domingo, abril 26, 2015

Semanada

Graças ao desespero de um Passos Coelho que está disposto a tudo para se manter no poder uma boa parte dos seus eleitores estarão representados no parlamento por deputados de um CDS que estando quase extinto tem uma representação parlamentar digna dos seus melhores resultados. Isto significa que suceda o que suceder Paulo portas já ganhou as eleições, no caso de derrota eleitoral Passos desaparecerá enquanto o líder do CDS tem um grupo parlamentar suficiente para decidir o futuro governo. Longe vão os tempos em que Passos Coelho fazia o que queria de Portas, de há uns tempos a esta parte o líder do PSD anda bem mais manso do que no passado e Paulo Portas parece respirar liberdade como não se via há muito tempo. Passos Coelho vai pagar com língua de palmo as humilhações que impôs ao seu colega de coligação.
  
Perante o cenário macroeconómico apresentado pelos economistas convidados pelo PS o governo reagiu como se fosse uma matilha de pitbulls, com cada ministro a morder de olhos fechados. Curiosamente a ministra das Finanças não se fez ouvir o que nos faz recear que não se sinta tecnicamente habilitada a discutir o documento. Veremos se a antiga professora de Passos Coelho está à altura do debate ou se vai optar por esconder atrás dos seus cofres cheios de dinheiro emprestado.
  
Quem deve andar mais preocupado com outros cenários é o pequeno imperador de Valongo, um antigo líder d JSD do Porto decidiu denunciar o vice-presidente do PSD Marco António na sua página do Facebook e mandar o documento para as autoridades que, como se sabe andam tão ocupadas em Évora que nem se irão debruçar sobre o assunto. 
  
Cavaco Silva já não se pode queixar da falta de contributos do PS para o consenso nacional em torno do seu governo, foi graças à apresentação dos cenários macroeconómicos que a direita se apressou a apresentar a sua coligação, a pressa foi tanta que o Paulo portas até teve de adiar algo de que muito gosta, viajar. Ainda por cima era uma viagem aos EUA, onde pode encontra o seu velho amigo Donald Rumsfeld.