terça-feira, março 04, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Fazem-se retratos, Rua Augusta, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Alexander Demianchuk / Reuters]

«Al rojo vivo. Protesta contra el resultado de las presidenciales rusas en San Petersburgo.» [20 Minutos]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O PS ficou tão preocupado com o pessimismo dos portugueses, de que o relatório da SEDES foi o último sintoma que decidiu lançar uma campanha para que os portugueses vejam o país como um mundo cor-de-rosa. O casting para a produção dos cartazes já começou.

JUMENTO DO DIA

Pedro Duarte arma-se em líder da contestação à ministra do ensino

Menezes achou que podia ganhar alguns votos e recuperar alguma visibilidade à custa dos professores e passados três anos desde que a ministra está em funções lembrou-se que há uma política para a educação contestada por alguns sectores dos professores. De repente o PSD ergue-se e Pedro Duarte vai ainda mais longe e quase exige que Cavaco Silva vá à próxima manifestação de professores. NO PSD está a perder-se a noção do ridículo.

DE BACH A BACORADAS

Quando vi esta imagem com o título "assim era Bach" referindo-se ao busto do famoso compositor reproduzido em Berlim com recurso a tecnologias informáticas quase apanhei um susto, ainda pensei "qual tecnologias informáticas, qual quê, este é o nosso Durão Barroso.

Ficam assim explicadas as semelhanças entre as duas personalidades, um chama-se Johann Sebastian e ficou conhecido pelo virtuosismo da sua música, o outro é o nosso Zé Manel e a crer na bac'h'orada política que tem sido deve ser primo Johann Sebastian, o alemão recebeu o apelido pela via familiar e o português pela via política.

JÁ ALGUÉM OUVIU OS PAIS?

Quem tem assistido nestes meses ao debate em torno do ensino pode pensar que as escolas são centros de dia onde os professores ensinam a outros professores como nas universidades abertas. Até parece que as escolas foram feitas e existem a pensar nos professores, os alunos são a matéria-prima ds escolas e os pais não existem.

Porque será que até o PSD vê o ensino apenas na perspectiva dos professores ou porque razão os sindicatos que agora estão tão preocupados com a qualidade do ensino sempre desprezaram os resultados das escolas escondendo o escândalo atrás das más políticas governamentais?

Ouçam os pais, eles sabem muito bem que os seus filhos têm bons professores, mas também sabem de muita coisa que sucede nas escolas.

O QUE É FEITO DA OPERAÇÃO FURACÃO

Se alguém souber algum coisa da Operação Furacão que diga, cá por mim que se tratou de um erro de previsão meteorológica, em vez de uma tempestade não passou de uma brisa ligeira, vento de Levante do mês de Agosto.

DEUS OS FAZ, DEUS OS JUNTA

«Éimpossível levar a sério esta última ideia de Paulo Portas a de pedir a Garcia Pereira que mova uma acção contra o Ministro da Agricultura por injúrias ou qualquer outra coisa rebuscada no Código Penal. Na improvável circunstância do Ministério Público acompanhar tão disparatada queixa, levaria meses ou anos a ter uma conclusão. Por isso para Paulo Portas é preciso capitalizar ao máximo na estreita janela de oportunidade mediática que conseguiu entreabrir. Claro que o que o Ministro Jaime Silva respondeu é absolutamente banal na regular escolha de insultos em que se transformou o discurso político em Portugal. Em síntese: Paulo Portas chamou politicamente caloteiro ao Ministro que politicamente respondeu a Portas que se olhasse ao espelho. Nada mais. E tudo se ficaria por aqui com mais ou menos sound-bite sem consequência. Mas Paulo Portas está ao ataque num partido que brevemente voltara a caber num táxi, se Jacinto Leite Capelo Rego ainda continuar disposto a pagar as bandeiradas. Portas sempre viveu pelos média e sempre matou através dos média.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Por Mário Crespo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UM BELO PAR DE JARRAS

«Desde a estupenda entrevista de Luís Filipe Menezes na passada semana que tudo aqui em casa - digamos, um jantar fora ou o arranjo do carro - se decide em quilómetros de auto-estrada. Ó gentes do mundo, escutai! Menezes é um político português que fez uma promessa em directo e logo adiantou que sabia quanto ela custava. A jornalista fez-lhe a pergunta natural: pois quanto custa, então? Houve um silêncio. O político remurmurou: eu sei quanto custa - e depois lá rematou a coisa: é uns quilómetros de auto-estrada.

Sim, santinho: mas quantos quilómetros? Não lhe passou pela cabeça que qualquer coisa pode ser medida em quilómetros de auto-estrada como pode ser medida em euros. Vamos pôr um português na Lua? Vamos! Quanto custa? Alguns quilómetros de auto-estrada. Provavelmente, os suficientes para asfaltar o país.

Talvez pela sua nabice exasperante, quando Menezes disse qualquer coisa importante já ninguém reparou, felizmente para ele. Ao referir-se à condenação do seu partido por financiamento ilegal, Menezes disse que era apenas uma irregularidade, que todos os partidos o faziam e acabou culpando a hipocrisia reinante. E agora queremos saber: é verdade que todos os partidos o fazem? A cada partido cabe defender a honra ou explicar o seu silêncio.

Deixar que uma empresa pague dívidas a um partido não é uma "irregularidade": é ilegal e hoje em dia é crime. Se a empresa paga a nova imagem e o novo logótipo, quem nos garante que amanhã não paga as despesas do novo programa? E como retribuiria então Luís Filipe Menezes o favor: em quilómetros de auto-estrada?

Paulo Portas acusou um ministro, e até o meteu em tribunal, por considerar que este lhe fez graves "insinuações pessoais". Tanto quanto consegui entender, perguntando a toda a gente à minha volta, a insinuação foi de que as explicações que Paulo Portas deve pelos casos suspeitos que o seu partido acumulou quando esteve no Governo não se branqueiam como os dentes "na cadeira do dentista".

Era isto? Uma comparação entre os dentes brancos do político e as manchas do seu partido? É isto uma grave insinuação pessoal? Ouça então, Paulo Portas: vá passear. Vá ver se chove. A questão aqui não é o respeitinho que lhe é devido, é o respeito que você deve aos seus concidadãos.

Os seus concidadãos querem explicações civis e políticas sobre o que se passou no caso dos sobreiros, querem saber por que raio recebeu o CDS um milhão de euros às fatias pequeninas em poucos dias, como se explica que os mecenas do partido tenham nomes imaginativos mas poucos outros dados de identificação, se é possível a todos obter "imperceptíveis" alterações legislativas de última hora e a pedido, ou se apenas os casinos o conseguem, e se entre os sessenta mil documentos que você mesmo levou reproduzidos do Ministério da Defesa há dados confidenciais, ou se podemos todos saber quais são. E nada perguntamos sobre os 24 milhões de euros que a construtora dos submarinos depositou no Banco Espírito Santo, embora curiosidade não nos falte.

Perante isto tudo, pode bater o pé e declarar-se ofendido e sugerir insinuações pessoais. Não há quem não enxergue através dessa cortina de fumo.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Rui Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»


BANCO OU ASSOCIAÇÃO DE MALFEITORES?

«As operações eram realizadas por funcionários do próprio Millennium/BCP, com conhecimento e autorização das respectivas hierarquias, que faziam transitar os fundos por várias contas particulares, antes de canalizarem os lucros das operações para os beneficiários finais. Aos titulares das contas era creditada uma importância a título de rentabilização de activos. Segundo apurou o Correio da Manhã, este expediente era utilizado por alguns accionistas de referência do próprio BCP.

Estas operações foram realizadas entre 1993 e 2000. As desconfianças foram comunicadas ao Banco de Portugal por clientes que se consideram lesados e que enviaram à autoridade de supervisão diversos extractos bancários que provam a movimentação das contas sem autorização dos próprios titulares.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Este Millennium parece mais uma associação de malfeitores do que um banco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Constâncio qul era a pastilha para dormira que andava a tomar.»

A ZEZINHA DIZ QUE NÃO É ARGUIDA E VAI PROCESSAR O 24 HORAS

«Maria José Nogueira Pinto, ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, negou esta segunda-feira ter sido ouvida ou constituída arguida no âmbito de uma investigação às Misericórdias.» [Correio da Manhã]

Parecer:

É um assunto que acompanharei com muita atenção.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

SARAMAGO TROCA AS VOLTAS AO PCP

«Estabelecido na ilha espanhola de Lanzarote, o Prémio Nobel português aderiu à Plataforma de Apoio a Zapatero (PAZ), o líder do PSOE que se recandidata a um novo mandato, uma opção política estranha para quem é dos mais distintos militante de base do PCP há várias décadas.

O alinhamento do Nobel com a PAZ mereceu no blogue www.resistir.info - próximo dos sectores intelectuais comunistas portugueses - um texto de Cristóbal Garcia Vera com o título de "A discreta deriva de José Saramago para a outra margem". Um artigo em que se ataca directamente a posição de Saramago lembrando que ele "está consciente de que o executivo de José Luís Rodríguez Zapatero, apesar de haver retirado as tropas espanholas do Iraque, foi um fiel aliado dos EUA na sua guerra global contra o terrorismo. Assim, o exército espanhol não só se manteve no Afeganistão ocupado como também o Governo aumentou o número de soldados destinados a este país". » [Diário de Notícias]

Parecer:

A "deriva" de Saramago tem sido cada vez mais evidente, pelo menos desde que se começou a afastar de Cuba.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à comissão de quadros do CC que faça um auto de fé no Terreiro do Paço.»

O ZÉ CONTRARIA O ANACLETO

«José Sá Fernandes , vereador do BE, considera que "a coligação em Lisboa está a correr bem". Em declarações ao DN, fez questão de frisar que se "está a entender com António Costa e com os outros vereadores do PS e que o único objectivo que todos perseguem é resolver os muitos problemas da cidade de Lisboa".Em relação a uma futura coligação nas autárquicas de 2009, Sá Fernandes refere que ainda é cedo para se "estar a analisar essa questão".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Aposto que se Francisco Anacleto Loução não quiser coligar-se com o PS ou se este partido não se coligar com o Anacleto o Zé concorre como independente pelas listas do PS. É de esperar que o Anacleto recuse uma coligação na capital, para ele é mais importante medir forças com o PCP na capital do que a cidade de Lisboa e os lisboetas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aposte-se.»

MADEIRA: DEPENDENTES DA HEROÍNA AOS 10 ANOS

«"Temos miúdos cada vez mais novos a iniciar-se na heroína. Miúdos que vêm de meios sociais muito degradados onde a heroína já é um hábito", disse ao DN Manuela Parente. Explica que há alguns anos era normal uma criança de dez anos ter hábitos alcoólicos numa família de alcoólicos. Hoje passou a ser "normal uma criança de 11 anos ser heroinodependente numa família de heroinodependentes. Não há muitos casos, por enquanto, mas os poucos que aparecem são suficientemente preocupantes para me deixar angustiada", afirma. Esta situação implica encontrar soluções, pois o centro "nos moldes em que está não é adequado para receber estas crianças. Não me interessa nada que digam que lá fora elas andam com adultos! Eles são demasiados novos, nem sequer são adolescentes. Vamos ter de encontrar espaço e estratégias próprias", reitera. » [Diário de Notícias]

Parecer:

É o lado escuro do modelo de desenvolvimento madeirense, não me admira que numa região na festa do partido que governa o seu presidente se exiba a beber copos isto possa suceder.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao Alberto João.»

O ÚLTIMO A SAIR QUE APAGUE A LUZ

«O número de portugueses a residir em Espanha cresceu 40,43% no último ano. Ao todo, no país vizinho residem, agora, 101 818 mil portugueses, a quarta maior comunidade proveniente da União Europeia, a seguir à romena, inglesa, búlgara e italiana. Desses, perto de 83 mil estão inscritos na Segurança Social.

Os dados do Governo espanhol revelam que, em 31 de Dezembro de 2007, estavam registados 6246 portugueses com idades até aos 15 anos, 91 928 entre 16 e os 64 anos e 3639 com mais de 64 anos, sendo que 3810 já nasceram em Espanha. A média de idades dos emigrantes ronda os 36,3 anos e a comunidade é constituída por 33,68% de mulheres.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

O fenómeno é perfeitamente compreensível, em Espanha há mais emprego e os salários são mais altos, o problema é que muitos dos que emigram são trabalhadores qualificados e quando a economia retomar o crescimento vai sentir-se a sua falta. Este fenómeno tem um lado positivo, pressiona no sentido do aumento dos salários dos portugueses.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acompanhe-se o fenómeno.»

MANUEL MONTEIRO DISTORCEU AS PALAVRAS DE ANA GOMES

«A eurodeputada socialista Ana Gomes acusa Manuel Monteiro de "distorcer" as suas palavras. "Não nomeei jamais - nem neste post, nem algures - o socialista Jorge Coelho", diz Ana Gomes no seu blog, garantindo que Monteiro errou ao interpretar como "um recado" a Jorge Coelho a frase "Quem se mete com Paulo Portas leva!", escrita a propósito de corrupção e da alegada protecção do líder do CDS-PP por parte do PS.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Tive o cuidado de ler os posts de Ana Gomes no Causa Nossa, como explico mais abaixo, e o mínimo que posso dizer é que Manuel Monteiro não distorceu, o que fez foi tentar concretizar as acusações veladas que a própria Ana Gomes fez. Agora ficamos à espera que Ana Gomes "agarre o boi pelos cornos", algo para o que já tem demonstrado possuir a coragem necessária.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

PSD QUER QUE CAVACO VÁ À MANIF

«"Uma insustentável condescendência com a situação caótica na Educação." Sem meias palavras, é desta forma que Pedro Duarte, vice-presidente da bancada parlamentar do PSD, critica o Presidente da República face às sucessivas polémicas que têm oposto professores e Governo por causa das políticas educativas e da actuação da ministra Maria de Lurdes Rodrigues. E nem o apelo à serenidade e à confiança deixado, anteontem, pelo chefe de Estado perante a convulsão dos protestos, que tomam conta das ruas, parece convencer o deputado social-democrata: "No actual contexto, as palavras [do Presidente da República] no Colégio Militar soam a uma estéril ambiguidade." » [Público assinantes]

Parecer:

Depois da visita de Menezes à Fenprof é natural que alguns dirigentes do PSD tenham a secreta esperança de ver Cavaco nas manifestações.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco se pensa ir à manif.»

JOVEM ESPANHOLA DESPE-SE NA INTERNET PARA PROTESTAR CONTRA OS POLÍTICOS

«"Me llamo Eva y estoy decepcionada con la política española por muchas razones, pero que os lo demuestren José Luis Rodríguez Zapatero y Mariano Rajoy. Cada vez que me decepcionen durante la campaña electoral voy a quitarme una prenda de ropa. Y yo sí cumplo mis promesas". Es el mensaje de presentación de una videoblogger que publica sus películas en YouTube. Hoy se ha quitado los tejanos "por la cara dura del PP de utilizar sin permiso una canción de Manu Chao para un vídeo electoral".» [Diário de Notícias]

FUMADORES ADOPTAM PIORES DECISÕES

«Los fumadores evalúan de forma diferente el resultado de sus decisiones, de manera que a la hora de tomar una, podrían elegir la peor opción. Ésa es la principal conclusión de un estudio realizado por el Colegio de Medicina Baylor en Houston (Estados Unidos), publicado en edición digital de la revista Nature Neurosciences.

Concretamente, el estudio muestra que la adicción al tabaco produce anomalías cerebrales que disminuyen la influencia que normalmente tienen las posibles consecuencias en el proceso de toma de decisiones.» [20 Minutos]

JACK NICHOLSON APOIA HILLARY CLINTON ATRAVÉS DE VÍDEO


IRANIANO FORRETA FOI CONDENADO A DAR 124.000 ROSAS À MULHER

«Una iraní ha logrado que un tribunal obligue a su esposo a comprarle 124.000 rosas rojas, que cuestan el equivalente a unos 133.000 euros, informó este lunes el periódico Etemad. La mujer le denunció porque, según ella, estaba harta de soportar su tacañería después de diez años de matrimonio.

"Nos casamos hace diez años, pero muy pronto me di cuenta de que Shahin era un avaro. Cuando vamos a un restaurante, incluso se niega a pagarme el café", explica Hengameh, según el diario citado. Por eso, decidió reclamar su dote para castigarle. Pero en forma de 124.000 rosas.» [20 Minutos]

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Fliscorno" considerou o post de ontem dedicado ao ensino um "texto menor". Enfim, uma forma prática de não argumentar muito típica em Portugal, e não só.
  2. No "Causa Nossa" Vital Moreira deu destaque ao mesmo post.
  3. O "Cogir" sugere a leitura do mesmo post.
  4. O "Crónicas de um Trolha" foi acrescentado à coluna da direita.

NO CAUSA NOSSA

Ana Gomes ficou irritada com o aproveitamento que Manuel Monteiro terá feito de um seu post sobre as relações entre o PS e o CDS de Paulo Portas:

«Em declarações a agência LUSA que terá ontem feito em Barcelos, reproduzidas nos jornais Público e Sol on line, Manuel Monteiro imputou-me o seguinte: “a eurodeputada escreveu num blogue que estão a ser feitas leis para beneficiar, em matéria judicial, políticos como Paulo Portas e Jorge Coelho”, considerando ainda “muito estranho” que aqueles políticos não tivessem reagido, designadamente “desmentido e avançado com queixas em Tribunal”.

As afirmações que me são atribuídas por Manuel Monteiro distorcem o que eu escrevi neste blogue, como qualquer pessoa poderá comprovar lendo o post " O bom nome de Paulo Portas" , que aqui escrevi a 26.2 e que não retirei, nem retiro.

Não nomeei jamais – nem neste post, nem algures – o socialista Jorge Coelho.

Nomeei, sim, Paulo Portas. E já o fiz por repetidas vezes, no blogue, em artigos na imprensa, em declarações várias desde 2003, criticando politicamente a sua actuação e denunciando a extraordinária impunidade de que vem beneficiando face a actos ilegais e danosos para o país que praticou nos governos de Durão Barroso e Santana Lopes.»

Tanta indignação de Ana Gomes justificou andar com o curso e voltar a ler o post "o bom nome de Paulo Portas":

«Olha, olha! Uma espécie rara: um ministro de um Governo PS sem medo de denunciar de forma contundente a impunidade - política e criminal - de que há muito tempo, escandalosamente, vem beneficiando o Dr. Paulo Portas! Um Paulo Portas que se refina na rábula e agora ameaça o ministro com a justiça, por ofensa ao bom nome. Isto do bom nome é relativo, como com toda a gente - e este Portas chama-se Paulo.

O ministro Jaime Silva tem o meu apoio e aplauso. Mas vai precisar de muito mais do que isso. É que no PS há gente com velhas e enraízadas cumplicidades com o Dr. Paulo Portas, como se percebeu no derrube da direcção Ferro Rodrigues/Paulo Pedroso. Como se percebe nas escutas do processo Portucale - que agora o novo Código de Processo Penal, muito oportunamente, impede a imprensa de transcrever. Gente que quando vê Paulo Portas em apuros, seja nos tribunal da Moderna, nas investigações do Portucale, ou de fortuita passagem por alguma esquadra de bairro, sempre dá um jeito, discreto, de lhe estender a mão.

Para não falar de quem assistiu, impávido, sem mexer um dedo, à gestão ruinosa de Paulo Portas no Ministério da Defesa, deitando-nos abaixo os aviões A400-M, levando-nos ao fundo nos submarinos e arranjando-nos um inferno às ordens de Rumsfeld - que hoje persiste no esforço de encobrimento dos "voos da tortura". E de quem, com altas responsabilidades estatais, hoje guarda silêncio e nada faz diante das notícias do frenético fotocopianço das horas da despedida de Paulo Portas pelo Restelo, em despudorada violação das mais elementares normas de segurança do Estado.

Ministro Jaime Silva, olhe que quem se mete com o Dr. Paulo Portas, tal como com um certo PS, leva. Costuma levar. Mais tarde ou mais cedo. Eu, se fosse a si, começava a cuidar da retaguarda.»

Ana Gomes estava a dizer a verdade, pelo menos na acepção jurídica do termo, li e reli o post e não encontrei as palavras "Jorge" ou "Coelho", nem sequer a palavra "Sacadura" que poderia provocar alguma confusão. Mas o que pretendia Ana Gomes ao dizer que "quem se mete com o Dr. Portas, tal como com um certo Ps, leva? Claro, não queria dizer nada nem referir-se a ninguém, qualquer semelhança com a realidade foi pura coincidência, entre a expressão usada por Ana Gomes e a famosa frase de Coelhone que nos tempos de Guterres avisou que "quem se mete com o PS leva" não existe qualquer relação.

E quem será a "gente que quando vê Paulo Portas em apuros, seja nos tribunal da Moderna, nas investigações do Portucale, ou de fortuita passagem por alguma esquadra de bairro, sempre dá um jeito, discreto, de lhe estender a mão"? Mais algumas coincidências entre a realidade e a ficção produzida por Ana Gomes, não existe qualquer relação entre o que escreveu e o boato de que quando a PJ fez buscas à Moderna nada terá encontrado por voz amiga terá avisado Portas dessa visita. Nem me vou questionar se Jorge Coelho alguma vez tutelou as esquadras ou quando é que Portas teve problemas na esquadra do seu bairro.

Ana Gomes usou a estratégia do toca e foge e deixou Monteiro a enfrentar sozinho os Sacaduras. Resta agora a Ana Gomes usar da sua coragem habitual e ilibar totalmente Jorge Coelho dizendo em quem se inspirou a sua ficção.


ATERRAGEM COMPLICADA

AMERICANO IDIOTA


CANDAS

GRAFITTI

HP, INTEL MICROSOFT


SONY MICRO VAULT