terça-feira, outubro 19, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Andorinhas-das-chaminés [Hirundo rustica], Jardim Gulbenkian

IMAGEM DO DIA

Torneira em Óis da Ribeira, Águeda [de P. Santos]

Graffiti, Lisboa [de A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

José Sócrates

O primeiro-ministro diz que o orçamento é necessário e indispensável, o que não passa de uma verdade de la Palisse pois os países costumam ter orçamento anuais que por definição são necessários e indispensáveis. O estranho é que um líder partidário que sempre exigiu que o seu governo pudesse governar com as suas políticas, de que o orçamento não passa de um instrumento, venha fazer esta afirmação óbvia na véspera de o PSD decidir a sua posição em relação a esse orçamento.

Tanto quanto sei os orçamentos dos últimos seis sempre foram necessários e indispensáveis e não me recordo de ouvir Sócrates dizê-lo com este sentido de oportunidade, provavelmente o PSD nunca se reuniu para se reuniu para decidir a sua posição.

«O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou esta segunda-feira, em Lisboa, que o Orçamento do Estado para 2011 "é indispensável e necessário".

À medida que se aproxima o conselho nacional do PSD, que definirá o sentido de voto do partido decisivo para viabilizar ou não o documento, o chefe do Governo insiste que o "País tem necessidade deste Orçamento" e que a proposta protege a economia e o emprego face à crise internacional.» [CM]

NEGOCIAR O ORÇAMENTO

A saída que está a ser ensaiada para que Passos Coelho deixe passar o orçamento sem perder a face é fazer de conta que há uma negociação, mas negociar o quê? Só se forem trocos.

APRESENTAÇÃO POUCO DIGNA DE UMA CANDIDATURA PRESIDENCIAL

Cavaco Silva já divulgou uma comunicação dramática ao país recorrendo a um assessor anónimo que deu a dica ao Público, agora divulga a data da apresentação da sua candidatura presidencial recorrendo a um comentador de televisão, um destes anuncia mais alguma coisa recorrendo ao escanção do palácio.

OS MERCADOS NÃO SÃO PARVOS

«O problema é político. Será que quem lidar mesmo com a situação se aguenta no poder? Não é por acaso que, dos países em dificuldades, Portugal foi o último a reagir. Os mercados percebem isto perfeitamente. O Orçamento de 2011 não é a prova que o Governo lida com a situação. São meras juras de drogado, que os credores, que não são parvos, conhecem à distância.» [DN]

Parecer:

Por João César das Neves.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CRÍTICAS FALSAS SÃO REFRESCO

«O genérico do episódio dos Simpsons que os americanos viram no passado dia 10 foi, contra o que é habitual, encomendado a um artista de fora. Calhou a Banksy, um célebre graffiter londrino. E o que os telespectadores viram foi violento: os desenhos dos Simpsons feitos por crianças asiáticas, em ambiente sujo e soturno, os bonecos de merchandising enchidos com ratos triturados e até o buraco central dos CD feito por um triste e explorado unicórnio. O episódio apareceu quando há esta notícia real: a Fox, a empresa que produz os Simpsons, subcontrata trabalho na Coreia do Sul... Então, e a Fox permitiu o desaforo de Banksy? Ontem, numa tribuna de opinião no El País, uma professora de Literatura lamentou-se: os artistas estariam a ser desapossados da sua arma crítica, os capitalistas não lhes ligavam e, supremo desprezo, não os censuravam. Ora, no fundo, a Fox segue aquele artista (Berlioz), que dizia: com as pedras que me atiram faço o meu pedestal. A Fox faz o seu pé-de-meia, os Simpsons nunca foram tão comentados (o que terá efeitos nas vendas). Berlioz não gostaria da pedra que partisse o piano, impedindo a sua Sinfonia Fantástica; já com as outras pedras... A Fox não gostaria de uma crítica certeira, já com o exagero de Banksy ela pode bem: não trabalham nem crianças nem unicórnios na tal empresa sul-coreana. A questão é: quem deita a pedra deve saber fazê-lo. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AO QUE O MUNDO CHEGOU

«Molly, uma cadela da raça Shar Pei, fez um facelift extremo, no Reino Unido. O animal sofria de uma doença congénita que a deixou incapaz de ver, e caso não conseguisse tratamento poderia sofrer de cegueira permanente. » [CM]

Parecer:

Enquanto se morre de fome nos países pobres nos países ricos gastam-se fortunas com os animais domésticos. Criam-se animais segundo os padrões estéticos desejados e depois gastam-se fortunas com as anormalidades que daí resultam.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «lamente-se.»

MANDE-SE O LOUÇÃ PARA UM CURSO DE CONTABILIDADE

«O coordenador do BE afirmou hoje que o Orçamento do Estado tem "dois capítulos secretos", alegando que o "buraco" do BPN não figura no documento e que existem três mil milhões de euros a mais para cobrir o défice.

"Até agora, o ministro das Finanças, que se desdobrou em entrevistas e em declarações, e comentários e em escritos, nunca conseguiu responder ao país sobre o que acontecerá aos 4500 milhões de euros do buraco do BPN, são nove submarinos, o que significa um montante igual ao da consolidação orçamental no próximo ano", afirmou Francisco Louçã.» [DN]

Parecer:

Como bom líder que é o Francisco Louçã confunde as contas do Estado com as das empresas públicas e não sabe que os prejuízos sofridos pela CGD aparecem nas provisões e na conta de lucros e perdas. Os números do BPN estão no orçamento "disfarçados" de uma quebra nas receitas não fiscais (transferências das empresas públicas para o Estado por conta dos seus lucros) e do IRC.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Louçã se não tem nenhum colega do ISEG que lhe dê umas explicações de contabilidade.»

AOS POUCOS PASSOS COELHO VAI LÁ

«O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, admitiu hoje que Portugal poderá ficar numa situação "muito difícil" se não tiver Orçamento do Estado para 2011, sem adiantar, porém, o sentido de voto do seu partido no Parlamento.

"A minha preocupação é que fiquemos numa situação muito difícil, se Portugal não tiver um orçamento para o próximo ano", afirmou Passos Coelho ao matutino alemão Frankfurter Allgemeine.» [DN]

Parecer:

Passos Coelho meteu-se num beco sem saída do qual não tem saída.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se vai pedir desculpa aos portugueses por não ter feito qualquer proposta concreta de redução de despesa.»

E NOGUEIRA LEITE PEDE AJUDA A CAVACO

«O conselheiro nacional do PSD entende que Cavaco Silva tem de pôr o Governo, PSD e CDS a negociar o Orçamento para 2011. Porque, afirma: "A situação do País é absolutamente dramática".

Na véspera da reunião do Conselho Nacional do PSD, na qual o líder do partido revelará qual a sua posição e estratégia para o Orçamento do Estado para 2011, o conselheiro nacional social-democrata António Nogueira Leite apela à intervenção do Presidente da República. Na sua opinião, Cavaco Silva ainda mantém o "enorme poder da palavra" para tentar chamar à razão os líderes partidários para a situação crítica do País. » [DN]

Parecer:

Pois, mas não foi isto que Nogueira Leite andou a defender nos últimos tempos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Nogueira Leite se não acha que já chega tarde».

TRABALHADORES DA CML DE ELVAS OBRIGADO A DEVOLVER AUMENTOS

«Um grupo de 160 trabalhadores da Câmara Municipal de Elvas cujo salário foi aumentado em Dezembro de 2009, em resultado do reposicionamento remuneratório dos funcionários das autarquias locais, vai ter de devolver as verbas recebidas. A má notícia foi transmitidas aos trabalhadores pelo próprio presidente da autarquia, José Rondão Almeida (PS). "Tratou-se de um erro", diz o vice-presidente da Câmara, Nuno Mocinha, acrescentando que a "irregularidade" foi detectada pela Inspecção Geral da Administração Local (IGAL).

Em causa estão situações como a de Joaquim (nome fictício), cujo salário foi aumentado de 530 para cerca de 600 euros, com efeitos retroactivos a Janeiro de 2009. Agora vai ter de devolver, em 14 prestações, o dinheiro que recebeu a mais. "Irá levar para casa 390 euros mensais numa altura em que as condições de vida se agravam de forma substancial", lamenta José Carreiras, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).» [DN]

Parecer:

E não acontece nada ao presidente da autarquia?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao autarca e à IGAL.»

CÁ SE FAZEM CÁ SE PAGAM?

«O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) disse hoje que a penalização que esta classe vai sofrer com os anunciados cortes orçamentais é a "factura" pelo seu trabalho em processos como o "Face Oculta" e "outros anteriores".

"Estamos a pagar a factura de ter incomodado, nas investigações e no trabalho jurisdicional que fazemos, os 'boys' do Partido Socialista. Estamos a pagar a factura do processo 'Face Oculta' e de outros processos anteriores", disse António Martins em entrevista à Agência Lusa.» [DN]

Parecer:

O juiz não refere o processo mais importante, o caso Freeport, talvez porque a montanha pariu um rato.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao juiz sindicalista se acha que a justiça foi isenta nestes processos.»

FOI MESMO FUGA DE INFORMAÇÃO?

«A "fuga" de informação foi protagonizada por Marcelo Rebelo de Sousa, ontem na TVI, e o Económico confirmou que na terça-feira da próxima semana Cavaco Silva anunciará a sua recandidatura.

O anúncio será feito à hora dos telejornais no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, espaço escolhido para festejar a vitória em 2006 frente a Manuel Alegre.» [DE]

Parecer:

Só alguém muito ingénuo poderá achar que Marcelo se descuidou e deixou escapar a informação como se de um problema de flatulência se tratasse, ainda por cima numa clara manobra de pressão sobre Passos Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

PORTUGAL É UM AVIÃO COM 4 MOTORES

«Carlos Costa descreveu o País como um avião com quatro motores (consumo público, consumo privado, exportações e investimento) para explicar que "há dois motores que vão desacelerar" por força do pacote de austeridade: o consumo público e o investimento.» [DE]

Parecer:

Pois, e o combustível é à base dos rendimentos dos mais pobres.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se ao Constâncio que volte, já está perdoado.»

A ANEDOTA DO DIA

«A proposta de Orçamento do Estado para 2011 "protege o País da crise internacional, protege a economia, protege o emprego e protege o modelo social em que queremos viver", afirmou o primeiro-ministro ao Diário Económico. Numa curta declaração, ontem ao final da tarde, a primeira que faz desde a apresentação do Orçamento, José Sócrates considera que "este Orçamento é absolutamente necessário" para o futuro de Portugal.» [DE]

Parecer:

Deve ser mesmo para rir.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

SÓCRATES ESCAPA-SE AO DEBATE DO ORÇAMENTO?

«O líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo, escreveu hoje ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, contestando a eventual ausência do primeiro-ministro no debate orçamental na generalidade por causa do próximo Conselho Europeu.

Na carta enviada a Jaime Gama, a que a agência Lusa teve acesso, Miguel Macedo refere que no dia 6 deste mês, a pedido do Governo, o Parlamento aceitou encurtar os prazos do debate do Orçamento do Estado para 2011, marcando a discussão na generalidade para os dias 28 e 29 de outubro, realizando-se a votação na generalidade neste último dia.

"Constatamos, entretanto, que as novas datas, designadamente a data da votação na generalidade, coincidem com a realização em Bruxelas do Conselho Europeu", escreve Miguel Macedo. » [i]

Parecer:

Depois de Teixeira dos Santos faltar a um Ecofin sem se fazer representar quero ver como é que Sócrates explica uma ausência no debate orçamental onde obriga os portugueses a tão grandes sacrifícios.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

PSD ANDA A BRINCAR ÀS CONSTITUIÇÕES

«O PSD acrescentou hoje ao seu projecto de revisão constitucional a possibilidade de o Presidente da República dissolver o Parlamento nos últimos seis meses do seu mandato, caso o país enfrente uma “grave crise institucional”.» [Público]

Parecer:

Já agora podia muito bem propor a possibilidade de realização em simultâneo das eleições legislativas e presidenciais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

O EXTINTOR

Nos tempos da guarda fiscal havia um jornal de caserna com o título "Pica Chouriços", agora o ministro das Finanças e o seu secretário de Estado dos Assuntos Fiscais vão ter O Extintor.

O QUE FARIA SÁ CARNEIRO NUM MOMENTO DESTES?

Esta pergunta feita por Pedro Correia no 'Albergue Espanhol' pode ter muitas respostas, sugiro uma, quando enfrentava crises no PSD era hábito Sá Carneiro viajar para Londres.

PAMELA FRANKLIN