domingo, outubro 31, 2010

Semanada

A semana foi marcada pela apresentação da candidatura de Cavaco Silva a um segundo mandato que teve a originalidade de ter sido feita em dois actos, o primeiro no CCB onde Cavaco Silva falou para a sua brigada do reumático privativa e o segundo após a encenação do Conselho de Estado. O país assistiu ao ridículo de ver um Presidente da República perguntar aos seus cidadãos como estariam se não fossem os seus alertas, como Cavaco achou que os portugueses ainda não se tinham apercebido do ridículo do seu discurso de apresentação da candidatura achou que devia dar mais uma de mão e aproveitou o Conselho de Estado para se dirigir ao país alertando-o para as consequências da crise política num momento em que o acordo orçamental já tinha sido notícia.

Com a trágico-comédia encenada por Cavaco Silva quase ninguém deu pela mega operação lançada pelo Ministério Público no caso BPN. Os intervenientes do costume parece terem optado por não ir a jogo, Cavaco não chamou o sindicalista do MP a Belém nem este falou aos jornalistas exigindo mais meios para esta investigação, nem sequer o garganta funda da justiça enviou os habituais segredos da justiça para as redacções dos jornais. Tudo se passou na maior discrição como devem ser estas coisas da justiça, a não ser que o alvo das investigações sejam amigos, familiares ou conhecidos do primeiro-ministro.

Por falar em justiça parece que Pedro Passos Coelho já não precisa de testemunhas para falar com José Sócrates, aliás, desta vez as testemunhas serviram para acompanhar o Eduardo Catroga (o conhecido professor catedrático nomeado por urgente conveniência de serviços com efeitos retroactivos para exercer o cargo a tempo parcial a 0%). Não é difícil de adivinhar que Catroga representava Cavaco e os seus acompanhantes estavam presentes nas negociações para dar conta das mesmas a Passos Coelho. O problema é que não se entenderam quanto à hora do acordo e Cavaco fez a figura que fez, se calhar Catroga enganou-se no dia da mudança da hora e o seu relógio já estava com uma hora de atraso.