terça-feira, outubro 05, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Monsaraz

FOTOGRAFIAS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Candeeiro [Fotografia de A. Cabral]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

JUMENTO DO DIA

Pedro Passos Coelho

A 22 de Abril o PSD propôs no parlamento o corte de 1700 milhões de euros em gastos supérfluos do Estado. A 30 de Agosto Passos Coelho estava a redigir um orçamento alternativo, mas terá mudado de ideias e passou a exigir que fosse o PS a ter ideias e a apresentar um orçamento. A 25 de Outubro Passos Coelho dizia que cabe ao Governo encontrar alternativas. Agora Pedro Passos Coelho cria um site para lhe fazerem sugestões para o corte nas despesas intermédias.

O PSD lança na segunda-feira uma página na Internet destinada a recolher sugestões dos cidadãos para reduzir as despesas de funcionamento dos serviços públicos, das quais algumas podem ser propostas na discussão sobre o próximo Orçamento do Estado.

«O site -- www.cortardespesas.com -- é uma iniciativa do gabinete de estudos do PSD e pretende promover “um ‘brainstorming’ colectivo sobre a redução da despesa” do Estado, explicou à Lusa o presidente desta estrutura social democrata, José Manuel Canavarro.

“Queremos ouvir as pessoas, o funcionário do Estado, o colaborador duma empresa pública, o funcionário duma autarquia, o empresário que se relaciona com o Estado, o cidadão comum que procura serviços públicos, do estudante ao pensionista. Acreditamos que as pessoas podem dar ideias e definir acções importantes para que se possa fazer melhor com redução da despesa, sem prejudicar a qualidade do serviço prestado”, afirmou.» [Público]

Nem vale a pena recordar os debates das directas do PSD onde Pedro Passos Coelho derrotou os seus adversários garantindo que o seu grupo de sábios tinham solução para cortar a despesa pública. Aos poucos vamos percebendo que Passos Coelho sabe tanto de orçamento como eu sei de lagares de azeite, que trata de questões tão importantes como o OE sem o mais pequeno snetido de Estado e que continua a confundir o país com uma associação de estudantes.

SEJAMOS HONESTOS

Leio no site que Passos Coelho criou para podermos brincar aos orçamentos que:

«Perante a passividade do Governo do PS, o PSD tem apresentado de forma sistemática várias propostas para redução das despesas visando o equilíbrio das contas públicas.»

Que eu saiba Passos Coelho tem-se recusado a apresentar propostas orçamentais com o argumento de que essa tarefa cabe ao governo, no passado mês de Abril o PSD chegou mesmo a prometer que apresentaria propostas das quais resultariam cortes de 1700 milhões de euro que não chegou a concetizar.

Agora vem dizer que tem apresentado propostas?

A ALEMANHA É ADMIRÁVEL AO UNIR-SE CONTRA A CRISE

«Sejamos objectivos: a 3 de Outubro de 1990 não houve reunificação da Alemanha, mas sim a anexação da República Democrática Alemã pela República Federal da Alemanha. E atenção que os nomes oficiais esclareciam bem as intenções de cada parcela, ambas nascidas da ocupação pelos Aliados. Uma pretendia ser uma mera parte, a outra ambicionava voltar a ser tudo.

Passadas duas décadas, o resultado dessa anexação parece óbvio: a nova Alemanha é governada pelo partido democrata-cristão que liderou o processo-expresso que levou da queda do Muro de Berlim à anulação da metade comunista do país em apenas 11 meses, e a economia continua a ser simbolizada por colossos da parte ocidental como a Volkswagen. Mas as aparências enganam, pois quem manda hoje na Alemanha é uma mulher que foi criada numa aldeia do Brandeburgo, uma das cinco províncias da RDA. E uma das fábricas mais emblemáticas do grande construtor automóvel até fica em Dresden, a cidade da ex-Alemanha comunista que exibe maior vigor.» [DN]

Parecer:

Por Leonídeo Paulo Ferreira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

POLÍTICO QUE FALA PARA EU ENTENDER

«Lento nas decisões, gratuito nas causas, pus-me a ler os programas dos candidatos, e afins, da eleição brasileira de ontem. Leio sobre o que Lula da Silva entende da sua reforma política: "Vou pegar o telefone e ligar para minha presidenta e dizer: 'Olha, tem coisa errada aqui, pode fazer, minha filha, porque eu não consegui fazer'." Leio Dilma arrumando correctissimamente o que ela acha ser uma malfeitoria: "Foi um mal-feito." Estudo Serra: "Não há perigo de eu assinar sem ler. Sou cricri. Viro madrugada escrevendo e lendo." Ser "cricri" - brilhante onomatopeia de grilo, aquele que faz o que faz com cuidado e gosto. Debruço-me sobre a vida privada de Marina: "Nunca fumei maconha, bebi álcool ou usei daime [chá alocinogénio]: só Biotónico Fontoura." Candidato desarmando-me, adoro. Esses os candidatos, com o protocandidato a assessorar. Mas houve também programa de políticos avulsos, no caso Cristovam Buarque, ex- da Educação: "No futebol, o Brasil ficou entre os oito melhores do mundo e todos estão tristes. Na Educação é o 85.º e ninguém reclama." Ministro que faz frases melhor que publicitário, gosto. E até ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso, falou e disse: "Eu só peguei crises financeiras. Lula, não. Eu criei ondas. Ele é um bom surfista." Político matando com língua afiada, fascina-me. Para votar exijo pelo menos isso: que me encantem com palavras. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SUPREMO ILIBA PROCURADOR QUE TINHA SEXO GRÁTIS

«A vida corria tranquilamente a A., procurador adjunto do Ministério Público do Funchal. Tribunal durante o dia, casa de alterne à noite. Só que uma operação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) junto do bar levou a que algumas das cidadãs brasileiras que ali trabalhavam identificassem A. como um dos clientes habituais. Conclusão: um processo disciplinar que terminou com uma pena de suspensão por 210 dias, que, em Julho deste ano, o Supremo Tribunal Administrativo revogou.

De acordo com os depoimentos recolhidos junto das trabalhadoras de tal estabelecimento, o dr. A foi identificado por quatro delas como frequentador regular, "sendo aí conhecida a sua qualidade de magistrado e beneficiando, por isso, de bebida e sexo gratuitos". Uma das cidadãs brasileiras ouvidas, segundo o processo, "fez uma exacta e inequívoca descrição física" do procurador. A auto-intitulada "madame das meninas", por sua vez, confirmou também conhecer o "dr. A. do tribunal".

A situação complicou-se ainda mais para o procurador quando, no dia em que as cidadãs brasileiras testemunharam em tribunal em "declarações para memória futura", uma das suas colegas garantiu tê-lo visto em amena cavaqueira "com uma ou duas das pessoas ligadas àquele bar".

E mais complicada ficou quando uma das alternadeiras disse no processo que chegou a ter relações sexuais com o magistrado "a fim de obter informações sobre um processo que corria contra um dos responsáveis do bar". Mas, apesar de o instrutor do processo disciplinar ter dado crédito ao relato, os juízes-conselheiros do STA consideraram aquela versão como "inverosímil" ou "nitidamente fantasiosa". Primeiro, explicaram, porque o procurador "não era titular de um qualquer processo do género". Depois, "por não se acreditar que a rapariga estivesse à altura de, com êxito, extrair de um magistrado informações secretas", lê-se no acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, assinado pelos juízes Jorge Madeira dos Santos (relator), Luís Pais Borges e Rui Manuel Botelho (que votou vencido com a decisão).» [DN]

Parecer:

Sem comentários.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

LEI DA ROLHA VAI ENTRAR EM VIGOR NO PSD

«»A polémica "lei da rolha" do PSD vai mesmo ser aplicada e já nas presidenciais de Janeiro. Caso Cavaco Silva avance com a sua - quase certa - recandidatura, restam menos de dois meses de liberdade de crítica aos militantes do PSD. Apesar da intenção anunciada por Passos Coelho de alterar a norma, aprovada no Congresso de Mafra em Março, já não haverá congresso extraordinário antes das eleições, o que fará com que esta resolução vigore em pleno nos sessenta dias anteriores às presidenciais de Janeiro.

A norma - já incluída nos estatutos - refere que "é tipificada como infracção grave [a deslealdade ao PSD], especialmente quando a mesma se consubstanciar na oposição às directrizes do partido, no período de sessenta dias anterior à realização de actos eleitorais, nos quais o PPD/PSD apresente ou apoie candidatura". Ora, é precisamente a parte final deste ponto 9 do artigo 6.º que faz com que a "lei da rolha" seja aplicada nas presidenciais. Eleições onde o candidato apoiado por Passos Coelho, já se sabe, será Aníbal Cavaco Silva. [DN]

Parecer:

ironia do destino, Santana Lopes propôs a lei e agora não pode falar de Cavaco Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

VENEZUELA É SANTUÁRIO DA ETA

«Confissões de dois membros da ETA que estão detidos e provas documentais confirmam os indícios de que a Venezuela se tornou num santuário da organização terrorista, depois de a pressão da colaboração entre autoridades espanholas e francesas ter terminado com o porto seguro que o Sul de França representava para os independentistas bascos.

Juan Carlos Besance e Xabier Atristain foram detidos a 29 de Setembro, em Guipúzcoa. Segundo o El País, durante os interrogatórios, ambos admitiram que viajaram para a Venezuela em 2008, para um curso de armas. À sua espera estava Arturo Cubillas Fontán, nomeado em 2005 como director adjunto da Oficina de Administração e Serviços do Ministério da Agricultura e Terras da Venezuela.» [DN]

Parecer:

Ainda vou ver o Bin Laden a viver na Venezuela.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

MINISTRA PEDE A HOSPITAIS QUE RECEBAM OS DOENTES DO AMADORA-SINTRA

«A ministra da Saúde, Ana Jorge, apelou hoje aos hospitais que recebam os doentes do Amadora-Sintra em situação grave e à população em geral que se dirija ao centro de saúde, evitando recorrer àquela unidade hospitalar.

A ministra, que falava à margem da visita à Maternidade Alfredo da Costa, no âmbito da semana mundial do aleitamento materno, adiantou que o serviço de observação será reaberto ao final do dia de quarta feira.» [DN]

Parecer:

Algo está mal quando a ministra em vez de mandar anda a pedinchar. É o diálogo alegrista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

ALEGRE FALOU

«O candidato presidencial Manuel Alegre defendeu hoje a necessidade de que os sacrifícios pedidos pela crise sejam repartidos sem os privilégios de "casta" a que a República pôs fim.

"Nós estamos numa crise que não é uma crise política. Era bom que tudo seja repartido, que não haja privilégio de casta, nem de sangue, nem de família", afirmou Manuel Alegre aos jornalistas.» [DN]

Parecer:

Finalmente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Manuel Alegre se para além das banalidades do costume tem alguma coisa a acrescentar.»

O PALHAÇO TIRIRICA FOI O DEPUTADO MAIS VOTADO NO BRASIL

«Depois de se ter convertido numa celebridade televisiva nos anos 90, Tiririca decidiu tentar entrar na política. Vestido de palhaço, o seu personagem de então, Tiririca apresentou-se nestas eleições aos brasileiros como "o candidato abestado". "Vote no Tiririca, pior do que tá não fica!", foi o “slogan” que marcou na sua campanha na TV, em que pedia o voto “porque eu quero ser deputado federal, para ajudar os mais 'necessitado', inclusive a minha família”.

A estratégia valeu a Francisco Everardo Oliveira Silva, de seu nome de baptismo, uma vitória esmagadora: Tiririca foi neste domingo o candidato a deputado mais votado de todos Estados da federação brasileira e o segundo globalmente mais votado na história da democracia do Brasil.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por cá não se teria safado, o parlamento já está cheio de tiriricas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

MARK GEISTWEITE