sexta-feira, março 25, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flor da Cidade Universitária, Lisboa

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

JUMENTO DO DIA

Pedro Passos Coelho

Como a situação portuguesa é uma maravilha o irresponsável Pedro foi a Bruxelas lançar suspeições sobre a real situação financeira do país, isto é lançar dúvidas sobre a credibilidade das contas portuguesas. Isto é mais do que irresponsabilidade, é um verdadeiro ataque cobarde ao país.

As declarações de Pedro Passos Coelho encontram fundamento na controvérsia em torno do real défice, mas isso ao contrário do que este irresponsável diz não resulta de haverem contas esquecidas ou aldrabadas como sucedeu quando Manuela Ferreira Leite esteve no ministério das Finanças e, mais recentemente, com as contas feitas por um governo de direita da Grécia. As dúvidas resultam dos critérios de contabilização de algumas despesas, controvérsia que não é rara pois cabe ao EUROSTAT decidir o que deve ser contabilizado em cada ano, foi precisamente isso que sucedeu com os submarinos comprados por um governo do PSD e cuja factura foi contabilizada em 2010, agravando a crise e o buraco financeiro provocado pelo pessoal do BPN, outros grandes amigos de Pedro Passos Coelho e Cavaco Silva.

Como é costume Passos Coelho pensa muito pouco antes de falar.

«O líder do PSD, Passos Coelho, disse esta quinta-feira em Bruxelas que só o Governo pode dizer se Portugal precisa de recorrer ao fundo de resgate europeu, já que a Oposição não tem conhecimento da verdadeira situação financeira do País.

Pedro Passos Coelho, que falava à entrada para uma cimeira do Partido Popular Europeu (PPE), disse ainda acreditar que os seus parceiros da maior família política europeia, entre os quais se contam a chanceler alemã Angela Merkel, entenderão o ‘chumbo’ do PSD ao Programa de Estabilidade e Crescimento, que precipitou a demissão do primeiro-ministro José Sócrates, pois perceberão que o pior para Portugal seria continuar a ter "um Governo fraco". » [CM]

SEXTA-FEIRA!

GOSTAVA DE SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Para ajudar a derrubar um governo se este se lembrasse de porpor um corte nas minhas várias pensões! Ainda ontem o primeiro-ministro pediu a demissão e hoje Pedro já anunciou que não cortaria nas pensões.

TEREI OUVIDO BEM?

Até agora Pedro defendia criticava a política recessiva e agora defende um aumento de impostos? Armou-se em defensor dos pensionistas mais pobres e agora defende um aumento do IVA, precisamente o imposto que atinge os mais pobres?

Este Pedro é um brincalhão, irresponsável mas muito brincalhão e como todos os putos traquinas esquece-se muito depressa do que disse ou tem tendência para aldrabar ou dar o dito por não dito:

«O jornal revela que, na reunião que o líder do PSD teve ontem com os deputados, Passos Coelho terá sido claro ao dizer que das propostas apresentadas pelo seu partido há condições com maior importância.» [Jornal de Negócios]

BALANÇO DO 1.º DIA DE CAMPANHA

Depois de ganhar pontos com a apresentação da demissão ao Presidente da República Sócrates volta a pontuar numa quinta-feira em que Pedro Passos Coelho optou por só dizer asneiras.

Pedro Passos Coelho foi a Bruxelas reunir com o Partido Popular Europeu em vésperas do Conselho Europeu, tarefa difícil pois terá de explicar aos seus parceiros políticos como se explica a uma criança de quatro anos o que o seu partido e o país ganhou com a votação negativa do PEC e a realização de eleições antecipadas. Ninguém com dois palmos de inteligência compreenderá as explicações do Pedro. E como se isso não bastasse a chanceler alemã escolheu logo esta quarta-feira para elogiar e agradecer a José Sócrates, num recado claro de desprezo pelo PSD.

Na primeira vez que Passos Coelho abriu a boca disse asneira, esqueceu-se da sua velha oposição ao aumento do IVA e agora vem propor um aumento com o qual nenhum economista concorda, até porque para atingir os objectivos orçamentais com o aumento deste impostos teria de ser se situar entre os dois e os quatro pontos de aumento.

Cavaco Silva, o grande mentor desta crise política, em vez de uma magistratura activa como prometeu optou por uma magistratura do silêncio, pior ainda, uma magistratura em que Manuela Ferreira Leite faz de porta-voz oficiosa. Foi ela que liderou a oposição ao PEC na reunião do grupo parlamentar e que depois teve todo o protagonismo no debate parlamentar. Cavaco usou o PSD na sua tentativa de derrubar Sócrates e agora fica caladinho que nem um rato.

A CRISE QUE É MÃE DAS OUTRAS

«Um Governo que foi eleito há ano e meio foi derrubado ontem. O que ele fazia em medidas impopulares vai o próximo Governo ter de repetir, e de forma mais grave, porque ontem o Governo foi derrubado. Nas duas frases que atrás deixo, a primeira é factual e a segunda é uma previsão consensual - mesmo os deputados que votaram pelo derrube do Governo sabem que assim é. Há uma contradição em derrubar uma política quando isso implica a vinda da mesma política e mais grave, ou não há? Há, mas é melhor não ter ilusões nos partidos como impolutos salvadores da pátria. Os partidos são máquinas para o poder. Temos, então, a promessa de que o que vai vir é pior do que o que existe e tal aconteceu porque os partidos apostaram no seu interesse. Os de direita porque querem governar, o BE e o PC porque precisam de acariciar a sua base de apoio, e até o derrubado PS porque estava farto de governar em minoria em tão difícil situação - não excluo ninguém. Poderíamos chorar pelo leite derramado, mas como sempre não vale a pena e a democracia é assim. Sobre ela sou cínico como Churchill e o que me incomoda não são as jogadas dos partidos. Incomoda-me, isso sim, que um Governo eleito há ano e meio tenha sido derrubado. O PS, o PSD e o CDS (falo dos que querem governar), além da grave mas conjuntural crise financeira, deveriam pensar como resolver esse problema estrutural português. Quem manda (seja quem for) tem de mandar. » [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.

DURÃO BARROSO QUERIA O PEC

«"Daquilo que sei vai haver consenso. A maioria dos portugueses apoia a consolidação orçamental, a redução do défice e da dívida pública", acredita José Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, referindo-se à aplicação das medidas de austeridade que garantam os compromissos de Portugal relativamente ao reequilíbrio das contas públicas e à necessidade de fazer mais reformas estruturais.

Em declarações aos jornalistas portugueses, à margem do Conselho Europeu que decorre hoje e amanhã em Bruxelas, Barroso mostrou alguma inquietação quanto a uma eventual lentidão na implementação das medidas. "Considero absolutamente necessário que Portugal atinja os objectivos de consolidação orçamental e de reformas estruturais. Se não o fizer, as dificuldades que os portugueses sentirão serão ainda maiores que as actuais", avisou. Por isso, continuou Durão Barroso, "é importante que Portugal esclareça tão depressa quanto possível o que pretende fazer".» [DN]

Parecer:

Ele que puxe as orelhas ao Pedro, o Irresponsável.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a proposta.»

ANGELA MERKEL: "ESTOU GRATA A SÓCRATES"

«A chanceler alemã disse hoje que está "grata" ao primeiro-ministro português pelo trabalho feito na consolidação das contas públicas e lamentou que as novas medidas de austeridade não tenham sido viabilizadas pelo Parlamento.

"Estou grata a Sócrates" por tomar a responsabilidade das contas públicas do seu país, disse Angela Merkel, citada pela agência de informação financeira Bloomberg. A líder alemã lembrou que as novas medidas tomadas pelo Governo português para reduzir o défice orçamental foram de "longo alcance" e apoiadas pelo Banco Central Europeu (BCE) e pela União Europeia.

Para Angela Merkel, Sócrates esteve "correcto" e foi "corajoso" em levar as novas medidas de austeridade ao Parlamento português para votação. » [DN]

Parecer:

Pobre direita portuguesa, pobre Portugal que tem uma oposição de baixo nível e um Presidente da República que devia ter-se candidatado antes a presidente da junta de freguesia de Boliqueime.

Angela Merkel tinha razão quando recusou ser fotografada ao lado de Manuela Ferreira Leite, pelos vistos estava bem informada sobre a qualidade da "peça".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Cavaco Silva, Passos Coelho e Paulo Portas.»

pEDRO JÁ COMEÇOU A DIZER ASNEIRAS

«O líder do PSD assumiu hoje em Bruxelas o "compromisso" de não proceder a cortes salariais ou das pensões se tiver necessidade de "mexer nos impostos", mas admitiu uma subida do IVA. » [DN]

Parecer:

Pois, os pensionistas ricos podem estar descansados!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aí vem mais um aumento de impostos para que o Cavaco fique descansado com as suas imensas pensões.»

MAIS UMA GREVE NA CP

«As greves marcadas por diversas organizações sindicais para o próximo dia 25 provocarão "fortes perturbações" na circulação dos comboios, devido a atrasos e supressões, refere a CP em comunicado, acrescentando que os efeitos destas paralisações "devem ocorrer não só no dia indicado, como também nos dias 24 e 26 de Março".» [DN]

Parecer:

Este pessoal da CP faz tantas greves que começo a achar que ganham muito bem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

SECRETÁRIO-GERAL DA OCDE DIZ QUE FOI UMA TRAGÉDIA

«"É uma tragédia que isto [chumbo do Plano de Estabilidade e Crescimento e consequente demissão do Governo] tenha acontecido, porque o Governo de Portugal estava a fazer o que tinha que ser feito", disse Angel Gurria durante uma declaração em Washington.

Para Gurria, Portugal vai agora enfrentar "semanas muito difíceis" até às eleições. A crise política, adiantou o responsável da OCDE, aumentou as hipóteses do País necessitar de recorrer à ajuda externa. Questionado se a crise política e económica em Portugal vai afectar outros países, Gurria respondeu apenas: "Vai aumentar a pressão sobre todos".» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Pobre Pedro, alinhou com a extrema-esquerda e tramou-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao Pedrito PC.»

UM QUE JÁ SONHA COM MAIS DINHEIRO

«Em declarações aos jornalistas em Viseu, Fernando Ruas (PSD) ressalvou que a ANMP não discute questões eleitorais, mas não negou as dificuldades provocados pelas medidas tomadas pelo Governo liderado por José Sócrates.

"Com este Governo temos tido algumas dificuldades. Aliás, é considerado em termos de relações com os municípios dos momentos mais difíceis que tivemos, mas isso não nos leva a envolvermo-nos no desejo de haver eleições ou deixar de haver", afirmou, garantindo que a ANMP se relaciona "com qualquer Governo eleito de acordo com a vontade popular".» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Este é o verdadeiro PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se Passos Coelho.»

PCP ACEITA COLIGAÇÕES RUMO AO COMUNISMO

«"Fazer coligações por coligações, para depois fazer uma política qualquer ou a política do costume, não contem com o PCP, mas se existir uma ruptura e mudança, podem contar com o PCP para assumir todas as responsabilidades", afirmou Jerónimo de Sousa à margem de uma visita à Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, em Paço de Arcos, Oeiras.

O líder comunista sublinhou que "mudar de protagonistas não será suficiente", já que, disse, "em relação ao PSD ficou claro que não tem alternativa a esta política e que se identifica com o essencial e com o que é estruturante". » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Patético.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

ATÉ O RELVAS JÁ DESEJA A DESCIDA DOS JUROS

«“Infelizmente, [os juros da dívida nacional] têm estado a subir ao longo dos últimos três meses e com estabilidade política”, afirmou Miguel Relvas, em declarações proferidas esta manhã na TSF.

Mas, “acredito que ao longo do dia serão corrigidos”, afirmou o responsável do PSD, quando questionado sobre a expectativa para a evolução das taxas que estão a ser exigidas pelos investidores, no mercado secundário, para financiar a dívida de Portugal.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Andou meses numa excitação sempre que subiam.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Relvas o que o levou a desejar a descida dos juros.»

AGÊNCIA FITCH CORTA RATING DE PROTUGAL DEVIDO A DEMISSÃO DE SÓCRATES

«A agência financeira Fitch cortou o 'rating' de Portugal em dois níveis, de A+ para A-, devido às dificuldades na implementação de medidas e de financiamento após o chumbo do PEC no Parlamento e da demissão do primeiro-ministro.» [JN]

Parecer:

Começou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns ao Cavaco e ao Pedro.»

FENPROF MANIFESTA-SE CONTRA O BONECO

«A Federação Nacional de Professores (Fenprof) garantiu esta quinta-feira que vai manter «as acções de luta» que tem agendadas porque os problemas que afectam a classe não ficam resolvidos com a queda do Governo, escreve a Lusa.

«A demissão do Governo cria uma nova situação política, contudo os problemas que afectam o futuro dos docentes não se solucionaram», afirmou hoje o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, durante uma acção de protesto à porta do Ministério da Educação. » [Portugal Diário]

Parecer:

A luta do PCP continua, com ou sem governo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

SOMOS UM PAÍS DE OPORTUNISTAS

«Há empresas que estão a cobrar aos cidadãos entre seis e 12 euros para preencherem os questionários dos Censos 2011. A denúncia partiu do Instituto Nacional de Estatística (INE), que, numa nota enviada ontem às redacções, lembrou que "existe uma estrutura no terreno disponível e vocacionada para ajudar, ou preencher na íntegra, os questionários".» [Público]

Parecer:

Uma vergonha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

CHINA APOIA SÓCRATES

«O primeiro-ministro Sócrates atribuiu grande importância às relações com a China e esforçou-se activamente para melhorar as relações. Congratulamo-nos com isso", afirmou a porta-voz do Ministério Negócios Estrangeiros chinês, Jiang Yu.

Questionada pela Lusa sobre a crise política em Portugal, a porta-voz disse também que "ultimamente, China e Portugal têm mantido um boa cooperação" e que o Governo chinês deseja "continuar a aprofundar a parceria estratégica global entre os dois países e alargar a cooperação".» [DE]

Parecer:

O que terá Jerónimo de Sousa, o glorioso líder do proletariado português, a dizer sobre isto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se-lhe!»

MANUEL LIBRES LIBRODO JR.