segunda-feira, outubro 18, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Maçarico-das-rochas [Actitis hypoleucos], Parque das Nações, Lisboa

IMAGEM DO DIA

Bar "República", Palácio de Belém [de A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Manuel Alegre

Finalmente o candidato Manuel Alegre diz alguma coisa sobre o orçamento, mas em vez de abordar as medidas orçamentais parece preferir discutir questões laterais como o envolvimento dos banqueiros, dizendo que com ele tal não sucederia. Sucede que os banqueiros não foram a Belém, pelo que se Alegre fosse presidente só impediria que tal sucedesse se tivesse a iniciativa de proibir o governo e os partidos da oposição de receber quem não lhe agradasse.

Alegre parece desconhecer as competências da Presidência da República e, pior do que isso, os limites dessas competências. Ainda por cima esquece o princípio da igualdade dos republicanos, não perdendo nenhuma oportunidade para mostrar os seus galões.

«O candidato à Presidência da República Manuel Alegre reafirmou as críticas que tem feito à reunião que decorreu na quinta-feira entre o líder do PSD e um grupo de banqueiros a propósito do Orçamento de Estado para 2011.

«Comigo na presidência não haveria banqueiros a mediar o orçamento», disse o deputado socialista e candidato presidencial, em declarações à margem da inauguração da Biblioteca Municipal de Águeda, baptizada com o seu nome.

Manuel Alegre mostrou-se muito chocado com esta situação e disse não perceber como é que andam banqueiros a falar com dirigentes políticos a propósito do Orçamento do Estado.
«Sou um deputado constituinte e há um princípio constitucional que é a independência do poder político em relação ao poder económico», afirmou o candidato a Belém, adiantando que espera que o Orçamento «seja decidido na Assembleia que é o lugar próprio e que a mediação não seja feita por poderes de facto, ou seja, por banqueiros». »
[JN]

ANEDOTA ECEBIDA POR EMAIL:PORTUGUES AGRACIADO COM O NOBEL DA QUÍMICA 2010

Depois do átomo e da descoberta do neutrão, do protão, do fotão, do electrão, do quark, do fermião, do busão, do gluão, José Sócrates Pinto de Sousa acaba de descobrir o pelintrão, um corpo sem massa nem energia que suporta toda a carga.

CARTOON

O FRANCISCANO DA TRETA

Questionado por um jornalista sobre como iria superar os cortes no vencimento, uma pergunta que até me pareceu encomendada, o ministro aproveitou para se fazer de vítima porque a sua esposa também é funcionária pública, exibindo uma postura de franciscano que deverá deixado muitos portugueses com uma lágrima ao canto do olho, cheios de pena pelas dificuldades do ministro, até receio que alguns dos que quase não têm para comer se tenham comovido.

Mas lembremos que Teixeira dos Santos é ministro e que a esposa não deve ser propriamente porteira, além disso está em Lisboa com ajudas de custo desde que em má hora Sousa Franco o foi buscar ao Porto para o cargo de secretário de Estado do Tesouro. Depois de secretário de Estado foi presidente da CNVM beneficiando de um ordenado faraónico mais ajudas de deslocação.

Convenhamos que com o que a família ganha à custa do Estado a família Santos não é obrigada a ter hábitos frugais para superar a austeridade. Afirmá-lo é gozar com os portugueses vítimas da sua incompetência.

BRASIL VAI VOTAR DE JOELHOS?

«Com Lula não faltaram escândalos financeiros - do mensalão à acusação recente de traficâncias no gabinete de Dilma. O PT, que era o partido dos de baixo, em chegando ao cimo actuou como o antigo governador paulista Adhemar de Barros, "roubo mas faço", como se, havendo obra, a desonestidade fosse pecado menor. E fazer também Lula da Silva fez, de forma notável: o Brasil que ele deixa em 2010 não é mais o que ele recebeu, em 2002. O eterno país do futuro é um país do presente, embora alguns jornais brasileiros suavizem esse sucesso, dizendo que na base deste Brasil que agora empresta dinheiro ao FMI esteve a política do antecessor de Lula, Henrique Cardoso. Em todo o caso, talvez não venham a ser essas questões terrenas - seja o bom governo, seja o roubo público - as determinantes na próxima eleição. Na verdade, a segunda volta das presidenciais está a ser discutida por questões etéreas. Dilma é falsa católica? A mulher de Serra ofendeu os evangélicos ao ter abortado na juventude? Quem é o mais crente dos dois candidatos?... Profundas e urgentes questões - e é ver os dois candidatos a acorrer à bênção das hierarquias eclesiásticas. Se era para ser assim, nem do presente nem do futuro mas para ser presidente do país do passado, pergunta o escritor Ruy Castro: porquê insistir em intermediários e não se elege logo o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal? » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O DINHEIRO DOS OUTROS

«Nos últimos dias, tivemos oportunidade de conhecer uma grande variedade de formas legais (embora não legítimas) de desperdiçar o dinheiro dos contribuintes. Andaram com sorte os que conseguiram consultar as páginas oficiais em que esses gastos estavam registados: se fossem lá hoje não conseguiriam ver o escândalo porque, entretanto, alguma alma caridosa apagou a informação...

A título de exemplos, podem citar-se o contrato com uma empresa de consultadoria de um antigo dirigente socialista (aí apenas um milhão), o fornecimento de flores naturais para os arranjos diários dos gabinetes de S. Bento, um jantar de artistas em Veneza (que não foi além de 14 mil...) e, sobretudo, os gastos com propaganda inútil.

Estou a ouvir dizer que se trata de "migalhas" diante do enorme alçapão da nossa miséria. É verdade, embora a minha Avó ensinasse que "migalhinhas são pão". Neste caso, é diferente: este dinheiro não passa de dinheiro dos outros, dinheiro do Estado e, portanto, não é de... ninguém. Só a generosa complacência de um povo pateta explica que essas pessoas não estejam nas cadeias.» [JN]

Parecer:

Por António Freitas Cruz.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

TRUQUE ORÇAMENTAL PARA ILUDIR

«O Governo prometeu um corte nas indemnizações compensatórias e, no caso da RTP, este deverá ser de 33,1 milhões de euros, o que significa que o grupo de comunicação social público irá receber uma transferência de cerca de 88 milhões de euros.

Contudo, isto não significa que a RTP vá receber menos dinheiro do Estado. Isto porque o Executivo decidiu aumentar em 29,3 por cento a taxa para o audiovisual, paga por todos os contribuintes na factura mensal da electricidade. A poupança que o Estado consegue na diminuição da indemnização compensatória será paga por todos os consumidores através da taxa, que agora se fixa nos 2,25 euros por mês. "O aumento previsto para a contribuição do audiovisual dará a oportunidade à revisão em baixa, no montante do acréscimo de indemnização compensatória prevista para a RTP", refere o relatório do Orçamento do Estado.» [DN]

Parecer:

Este franciscano das Finanças é um mago nas contas aldrabadas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns ao Franciscano dos Santos.»

BANCO ALIMENTAR TEM MAIS 40.000 CLIENTES

«São cada vez mais as famílias a precisar de apoio alimentar para sobreviver. Só no primeiro semestre deste ano mais 40 mil pessoas passaram a recorrer ao Banco Alimentar que, juntando às 260 mil que já acompanhava no ano passado totaliza 300 mil. A maioria são desempregados e idosos cujas pensões baixas não chegam para fazer face às despesas. Em dificuldades estão também as instituições, que levam cada vez mais alimentos para servir refeições aos seus utentes.

"Temos cada vez mais pedidos de famílias aflitas. A maioria tem um dos membros do casal desempregado e pouca esperança de encontrar um trabalho a curto ou médio prazo, independentemente do facto de terem ou não qualificações", afirmou ao DN Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares.» [DN]

Parecer:

E a tendência é para piorar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se por 2011.»

O FIM DOS CAUTELEIROS

«"Quem quer o 17 e o 79 para amanhã?" Pelas ruas do Rossio, a "gorda do jogo", como por ali é conhecida, vai apregoando as cautelas para a Lotaria Popular. Mas, por estes dias, Maria Carolina Santos anda mais preocupada com o negócio. É que a juntar-se à crise, as cautelas podem ser compradas nas máquinas automáticas des- de 5 deste mês, tal como já acontecia com o Euromilhões e o Totoloto. "Querem acabar com os vendedores de rua, mas não conseguem", critica a vendedora de 53 anos.

Desde os sete anos que Maria Carolina vende cautelas, e, com a crise actual, a "salvação é ter muitos clientes antigos" e saber os truques da venda na rua. A juntar à experiência profissional está a fama da "gorda do jogo", que, diz a própria, "todos conhecem" e que vale por si. E também o facto de já ter dado muitos prémios.» [DN]

Parecer:

O resultado vai ser o aumento do jogo ilegal, a única saída para os cauteleiros que, aliás, adoptaram em muitos casos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

RADU CARP