sábado, outubro 16, 2010

A minha posição sobre o orçamento 2010




Conhecido o orçamento chego à conclusão de que sou um dos borregos seleccionados por Sócrates para sacrifício orçamental, um sacrifício que lhe permite gerir as expectativas orçamentais e manter numerosas organizações do Estado que apenas servem para gastar o dinheiro dos contribuintes, sacrificam-se os grupos profissionais onde as expectativas eleitorais são menores e as instituições onde é menor a concentração de afilhados.

Neste orçamento há medidas que há muito deveriam ter sido adoptadas como normais, medidas que representam uma vingança em relação a grupos profissionais, medidas que apenas servem para iludir, medidas avaliadas em função das expectativas eleitorais. Pode ser inevitável que este orçamento seja aprovado, não há tempo para fazer outro e o seu chumbo pode ter consequências desastrosas.

Os mercados financeiros estão-se nas tintas se Sócrates sacrifica instituições fundamentais para manter institutos inúteis, se os magistrados vão pagar com língua de palmo os desvarios que promoveram perdendo vencimento, pagando mais impostos e, a cereja em cima do bolo, perderem os 700 euros livres de impostos do subsídio de residência, se são os funcionários públicos a recuarem mais de dez anos no seu rendimento ficando ainda sem quaisquer expectativas profissionais, que o buraco orçamental resulte da despesa ou de Teixeira dos Santos ter transformado Portugal num paraíso para a evasão e fraude fiscais, ou se os deficientes são tratados fiscalmente como se fossem indulgentes, o que os mercados querem é que o défice seja cortado este ano, para o próximo voltarão a exigir o mesmo porque o actual orçamento não passa de cuidados paliativos.

Sócrates fez a vontade aos mercados, teve o cuidado de penalizar apenas os que já não votariam nele e como se pode ver nas sondagens teve sucesso, estão contentes os bancos e todos os que foram poupados pela estratégia de Sócrates. É um orçamento que soube dividir os portugueses, os trabalhadores do sector privado batem palmas porque trama os funcionários públicos, os mais pobres divertem-se com a expectativa de terem por companhia uma boa parte da classe média. É um bom orçamento para uns e mau para outros, mas acima de tudo é bom para os que ganham nas sondagens.

Aguentei perseguições pessoais, suportei a devassa de emails, ri das tentativas de silenciamento mas perante este orçamento digo basta, a minha tolerância em relação a José Sócrates passou a zero. Defendi-o quando insinuaram que era gay, defendi-o contra muitos ataques manhosos, defendi-o quando foi atacado em processos como o Freeport ou o Face Oculta, defendi algumas das suas políticas mesmo quando me parecia que os seus protagonistas não tinham competência para as conduzir, foi o caso dos falhanços do PRACE e da reforma do ensino.

Agora digo basta, em relação a José Sócrates, ao PS e ao seu governo a minha tolerância passou a zero, seria uma incoerência minha apoiar uma política que me obriga a equacionar a hipótese de abandonar a Função Pública, a deixar para trás uma carreira de 30 anos e procurar um recomeço profissional no sector privado. Estou farto que me tratem abaixo de cão, que me penalizem pela incompetência dos governos, que me desvalorizem socialmente, que me achincalhem com objectivos políticos, não aceito que para um político possa ter perspectivas eleitorais hajam centenas de milhares de portugueses a deixarem de as ter.

A partir de hoje assumirei uma postura independente e se houver uma alternativa política pensarei seriamente em apoiá-la.