terça-feira, abril 16, 2013

Umas no cravo e outras na ferradura


 
   Foto Jumento

 photo Ourique_zps52e6d270.jpg
  
Ourique
   
Imagens dos visitantes d'O Jumento
 
 photo Monsanto1_zpsd09b5688.jpg
   
Monsanto [A. Cabral]

Jumento do dia
  
Menezes senior, senhor de Gaia
 
Não seria melhor este senhor começar a negociar um lugar no Parlamento Europeu?
 
«O Tribunal Cível do Porto impediu Luís Filipe Menezes, que preside à Câmara de Gaia, de se candidatar ao município do Porto nas eleições autárquicas deste ano.

A decisão, conhecida esta segunda-feira e datada da passada sexta-feira, declara impedido Luís Filipe Menezes de concorrer como candidato à Câmara do Porto e determina que o PSD está legalmente impedido de apresentar a sufrágio a sua candidatura.

Esta decisão, assinada pela juíza Cláudia Moreira Salazar, surge na sequência da providência cautelar interposta pelo Movimento Revolução Branca (MRB) em meados de Fevereiro, no 3.º Juízo Cível do Porto. O movimento cívico entende que Luís Filipe Menezes não pode candidatar-se ao Porto porque já cumpriu mais de três mandatos autárquicos consecutivos como presidente da Câmara de Gaia.

O líder da distrital do Porto do PSD, Virgílio Macedo, considera que a decisão do 3.º Juízo Cível do Porto “era expectável” e assinala que caberá ao Tribunal Constitucional a última palavra em relação às candidaturas autárquicas lideradas por autarcas que já cumpriram três mandatos consecutivos. “Esta decisão não acrescenta nada de novo ao processo. Era expectável que assim fosse depois do que foi proferido pelo Tribunal Cível de Lisboa em relação à candidatura de Fernando Seara, actual presidente da Câmara de Sintra e que encabeça a lista do PSD à autarquia de Lisboa”.» [Público]
   
 Por muito menos o Miguel de Vasconcelos foi pela janela


 Uma vergonha
 
Enquanto a Irlanda discute as condições com a troika o governo português cola-se às posições da troika, para depois partilhar os resultados da reivindicações irlandesas. Que os ministro não tenham o sentido da dignidade pessoal será um problema deles, mas um país não tem apenas interesses financeiros, tem também uma dignidade a defender.
 
 Dúvida

Quando é que aquele de que dizem ser primeiro-ministro passa a levar o Vítor Gaspar às reuniões de quinta-feira com Cavaco SIlva. Assim teríamos uma nova troika, Cavaco, Passos Coelho e o BCE:
 
 Os banqueiros não era amigos
  
A CGD é governada por gente das relações pessoais de Passos Coelho, o Ulrich é o "Sr. Aguenta", o homem do BCP além de muitas ajudas não perde uma oportunidade de apoiar todas as políticas do governo, até um ministro de Sócrates que está à frente do Banif parece um jovem da JSD. Não se entende estas queixas de Passos Coelho à banca que até fazem lembrar o momento maoista de Pedro Santana Lopes.
   
     
 Grande Gaspar!
   
«No relatório da sétima avaliação da troika, constata-se que, mesmo que a economia cresça, a redução dos gastos com ordenados do Estado e prestações sociais atingirá, entre 2014 e 2016, quase 6,5 mil milhões de euros. Se a este valor for somado o efeito do acórdão do Tribunal Constitucional (TC) sobre o Orçamento do Estado para este ano, então, de 2013 a 2016, o corte total na despesa será de 7,8 mil milhões de euros.
  
O relatório do sétimo exame do programa de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF), anterior ao acórdão do TC, deixa claro que os próximos anos não serão mais fáceis do que até aqui: "A evolução do cenário orçamental para 2014 e anos seguintes tem implícita uma forte contenção na despesa pública, em particular 2014", afirma-se no documento.
  
O mesmo documento não entra em pormenores após 2015, ano em que termina o mandato do Executivo, mas a análise do cenário orçamental definido até 2016 revela que, mesmo que a economia cresça, a austeridade está longe de acabar.

Como as previsões indicam uma queda nas receitas do Estado de 2014 a 2016, será necessário reduzir os encargos com salários de 10,5% do PIB, em 2013, para 8,5% do PIB, em 2016, e as prestações sociais de 23,8% do PIB, em 2013, para 21,7%, em 2016. Por essa via, no total, a despesa será reduzida em cerca de 6,5 mil milhões de euros. Para o Governo, como se frisa no relatório, "é necessário garantir a sustentabilidade do Estado Social e adequar a organização, estrutura e qualidade da Administração Pública às possibilidades e prioridades da sociedade portuguesa." » [CM]
   
Parecer:
 
Um dia destes o presidente do Superemo Tribunal de Justiça vai ficar a ganhar o salário mínimo.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lute-se pela demissão do governo por todos os meios legítimos ou que não sejam ilegítimos.»
      
 Um advogado às direitas
   
«O advogado de Paco Bandeira no caso em que o cantor foi condenado por violência doméstica começa hoje a ser julgado, no Tribunal da Guarda, pelas mesmas razões que tinham levado o artista ao banco dos réus.

Fernando Figueiredo, de 53 anos, chegou a arrolar o cantor como testemunha de defesa, mas Paco Bandeira ficou de fora da lista depois de o juiz ter limitado o número de testemunhas a vinte, num longo processo que tem, para já, seis audiências marcadas.
  
Ex-presidente da concelhia do PSD de Celorico da Beira Fernando Figueiredo é acusado de agredir e perseguir a mulher – com quem esteve casado entre 2003 e 2008 – durante seis anos. Chegou a apontar-lhe uma arma quando ela estava com a filha de ambos, então com cinco anos, ao colo. Mãe e filha refugiavam--se em casa de vizinhos para escaparem às agressões.
  
No mesmo processo, a mulher é simultaneamente vítima e arguida, respondendo também por ofensa à integridade física, após ter pontapeado e arranhado o causídico numa das discussões. As desavenças entre o casal, motivadas por suspeitas mútuas de traição, terão começado em 2005, mas acentuaram-se após a separação.» [CM]
   
Parecer:
 
Um político exemplar.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se se ainda milita no PSD daquele que dizem ser primeiro-ministro.»
   
 Pobre Menezes
   
«Os juízos cíveis do Porto determinaram que Luís Filipe Menezes não pode candidatar-se à presidência da Câmara do Porto, afirmou hoje à Lusa fonte ligada ao processo.

A 14 de fevereiro, o movimento Revolução Branca (MRB) anunciou ter interposto sete ações populares para impedir candidaturas de autarcas do PSD, entre as quais de Luís Filipe Menezes, no Porto, e de Fernando Seabra, em Lisboa.» [DN]
   
Parecer:
 
É uma perda irreparável para o país.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
   
 Relvas vai para banqueiro em Cabo Verde?
   
«O ex-ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares Miguel Relvas vai renunciar ao lugar de deputado.

A confirmação foi dada à Lusa por fonte próxima do antigo governante.

De acordo com a mesma fonte, Miguel Relvas já deu nota, há vários dias, à presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, da sua intenção de renunciar ao mandato de deputado.» [DE]
   
Parecer:
 
Faz bem, já nos basta ter inventado um Passos Coelho, dois seriam um abuso.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
   
 Moeda falsa
   
«O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselblo, foi obrigado a retirar do currículo um mestrado em Economia Empresarial, que teria sido tirado na University College Cork. O problema é que esse Mestrado nunca existiu naquela instituição.

A correcção do currículo que estava publicado em vários sites oficiais, incluindo o do Eurogrupo, aconteceu depois da denúncia do“Sunday Independent”.O jornal inglês, citando fonte da universidade, garantia que o mestrado referido no currículo de Jeroen Dijsselblo “não existia”.» [i]
   
Parecer:
 
A decadência da Europa.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
   
 Mas a culpa da crise não era de Sócrates
   
«O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse hoje que a política monetária da entidade não pode resolver as causas de fundo da crise da dívida soberana, reiterando o apelo para os governos implementarem reformas estruturais.

"O empreendimento de reformas estruturais, a consolidação orçamental e o restaurar do balanço dos bancos não é nem a responsabilidade nem o mandato" do BCE, declarou Draghi num discurso preferido em Amesterdão, Holanda.» [i]
   
Parecer:
 
Isto significa que graças a mentiras e manipulações o país é governando por um príncipe regente porque o titular é intelectualmente pouca coisa.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Derrube-se o governo dos Migueis de Vasconcelos.»
   
 Falhanço no ministério da Educação
   
«O prazo para matricular os alunos no 1.º ano de escolaridade começou nesta segunda-feira, mas durante todo o dia o sistema que permite efectuar as matrículas via Internet manteve-se indisponível.

Em resposta a questões do PÚBLICO, o gabinete de comunicação do  Ministério da Educação e Ciência (MEC) atribuiu a falha a "um problema técnico relacionado com os certificados que permitem fazer a ligação ao Cartão do Cidadão". Para as matrículas serem realizadas via Internet, é necessário que tanto os encarregados de educação como os alunos tenham cartão do cidadão. 

O MEC garante que a área da matrícula electrónica existente no Portal das Escolas ficará disponível "em breve" para os encarregados de educação. As escolas já conseguiram ter acesso.» [Público]
   
Parecer:
 
O que Sócrates deixou começa a dar sinais de degradação?
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
   

   
   
 photo Mensky-5_zps9f5c70bb.jpg
  
 photo Mensky-4_zps856a0c16.jpg
   
 photo Mensky-3_zps7154a452.jpg
   
 photo Mensky-2_zps0f2255dd.jpg
  
 photo Mensky-1_zps44963127.jpg