sábado, abril 20, 2013

Jumento do Dia


  
Álvaro Santos Pereira

Ouvir o ministro da Economia responder aos jornalistas sobre a sua saída começa a ser um exercício deprimente, o ministro responde sempre com aquele ar tresloucado de quem está a olhar para a Ursa Menor lembrando o antigo ministro da Informação de Sadam Hussein. Invariavelmente responde que está tratando de medidas para promover o crescimento, ele que era um liberal fala agora de planificar o crescimento como se fosse o responsável pelo plano quinquenal da ex-URSS dos tempos de Estaline.
 
Este ministro tem um conceito de dignidade muito elástico, só isso explica que ainda não se tenha demitido, até porque o seu regresso a Vancouver será, no mínimo, problemático. As universidades da AMérica do Norte não têm o hábito de emprestar professores e não é líquido que o regresso seja automático, para além do ridículo de ter sido remodelado ou ter-se demitido por ter concluído que tinha menos competências governamentais do que o cavalo da estátua equestre de D. José I.
 
A crer nos jornais este ministro já foi humilhado em pleno conselho de ministro pelo Gasparoika, que o gozou perguntando-lhe qual das três palavras não tinha percebido. Já foi encolhido Por Paulo Portas como se a sua cabeça tivesse ido parar às mãos dos canibais da Nova Guiné. Agora convive diariamente com um Paulo Portas que já não esconde a ninguém a sua intenção de ficar com a pata da economia depois desta ser promovida na orgânica do governo.
 
Sem dúvida que este homem tem um estômago à prova de úlceras, já não engole apenas sapos, por aqui que se vê já engole crocodilos do Nio se for preciso para se mantar no governo.