terça-feira, outubro 12, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Chapim-rabilongo, Praia do Cabeço, Castro Marim [Aegithalos caudatus]

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Paiagem alentejana, Santiago do Cacém [de H. Gomes]

Rio Ocreza na aldeia de Foz do Cobrão [de A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Jerónimo de Sousa, líder do PCP

É ridículo ver o PCP chamar a si o papel de velar pela credibilidade do prémio Nobel estabelecendo os objectivos a que deveria presidir a atribuição do prémio. A verdade é que o PCP fica incomodado porque o galardoado tenha sido um defensor da democracia.

«Face a solicitações de vários órgãos de comunicação social sobre a atribuição do prémio Nobel da Paz deste ano, o PCP divulga o seguinte:

A decisão da atribuição do Prémio Nobel da Paz a Liu Xiaobo – inseparável das pressões económicas e políticas dos EUA à República Popular da China - é, na linha da atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2009 ao Presidente dos EUA, Barack Obama, mais um golpe na credibilidade de um galardão que deveria contribuir para a afirmação dos valores da paz, da solidariedade e da amizade entre os povos.» [PCP]

SÓCRATES, NULO? PSD, TRESLOUCADO?

«Vasco Pulido Valente (VPV), há uma semana, no Público, sobre Sócrates: "E quando Guterres um belo dia se escapou, Sócrates, que não valia nada, emergiu de repente. [...] Portugal recebeu do céu [...] um primeiro- -ministro, obscuro e vácuo, que não lhe merecia, em princípio, a menor confiança." VPV, ontem, sobre o PSD: "Quem durante quase 15 anos contemplou com espanto as cenas que essa tresloucada agremiação oferecia ao país [...]" Temos, assim, a liderar o País quem não vale nada, é obscuro, vácuo e não merece a menor confiança. E como principal oposição, uma tresloucada agremiação. Sei que nos fascinam as palavras catastróficas, mas tenho dois poréns. O imprestável e vácuo Sócrates, que foi eleito para governar, não foge. Não discuto aqui se ele governa bem ou mal, digo que não foge. Entre os portugueses, desistir à primeira é defeito mais corrente do que é qualidade continuar sob dificuldades - logo, Sócrates, ao menos, vale isso. Segundo porém: o PSD ser tresloucado há 15 anos também é relativo. Só pode. VPV é homem preclaro, vê com antecedência o que os comuns não vêem. Mas em 1995 (que foi há 15 anos, lembro) ele foi eleito deputado pelo PSD. Como não adivinhou a maluquice que ia por ali? O que quero dizer é que Portugal precisa do mesmo que o humorista Jon Stewart, do Daily Show (passa na SIC-N), está a organizar na América: um encontro nacional para restaurar a sanidade.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

POBRE PASSOS COELHO

«O PS e o PSD estão em queda nas intenções de votos. Os socialistas têm uma ligeira vantagem de 1,1 pontos percentuais face aos sociais-democratas mas, na prática, há um empate técnico, segundo revela o barómetro mensal de Outubro CM/Aximage.

Os socialistas desceram 2, 1 pontos percentuais face ao mês de Setembro e o PSD também caiu 1,5 pontos percentuais.

O CDS-PP alcança os dois dígitos nas intenções de voto com 10, 2 por cento. Isto significa que se as eleições legislativas fossem hoje, os centristas manteriam a terceira posição na representação parlamentar. O Bloco de Esquerda obteria 8,6 por cento se o País fosse a votos e a CDU (PEC e PEV) 7,6 por cento.»
[CM]

Parecer:

Nem mesmo com medidas de austeridade vai lá.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao PSD que arranje outro.»

ACUSAÇÃO IDIOTA

«A vice-presidente do PSD Paula Teixeira da Cruz afirmou esta segunda-feira que as "linhas gerais [do Orçamento do Estado] que são anunciadas não permitem adivinhar uma viabilização por parte do Partido Social-Democrata". Mais, a dirigente tem a sensação que o Executivo não negoceia certas matérias, "porque pretende eleições antecipadas".» [CM]

Parecer:

Como se pode querer eleições que não podem ser convocadas? Quem quer eleições é Passos Coelho, o problema é que as sondagens não o ajudam a decidir.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esqueçam-se as legislativas até depois das presidenciais.»

PASSOS COELHO REAPARECEU

«O presidente do PSD garantiu hoje que está "muito atento àquilo que se passa e vai ouvindo tudo aquilo que se diz" sobre o Orçamento.

Pedro Passos Coelho falava à entrada para um jantar comemorativo do primeiro ano de mandato da presidente da câmara municipal de Rio Maior, Isaura Morais, reagindo às questões dos jornalistas sobre os insistentes apelos à aprovação do Orçamento do Estado (OE) para 2011.» [DE]

Parecer:

Depois do excesso de declarações Passos Coelho passou ao estatuto de observador.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se já não sabe o que quer.»

ALEMANHA MAIS DURA DO QUE O FMI

«O Governo alemão entrou esta tarde em rota de colisão com o FMI, ao afirmar que se opõe ao possível alargamento do prazo acordado com a Grécia para que reembolse os 110 mil milhões de euros prometidos pela comunidade internacional.

“Não somos a favor de estender o calendário de reembolso”, afirmou o porta-voz do Ministério alemão das Finanças. Em declarações à Bloomberg, Bertrand Benoit considera ainda que qualquer especulação nesse sentido é “prematura”.

A posição de Berlim surge depois de o secretário-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) ter admitido a possibilidade de dilatar o prazo de reembolso da ajuda internacional concedida à Grécia, como meio de atenuar o impacto – tremendo – na actividade económica que está a resultar do programa de austeridade que foi imposto ao Governo de Atenas. Até porque, sublinhou Dominique Strauss-Kahn, os responsáveis gregos estão a fazer “exactamente o que têm de fazer". » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Deus nos livre desta Merkel.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O melhor será repensar o euro.»

HARRY TSAPPAS

INTERNATIONAL SOCIETY FOR HUMAN RIGHTS