quarta-feira, março 26, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Praça do Campo Pequeno

IMAGEM DO DIA

[Rafiq Maqbool/Associated Press]

«An Afghan schoolgirl looked out from the window of her classroom during the opening of a school in Bagram, north of Kabul. The Combined Joint Special Operations Task Force in Afghanistan renovated the school and distributed bags and books to the children.» [The New York Times]

JUMENTO DO DIA

O professor exemplar

É incrível a "lata" do professor Charrua que aproveitou o incidente na escola onde lecciona para dar entrevistas às televisões queixando-se da ministra e da falta de autoridade nas escolas. Que autoridade tem um professor que chama f. da p. a um primeiro-ministro nos corredores do ministério da Educação para vir armado em flor de cheiro.

O comportamento da matulona da escola secundária Carolina Michaelis e a actuação do professor Charrua são duas faces de uma mesma moeda, a degradação das relações dentro da escola. E não me parece que professores que andam a chamar f. da p. a quem quer que seja sejam o melhor modelo de virtudes para que agora venham dar lições de moral ao país.

HORÁRIOS DOS HIPERS DECIDIDOS PELOS MUNICÍPIOS

Luís Filipe Menezes faz uma abordagem da governação muito interessante, como não pode governar o país passou a defender que sejam os municípios a fazê-lo, assim sempre se sentirá primeiro-ministro no território dos municípios geridos pelo PSD. É o que se pode concluir da sua proposta de serem os municípios a decidirem os horários dos hipermercados, solução que poderia ser adoptada em muitos outros domínios.

No país municipal imaginado por Menezes cada município praticaria os seus horários, em Loures as lojas fechariam às 18h, em Odivelas às 22h, em Lisboa às 23h e em Oeiras poderiam fechar às 03h da madrugada. Por este andar os serviços públicos teriam também horários diferentes e não seria de estranhar se em Lisboa a Loja do Cidadão abrisse durante o dia enquanto em Cascais haveria uma que abrisse durante a noite, o que, convenhamos, até daria jeito.

Mas pior ainda do que a bandalhice horária seria a capacidade das empresas pressionarem os municípios optando por aqueles onde não existissem regras. A proposta de Menezes não equivale a uma descentralização da decisão, é uma forma subtil de propor a total desregulamentação do país. Nem vale a pena referir que seria mais uma fonte de receita privativa para os autarcas menos escrupulosos.

A AGRESSÃO À PROFESSORA DA CAROLINA MICHAELIS É CRIME

É um aspecto esquecido pelos comentadores que acaba por ser suscitado pela atenção dada pelo Ministério Público ao caso, mas é óbvio que uma agressão bem como a publicação do vídeo podem ser crimes cometidos por jovens em idade imputável. E se assim for há uma lei para aplicar.

O facto de haver um Estatuto do Aluno não significa que os crimes cometidos dentro das escolas não sejam levados a tribunal. Já basta aquilo que sucede no futebol onde assistimos a agressões que nem sequer são penalizadas por um cartão amarelo.

HÁ QUALQUER COISA DE ERRADO NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Quase todos os incidentes ocorridos em escolas de que vamos tendo conhecimento através da comunicação acontecem na área sob jurisdição da DREN. Será coincidência ou má vontade minha?

ECOPONTOS OU LIXEIRAS A CÉU ABERTO?

É uma imagem comum à generalidade dos "ecopontos" os lisboetas usam-nos para se livrarem de todo o tipo de lixo, mesmo sabendo que a autarquia faz a sua recolha a título gratuito, bastando um telefonema. A falta de limpeza e de fiscalização permitem a muitos lisboetas comportarem-se como verdadeiros porquitos.

O "MAL-ESTAR" NACIONAL

«Tirando pequenos períodos de entusiasmo e de auto-estima, a nossa opinião sobre o estado do país é quase sempre pior do que os factos. Isso faz parte do "carácter" nacional. Porventura, o "mal-estar difuso" de que alguns agora falam, embora sem cuidarem de identificar os respectivos indicadores objectivos, pertence também a essa síndroma autodepreciativa em que nos comprazemos.

A autoflagelação nacional inclui muitos casos de notória assimetria entre a realidade social e a sua percepção pela opinião pública. Tomemos alguns exemplos correntes.

Há poucos dias, foi conhecido publicamente um inquérito de opinião, segundo o qual mais de 80 por cento dos portugueses pensam que a pobreza em Portugal tem aumentado substancialmente nos últimos anos e que somente 5 por cento pensam o contrário. Ora, entre 1996 e 2006 (últimos números conhecidos) a taxa de pobreza entre nós, medida pelo critério oficial europeu, decresceu três pontos, uma das maiores descidas na UE, aproximando-nos da média europeia.

Um segundo exemplo típico respeita ao aumento da criminalidade. Os inquéritos de opinião revelam invariavelmente que uma maioria das pessoas crê que a criminalidade violenta está a aumentar de ano para ano. Mais uma vez, não é verdade. O número de homicídios tem descido consistentemente, de 408, em 1995, para 135, em 2007 - uma notável redução, portanto -, e Lisboa conta-se entre as capitais mais seguras na Europa.Um terceiro exemplo tem a ver com a corrupção. A ideia dominante na opinião pública é a de que em Portugal a corrupção é omnipresente e está em crescimento. Contudo, embora não estejamos bem colocados internacionalmente nesse aspecto, os dados não confirmam aquele cenário, e os observadores internacionais mais qualificados, como a Transparency Internacional, colocam Portugal muito longe dos países mais corruptos, ficando em 26.º lugar nos países menos corruptos a nível mundial e em 14.º lugar na UE.Não é necessário multiplicar exemplos (mortes na estrada, cuidados de saúde, desempenho dos serviços públicos, etc.) para revelar um padrão de avaliação muito pessimista da realidade nacional. (...)» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vital Moreira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A ESCOLA CAROLINA MICHAELIS ABAFOU O INCIDENTE

«A professora agredida pela aluna da escola Carolina Michaelis, no Porto, queixou-se ao Conselho Executivo no próprio dia do violento conflito na sala de aula. Nesse dia, 14 de Março, a docente de Francês, Adozinda Cruz, terá desvalorizado a fúria de Patrícia mas, mesmo assim, participou o episódio a um vice-presidente. Segundo o CM apurou, ambos falaram sobre o sucedido. Contudo Adozinda Cruz não terá apresentado formalmente qualquer queixa contra a estudante. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Foi evidente que o assunto só deve o devido tratamento porque o vídeo incomodou o país pois percebeu-se que entretanto nada se fez, não se entendendo como um conselho executivo nada tenha feito depois de tomar conhecimento do caso só porque a professora não apresentou queixa, estaria à espera que a matulona do 9.º C fosse agredindo professores até acertar num que apresentasse queixa? Como é que os políticos falam do Estatuto do Aluno se a professora não apresentou queixa e o conselho executivo abafou o caso?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se uma sindicância ao conselho executivo da E. S. Carolina Michaelis.»

QUERO IR PARA MOTORISTA DA PRESIDÊNCIA

«Os motoristas ao serviço da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros têm uma remuneração mensal três vezes superior ao respectivo vencimento base, auferindo mesmo salários equiparados aos do pessoal dirigente da Administração Pública. O que significa que a maioria dos sessenta motoristas ao serviço da Presidência do Conselho de Ministros recebe cerca de dois mil euros líquidos.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Como apenas se exige carta de condução estou perfeitamente habilitado, o único inconveniente seria ter que aturar o ministro da Presidência todo o santo dia, algo que até seria questionável na perspectiva da defesa dos direitos humanos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicitem-se explicações para estes vencimentos.»

CAVACO SILVA: UMA VIDA MARCADA PELOS CARROS

«Era uma vez um alferes e um carro em segunda mão. Mobilizado em Lourenço Marques em 1963, Aníbal Cavaco Silva comprou um automóvel por 22 contos com um empréstimo do Montepio Geral e "desbravou África". A história comum que o Presidente da República ontem quis recordar, no primeiro dia da visita oficial a Moçambique, foi a do "jovem alferes recém-casado que, há muitos anos, teve a ousadia de, com poucos recursos, comprar um automóvel para conhecer uma terra que logo o fascinou", exemplo que aconselhou os investidores portugueses a seguir. (...)

Há um gosto particular de Cavaco Silva pelas imagens com automóveis. Mais de 20 anos depois de ter decidido aparecer num congresso do PSD porque precisava de fazer a rodagem de um Citröen novinho em folha (segundo as palavras do próprio convertidas em mitologia), o carro em segunda mão comprado em Lourenço Marques nos anos 60 foi ontem elevado a significante semi-emocional, semi-empresarial, no primeiro dia da visita de Estado a Moçambique. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Típico da geração de Cavaco Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva se tenciona comprar carro nos próximos tempos.»

AUMENTAM OS CALOTES NA BANCA

«O crédito concedido pelos bancos continua a aumentar e as dificuldades em pagar as prestações também. Apesar do aumento dos juros e de critérios mais apertados por parte da banca, na atribuição de empréstimos, o crédito total a particulares subiu 10,6% em Janeiro último face a igual período do ano passado, de acordo com o boletim estatístico de Março, do Banco de Portugal.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Sertia interesante saber se estes calotes são dos mais pobres ou se resultam de necessidades básicas ou do recurso ao crédito para adquirir pequenos luxos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Estude-se.»

MP ACOMPANHA CASO DA CAROLINA MACHAELIS

«O Ministério Público quer "apurar as responsabilidades" do polémico caso da Carolina Michaëlis, para saber até onde pode intervir, de forma a assegurar a reposição da autoridade pública e a tranquilidade na escola. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Faz todo o sentido pois a agressão e a divulgação das imagens são crime.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se o resultado.»

MÁRIO NOGUEIRA PERDEU EM TRIBUNAL

«O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Coimbra rejeitou uma providência cautelar intentada por um sindicato da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) para suspender o processo de avaliação de desempenho dos docentes, segundo o Ministério da Educação (ME).Esta providência, interposta pelo Sindicato dos Professores da Região Centro que integra a Fenprof, visava "a suspensão da eficácia de despachos proferidos pelo secretário de Estado adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, em 24 e 25 de Janeiro último, e pelo secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, em 25 de Janeiro, todos relativos ao regime de avaliação do desempenho de docentes da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Pois, mas para Mário Nogueira só contam as decisões que lhe interessam.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Mário Nogueira.»

PINTO DA COSTA VAI A JULGAMENTO

«O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto decidiu que o presidente do F.C. Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, vai a julgamento no âmbito do processo Apito Dourado relativo ao jogo Beira Mar-Porto, na época 2003/2004. » [Portugal Diário]

Parecer:

Sempre vamos tendo alguma coisa para nos distrair.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

MENEZES DIZ QUE SÓCRATES NÃO MANDA NO PSD

««O primeiro-ministro José Sócrates não manda no PSD, nem nos molesta com as suas observações. Compreendemos que o senhor primeiro-ministro tem que criar fait-divers para desviar as atenções, mas não é essa a nossa agenda. Só procura esconder as debilidades do seu Governo, numa altura em que têm surgido em catadupa más notícias para o país», frisou esta terça-feira aos jornalistas. » [Portugal Diário]

Parecer:

O problema é saber se alguém manda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Menezes quem manda no PSD.»

BURRA MÓNICA REFORMA-SE NO BALLET RUSSO KIROV

«O balé russo Kirov, de São Petersburgo, deu adeus a uma de suas “bailarinas” mais famosas, a mula Monika, de 21 anos.

O animal se aposentou depois de carregar, durante 19 anos, o personagem Sancho Panza, do clássico balé Dom Quixote.» [BBC Brasil]

CHINA MUDA SANITÁRIOS À PRESSA

«A China está correndo contra o tempo para trocar os vasos sanitários dos novos prédios construídos para os Jogos Olímpicos antes da chegada dos cerca de 500 mil turistas estrangeiros que virão a Pequim para o evento esportivo.

A maioria das privadas recém-instaladas precisa ser trocada porque não agrada os visitantes internacionais.

Na China, é comum o modelo de vaso que é de “agachar” e não de “sentar”. As louças sanitárias tradicionalmente usadas pelos chineses são uma espécie de moldura no chão com um buraco, por onde escoam os dejetos. » [BBC Brasil]

50.000 EUROPEUS COMPRARAM VIAGRA FALSO

«Dos ciudadanos americanos y un británico pueden ser los tres cerebros de una red acusada de estafador por internet a más de 50.000 europeos vendiéndoles medicamentos falsificados (Viagra y pastillas para adelgazar).

La justicia alemana cree que el trío de estafadores podría estar escondido en algún municipio de Mallorca, por ello reclama a España que active un dispositivo de búsqueda para detenerlos y decrete prisión preventiva con vistas a una futura extradición.» [20 Minutos]

OS BANCOS DE WAL STREET JÁ DESPEDIRAM 34.463 EMPREGADOS

«Los bancos y las firmas de inversión de Wall Street no sólo acumulan pérdidas desde el verano. Cargan también con más de 34.463 despidos a sus espaldas desde que en agosto salió a la luz la crisis hipotecaria en Estados Unidos y las turbulencias financieras comenzaran a tomar los mercados. Es el mayor recorte de empleo desde que explotó la burbuja de las empresas de Internet en 2001.» [El Pais]

MENAGE A TROIS

PORTUGAL TAMBÉM PEDIU INFORMAÇÕES SOBRE CONTAS LIECHTENSTEIN

«O Governo português já pediu ao executivo alemão a lista de contribuintes portugueses com contas bancárias secretas no Liechtenstein – que está incluída no CD adquirido pelos serviços secretos alemães a um ex-funcionário do grupo bancário LGT daquele principado vizinho da Alemanha. Com esta decisão Portugal juntou-se ao grupo de 11 países, entre Estados-membros da União Europeia e países terceiros, que querem saber quem são os milionários que escaparam ao pagamento de impostos nos últimos anos.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Apesar das facilidades obtidas com a banca portuguesa (alguém se lembra da Operação Furacão?) não me admiraria nada que alguns dos nossos tivesse recorrido aos serviços do banco alemão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela investigação.»

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Agora Blogo Eu" dá destaque a um comentário sobre o "parque jurássico do PCP".
  2. O "PS Lumiar" dá destaque ao post sobre a "revolta municipal".
  3. O "Pensamentos" recomenda a leitura da "semanada" e da "revolta municipal".
  4. O "papa açordas" também acha que o senhor Nunes da ASAE mudou de estratégia de comunicação.
  5. O "Hanoin Oin-Oin" pescou um cartaz de apelo ao boicote dos jogos de Pequim.
  6. O "papa açordas" também acha que a DREN é mais simpática com os alunos do que com os professores.

"GRUPO DE APOIO AO TIBETE"

Um blogue de apoio aos tibetanos.

"GENERACION Y"

Um blogue de uma cubana que foi bloqueado para tranquilidade da "democracia" cubana. Ainda bem que os defensores~portugueses dessa "democracia" descobriram nos blogues uma forma de expressão e de intervenção política e até se podem manifestar em defesa da nossa democracia, só espero que nunca consigam aplicar aos outros os seus conceitos de "democracia".

FROZEN GRAND CENTRAL

IMAGEM DE 4000 SOLDADOS MORTOS NO IRAQUE [imagem]

ENA L

MAU GOSTO DA RENAUL NUM ANÚNCIO DE VENDA DE CARROS USADOS [imagem]

SYSTEMA