteger de vírus, vermes e intrusões?

4. Tal como disse em relação a um comissário europeu que considerou serem idênticas as situações financeiras de Portugal e da Grécia também considera que idêntica comparação feita por Manuela Ferreira Leite foi feita de má-fé?

5. Para além do sindicalista dos magistrados do Ministério Público quantos sindicalistas portugueses foram chamados a Belém para falarem de qualquer assunto? A conversa que teve com o referido sindicalistas versou um assunto de natureza sindical?

6. Que comentário faz à intervenção que Paulo Rangel, reconhecido candidato à liderança do PSD apoiado pela ala cavaquista deste partido, fez no Parlamento Europeu? O seu silêncio acerca de tal intervenção pode ser entendido como concordância?

7. Estranha o facto de ao contrário do que sucede com outros processos judiciais no caso BPN nada chegue à comunicação social? Considera estranho que a violação despudorada do segredo de justiça só ocorra nos processos que atingem ou visam atingir o primeiro-ministro enquanto no processo que envolve alguns dos seus ex-ministros nada se saiba?

8. O Rei de Espanha já se queixou de tantas pressões a que tem sido sujeito?

JUMENTO DO DIA

Rui Rio

É divertido ver o PSD a barafustar contras o TGV, Cavaco Silva a fazer de centralidades e, ao mesmo tempo, Rui Rio protestar contra o adiamento do TGV do Porto, o tal de que Belmiro de Azevedo dizia servir apenas para poupar quinze minutos. Isto não é um país, é uma aldeia.

A FALTA DE CONSIDERAÇÃO DO JORNAL 'I' PELOS SEUS LEITORES

«Há a "versão comentário anónimo" nos sites dos jornais. Há a versão do colunista "amigo" fonte socialista que telefona para os directores com queixumes. Agora, a blogosfera também já tem a sua versão dos telefonemas ameaçadores de Sócrates e companhia. Anónimos, pittas, namoradas do regime e aparentados, todos histéricos ao serviço de Sócrates em lista conjunta de "protesto". Fico desconsolado é com a capacidade de arregimentarem. Incluindo assessores e anónimos que também se "assinam", conseguem pouco mais de 40 heróis. Falta só o Ali Babá.»

Foi neste termos que o "grande repórter" do 'i' Paulo Pintos Mascarenhas se referiu aos que comentaram a notícia bufa do 'i' relativa a'O JUmento no blogue de guerrilheiros urbanos monárquicos em que participa.

Este comentário só mostra a falta de consideração de um jornalista do 'i' pelos seus leitores, não hesitando em apelidá-los de "ladrões". Será que o director do 'i' pensa dos seus leitores o mesmo que o "grande repórter" e se rerefe a ele nos mesmos termos? Será que o director do 'i' aceita que o seu jornal seja usado em lutas político-partidárias como se deduz daquele comentário?

CAVACO JÁ ESTÁ EM CAMPANHA?

Ao mesmo tempo que diz que ainda é cedo para se candidatar Cavaco Silva usa o seu estatuto para ganhar vantagem nas presidenciais desdobrando-se em entrevistas.

JOSÉ SÓCRATES TAMBÉM É CANDIDATO À LIDERANÇA DO PSD?

Pela forma como o nome de José Sócrates está presente em todos os discursos dos três candidatos à liderança do PSD corremos um sério risco de pensar que o primeiro-ministro é candidato à liderança daquele partido.

"369 DIAS"CUIROSO NÚMERO

«Perguntado se ia recandidatar-se, Cavaco disse: "Falta tanto tempo. Um ano, doze meses, 369 dias. Mas é assunto a que eu não dediquei ainda um minuto da minha ponderação." Ponto forte: "369 dias." Que raio veio lá fazer esse número arrevesado e tão exacto? Um professor de Economia não sabe que um ano tem 365 dias? Ou comete um lapso, próprio de quem mente a seguir (ao pretender que não dedicou sequer um minuto a ponderar o assunto)? Ou, querendo ser exacto a ponto de contar dia a dia (como um preso faz riscos na parede da cela), revela afinal que passa a vida a pensar só nisso, na recandidatura? E como ser tão exacto quando ainda não está marcado o dia de voto nas presidenciais de 2011? E que tal lembrar que tendo ele respondido a 6 de Março de 2010, "369 dias" depois é 9 de Março de 2011, data em que se celebram cinco anos exactos da sua tomada de posse em 2006: não é narcisismo perante um país que quer saber qual é o futuro, lembrar uma data passada só porque ela lhe acaricia o umbigo?... Mas todas essas perguntas que deixo atrás são tolas. Porque a verdade é só esta: Cavaco Silva tem todo o direito de fugir a perguntas sobre a sua recandidatura, e anunciá-la, ou não, quando o decidir. Assinalo é a sua sorte em não ter Portugal dedicado à análise minuciosa das suas frases. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MALDITO GÉNERO

«Tudo é doméstico. Fico sempre impressionado pela palavra domus nos tribunais. Somos caseiros, por muito cosmopolitas que sejamos, porque é na nossa casa e vida que mais vivemos. A "violência doméstica" é mais atroz por ser doméstica. Os meus problemas com a língua portuguesa podem ser domésticos mas não sou o único que aqui mora. Pessoa disse que a língua portuguesa era a pátria dele: grande novidade. Só nos disse que é lá que moramos, aqui, nesta maneira de falar. Se nos exprimimos através dela, seja para pedir queijinhos frescos ou fazer declarações de amor, é porque é uma casa de onde não conseguimos sair. Pelo menos por aqui.

Um exemplo de ontem. A Maria João, que não deveria cozinhar, fez almôndegas. Perguntei-lhe se queria salsa "picada", sabendo já a resposta. Disse que não. E eu disse, com uma intenção de mostrar admiração e reconhecer graça: "És a única mulher portuguesa que não gosta de salsa". Ela franziu o nariz e eu senti-me um mulherengo, reprovando-a por não ser igual a todas as muitas mulheres portuguesas que conheci, todas adoradoras de salsa. Quando, na verdade, no que diz respeito à salsa, é dela a única opinião que conheço. Gosta de salsa, mas não desmesuradamente.

Senti-me machista. Como se os homens portugueses gostassem - e bem, como eu - de salsa. Tentei corrigir. Mas como? A única maneira era dizer "És a única pessoa (ou compatriota) portuguesa que não gosta de salsa". » [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A CREDIBILIDADE DO PEC

«Assim, é essencial o apoio do PSD e do CDS. Não deve ser, porém, uma questão de pegar ou largar: é preciso negociar. O PEC não pode estar fechado por diktat do Governo.» [Pública]

Parecer:

Francisco Sarsfield Cabral parece defender que no parlamento só há o PS e mais a direita.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se por o autor considerar que só os seus partidos fazem parte da sua democracia.»

AGORA É QUE VÃO SER ELAS

«A medida consta do Programa de Estabilidade e Crescimento que o Governo está a apresentar aos partidos e parceiros sociais. Esta nova taxa vai manter-se apenas até 2013.

Em conferência de imprensa, Teixeira dos Santos, ministro das Finanças revelou que as mais-valias realizadas em bolsa vão passar a pagar um imposto de 20 por cento. » [Público]

Parecer:

Esperemos que aqueles que vão comentar esta decisão tenha a coragem de fazer uma declaração de interesses indicando quanto ganham.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão à comunicação social.»

"QUANDO CAVACO SILVA FALA SENTIMOS O MAU HÁLITO POLÍTICO"

«Qual é a condição de derrota de Sócrates?

Não sei que facto provocará o fim de Sócrates ou quando isso acontecerá, mas será uma derrota pessoal em que se apreciará, pela primeira vez na História, não o desempenho do primeiro-ministro mas o seu carácter. Sócrates, ao exercer o poder de uma forma musculada, não calou os seus críticos desde a primeira hora (como eu ou Pacheco Pereira) silenciou apenas os que, por falta de coragem, não foram capazes de dizer o que pensavam. Agora, em fim de ciclo, até os pouco frontais assumem-se críticos do Governo. José Sócrates, nesta fase final, tem de temer estas críticas.» [Diário Económico]

Parecer:

Morais Sarmento apresenta a sua candidatura à Ordem da Liberdade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao Palácio de Belém.»

AFINAL SEMPRE HÁ MUITO DINHEIRO

«O candidato à liderança do PSD Paulo Rangel defendeu ontem, na Figueira da Foz, o desvio de verbas comunitárias afectas ao TGV para serem aplicadas em projectos que permitam uma “onda de crescimento” económico e a redução do desemprego. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Umas vezes dizem que não há dinherio para o TGV e que este vai resultar em endividamento, outras vezes propoem a aplicação de verbas noutros fins.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Paulo Rangel se já não está preocupado com o endividamento.»

ESCOLA ESCONDIA VIOLÊNCIA

«Apesar dos diversos relatos de episódios de violência física denunciados na última semana pelos pais de alunos da escola Luciano Cordeiro, garantindo que as ocorrências foram comunicadas à direcção do agrupamento, fonte da CPCJ de Mirandela assegura que, dos cerca de 150 casos sinalizados naquela comissão, "apenas 12 pertencem à escola em causa e desses, nove são casos relacionados com problemas familiares e sociais e apenas três dizem respeito a episódios de violência no recinto da escola". Não se sabe se o caso do Leandro está incluído. A mesma fonte revela ainda que os três casos chegaram ao conhecimento daquela comissão através da PSP de Mirandela e "nenhum foi denunciado pela direcção do agrupamento". Leandro ter-se-á lançado ao rio, em desespero pela perseguição de que era alvo da parte de outros alunos.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Foi evidente que os primeiros comentários apontavam nesse sentido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

CHRISTOPHER GRANT

WWF