terça-feira, janeiro 26, 2010

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Elevador da Bica, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Michael Gottschalk/Agence France-Presse/Getty Images]

«SHINING SHOES: A soldier cleaned another soldier’s shoes before the arrival of Israeli President Shimon Peres at an airport in Berlin Monday. Mr. Peres will address Germany’s Parliament during his official visit.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Manuela Ferreira Leite

O mínimo que se pode dizer da intervenção de Manuela Ferreira Leite nas negociações em torno do Orçamento é que fez uma das maiores figuras tristes da vida política recente deste país. Deixou-se ultrapassar por Paulo Portas, nunca foi clara quanto ao que exigia e deu-se por contente sem qualquer explicação.

Compreende-se que o papel do PSD nestas negociações era mais teatral que político, com Cavaco Silva a não perder nenhuma oportunidade para anunciar antecipadamente a aprovação do Orçamento só restava a Manuela Ferreira Leite aprovar e ficar calada. Mas poderia tê-lo feito com mais classe, até se esqueceu das bandeiras que durante mais de um ano a animaram, como, por exemplo, as grandes obras públicas. Ou será que Cavaco também lhe disse para passar a concordar com essas obras?

Se é assim o comportamento partidário de Ferreira Leite imaginem o que seria se tivesse chegado a primeira-ministra com Cavaco em Presidente, teríamos de alterar a Constituição para que as competências do Governo se limitassem à preparação de água de malvas para abastecimento do Palácio de Belém.

É NECESSÁRIO COMBATER A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

O ano passado foram mortas mais de trinta mulheres em Portugal, assassinadas por companheiros ou ex-companheiros perante a passividade das autoridades e, pior ainda, pela passividade da própria população, nem mesmo a comunicação social lhe dá importância, a não ser quando as estatísticas engrossam os jornais de referência e as televisões ignoram as mortes. Em Portugal há muitos milhares de mulheres que são torturadas todos os dias, vivem em pânico e, em situações extremas são assassinadas.

Mas parece que isso não incomoda ninguém, se ao menos fossem vítimas de um serial killer sempre dava para a PJ organizar uma super brigada, uma qualquer ilustre magistrada ganhava minutos de televisão, Cavaco Silva manifestava publicamente a sua preocupação, Pinto Monteiro diria que em tempos alertou para o fenómeno e que o mesmo só poderia ser combatido com uma alteração da lei que terá proposto em tempos e os sindicalistas dos magistrados manifestariam o seu receio de o desvio de recursos fazer esquecer os casos que alimentam a imaginação da classe política.

Mas compare-se a importância que este país deu a uma caixa de robalos com a atenção que presta a este serial killer anónimo e silencioso que vai matando mulheres atrás de mulheres perante a passividade colectiva.

O CANDIDATO DO BLOCO

«Nenhuma onda de optimismo varreu o país, por agora. Mais uns jantares, por enquanto com quase desconhecidos. No PS, Assis cumpriu o ‘script' com simpatia, afirmando ser ainda cedo para declarações formais. Seguro, olhos postos no futuro, resolveu dar um passo em frente. Vitorino, oficioso ou não, mas sem simpatia, urge o PS a definir-se, sem que nos diga como. Tende-se a concordar com ele, excepto no ‘timing'. Temos tempo. São já conhecidos alguns apoios, "sempre os mesmos" para usar a expressão com que Alegre causticou os seus oponentes. São também conhecidos alguns dos que já declararam que pelo menos não o acompanhariam até Belém.

Alegre é, neste momento, "o candidato do Bloco de Esquerda". Duvida-se que tenha trânsito ao centro e menos ainda à direita. Quando fala na Pátria vem-me à memória o Alegre de 1964, quando questionava os patrioteiros do Salazarismo: "A Pátria? a Pátria somos nós!". Partidas da história. Claro que aspira a ser o candidato do PS. Tem algumas probabilidades de o conseguir, apesar de lhe fugir o pé para a permanente dissensão: os seus críticos no PS "são sempre os mesmos". Ora, quem quer unir, não pode começar por tratar os desagradados como minoria de refugo. Com défice de tolerância não vai unir a si o PS, pretende arrastá-lo, mesmo pelos cabelos, para a sua gloriosa arrancada. Pode o PS aderir a contragosto, mas tal não significa que os eleitores do PS adiram. Vale aqui, para o seu caso, a partida que os eleitores pregaram ao PS, na última candidatura do dr. Mário Soares.» [Diário Económico]

Parecer:

Por Correia de Campos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

TÍTMAIS UMA VÍTIMA

«Uma mulher de 42 anos foi hoje de manhã abatida com um tiro na cabeça à frente dos três filhos, em Almada. O homicida é um ex-namorado da vítima, de 52 anos, que se encontra a monte e é procurado pelas autoridades.

Tudo se passou por volta das 07h40, na Rua Serrão Pimentel, no Pragal, quando o homicida fez uma espera à ex companheira. Assim que esta saiu do prédio onde vive com os filhos, para os ir levar à escola e depois ir trabalhar, o ex - namorado disparou à queima-roupa e pôs-se em fuga. A mulher ainda foi assistida no local, mas acabou por falecer.» [Correio da Manhã]

Parecer:

E ninguém neste país se preocupa?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Pinto Monteiro.»

PANDEMIA DA GRIPE SOB SUSPEITA

«A 14 de Janeiro, o presidente da comissão de Saúde da assembleia parlamentar do Conselho da Europa, Wolfgang Wodarg, apresentou uma moção para investigar se há conflito de interesses entre a Organização Mundial de Saúde (OMS) e as farmacêuticas.

"O maior escândalo médico do século"

Wodarg considerou que se assistiu "ao maior escândalo médico do século" e acusou a OMS de ter "relações impróprias" com as empresas do sector farmacêutico. O Conselho da Europa analisa hoje como a OMS tratou este assunto.

A porta-voz da Glaxosmithkline em Portugal, Marta Mello Breyner, lembrou à Lusa que a empresa está há 10 anos a trabalhar com a OMS e "outros interlocutores de saúde pública para um cenário de pandemia".» [Diário de Notícias]

Parecer:

É óbvio que desde há uns anos a OMS quase que está apostada em que haja uma pandemia de gripe, mal uma galinha tosse os responsáveis daquela organização promovem o pânico à escala mundial.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acompanhe-se o assunto com atenção.»

VALE A PENA LER A ENTREVISTA DE PAULA TEIXEIRA DA CRUZ AO "i"

«Porque é que se desiludiu com Manuela Ferreira Leite?

Basicamente, foi a ausência de um projecto alternativo e a fragilidade das propostas de governo. Depois, um retrocesso na linha que tinha sido definida por Luís Marques Mendes, que era a exigência de critérios muitos transparentes e éticos na selecção dos agentes políticos. Finalmente, confesso que também me desiludiu a ausência de abrangência. Seria desejável que a liderança tivesse feito um esforço de abrangência em vez de afastar um conjunto de pessoas.» [i]

Parecer:

Mais tarde ou mais cedo Paula Teixeira da Cruz será candidata a líder do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Leia-se.»

LOPES DA MOTA RECORRE

«O advogado do ex-presidente do Eurojust entregou hoje na Procuradoria-Geral da República (PGR) uma reclamação contra a suspensão por 30 dias do procurador-geral adjunto Lopes da Mota aplicada por alegadas pressões aos dois magistrados do caso Freeport.

Em declarações à agência Lusa, o advogado Magalhães e Silva disse esperar que «não se repita a mesma fantochada» que no processo inicial.

Assim, sugere que seja dado um prazo «de pelo menos sete dias a cada um dos elementos do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) para analisarem o processo» e decidirem em consciência. » [Portugal Diário]

Parecer:

Espero nõ ter colegas como os de Lopes da Mota.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela decisão.»

LA KATARINA

AIR NZ GRABA A SEAT: COUGAR