quinta-feira, abril 18, 2013

Jumento do Dia


 Jumento do dia
   
Pedro Passos Coelho


Passos Coelho continua a achar que ser primeiro-ministro, coisa que, aliás, ele não o é de facto, é mais ou menos a mesma coisa que ser líder da JSD numa escola do ensino básico. Para ele as negociações entre partidos é um processo cheio de marotices e rasteiras, é isso que explica a reunião com Seguro que se lembrou de fazer de forma oportunista e que já tinha terminado e ainda a máquina das arrastadeiras do PSD estava a propagar a ideia de que existia diálogo.
 
A verdade é que percebendo que o país caminha para o abismo e a primeira vítima vai ser o governo e os partidos que a formam o líder do PSD achou oportuno fazer esta jogada ridícula. Matava dois dedos com uma cajadada, mostrava-se dialogante em frente à troika e ganhava pontos no país.

Enganou-se e a encenação não deu resultado, se foi a troika que sugeriu a manobra enganou-se e Cavaco ficou a falar sozinho na Colômbia. A troika escolheu Passos Coelho como interlocutor exclusivo e assim continuará, Cavaco defendeu que o governo tinha todas as condições para governar e assim vai suceder e Passos Coelho vai ter de assumir sozinho a responsabilidade pelas consequências do extremismo de Gaspar a que aderiu.

Cavaco teve igualmente um desempenho digno de uma menção honrosa, animado com um possível diálogo saiu da clandestinidade e falou em públcio dizendo que o diálogo era indispensável. Este é o mesmo presidente que se dedica a atacar o PS e os seus antigos dirigentes e governos nos prefácios dos seus pasquins e que ainda há poucos dias dizia que o governo tem todas as condições para governar.

Se tem todas as condições para governar porque conta com uma maioria absoluta para quer quer o diálogo, até porque ao contrário do que sucedia com o governo de Sócrates agora Cavaco Silva promulga tudo e não exige maiorias alargadas.

PS: o povo português que se cuide, depois de Seguro o mandar ir aos gambuzinos o Vítor Gaspar deve estar com uma das suas neuras de ódio e todos sabemos as consequências, vem aí mais um pacote de austeridade a título de vingança. AI não querem dialogar? Então eles, os pobres, vão levar por vossa culpa!