quinta-feira, janeiro 14, 2010

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Cogumelo na Quinta das Conchas

IMAGEM DO DIA

[AP Photo/Jorge Cruz]

«An injured person is seen in the street after an earthquake hit Port-au-Prince, Haiti, Tuesday, Jan. 12, 2010.» [Boston.com]

JUMENTO DO DIA

Nuno Melo, eurodeputado do CDS

Concordo com Nuno Melo que quando Constâncio for ouvido pelo Parlamento Europeu o vai questionar a propósito do BPP e do BPN, afinal o governador do Banco de Portugal vai ser avaliado pelos deputados, pelo que não faria muito sentido falar-se do clima em Portugal.

Mas tenho muita pena que noutras ocasiões os euro-deputados da direita, incluindo Nuno Melo, se esqueçam do rigor com devem desempenhar os cargos invocando para isso o interesse nacional. Se assim não fosse quando Durão Barroso foi interpelado pelo PE a propósito da sua última nomeação poderiam ter-lhe feito algumas perguntas indispensáveis para o avaliar como, por exemplo, o seu papel nos financiamentos ilegais da Somague ao PSD quando o agora presidente da Comissão era líder.

Parece que a direita confunde facilmente o interesse dos seus amigos com o interesse nacional.

«Correio da Manhã – Vítor Constâncio é ouvido amanhã no Comité dos Assuntos Económicos e Financeiros do Parlamento Europeu [do qual Nuno Melo faz parte], no âmbito da candidatura à vice-presidência do BCE. Que expectativas tem?

Nuno Melo – Não vou perder a oportunidade de colocar a um candidato a vice-presidente do BCE questões relacionadas com o BPN e o BPP, no âmbito europeu. » [Correio da Manhã]

O PSD TERÁ SARNA?

Só vejo gente a dizer que não é se candidata à liderança, se as legislativas estivessem mais próximas e as sondagens fossem animadoras fariam fila na Rua Buenos, mas como as coisas não estão animadoras nem os "empregados do Presidente" se deixam ver.

Por falar em "empregados do Presidente" o que será feito destas ratazanas, desde que o Lima ficou alimado com a questão das escutas que desapareceram de circulação. Será que Cavaco Silva está tão preocupado com a despesa pública que decidiu aliviá-la despedindo os seus empregados?

PS: Pacheco Pereira teve uma ideia manhosa ao designar por "empregados do governo" todos os que trabalhem para o Estado que manifestem apoio a este governo. Gostei da definição, até porque assenta que nem uma luva aos intriguistas que na gíria jornalística se designam por "assessores", a partir de agora serão designados por "empregados do Presidente".

E como não há melhor forma de tratar o cão do que com o pêlo do próprio cão até o Pacheco Pereira e os seus colegas de bancada parlamentar poderiam ser designados por "empregados de Manuela Ferreira Leite", são pagos pelo Estado para fazerem o que a senhora mandar.

INFORMAÇÃO E HORTALIÇAS

«Mark Zuckerberg é fundador do Facebook, o que o tornou o mais jovem (25 anos) multimilionário do mundo (ponham zeros nisso: 1,5 mil milhões de dólares). O Facebook é uma rede social ligada à Internet onde as pessoas se mostram e se contam - algum atractivo isso deve ter porque, em menos de seis anos, encontrou 350 milhões de aderentes (só a China e a Índia têm mais população). No domingo, Mark foi a São Francisco decretar: "A vida privada deixou de ser uma norma." O seu mercado é o do futuro e ele não fala para cotas como eu. Estou de fora como aquele presidente da Disney, citado pelo New York Times. Ia de carro com a filha adolescente e duas amigas dela e reparou que elas iam caladas mas teclando. Perguntou o que faziam e a filha disse: "Estamos a falar umas com as outras, não queremos é que ouças." A abertura das novas tecnologias, com a comunicação levada ao extremo (mostrar muito e contar constantemente), contém, afinal, intenções de não dizer e de esconder. Hei-de ir ao Facebook e ao Twitter ver mais esse admirável mundo novo. Mas desdenho das conclusões de Mark Zuckerberg, desconfio das pessoas que ganham com as suas convicções. No mercado de Benfica ligo pouco à opinião da minha vendedora de hortaliças sobre as respectivas hortaliças.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MOITA FLORES DIZ QUE GONÇALO AMARAL ESTÁ A SER ENXOVALHADO

«Moita Flores, ouvido em vídeo-conferência como testemunha da defesa de Gonçalo Amaral, observou que a teoria da morte da criança consta da investigação policial e refutou a argumentação do casal McCann de que a difusão da tese prejudica a investigação sobre o paradeiro da criança.

Sublinhando que "os direitos constitucionais não podem ser atacados", o ex-agente da Polícia Judiciária (PJ) considerou "patética a ideia de que espalhar a tese" possa afectar o apuramento de factos e manifestou indignação "como cidadão pela tentativa de restringir a liberdade de expressão".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Não aprecio muito a cruzada de Gonçalo Amaral mas está no seu direito e parece-me que a resposta do casal inglês é motivada pelo seu próprio interesse e não pelo receito de o livro do ex-inspector da PJ prejudicar a busca da sua filha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se o casal inglês à fava.»

GUERRA ENTRE A GOOGLE E A CHINA

«A Google, gigante tecnológico norte-americano, denunciou terça-feira ataques informáticos em massa provenientes da China, visando militantes chineses dos direitos humanos e afectando "pelo menos 20 grandes empresas". Os Estados Unidos também já pediram explicações à China, que não comenta as acusações da Google.

"Detectámos um ataque muito sofisticado e dirigido contra a nossa infra-estrutura, oriunda da China e que resulta num roubo de propriedade intelectual", afirmou David Drummond, responsável jurídico da Google, em comunicado.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Para a ditadura chinesa não há limites à perseguição dos que defendem a democracia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Jerónimo de Sousa, o representante ideológico local dos ditadores chineses.»

QUE MAIS IRÁ SUCEDER AO POVO DO HAITI?

«O primeiro-ministro do Haiti, Jean-Max Bellerive, disse à cadeia de televisão norte-americana CNN temer que o forte sismo que atingiu terça-feira o seu país possa ter provocado "bastante mais de 100 mil mortos". Segundo a Federação Internacional da Cruz Vermelha, o sismo afectou três milhões de pessoas.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Esta será uma crise humanitária de grandes dimensões e complexidade, à catástrofe natural vão juntar-se o crime, as pilhagens e mais tarde também a corrupção e o oportunismo, muitos dos que sobreviveram ao sismo não sobreviverão ao que vem a seguir.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se apoio ao povo do Haiti.»

ETA TENTOU ABATER AVIÃO DE AZNAR POR TRÊS VEZES

«A ETA tentou três vezes disparar um míssil terra-ar Strela Sam-7 contra o avião Falcon 900 privado com que o ex-presidente José María Aznar e os seus colaboradores se deslocaram ao País Basco, entre Abril e Maio de 2001, por ocasião das eleições regionais, noticiou o jornal "El País".

Escoltado por um helicóptero, o avião esteve três vezes na mira dos terroristas quando levantava voo e aterrava em Euskadi. No entanto, o míssil, comprado durante a trégua de 1998, não funcionou.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Parece que têm mais jeito para matar com tiros na nuca.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Combata-se o terrorismo da ETA.»

EUA: GATO CONVOCADO PARA SER JURADO NUM JULGAMENTO

«Nos Estados Unidos, um gato foi convocado para integrar o grupo de jurados de um julgamento a realizar num tribunal de Boston. A dona do animal de estimação nem queria acreditar.

Anna Esposito, dona do gato cujo nome é Sal, contou à estação de televisão local de Boston WHDH que ficou surpreendida quando recebeu em casa uma carta do tribunal que convocava o seu animal de estimação para ser jurado.» [Jornal de Notícias]

MICHAEL KIRYANOV

DOLCE & GABBANA