sexta-feira, março 11, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flor da Cidade Universitária, Lisboa

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Rolas-do-mar [Arenaria interpres] [A. Cabral]

IMAGEM DO DIA

[Nasser Nasser/Associated Press]

«REFUELING: A rebel filled up his pickup truck at a gas station near Ras Lanuf, Libya, Thursday. Col. Moammar Gadhafi’s forces caused rebels to retreat from the town. Meanwhile, France acknowledged the opposition and the U.S. said it will hold talks with the rebels. » [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Passos Coelho

Passos Coelho parece ter a mania dos livros, sonhou ser líder do PSD e escreveu um livro, foi a favor do corte na despesa e abriu um site de sugestões com o objectivo de escrever um livro, agora acha que vai ser eleito primeiro-ministro e pediu ao pessoal do Compromisso Portugal para lhe darem algumas ideias para escrever mais um livro.

No fim de tudo isto o líder do PSD não escreveu uma única página e vai começar a escrever as obras ompletas de Pedro Passos Coelho em 20 volumes. Desde Sá Carneiro que no PSD há a mania dos livros, líder que se preze escreve muitos livros.

UM DESAFIO AOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Sabendo-se que um dos cursos mais frequente nos jovens enrascado, resultado do expediente de jornalistas sem escrúpulos que multiplicaram os cursos de comunicação social nas universidades privadas para ganharem mais uns trocos, seria interessante saber quantos jovens foram empregados ou desempregados na comunicação social, quanto ganham e que contrato têm. Quando vejo jornais como o Expresso a assumirem o papel de órgãos não oficiais dos jovens enrascados pergunto-me se a política de emprego do militante n.º 1 do PSD é compatível com esta manifestação de solidariedade.

Pergunto-me também quantos jovens estão contratados na Presidência da República e se esses jovens lá chegaram pela competência ou pelas relações pessoais de Cavaco Silva e dos seus amigos.

CAVACO VAI À MANIF DOS JOVENS?

«Estava-se à espera de moção de censura para hoje, mas aconteceu ontem. Não fosse a palavra já estar deslavada pelo jornalismo nacional (sobretudo em títulos), eu escreveria aqui que Cavaco Silva, na sua tomada de posse, arrasou a política económica do Governo. Hoje, a Francisco Louçã basta-lhe dizer de minuto a minuto, "como disse ontem o Presidente", para interpelar no fim a bancada do PSD, e já agora a do CDS, que ontem foi a mais entusiástica a aplaudir Cavaco: "Evidentemente, os vossos votos contra este Governo já estão garantidos a favor desta minha moção de censura..." Ou já não é o PSD, e já agora (desde ontem) o CDS, cavaquista? Mas o mais extraordinário com o agora reempossado Presidente português não foi ele fazer o pleno da sua área política e conjunturalmente dar razão ao Bloco, esquerdista mas do espectro parlamentar. O mais extraordinário é a onda "geração à rasca" que ele decidiu cavalgar, ou melhor, em terminologia mais geracional, surfar. Dedicou as páginas finais do seu discurso aos jovens, dedicando-lhes a decisão de se ter recandidatado, gabou-lhes a disposição para uma política "mais limpa" e incitou- -os a mostrarem às outras gerações o que valem. Ao que parece, ontem tomou posse Cavaco Silva, o Jovem. O Presidente vai à manifestação do dia 12?» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.

A PASSOS JÁ "SÓ" FALTA GANHAR AS ELEIÇÕES

«Vários gestores uniram-se para dar ideias ao líder do PSD, Pedro Passos Coelho, que prometeu ponderar as 365 propostas que agora vão ser apresentadas em livro.

Do novo CEO do Lloyds Bank, António Horta Osório, ao presidente da Caixa Geral de Depósitos, Faria de Oliveira, 55 empresários aceitaram dar 365 propostas a Pedro Passos Coelho para construir o programa de Governo do PSD.» [DN]

Parecer:

Ainda não publicou o livro da sugestões de cortes na despesa e já tem mais outro livro para publicar, este Passos Coelho começa a parecer-se com um alfarrabista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco se vai ajudar eleitoralmente Passos Coelho.»

BAGÃO DIZ QUE SÓCRATES FOI MAL-EDUCADO

«O antigo ministro dos governos liderados por Durão Barroso e Santana Lopes falava aos jornalistas à entrada para a recepção que decorre no Palácio de Belém, no âmbito da tomada de posse de Cavaco Silva para o segundo mandato como Presidente da República.

Confrontado com a crítica do líder parlamentar do PS à intervenção de Cavaco, que classificou o discurso de "sectário", Bagão respondeu que "os socialistas estão mal habituados".

"Em primeiro lugar, o senhor primeiro-ministro está mal habituado, alias, até foi mal-educado com o Presidente da República", disse, numa referência ao atraso protocolar de José Sócrates nos cumprimentos a Cavaco Silva. "É interessante que a reacção do primeiro-ministro ao discurso do Presidente da República foi a crise internacional. Ele acha que não é culpa de mais ninguém", criticou.» [DN]

Parecer:

Idiota.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Bagão se só se reformou do Benfica e do BCP.»

TÍTUDEMISSÃO LÓGICA

«"Demiti-me segunda-feira da administração da REN porque não me considero gestor público em Portugal", disse Fillipe de Botton ao Económico. Botton e outros três administradores não executivos da eléctrica renunciaram ao cargo por causa de uma acção judicial do Ministério Público contra o facto de estes gestores não terem entregue a declaração de rendimentos ao Tribunal Constitucional. " Vamos recorrer e espero que haja bom senso do Tribunal porque acredito que o Tribunal perceba que esta medida não faz sentido", adiantou Botton.

"O que nos impressiona é que o Tribunal Arbitral de Lisboa tenha suspenso um presidente da Rede Eléctrica de Espanha (Luis Atienza) da administração da REN, o que é de uma inteligência rara nos momentos difíceis que Portugal atravessa, passando uma imagem do País com base numa interpretação dúbia em que investidores privados são equiparados a investidores públicos", frisou ainda o gestor, que classifica o processo como "coisa inédita em Portugal".» [DE]

Parecer:

Este novo comunismo judicial e persecutório que está a ser instalado em Portugal motivado por procuradores falhados e jornalistas invejosos vai ter consequências graves. A sociedade, à direita e à esquerda, está cada vez mais com tiques de Bloco de Esquerda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

ATÉ EANES REPAROU

«"Foi um discurso que, tendo em conta a situação actual, é razoável. Poder-se-á dizer que esqueceu a crise externa e a influência da crise externa na nossa própria crise", afirma o ex-Chefe de Estado, em declarações aos jornalistas, à margem da apresentação de um livro no Centro Cientifico e Cultural de Macau, em Lisboa.» [DE]

Parecer:

É inadmissível que um senhor que se diz saber muito de economia analise a situação económica nacional ignorando a crise internacional. De um político espera-se tudo, até incompetência, mas de um economista exige-se rigor.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: »Lamente-se, ainda que se saiba que Cavaco como economista é incompetente e enquanto político é manhoso.»

VÃO HAVER TABLETS A MAIS NO MERCADO

«O novo iPad 2, que estará nas lojas mundiais dentro de duas semanas, está a criar uma bolha no mercado dos tablets que pode rebentar a qualquer momento, ainda em 2011. O maior problema, segundo o analista Mark Moskowitz, da JP Morgan, é que as tecnológicas pretendem fabricar praticamente o dobro daquilo que o mercado vai absorver. E isto terá repercussões em todo o sector, pondo em risco a estratégia de várias marcas que estão a investir forte neste mercado, esgotando componentes (como ecrãs de vidro ou processadores) e ameaçando a concorrência num segmento onde a Apple detém 90%. Feitas as contas, mais de 17 milhões de tablets podem ficar pelo caminho entre a fábrica e as cadeias de retalho. » [i]

A ANEDOTA DO DIA

«A deputada do PS, Teresa Venda votou esta tarde favoravelmente à moção de censura do Bloco de Esquerda ao governo. A deputada enganou-se na votação electrónica e pediu no final da reunião plenária para rectificar o voto.

No quadro final da votação, aparecia 87 votos contra a moção de censura do Partido Socialista mas três deputados Eduardo Cabrita, Bravo Nico e Manuel Mota pediram para que a mesa registasse o seu voto uma vez que não conseguiram fazer o registo electrónico. Ao todo a moção foi chumbada com os 91 votos contra o PS (com os quatro votos já rectificados). PSD e CDS abstiveram-se e PCP e BE votaram favoravelmente à moção dos bloquistas.» [i]

Parecer:

Estava distraída.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

CARNIVAL 2011 [Boston.com]

REMUS TIPLEA