quarta-feira, outubro 06, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Eléctrico a subir a Ajuda, Lisboa

FOTOGRAFIAS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Chaminé em Belmonte [de A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Fernando Nobre e Francisco Lopes, candidatos presidenciais

É preciso lata para irem às comemorações do centenário da república só se aproveitarem da presença de jornalistas e fazerem campanha pelas suas candidaturas presidenciais. Ainda por cima só disseram trivialidades.

UM COMUNICADO LAMENTÁVEL

Algo está muito mal no ensino e mesmo no país quando o maior sindicato dos professores faz um comunicado que mais parece ter sido produzido pelo porteiro da sede do PCP, mesmo assim acho-o ofensivo para o diro porteiro. Falta de dignidade, meentira, oportunismo político, tudo se mistura no mento em que a FENPROF deveria celebrar o centenário da República e o Dia Mundial dos Professores com mais dignidade. Mas para o PCP tudo vale.

«FENPROF saúda todos os docentes

Comemora-se esta terça-feira, 5 de Outubro, o Dia Mundial dos Professores. Este dia assinala a data em que, em 1966, OIT e UNESCO aprovaram a declaração sobre a condição de professor, importante documento que, infelizmente, em muitos aspectos, continua por cumprir, nomeadamente no nosso País.

Este ano, dada a coincidência com as celebrações do Centenário da República Portuguesa – que a FENPROF também saúda – as iniciativas a promover por esta Federação terão lugar nos próximos sábados, dias 9 e 16 de Outubro, conforme já, oportunamente, se divulgou.

A FENPROF não pode, contudo, deixar de denunciar o facto de o Governo Português, que tão maltrata a Educação, as escolas e os seus profissionais, se preparar para, num acto pleno de demagogia, montar um espectáculo mediático em torno da “inauguração” de uma centena de escolas ou centros educativos, alguns construídos de novo, outros requalificados por se encontrarem em estado de acelerada deterioração.

Não é grave, pelo contrário, que as escolas sejam renovadas ou construídas de novo, lamentável é que em muitos casos, os governantes se prepararem para fazer figura à custa de outros. Isto porque, na verdade, a construção dos centros educativos foi financiada por fundos comunitários tendo a comparticipação nacional sido garantida, exclusivamente, por verbas municipais, o que, em muitos casos, está a deixar as autarquias em situação financeira desesperada. Em contrapartida, os governantes que irão inaugurar as escolas novas, já fizeram saber, ao anunciarem as principais medidas para o Orçamento de Estado de 2011, que as verbas a transferir para as autarquias serão reduzidas. Esta é uma situação muito preocupante, pois as responsabilidades dos municípios para com a Educação têm vindo a aumentar e muitas das situações de quase ruptura vividas pelas autarquias decorre, também, do esforço financeiro que fizeram com a construção dos centros educativos.

Quanto aos Professores e Educadores que, mais uma vez, a FENPROF saúda, são em número cada vez maior as razões que justificam que virem costas a governantes que decidiram impor medidas que rasgam acordos assinados e compromissos assumidos, que tornam mais negativas as suas condições de trabalho, que agravam o seu nível e qualidade de vida e que atentam contra a sua dignidade profissional e humana e os seus direitos laborais e também profissionais.

Os anunciados congelamentos de carreiras, concursos e pensões, a redução dos salários, o aumento de impostos, a par da redução da transferência de verbas para o Ensino e para as escolas, são razões mais do que justas para os Professores voltarem à luta, voltarem à rua, protestarem, reclamarem e exigirem outras políticas e respeito por quem trabalha.

Neste Dia Mundial dos Professores, a FENPROF garante que assumirá as suas responsabilidades na direcção e condução dessa luta.

O Secretariado Nacional da FENPROF» [FENPROF]

UMA PERGUNTA A PASSOS COELHO

Se este orçamento tivesse sido imposto pelo FMI e contemplasse aumentos de impostos ainda mais gravosos continuaria a dizer que não o aprovava?

EM DEFESA (E NÃO) DO TAL DEPUTADO

«O deputado Ricardo Gonçalves queixou-se: "Se abrissem a cantina da Assembleia da República à noite, eu ia lá jantar." Logo lhe fizeram contas à vida - 3700 euros de salário mais 67 euros diários de ajudas de custos - e insultaram-no (foi o tom geral) por mangar connosco. Mas é legítimo ele dizer que ganha pouco. Porque nisto de salários o apetite vem com o comer e porque para alguém que prepara e aprova leis para o País aquele salário não é enorme. É certo, não gostei do choradinho - falar de cantina, isto é, de comida como se de esfomeados se tratasse - nem do manifesto exagero: "Os deputados são de longe os mais atingidos na carteira." Os deputados não são nem de perto os mais atingidos. Mas, está bem, exageros, normais em quem reivindica por também estar a perder alguma coisa. Não me parece é que o deputado mereça o que ouviu pela vida de nababo que, de facto, não tem. Com um porém, para uma crítica que lhe deve ser feita. Ricardo Gonçalves é deputado do partido do Governo que decretou as medidas duras que achou que devia decretar. Com a sua reivindicação e a forma tola como a apresentou, ele sabotou o trabalho do conjunto a que pertence. É por isso que ele não merece nem o salário de 3700, nem a cantina a 4,65 a refeição. Não que sejam benesses a mais para deputados; Ricardo Gonçalves é que não merece ser deputado. E um mau profissional é sempre caro. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

HÁ MONÁRQUICOS NO PCP E NO BE

«Mais de 45% dos portugueses não sabem qual é o centenário que hoje se comemora e só pouco mais de metade está informado de que se trata da implantação da República. Este resultado surpreendente faz parte de uma sondagem da Aximage para o Correio da Manhã, que revela também que mais de 12% dos eleitores do BE e mais de 11% dos que votam no PCP dizem preferir a Monarquia à República. » [CM]

Parecer:

Devem ser monárquicos arrependidos que querem que D. Duarte tenha o destino que Lenine e Trotsky reservaram à família do czar da Rússia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

NO "31 DA ARMADA"

É caso para dizer ao Vasco Campilho: Embrulha!

Já que tem fita adesiva e o papel de embrulho nas mãos pode aproveitar e embrulhar esta de Nogueira Leite:

A CONTABILIDADE, SEGUNDO O "CORTA-FITAS"

Aqui podem ver-se "milhares" de manifestantes a apoiar D. Duarte:

Aqui pode facilmente contar "dezenas" de pessoas na manifestação da carbonara:

Aqui vai o exercício que proponho aos monárquicos do "Corta-Fitas": na imagem estão dez D. Duartes, descubram os outros 9:

HANS GRIENDT