domingo, outubro 17, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Galinha-de-água [Gallinula chloropus], Jardim Gulbenkian

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Árvore em flor, Albergaria-a-Velha

[de A. Cabral]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Os apelos a Pedro Passos Coelho para que deixe passar a merda do orçamento são cada vez mais e vindo dos mais diversos quadrantes, até o papa tenciona dirigir-lhe uma palavras amanhã a partir da varanda central (varanda das bênçãos) da Basílica de São Pedro, dispondo-se mesmo a dirigir-lhe pessoalmente uma bênção Urbi et Orbi, uma bênção reservada para a Páscoa e para o Natal num sinal de que com essa decisão Pedro Passos Coelho poderá ressuscitar das trevas a que se remeteu.

Mas os apelos têm vindo dos mais variados quadrantes, até dos mais inesperados, um exemplo disso são as empregadas dos bares do Conde Redondo e empresárias em nome individual das ruas circundantes do Técnico que se reuniram em assembleia e prometeram a Passos Coelho que iriam em peregrinação a Fátima se desse o sim. O pessoal do 'Elefante Branco' foi ainda mais longe, além de irem a Fátima prometem suspender as carícias sexuais aos seus clientes como forma de chantagem para que estes pressionem o líder do PSD. Este movimento já está no Facebook e foi através desta rede social que se soube que uma prostituta russa já se ofereceu para uma noite se sexo sem preconceitos no gabinete do presidente na sede da Buenos Aires se Passos Coelho cedesse, estará mesmo disposta a fazer o sacrifício de alargar a sua oferta a Ângelo Correia, aos vice-presidentes do PSD e ao pessoal do 'Albergue Espanhol', incluindo à Elisabeth Butterfly.

Até os alunos da escola secundária Dr. João Brito Camacho, em Almodôvar, reuniram-se em RGA para mostrar que apesar da média de 6,7 que os remeteu para o último lugar da tabela do ranking das escolas secundárias ainda sabem que vivem em Portugal e que o seu país estão em crise, aprovaram uma moção em que prometem a Sócrates que se deixar passar o orçamento terão uma média positiva já no presente ano lectivo, numa demonstração de que cada português deve dar o melhor de si e que cada um dá o que tem ou, como é o caso, o que não tem.

Resta agora esperar que Pedro Passos Coelho se sinta sensibilizado com tantos apelos e faça o frete de deixar passar o orçamento o que no caso equivale a fazer o haraquiri em nome do interesse nacional.

JUMENTO DO DIA

Teixeira dos Santos

O mínimo que se esperava de Teixeira dos Santos depois de ter anunciado que iria aos bolsos dos portugueses sem qualquer complexo por os deixar em grandes dificuldades económicas era que cumprisse a sua parte, fosse competente apresentando o orçamento no prazo e sem dúvidas. Mas não, Teixeira dos Santos foi como de costume um ministro de competência duvidosa e ao espectáculo político dos últimos tempos juntou mais um episódio, a entrega do orçamento incompleto.

PS:

Resta saber agora quantos funcionários do ministério das Finanças foram obrigados a trabalhar mais horas do que o permitido por qualquer legislação laboral que não contemple campos de trabalhos forçados, ainda por cima sem qualquer remuneração extraordinários e, ridículo dos ridículos, com os próprios escravos a pagarem as pizzas dos seus bolsos. Isto é, a equiparação aos trabalhadores do sector privado tão defendida por Teixeira dos Santos, até lhes aumentou os descontos para a CGA com este argumento, só serve quando isso resulta em prejuízo para os trabalhadores.

«A 35 minutos do fim do prazo, Teixeira dos Santos entregou a Jaime Gama a 'pen' com a proposta de Orçamento para 2011. Mas deixou para hoje o relatório com os dados macro e as políticas de austeridade. O CDS levanta dúvidas sobre a ilegalidade. Governo nega.

Faltavam 35 minutos para o prazo esgotar quando o ministro das Finanças entregou ao presidente da Assembleia da República a pen drive com a proposta do Orçamento. Eram 23.25. Nessa altura ainda ninguém tinha percebido que o documento vinha incompleto. Faltava o relatório, o documento onde o Governo explica a proposta e as previsões do quadro macroeconómico que a condicionam (défice, PIB, desemprego, etc). Foi o PCP que primeiro denunciou a falta, seguindo-se a indignação do CDS.» [DN]

A CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE TEIXEIRA DOS SANTOS: 6 MENTIRAS E 1 ANEDOTA

Foi uma conferência de imprensa pobe, numa ponte um secretário de Estado que ameaçava trocidar quem contrariasse as suas reformas, reformas que falharam. Seguia-se um secretário de Estado do Tesouro que parecia fazer figura de corpo presente num funeral. A meio um ministro falando enquanto olhava quase apático para o infinito. Do outro lado o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais que mereceu um olhar do ministro quando este enganava os jornalistas dizendo que iria haver uma redução de 15 a 20% das chefias no ministério das Finanças.

A conferência de imprensa do ministro das Finanças resumiu-se a 7 mentiras e uma anedota:

Mentira n.º 1: que a crise nos mercados resultou da crise da dívida grega

Se isso fosse verdade todos os países da zona euro teriam o mesmo problema o que não é verdade, apenas alguns países foram alvo de ataques, mais precisamente a Grécia e Portugal já que a Espanha e a Irlanda tiveram ministros das Finanças competentes, o que não foi manifestamente o caso de Portugal.

Mentira n.º 2: Reforçar a consolidação

Como é possível dizer que se está a reforçar a consolidação se no ano passado o défice chegou aos 9% e o ministro andou às cambalhotas sem ser capaz de o prever. E como se isso não bastasse este ano repetiu a incapacidade de gerir as finanças públicas.

Ouvir o ministro falar em acelerar a consolidação orçamental só merece uma gargalhada, o homem começa a recordar-me o famoso ministro da Informação de Sadam Hussein.

Mentira n.º 3: Realçar o forte decréscimo do consumo estatal

A quebra nos vencimentos e o aumento dos impostos são muito superiores à redução da despesa pública, dizer que a quebra do consumo resulta da sua acção como ministro é iludir a sua incapacidade de reduzir a despesa pública.

Mentira n.º 4: O PIB crescerá 2%

Gargalhadas: ha, ha, ha.

Mentira n.º 5: acréscimo de 0,2% do desemprego

O ministro retira 6.000 milhões à procura, prevê uma quebra da procura externa e um crescimento quase nulo e acredita que o desemprego aumenta apenas 0,2%. Deve estar a brincar com os portugueses.

Mentira n.º 6: Não comprometer o SNS

Com a redução abrupta dos vencimentos dos médicos e enfermeiros é mais do que provável um êxodo de pessoal clínico, principalmente médicos, que já se está a sentir com o regresso a Espanha de muitos médicos e enfermeiros. Para além do aumento do número de aposentações é mais do que provável a saída de muitos médicos do SNS.

Mentira nº 7: as fusões no MF levará a uma redução de 15 a 20% dos cargos dirigentes

Só repartições de finanças a DGCI tem mais de 400, como é que a extinção de uma dúzia de cargos resultante da extinção das alfândegas poderá resultar numa redução de 15% a 20% dos cargos dirigentes no ministério das Finanças?

Anedota n.º 1: as previsões da economia mundial

Ouvir um ministro que em Setembro é incapaz de prever o défice em Fevereiro fazer previsões internacionais só merece uma gargalhada. Ao falar da quebra da procura internacional o ministro só está a precaver-se para mais um falhanço orçamental.

O SUPER-HOMEM


Visito a página do professor Sérgio Vasques, o ainda secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, e fico surpreendido, afinal tinha um super-homem no cargo, eu que não dava grande coisa pela pobre alma. Em tempo de crise financeira, com o director-geral dos impostos há meses e com um orçamento que lhe tirou o sono ainda tem tempo para lançar três obras de direito.

Quando ao livro da fiscalidade e Finanças do Ambiente é fácil, basta mandar os serviços fazer a recolha, dizer a uma administrativa para os compor em Word e fazer mais importante obra de direito que fica bem no CV de qualquer ilustre professor de direito. Os problemas fiscais do mercado de carbono também não deve ser coisa difícil, ideia daqui, citação dali, mais umas informações de especialistas do ministério e a coisa vai lá, é somar e seguir. Mas em cima de tudo isto e do cargo produzir um manual de direito fiscal já é mesmo obra.

Ainda vou ver alguma editora americana dar pela existência destes super-homem luso e criar livros aos quadradinhos dedicado ao super-herói luso, quiçá mesmo um filme em Hollywood!

UM EMAIL QUE RECEBI E MERECE REFLEXÃO COLECTIVA

«Caro Jumento,

Escrevo-lhe para expressar simpatia e concordância com o seu post. Compartilho a frustração e o desencantamento. Por conta da formação e da razão nunca fui um extremista. Prezo a liberdade individual acima dos interesses dos grupos mas aceito que o superior interesse da condição HUMANA obriga à aceitação de valores éticos e morais como sejam o primado da lei, a igualdade dos membros de uma sociedade face à lei, os princípios democráticos como base do funcionamento da sociedade.

O canto das sereias da extrema esquerda e da direita nunca me encantaram. O PS era uma espécie de espaço onde cabia quase toda a gente desse espaço ideológico. Acho que fomos todos traídos por uma gentalha sem princípios e sem ideias. Intelectualmente corruptos e simplesmente incompetentes, que arrastaram o país para a beira do colapso e o grande Povo de Portugal para a vergonha entre as velhas nações da Europa e do mundo.

Hoje, parece que já não há motivo para ter esperança ou acreditar num futuro pois não há sequer sinais de que a sociedade seja capaz de sair de tão profundo torpor.

Vim com a família para os US há doze anos. De dois em dois anos sempre a mesma promessa - daqui por dois anos voltamos a Portugal. Hoje já não há razões discutir ou considerar voltar. Os nossos filhos continuam a gostar muito de Portugal, mas eu não quero que os meus netos tenham que pagar os desvairos de uma pandilha que hipotecou o país onde eles terão o direito de nascer.

Serão estes motivos suficientes para fazer uma revolução? O Povo terá que responder a esta pergunta e fazer a sua escolha.»

A PEN CONTINUA A SER PORTUGUESA

«Um orçamento, como qualquer pintor de paredes que vai lá a casa pode explicar, são números. Tanto para estucar, tanto para tintas, tanto para mão-de-obra, enfim, tanto de despesas, contando com o tanto de receitas que espera que lhe passemos para a mão. Porém, em tratando-se dessa gravidade que é o Orçamento do Estado português, a coisa não se passa com duas demãos. É, antes mesmo de ele existir, um duelo psicológico tremendo. Uma chantagem ("vota!"), uma teimosia ("não voto!"), um coro ("vota! vota! vota!") e (esse, o mais português) um tabu ("não digo"). O psicodrama vale o que vale porque se fizermos um balanço toda a gente sabe o que vai acontecer: o que sempre tem acontecido. Isto é, o Orçamento será aprovado. Apesar dessa inevitabilidade, passamos semanas a discutir uma probabilidade inexistente. Um Orçamento a sério deveria começar por cortar na despesa dessa discussão anual e inútil. Posto esse nada de lado, há ainda o dia, como foi o de ontem, em que o Orçamento chega ao parlamento. Já veio em calhamaços, em disquetes e pens, mas há todos os anos um ponto comum: nunca chega a horas. O Orçamento pretende acertar nas mais complicadas estimativas para todo o ano seguinte, mas não consegue nunca acertar no dia de entrega... Resta este acerto: Orçamento diz-se português e é. Até mais não.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O PAPA VETOU CARLA BRUNI

«Carla Sarkozy não é bem-vinda no Vaticano." Foi nestes termos, sem meias-palavras, que o Papa Bento XVI fez saber ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, que não deveria ser acompanhado pela mulher na visita que realizou no início deste mês ao Estado Pontifício.

A mensagem terá sido enviada ao embaixador francês em Roma e, segundo a Imprensa francesa, terá sido motivada por receios de Bento XVI se ver associado ao passado demasiado liberal de Carla Bruni.

"A Santa Sé quis evitar fotografias nas capas dos jornais italianos mostrando Carla e o Papa juntos durante a visita, a par de outras fotografias antigas e mais picantes de Carla", escreveu o jornal satírico ‘Le Canard Enchainê’. » [CM]

Parecer:

Compreendo perfeitamente o papa, havia um sério risco de nos dias seguintes ocorrer uma corrida aos confessionários com os padres mais jovens a confessarem os seus pensamentos pecaminosos e a forma como iludiram os desejos carnais.

Enfim, mais sobra...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso condescendente.»

DO PALÁCIO DE PARIS A UMA ASSOALHADA PARTILHADA COM SATANA LOPES

«Júlio Magalhães sublinha, no entanto, que "a TVI tem excelentes comentadores", recordando as recentes aquisições de Pedro Santana Lopes e de Manuel Maria Carrilho, que farão comentário político ao longo da semana no ‘Jornal Nacional’ e protagonizarão um debate na TVI24. E é precisamente para o canal de notícias que Júlio Magalhães considera que a presença de Rui Moreira seria uma mais-valia.» [CM]

Parecer:

Manuel Maria Carrilho tem aquilo a que se chama um prometedor futuro político,

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se merecida gargalhada.»

PASSOS COELHO TEM UM PLANO B PARA SE SALVAR

«Líder do PSD diz terça-feira como quer votar o OE - mas ficará à espera de cedências até ao último minuto. Na mão, tem um plano B para apresentar ao País, para anular o aumento da carga fiscal.

Pressões, pressões e pressões. Muitas internas. Pedro Passos Coelho vai sofrê-las até ao último momento. E a decisão sobre se viabiliza ou não o Orçamento do Estado para 2011, que tem de ser necessariamente solitária, será comunicada na reunião da Comissão Permanente do partido na terça-feira. Nessa altura, o líder social-democrata dirá, preto no branco, à sua direcção se manteve inalterada a decisão de vetar um OE que aumenta muito a carga fiscal sobre os portugueses, ou se as pressões, que o empurraram, todas elas, para a abstenção, acabaram por falar mais alto.» [DN]

Parecer:

A conclusão que se tira desta estratégia é que quando estava em causa o país Passos Coelho não tinha propostas, cabia ao governo fazê-las, agora que luta pela sobrevivência dele próprio já tem propostas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Passos Coelho que regresse a Massamá e pergunte a Ângelo Correia se agora que se esfumou o poder vai entregar-lhe o emprego de volta.»

O MOMENTO DE GLÓRIA DO DEPUTADO VÍTOR BAPTISTA

«Vítor Baptista, o deputado do PS que denunciou publicamente uma suposta tentativa de aliciamento feita pelo chefe do Gabinete de José Sócrates, no Largo do Rato, admitiu, ontem em declarações ao DN, o envolvimento de Paulo Campos, secretário de Estado dos Transportes, na proposta que lhe terá sido feita para desistir das eleições à Federação do PS/Coimbra.

Vítor Baptista reafirmou o conteúdo da carta que enviou aos seus camaradas da bancada do PS, na qual revela que André Figueiredo lhe terá proposto um cargo numa empresa pública (CP, Refer ou Metro), com um salário de 15 mil euros/mês, em troca da sua desistência na recandidatura à liderança da Federação Distrital de Coimbra.

Questionado sobre o possível envolvimento no caso de Paulo Campos na oferta para desistir do PS/Coimbra em troca de um lugar de gestor público, respondeu: "Em política, o que parece é. E Paulo Campos festejou com a outra candidatura [de Mário Ruivo, oficialmente vencedor]."

Entretanto, ao que o DN apurou, o DIAP de Lisboa já está a analisar a carta, revelada quinta-feira pelo DN online, de Vítor Baptista - intitulada "Na calada a noite" - aos colegas do grupo parlamentar . Segundo informações recolhidas, pode estar em causa um crime de tráfico de influência, já que se está perante uma eventual promessa de utilização de uma influência para obter uma contrapartida. André Figueiredo negou tudo, declarando que irá processar Baptista.» [DN]

Parecer:

E se o deputado está a falar verdade? Que não é bonito lá isso não é, mas não vamos iludir a realidade sacrificando o deputado só porque falando verdade ou mentira meteu a boca no trombone. Agora importará saber qual é a verdade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

BLAIR NOMEADO PARA PRÉMIO AO "PIOR SEXO"

«Uma passagem do livro de memórias do ex-primeiro ministro britânico Tony Blair, que relata um episódio na cama com a sua mulher, Cherie, foi nomeada para o prémio ao "pior sexo" concedido pela revista Literary Review.

Segundo noticia hoje, sábado, o diário de Londres The Independent, a candidatura ao prémio de duvidoso mérito resulta de um relato no livro "A Journey" ("Uma Viagem"), relativo à noite de 12 de Maio de 1994 quando Tony Blair soube da inesperada morte do então líder trabalhista John Smith, que abriria caminho à sua liderança no Labour e no país, e teve de ser consolado por Cherie.

"Nessa noite (Cherie) acolheu-me nos seus braço, disse-me o que eu necessitava ouvir, deu-me forças... Nessa noite de 12 de Maio de 1994 eu necessitava com egoísmo desse amor que me dava. Devorei-o para que me desse forças. Era como um animal seguindo o meu instinto", escreveu Blair. » [JN]

Parecer:

Por cá é o povo que costuma pagar as favas...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Sócrates que escreva um livro para que o possamos nomear.»

APRESENTADOR APANHADO A BEBER EM DIRECTO

«Um apresentador de televisão finlandês foi despedido depois de ter bebido álcool em directo no telejornal do canal YLE.

Depois de passar uma reportagem sobre o consumo o excessivo de álcool, Kimmo Wilska foi «apanhado» pelas câmaras com a boca na botija, ou melhor, na garrafa.

Era suposto ter sido uma brincadeira entre os colegas do canal, mas o momento acabou por ser transmitido em directo para os telespectadores.» [JN]

OE TEM MEDIDA QUE O PS CHUMBOU HÁ POUCOS DIAS

«A versão preliminar do Orçamento do Estado para 2011 prevê que será “lançado um programa de empréstimo de manuais escolares, cuja gestão será assegurada por cada agrupamento de escolas”. No dia 1 de Outubro esta ideia já tinha sido levada ao Parlamento pelo BE, CDS-PP e PEV mas, na altura, os diplomas passaram com o voto contra do PS.

O documento explica ainda que o objectivo desta medida é “optimizar a utilização de recursos já disponibilizados ao sistema”. Em Outubro quando os três projectos da oposição foram discutidos no Parlamento só três deputados socialistas votaram ao lado da oposição que, mesmo assim, conseguiu aprová-los. Um quarto diploma, do PCP, que previa apenas a gratuitidade dos livros, foi chumbado pelo PS e pelo PSD que alegaram que o projecto seria “irresponsável” numa altura em que o país atravessa grandes dificuldades financeiras.» [Público]

Parecer:

Ridículo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

A FERREIRA LEITE TINHA RAZÃO

A certa altura Manuela Ferreira Leite justificava o silêncio acusando José Sócrates de lhe roubar as ideias. Começo a achar que tinha razão, num momento que muita gente achou ser de loucura o Hernâni Lopes propunha que se cortassem os vencimentos dos funcionários públicos entre 15% e 30% sem mais explicações!

O "Câmara Corporativa" sugeriu com ironia que se tratava de uma medida a incluir no programa do PSD, azar, Passos Coelho não teve tempo enquanto andou entretido com a revisão constitucional e Sócrates aproveitou a ideia, não cortou tanto (para o ano virá a outra metade do corte pois agora tomou-lhe o gosto) mas fê-lo sem mais explicações, seguindo o conselho de Hernâni Lopes.

Parece que José Sócrates foi o único político que levou a sério as propostas feitas no passado dia 12 de Julho nas jornadas parlamentares do PSD. Desta vez era o João Magalhães que estava mal informado e acusou antecipadamente José Sócrates de ajudar ao acabar de vez com a democracia!

MIGUEL A LEYVA

JACK & JONES