segunda-feira, outubro 11, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flor na Ameixoeira, Lisboa

IMAGEM DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Pateira de Espinhel, Águeda [de P. Santos]

Igreja em Pedra do Altar, Proença-a-Nova [de A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Medina Carreira

Num fim de semana sem notícias o papel de entertainer noticioso coube a Medina Carreira, não diz nada de novo, não faz propostas viáveis em democracia, deve estar farto de ganhar dinheiro coleccionando pensões e honorários como comentador de serviço, mas sempre vai dizendo umas alarvidades que o pessoal do costume gosta de ler.

«No entender de Medina Carreira, «o primeiro-ministro não tem estratégia nenhuma senão andar a fazer espectáculo e ir conciliando as circunstâncias para ver se vai durando».

«Este primeiro-ministro foi realmente uma desgraça para este país, porque nem tocou nos aspectos financeiros nem tocou nos aspectos económicos», considerou.

O fiscalista disse ainda entender os motivos de Pedro Passos Coelho para reprovar o Orçamento de Estado, sublinhando que o Governo «não tem feito rigorosamente nada sobre as despesas».» [TSF]

JUROS

Na última semana o PSD subiu dois pontos nas sondagens o que significa que por cada 0,5% de aumento na taxa de juros paga pela dívida soberana o PSD sobre um ponto nas sondagens. As contas estão feitas, para que o país tenha de suportar Ângelo Correia, perdão, Passos Coelho no governo com maioria absoluta o país terá de pagar mais 5% de juros pela dívida soberana.

Só se for parvo é que Passos Coelho deixa passar o orçamento, não faz mal que o país se afunde, com as ideias de Ângelo Correia, as baboseiras do Relvas e as contas de Nogueira Leite ele salvará o país fazendo uso dos seus vastos conhecimentos de política económica.

NOGUEIRA LEITE BATE EM PACHECO PEREIRA

A palmatoada dada por António Nogueira Leite merece a nossa solidariedade, por isso dedico um vídeo ao comentador da Marmeleira:

Mas, como não quero ser acusado de parcialidade nas guerras intestinas do PSD aqui fica um do mesmo grupo algarvio, o Iris, para conforto de Passos Coelho que se sentiu traído por Sócrates:

'MR. SILVA GOES TO WASHINGTON'

«O filme Peço a Palavra (Mr. Smith Goes to Washington) é um curso de democracia. Como todos os personagens de Frank Capra, Mr. Smith não é um herói todo poderoso, é um homem humilde. Nos outros filmes, os heróis de Capra passeiam-se nos bairros comuns, mas o de Peço a Palavra vai para Washington, e para o Senado, e é lá que ele diz não - daí a lição particular de democracia: um homem comum, opinando no lugar mais poderoso. E de que fala ele? De um facto que o repugna, um facto concreto e real. Washington (o poder), com astúcia e saber, tinha sabido até então enrolá-lo, ao Mr. Smith; mas perante aquele facto ele insurgiu-se. O filme é sobre isso, sobre a força da palavra dos fracos quando têm com eles a razão... Por cá, a palavra aparentemente todos a temos. Oiçam o Fórum da TSF, onde o Silva da retrosaria opina sobre o Orçamento como se tivesse andado em Sciences-Po com Strauss- -Kahn, o patrão do FMI. Mas nada pior para os fóruns dos cidadãos comuns do que pretenderem falar do que não sabem. Há uns dias, porém, foi como se também Mr. Silva tivesse ido para Washington. Em vez de macaquear linguajares, ficou a saber dos 220 mil gastos no aniversários dos cobradores de impostos e do jantar de 13,5 mil dos das Artes em Veneza e do... Seria um bom resultado da crise que esses factos concretos e apontados fizessem os portugueses pedir a palavra, como numa democracia à Capra. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SANTANA DEFENDE CONVERGÊNCIA EM CAVACO

«"Acho que neste momento, a situação de Portugal exige pouca dispersão em matéria eleitoral. Exige convergência e não divergência", sublinhou o ex-governante, defendendo que "não fazia sentido nesta fase tão difícil estar a contribuir para dividir".

Santana Lopes defendeu que "face à evolução da vida portuguesa nas últimas semanas, a figura do professor Cavaco Silva é sem dúvida, apesar das divergências que possam existir, uma referência de segurança".» [DN]

Parecer:

Uma crítica subtil a Passos Coelho?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte a Santana.»

AO QUE O MP CHEGOU!

«Um procurador do Tribunal Central e Administrativo do Sul (TCAS) requereu ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça que instaure um procedimento criminal contra o Procurador Geral da República, Pinto Monteiro, por alegada denegação da justiça.

Em causa está, segundo a queixa, a escusa de Pinto Monteiro em dar sequência a um requerimento do queixoso para avançar com um processo-crime contra o vice procurador geral, Mário Gomes Dias, pela alegada prática dos crimes de abuso de poder e de usurpação de funções.

"Apesar de conhecer a ilegalidade do seu comportamento", o denunciado "não apenas indeferiu a instauração de processo-crime e a entrega do certificado da denúncia, como ameaçou o requerente de tratamento disciplinar", refere o texto da queixa apresentada dia 4 de Outubro a Noronha do Nascimento pelo procurador geral adjunto do TCAS Carlos Alberto dos Santos Monteiro.» [DN]

Parecer:

Já ninguém se entende neste MP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se o espectáculo.»

E OFICIAIS SUPERIORES DA PSP AMEAÇAM QUEIXAR-SE DO COMANDO

«Meia centena de oficiais superiores da Guarda Nacional Republicana ameaçam mover um processo em tribunal contra o Comando Geral caso este não divulgue as listas para promoções, estando "já entregues 25 requerimentos", disse hoje à Lusa o advogado dos militares.

"Já foram entregues os primeiros 25 requerimentos", na última quinta feira, a solicitar ao Comando Geral da Guarda Nacional Republicana (GNR) a "divulgação da informação, por escrito e de acordo com a lei, das listas dos oficiais que preenchem os requisitos para serem promovidos", a tenente coronel e a coronel, precisou o representante legal, Vítor Martins.» [DN]

Parecer:

Anda tudo à estalada!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

E NO MP TAMBÉM ANDAM À TROLHA

«Um procurador do Tribunal Central e Administrativo do Sul (TCAS) requereu ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça que instaure um procedimento criminal contra o Procurador Geral da República, Pinto Monteiro, por alegada denegação da justiça.

Em causa está, segundo a queixa, a escusa de Pinto Monteiro em dar sequência a um requerimento do queixoso para avançar com um processo-crime contra o vice procurador geral, Mário Gomes Dias, pela alegada prática dos crimes de abuso de poder e de usurpação de funções.» [DN]

Parecer:

Mais um espectáculo triste.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

SANTANA DEFENDE CONVERGÊNCIA EM TORNO DE CAVACO

«Pedro Santana Lopes considerou hoje que o Presidente da República Cavaco Silva é "um referencial de segurança política", recusando falar em candidaturas presidenciais alternativas à direita porque a situação do país "exige convergência e não divergência". Santana já chegou a defender, no último verão, uma alternativa de direita a Cavaco.

"Acho que neste momento, a situação de Portugal exige pouca dispersão em matéria eleitoral. Exige convergência e não divergência", sublinhou o ex-governante, defendendo que "não fazia sentido nesta fase tão difícil estar a contribuir para dividir". » [DN]

Parecer:

Estará Santana a defender que essas convergência também exige resposta positiva aos apelos à responsabilidade?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se-lhe.»

VISITA INCONVENIENTE

«O Presidente da Venezuela visitará Portugal nas próximas semanas para aprofundar as relações económicas bilaterais.

"Falei com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, convidou-me e vou passar por Portugal. É um dos nossos maiores amigos na Europa", disse Hugo Chávez.

O presidente da Venezuela falava no Forte de Tiuna, a principal base militar de Caracas, a propósito da distribuição de computadores Canaima (nome local dos portáteis Magalhães), durante a inauguração da escola primária Unidade Educativa Nacional Ecológica Bolivariana Simón Rodríguez, acto que foi transmitido em directo pelo canal estatal venezuelano de televisão.» [DE]

Parecer:

Talvez seja inevitável, mas é desagradável.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ignore-se.»

EX-CARTEIRO É MINISTRO SOBRA DAS FINANÇAS NO RU

«O ex-ministro britânico do Interior, no anterior Governo trabalhista de Gordon Brown, Alan Johnson, conseguiu ser nomeado para o cargo de chanceler (ministro das Finanças), o mais desejado no novo governo-sombra do recém eleito líder do Labour, Ed Miliband.

A escolha de Johnson foi recebida com bastante surpresa, já que o político nunca esteve muito ligado às áreas de Finanças e Economia. No entanto, numa recente entrevista, Johnson disse que a opinião pública britânica "não quer que o défice dure eternamente", defendendo que o Labour precisa de um "argumento válido e lógico para lidar com o problema do défice".» [DE]

Parecer:

Se fosse cá em vez de um ex-carteiro teriam escolhido um ex-carteirista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão a Passos Coelho.»

O 'PRÍNCIPE DAS BEIRAS' DA COREIA DO NORTE JÁ APARECEU NA TELEVISÃO

«A televisão estatal da Coreia do Norte transmitiu pela primeira vez imagens de Kim Jong-un, o filho e presumível herdeiro do líder Kim Jong-il, durante as cerimónias que assinalaram o 65º aniversário da chegada do Partido dos Trabalhadores ao poder.» [Público]

Parecer:

Este comunismo tão admirado por Bernardino Soares além de perigoso é ridículo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Bernardino Soares se já foi convidado para a cerimónia da coroação.»

TÍTULO 39

Parece que Vasco Campilho, um braço direito de Pedro Passos Coelho tem por função vigiar desvios e vacilações na blogosfera. E António Nogueira Leite abre as hostilidades no PSD:

NATIONAL IGNITION FACILITY [Boston.com]

A FLOOD OF TOXIC SLUDGE [Boston.com]

DANILO ATZORI

YHAOO