sábado, outubro 16, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

No Jardim Gulbenkian

IMAGEM DO DIA


Ilusão de óptica [de A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Marques Mendes

Marques Mendes já percebeu que poderá vir a ter a oportunidade de regressar à liderança do PSD num momento que poderá ser-lhe favorável em termos eleitorais, hipótese que não desagradaria a Cavaco Silva que como toda a gente sabe não se perde de amores nem por Passos Coelho, nem por Ângelo Correia.

Mas se Marques Mendes quer exibir-se como alternativa a Passos Coelho tem, pelo menos, de demonstrar que tem mais sentido de estado do que o actual líder do PSD o que nem sequer é difícil. Mas é deprimente ver alguém que ambiciona ser primeiro--ministro andar a fazer lista da treta com os institutos a extinguir ou a denunciar supostos escândalos com base em emails enviados por mãos amigas.

Com esta estratégia Marques Mendes evidencia que continua pequeno como político, mais se assemelhando a um aguerrido militante de base do Bloco de Esquerda.

SERÃO BURROS?

«Em todo o país, a média mais alta encontra-se no Colégio Nossa Senhora do Rosário, do Porto, onde os alunos tiveram em média 14,8 valores. Seguem-se o Colégio Rainha Santa Isabel, de Coimbra, o Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Lisboa (ambos com 14,2). Longe, a oito valores de diferença da escola com melhores notas, está a escola com médias mais baixas: a Escola Básica e Secundária Dr. João de Brito Camacho, em Almodôvar. Nesta escola do distrito de Beja os alunos tiveram em média 6,7 valores nos exames nacionais.» [TSF]

Quando são divulgados os rankings das escolas secundárias as atenções vão para as melhor classificadas como se a receita do sucesso não fosse sobejamente conhecidas, são escolas onde a selecção é feita por via económica ou bem localizadas em zonas de habitação da classe média alta, longe de bairros problemáticos.

O interessante não é perceber porque razão as melhores são as escolas da classe média e alta, mas sim explicar como é possível que na Escola Básica e Secundária Dr. João de Brito Camacho, em Almodôvar a média tenha sido de 6,7 valores, terá havido uma guerra civil em Almodôvar, há um problema generalizado de alcoolismo ou de toxicodependência, são burros, tiveram aulas debaixo de um sobreiro, não tiveram professores?Seria interessante saber quanto gastou o Estado nesta escola comparando com a despesa de algumas escolas privadas, saber quanto ganham os professores desta escola comparando esse montante com os professores dos colégios privados, analisar à minúcia os processos pedagógicos.

A REALIDADE E A FANCARIA

«A TVI perdeu ontem a oportunidade de ser a minha estação preferida. Júlia Pinheiro convocava as câmaras e declarava o inevitável: "Portugueses, A Casa dos Segredos fecha as portas de imediato." Aos mais lerdos ela explicaria a evidência gritante. Diria que essa tal Casa, na esteira do Big Brother, era um reality show, isto é "um programa baseado na vida real." E estava aí o busílis: quem quer um baseado quando, afinal, há a vida real, mesmo? Hoje, quem quer saber da madeirense Doriana, a segunda expulsa da Casa dos Segredos, que (cito um jornal) "à saída se mostrou surpreendida com a presença da mãe"? Mostrar gentinha faz de conta, onde não há surpresas mas mostras de surpresa, a nós?!!! A nós que acabámos de saber que há gente real, a sair de verdade e que encontra familiares de carne e osso? A nós que vimos Richard Villarroel, de 26 anos e 70 dias soterrado, a abraçar a mãe, Antonia, a quem nunca tinha dito que trabalhava numa mina?! Júlia Pinheiro tinha interesse em ser ela a tomar iniciativa de fechar a sua fancaria de realidade. É que pode acontecer, não acredito mas pode acontecer, que jornais e televisões tenham descoberto que as epifanias do povo com os factos são filão a explorar. E, então, teremos, ai, como é que se chamava aquilo que antigamente havia?..., isso, reportagens, vida de gente contada, e lá se ia o espectáculo da realidade marada. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O PARTIDO ZOMBIE

«Numa reportagem sobre quem constrói a Festa do Avante! fui amiúde confrontada pelos objectos da minha demanda jornalística. Diziam estes não entender porque estava eu a fazer tantas entrevistas se quando chegasse ao jornal os meus "chefes" iriam "cortar tudo". Porque, afiançavam-me, tudo o que diz respeito ao PCP é "censurado". Houve mesmo quem tivesse a simpatia de me explicar porquê: os patrões não querem que o povo saiba o que diz "o partido". É que a palavra "do partido" liberta e portanto é preciso calá-la, sob pena de o povo quebrar as grilhetas, etc.
Lá tentei fazer ver àquelas pessoas que o meu patrão tem bastante mais que fazer que cortar os meus textos e que é um bocadito desrespeitador do trabalhador jornalista - para além de um niquinho ideologicamente contraditório - decretá-lo, sem apelo, capacho. Mas dei-lhes razão quanto à cobertura noticiosa do PCP e a minha opinião sobre o motivo: a generalidade dos jornalistas (excepto, claro, os "do partido") não levam o PCP a sério. Acham que não conta; dão a tudo o que dali sai o desconto que resulta de uma curiosa mescla de desprezo (pelo que vêem como um anacronismo ideológico) e respeito (pela memória sacra da resistência a Salazar). E isso - coisa que me eximi de acrescentar na altura - é o melhor que pode suceder ao PCP.

Trata-se, afinal, de um partido que não se inibe de venerar publicamente um autor de crimes contra a humanidade que ombreia com Hitler - sim, o "genial pai dos povos" Estaline; cujos dirigentes consideram a monstruosa monarquia da Coreia do Norte "opção do povo", quiçá uma democracia; que defende a greve geral por cá a propósito do corte de salários no sector público e o despedimento de um milhão de funcionários públicos na ditatorial e oligárquica Cuba; que protesta, em comunicado oficial, contra a atribuição do Nobel a Liu Xiaobo, condenado a 11 anos de prisão por delito de opinião na China do capitalismo selvagem de partido único, da depredação ambiental e do recorde mundial das execuções capitais.

Os Estados democráticos apertam a mão aos líderes chineses e fazem negócios com eles, é certo - mas só por acharem não ter remédio. Já o PCP defende o regime chinês (como o norte-coreano) por fé - a fé de que uma bandeira vermelha, "comunismo", "revolução" e "república popular" na Constituição mais horas de paradas militares e ódio aos EUA são sinónimo de bem, e o resto (sendo o resto as pessoas e os seus direitos) que se lixe. Tão obscena duplicidade e tão sinistro desprezo pelos valores democráticos e pelos direitos humanos só não causam repugnância e terror generalizados porque para a maioria o PCP não existe. É uma caricatura, uma espécie de zombie da história que em vez do asco que as suas posições justificam concita simpatia, piedade e até protecção. A começar pela que os media lhe concedem, ao dá-lo como morto.» [DN]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ESPANHA: JUIZ DECIDE CUSTÓDIA PARTILHADA DE UM RAFEIRO

«Um juiz de Badajoz decidiu estabelecer um regime de custódia partilhada para 'Laude', um cão rafeiro com cerca de dez anos que foi acolhido em 2001 por um casal espanhol que se divorciou entretanto. A sentença determina que o animal de estimação deverá ficar seis meses com cada um deles, sendo a dona a primeira a recebê-lo.

Paqui Barrios e o ex-marido encontraram o cão na rua em 2001 e, depois de o levarem ao veterinário, ficaram a saber que tinha apenas seis meses. Quando se separaram, em 2005, aceitaram acolhê-lo nas respectivas casas durante curtos períodos e a rotatividade funcionou até Maio de 2009, quando o ex-marido decidiu que não iria entregar 'Laude'.» [CM]

Parecer:

O rafeiro teve mais sorte do que muitos pais portugueses.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

MEDIDA SAUDÁVEL

«Os magistrados - juízes e procuradores - que residam na área da respectiva comarca vão deixar de receber 775 euros como subsídio de renda. Só os que morarem fora é que manterão tal complemento, mas com um corte de 20%. É este o teor da proposta de Orçamento do Estado para 2011, relativamente ao sector da Justiça, entregue pelo governo aos sindicatos dos juízes e dos procuradores do Ministério Público. Ontem, a proposta, a que o DN teve acesso, foi conhecida em vários tribunais. Os principais sindicatos, MP, juízes, PJ e funcionários judiciais estiveram reunidos em segredo para acertar formas de luta.

O documento do Governo prevê que os "os subsídios de fixação e compensação legalmente atribuídos a magistrados judiciais e do Ministério Público, para todos os efeitos equiparados a ajudas de custo, só são processados a quem, estando em efectividade de funções, as exerça fora da área da residência". Ou seja, além de cortar nesta ajuda de custo a quem more na área do respectivo tribunal, a proposta do Governo também corta esta prestação aos magistrados já reformados, que beneficiam dela.» [DN]

Parecer:

Como explicar que um casal de magistrados que residem na comarca onde trabalham tenham direito a dois subsídios de residência? E como explicar o subsídio de residência se for um casal de magistrados jubilados? E como explicar que os juízes do Tribunal de Contas beneficiem do mesmo subsídio?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao senhor Palma.»

UMA LAGARTA NA SALADA NUM JANTAR NO KREMLIN

«As autoridades russas estão irritadas com o Governador do província de Tver e lamentam mesmo não poder despedi-lo por “imbecilidade”. É que Dmitry Zelenin anunciou na internet, com direito a fotografia, que tinha encontrado uma lagarta na salada, durante um jantar no Kremlin de recepção ao presidente da Alemanha, Christian Wulff.

O Governador publicou a fotografia da lagarta ainda viva e escreveu uma legenda: “O bife vinha com lagartas vivas. Esta é uma maneira original de provar que a alface é fresca”.

A brincadeira do Governador não escapou ao olho das autoridades russas, que já demonstraram o seu descontentamento. O assessor para os Assuntos Estrangeiros do Kremlin já lamentou mesmo não haver uma regre que permitisse “despedir governadores por imbecilidade”.» [CM]

SÓCRATES QUEIXA-SE QUE OS MILITANTES NÃO SABEM PERRDER

«O secretário geral do PS reagiu hoje à controvérsia em torno das acusações do deputado socialista Victor Baptista, aconselhando todos os militantes e dirigentes do seu partido a "saberem ganhar e perder".

José Sócrates falava aos jornalistas no final do debate quinzenal, na Assembleia da República, depois de ter sido confrontado pelos jornalistas com o facto de Victor Baptista ter afirmado que André Figueiredo, secretário nacional adjunto do PS, lhe tinha oferecido um cargo na CP ou na REFER a troco de não se recandidatar à liderança da federação de Coimbra do PS.» [DN]

Parecer:

A acreditar no coitado perdeu um tacho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates se sabe perder.»

FIFA RECUSA APOIO A QUEIROZ

«A FIFA desvalorizou a solicitação de Carlos Queiroz e já respondeu ao antigo selecionador português de futebol que todo o processo que levou ao seu despedimento "é um assunto interno" e da "competência das autoridades de Portugal".

Em resposta a uma participação feita por Carlos Queiroz, que pedia ao organismo que gere o futebol mundial que "investigasse a ingerência das autoridades públicas portuguesas" no processo que levou ao seu despedimento, a FIFA anunciou estar desvinculada de todo o caso.
"Recebemos uma carta do senhor Queiroz. A FIFA respondeu e lembrou ser tudo isso um assunto interno e da competência das autoridades competentes de Portugal", disse fonte da FIFA à Agência Lusa.»
[Expresso]

Parecer:

Digamos que Queiroz queria apoio para a sua tese da conspiração governamental.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a decisão da FIFA e sugira-se a Queiroz que regresse a Manchester, de onde não deveria ter saído.»

SÓ QUATRO?

«O governo vai extinguir quatro organismos públicos em 2011. A medida, diz o jornal Expresso, está inscrita no Orçamento do Estado para 2011. Os serviços e as competências da RAVE - Rede Ferroviária de Alta Velocidade, do Gabinete do Metro Sul do Tejo, da sociedade Metro-Mondego e do Gabinete para o Desenvolvimento do Sistema Logístico Nacional, vão ser integrados na Rede Ferroviária Nacional (Refer), no Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), e na Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa (AMTL). » [i]

Parecer:

Trocos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

CDS AINDA NÃO DECIDIU VOTO NO ORÇAMENTO

«O presidente do grupo parlamentar do CDS-PP, Pedro Mota Soares, disse hoje que o sentido de voto relativo ao Orçamento do Estado para 2011 será tomado na próxima semana. A decisão será feita com base numa apreciação de técnicos.

“Vamos fazer uma avaliação técnica da proposta orçamental com um conjunto de especialistas dentro e fora do partido”, disse Mota Soares, citado pela conta do Twitter oficial da força partidária.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Divertido, divertido era o orçamento passar com o voto contra de Passos Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela jogada de Portas, de que todos se estão a esquecer.»

TRABALHA PARA A UE OU PARA OS ESPECULADORES?

«O finlandês Erkki Liikanen considera que é impossível dizer nesta altura se a Irlanda e Portugal já tomaram medidas suficientes para normalizar os défices públicos.

Em entrevista à agência Reuters, Liikanen reconheceu que “os dois países tomaram medidas [de austeridade] importantes, mas nesta altura é impossível dizer se fizeram tudo o que era preciso fazer”.

O responsável aproveitou também uma questão sobre as declarações recentes do alemão Axel Weber, que insistiu na oposição ao programa de compra de dívida pública dos países da Zona Euro, para alertar para a responsabilidade individual dos Estados. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

É mau que um membro do BCE ande a atirar gasolina para a fogueira da especulação.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao senhor que fique calado.»

OPERAÇÃO CONTRA FARMACOS CONTRAFEITOS

«Uma operação concertada entre o Infarmed e as Alfândegas permitiu apreender 40 encomendas postais, feitas através de websites ilegais, que continham mais de cinco mil unidades de medicamentos contrafeitos, divulgaram hoje, sexta-feira, em comunicado estas entidades.

A acção portuguesa inseriu-se numa operação internacional de combate à contrafacção de remédios, que identificou perto de 700 websites de venda ilegal, apreendeu 11 mil encomendas de medicamentos contrafeitos e prendeu ou colocou sob investigação dezenas de pessoas.» [JN]

Parecer:

Devia ser uma rotina.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se.»

A NORTH COREAN ANNIVERSARY AND DEBUT [Boston.com]

PAUL RUNNESTOC

TERRE SOLIDAIRE