quinta-feira, abril 25, 2013

A vingança do dia 25 de Abril


Quis o destino que Cavaco chegasse a Presidente da República e uma das suas primeiras decisões foi homenagear Salgueiro Maia, aquele que recusou a pensão ao capitão de Abril para a entregar ao inspector da PIDE não teve a coragem de manter a sua postura e aproveitou-se do estatuto presidencial para limpar a nódoa. É como se o mesmo Salgueiro Mai que enfrentou de peito aberto as balas do tanque do brigadeiro fascista nem precisasse de tanta coragem para enfrentar um Presidente que não teve medao das tropas de Abril e para ficar assustado bastaram os seus fantasmas.
 
Quis o destino que o presidente que ajudou a derrubar um governo assuma em plena celebração do 25 de Abril o estatuto de verdadeiro líder do PSD, discursando mais à direita do que o Abreu do PND numa tentativa desastrada e desastrosa de chantagear o PS, tentando forçá-lo ao apoio da destruição do Estado Social. O destino tem destas ironias, o Cavaco que em tempos chegou a irritar Pacheco Pereira com uma violenta guinada à direita volta a fazer a mesma manobra pensando salvar a sua presidência miserável.
 
É uma ironia do destino ver que foi o 25 de Abril, o ódio à sua herança e ao Estado Social que uniu toda a direita, o Presidente achou que devia chamar a sua a liderança de toda a direita e o PSD entendeu oportuno que o deputado que melhor o representava era um antigo militante de um partido que acabou infiltrado pela extrema-direita. A direita, desde o Palácio de Belém ao Palácio de São Bento, apresentou-se unida na celebração do dia 25 de Abril, não só se apresentou unida como com um novo líder e assumindo claramente e de forma objectiva que considera a destruição dos direitos sociais consignados na actual configuração do Estado Social o seu principal objectivo.
 
Finalmente a direita deu consistência ideológica ao velho objectivo de uma maioria, um governo e um presidente, finalmente Cavaco Silva deixou de andar armado em presidente de todos os portugueses e chamou a si o papel de líder dessa direita. Cavaco convenceu-se de que tinha condições para se assumir como o salvador da pátria e só isso lhe permitiu pensar que era nesse estatuto que poderia exigir ao PS que se comportasse como se lhe devesse obediência.
 
A maior vingança de Abril neste ano de 2013 foi finalmente ter tirado a máscara a esta direita órfã do dia 24 de Abril de 1974. Viva o 25 de Abril.