segunda-feira, março 10, 2008

Em defesa da Escola Pública




Agora que há por aí quem defenda a Escola Pública também aqui o faço, talvez seja tempo de dizer que a defesa da Escola Pública não é um exclusivo de alguns e a sua defesa não é um exclusivo de um grupo profissional.

Defendo a Escola Pública como condição de acesso igual ao ensino, da existência de uma boa Escola Pública depende o desenvolvimento do país e é uma condição para a existência de igualdade de acesso às oportunidades por todos os cidadãos.

A Escola Pública que defendo não, portanto, é a escola geradora de subdesenvolvimento e das desigualdades, não é uma escola reservada aos que não conseguem aceder ao ensino privado, onde os alunos são esquecidos nos pátios quando não há aulas por qualquer motivo. A Escola Publica que defendo é uma escola onde todos sejam igualmente responsabilizados, onde os maus resultados devem ser explicados, onde o principal objectivo é a excelência e não a mediania.

A Escola Pública que defendo é gerida de acordo com os valores democráticos e isso implica que a gestão não seja exclusivo de um grupo profissional, os seus objectivos são os da sociedade e não os de um qualquer grupo profissional, podendo confundir objectivos profissionais com objectivos públicos. A Escola Pública deve ser gerida com base nos objectivos da sociedade que deve estar presente na sua gestão.

A Escola Pública que defendo deve ter o direito de contratar, fixar e premiar os professores e todos os profissionais que se empenhem no seu sucesso, que com a participação assegurem um elevado nível de excelência à escola. Na Escola Pública que defendo os professores devem ser tratados com dignidade, ver reconhecido o seu mérito e estimulados a melhorar continuamente os métodos de ensino.

Na escola pública que defendo não há turmas para alunos de segunda, para onde vão os mais pobres e pior sucedidos, ou turmas tranquilas constituídas pelos bons alunos e pelos filhos de família. A Escola Pública deve ser gerida com base no princípio da igualdade de oportunidades, a qualidade do ensino e a igualdade devem presidir a todos os acos de gestão, a Escola Pública está ao serviço dos alunos enquanto cidadãos.

A Escola Pública que defendo deve ser um modelo de serviço público e não um modelo de “sociedade” exclusivo de um qualquer partido, deve merecer a prioridade dos recursos financeiros do Estado, em prejuízo de submarinos e obras públicas de fachada.

A Escola Pública que defendo não é pública por obedecer a modelos políticos caducos ou porque proporciona muitos empregos, é pública porque serve bem o país e é gerida em função do seu desenvolvimento. Na Escola Pública todos servem, ninguém se deve servir dela.

A democracia ainda não conseguiu contruir uma Escola Pública à altura dos desafios da sociedade e capaz de responder aos valores da democracia, é tempo de os governos apostarem na Escola Pública, custe o que custar e a quem custar.