quarta-feira, junho 30, 2010

Um fraco rei faz fraca a forte gente

Se Camões é o poeta que interpreta a alma lusitana este seu verso – um rei fraco faz fraca a forte gente – explica muitas das desgraças deste país de reis fracos. Ainda ontem, no jogo de futebol frente à Espanha, assistimos a mais uma interpretação do verso, vimos de um lado uma selecção com medo da equipa portuguesa mas que procurou ganhar, do nosso lado vimos um timoneiro a mandar os “navegadores” recolher aos beliches, quando precisava de ganhar tirou o ponta de lança que estava a incomodar e atemorizar o adversário, perdeu a capacidade de marcar e devolveu a iniciativa ao adversário. Quis o destino que ao mesmo tempo que Queiroz tirava um avançado Vicente del Bosque fazia a opção inversa e colocava um avançado com as características daquele que Queiroz mandou para o banco.

No futebol, como em quase tudo neste país temos um problema de lideranças, olho para a Administração Públicas e vejo gente fraca à frente dos serviços, olho para os partidos e a regra é a mesma, veja-se a sequência de líderes do PSD ou os que se preparam para substituir José Sócrates no PS, nem mesmo o PCP se escapou a uma liderança fraca durante alguns anos.

E o pior é que os portugueses começam a habituar-se e a preferir lideranças fracas pois sentem que desta forma não há governos e cada grupo corporativo consegue obter mais ganhos à custa do colectivo. Os eleitores querem que se governe mas os grupos que mais ganham com lideranças fracas tudo fazem para debilitar quem ouse governar, veja-se o que sucedeu na anterior legislatura, formou-se uma imensa coligação de interesses para impedir o país de ser governado com uma maioria absoluta. O argumento era o diálogo, mas hoje já todos perceberam que o objectivo era obter ganhos, como agora se assiste com as SCUT.

Desde o 25 de Abril foram escassos os líderes políticos com dimensão, tivemos Sá Carneiro, Ramalho Eanes, Mota Pinto, Jorge Sampaio, Mário Soares e pouco mais, tudo o resto foi gente fraca, por vezes mesmo mesquinha, sem dimensão nem grandeza para liderarem o país. Em vez de líderes temos tido especialistas em intriga, em golpes baixos, gente que pensa curto e perto, sem grandeza de projectos nem visão de futuro, gente que em vez de pensarem no país pensam segundo a sua própria pequena dimensão.

Veja-se o exemplo que nos tem sido dado por Cavaco Silva, entre a grandeza de reconhecer o valor a um antigo adversário político e a mesquinhez familiar optou pela segunda, entre a dignificação da instituição e o lodaçal das intrigas optou por permitir a conspiração do seu assessor que inventou escutas em Belém, em vez de apontar para o futuro do país oferece-se como se Portugal fosse uma mercearia à procura de guarda-livros. Enfim, um fraco rei faz fraca a forte gente.

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Ninho de cegonha no centro de Faro

JUMENTO DO DIA

Pinto Monteiro

Pinto Monteiro diz que a justiça portuguesa não está bem mas não encontra na Europa sistemas melhores. Bem, teremos que concluir que o problema em Portugal não é do sistema, só pode ser dos magistrados o que se percebe pelo espectáculo pouco dignificante que tem sido proporcionado por alguns processos claramente políticos.

«O procurador-geral da República, Fernando Pinto Monteiro, afirmou hoje que a Justiça portuguesa "não está bem", mas contrapôs que não encontra na Europa sistemas melhores.

"A Justiça não está bem, mas não está tão mal como isso. Se corrermos a Europa, não encontramos Justiça melhor do que a portuguesa", disse Pinto Monteiro na Maia, onde assinou um protocolo de colaboração entre a Procuradoria-geral da República e o Instituto Superior da cidade, no âmbito de um curso de criminologia.» [Jornal de Negócios]

MUNDIAL DA ÁFRICA DO SUL

Acabámos por servir o ketchup precisamente aos únicos jogadores que não comem hamburgers...

PELO MENOS QUE FAÇAM DE CONTA

«Há dias, um ministro de Sarkozy foi obrigado a devolver os 12 mil euros com que fora reembolsado pelo Estado por charutos que fumou nos últimos dez meses. Escândalos destes não matam um Governo mas moem sempre. E em épocas de crise quando a ordem para baixo é cortar (dizem os governos europeus, a União Europeia e, agora, até o G20) o desgoverno dos dinheiros públicos desarma a vontade dos povos. Sarkozy não é exactamente um doutrinário (em época de vacas gordas, embora continuasse a ser um abuso, ele fecharia os olhos aos charutos) mas uma qualidade há que reconhecer-lhe: é um líder a quem não é indiferente a opinião pública. Chamem-lhe demagogo, riam-se da pouca relevância das medidas, mas ontem o que ele disse é político: "Um euro público deve ser um euro útil." É frase soprada por publicitário, mas ela enquadrou um conjunto de medidas práticas: a recepção anual do 14 de Julho anulada este ano (poupança de 750 mil euros), gabinetes ministeriais encurtados, dez mil automóveis estatais suprimidos até 2013, menos viagens e mais baratas... Só um ingénuo ignora que o apetite voltará quando puder. Mas só quem se está nas tintas para a opinião pública não aceita que os de baixo precisam de guardar uma ilusão: que, pelo menos, os de cima fazem de conta. Mas não o fazem todos os políticos? Não, havia um que fumava charutos à pala. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

INSTALAÇÕES DA FIFA EM JOANSBURGO ASSALTADAS

«O comissário nacional da polícia sul-africana confirmou esta terça-feira que as instalações da FIFA em Joanesburgo, África do Sul, foram alvo de um assalto, durante o qual foram furtadas sete réplicas da Taça do Mundo de Futebol e várias camisolas.

Garantindo que a polícia está a proceder a investigações sobre o assalto, sobre o qual não entrou em detalhes, o general Bekhi Cele revelou ainda que, desde o início do torneio, em 11 deste mês, foram detidas 316 pessoas por furtos e outros crimes envolvendo participantes ou turistas. » [CM]

Parecer:

Se não tiver cuidado a FIFA ainda fica sem a taça antes da final.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

MAIS BITAITES DE PEDRO PASSOS COELHO

«"O Estado foi longe demais e precisa de reforma." Esta foi a tese defendida pelo líder do PSD, Pedro Passos Coelho, no discurso da sessão de lançamento do processo de revisão do programa do PSD, que teve lugar num hotel de Lisboa.

Perante uma plateia composta por vários militantes e históricos sociais-democratas, como Francisco Pinto Balsemão e Ângelo Correia, Pedro Passo Coelho defendeu: "Apesar de haver programas como o Simplex e o PRACE, não temos um Estado nem mais inteligente, nem mais amigo dos cidadãos." E acrescentou: "Isto significa que não tivemos um Estado regulador mas um Estado que quis tomar conta de mais do que devia." » [CM]

Parecer:

Este líder do PSD só diz bitaites.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esperemos que concretize melhor o que pensa ou parece que pensa.»

99% DOS DIVORCIADOS MANTÊM NOME DO/DA "EX"

«Entre os mais de 50 mil portugueses que se divorciaram em 2009, apenas 716 pediram a renúncia do apelido do ex-cônjuge. Um processo que demora 15 dias e custa 2,99 euros, mas que a maioria dos divorciados não leva a cabo por "comodismo", defende o psicólogo Jorge Gravanita. Ou seja, 99% dos divorciados decidem manter o apelido do ex-companheiro ou da ex-companheira. A maioria dos casos são, sem dúvida, mulheres que apesar da separação mantêm oficialmente os nomes dos maridos.

Apesar de acreditar que a maioria dos casais separados acaba por voltar a usar o nome de solteiro, Jorge Gravanita considera que não pedem a renúncia formal do apelido para "não apagar o valor simbólico do nome adquirido e também de um certo estatuto social que se conquista com o casamento". » [DN]

Parecer:

É o caso de Manuela Ferreira "Leite".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à ex.lider do PSD se também foi por preguiça.»

EUROPA USOU INFORMAÇÕES OBTIDAS SOB TORTURA

«Os governos da França, Alemanha e Reino Unido utilizaram informações de serviços secretos estrangeiros obtidas sob tortura na luta contra o terrorismo, denunciou hoje a organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW).

Num relatório de 62 páginas, intitulado "Sem perguntas: a cooperação dos serviços de informações com países que torturam", a HRW considera que "Berlim, Paris e Londres deviam trabalhar para acabar com a tortura e não confiar na informação conseguida sob tortura no estrangeiro".» [DN]

Parecer:

Que novidade ...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proteste-se.»

EUA: TRIBUNAL LEVANTA A IMUNIDADE DA SANTA SÉ

«A recusa da principal instância judicial norte-americana em analisar o dossier não significa que o Papa terá de depor imediatamente perante a justiça norte-americana.

Com efeito, ao não se pronunciar, o Supremo Tribunal confirma a decisão de um tribunal de apelo de levantar a imunidade da Santa Sé num caso de um padre pedófilo no Estado do Oregon, no noroeste dos EUA. » [DN]

Parecer:

Ainda vamos ver o papa a ser ouvido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver as consequências.»

PASSOS COELHO PÕE CONDIÇÕES NAS SCUTS

«Na lista de exigências dos social-democratas constam uma proposta de calendarização para introdução de portagens nas sete SCUT, uma proposta que defina as isenções e os lanços de auto-estrada que serão abrangidos, a clarificação dos critérios que vão conduzir o Governo na discriminação postita das várias regiões do país, assim como os eu impacto financeiro e um estudo actualizado sobre ao tráfego nas auto-estradas até agora sem custos para o utilizador.

O fim da obrigatoriedade dos ‘chips' de matrícula e uma proposta quer garanta que o identificador electrónico destina-se, em exclusivo, à cobrança de portagens são outras condições das exigências do PSD. É também pedida a apresentação de uma solução para os veículos de matrícula estrangeira e para os veículos rent-a-car.» [DE]

Parecer:

Gosto particularmente da exigência de um estudo actualizado que mais não é do que adiar o mais possível.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho qual é a sua posição sobre as SCUT.»

GUIA PRÁTICO PARA IDENTIFICAR GAYS NO ARMÁRIO

«"Cuidado! Seu Príncipe pode ser uma Cinderela: guia prático para identificar um gay no armário", foi escrito por Ticiana Azevedo e Consuelo Dieguez, jornalistas há 25 anos. A ideia é simples: abrir os olhos a mulheres distraídas, evitando que se apaixonem ou até casem com homens que, por uma razão ou outra, não se assumem como gays. E se os há.

A ideia para o livro nasceu depois de ouvirem a história de Sofia, uma mulher bonita, profissional de sucesso, casada durante sete anos... com um gay. "Edu era bem alto e sarado, usava fatos bem cortados de marcas famosas, camisas engomadas. Ele nunca parecia amarrotar. O problema maior era o cabelo: como ela, também parecia mantê-lo escovado, como se tivesse acabado de sair do salão", explicam as autoras no início do livro. Ora sete anos depois de um casamento infeliz, Edu ganhou coragem e confessou a sua homossexualidade.» [i]

Parecer:

Que os há, há.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

LADRÃO DORMINHOCO

«Pela segunda vez no espaço de 30 dias, a GNR da Póvoa de Lanhoso, foi chamada para "acordar" um homem que, após entrar numa casa desabitada, adormeceu no sofá enquanto via televisão. Em nenhum dos casos, os proprietários das habitações apresentaram queixa junto das autoridades.

Na manhã do passado domingo, o homem, de 27 anos, foi despertado pelos guardas numa residência em Moinhos Novos, Póvoa de Lanhoso.» [JN]

PSD-MADEIRA REJEITA VOTO DE PESAR PELA MORTE DE SARAMAGO

«Na assembleia municipal do Funchal, os 23 eleitos do PSD chumbaram ontem a moção de pesar que teve os votos favoráveis dos partidos da oposição. Em representação da maioria, o ex-deputado à Assembleia da Republica Carlos Rodrigues justificou o voto contra pelo facto do documento proposto pelo PCP conter expressões como “modelo ético de cidadão”. Quando a 12 de Novembro de 1998, a maioria PSD na Assembleia Legislativa da Madeira - onde estava a filha do escritor, Violante Matos, eleita pelo PS - rejeitou um voto de congratulação e louvor pela atribuição do Nobel da Literatura ao autor de do “Ensaio sobre a Cegueira”, Alberto João Jardim revelou que não lia “essas merdas do Saramago”.» [Público]

Parecer:

Este sim é o verdadeiro PSD, sem vergonha de assumir as suas posições.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco se mudou a sua inscrição para o PSD-Madeira.»

CARRO ELÉCTRICO CUSTA ENTRE 1,5 E 4,5 EUROS

«O valor mais baixo (1,5 euros) diz respeito a um automóvel abastecido durante a noite, na casa do proprietário, num regime de tarifa bi-horária; já o preço mais elevado deverá corresponder a um posto de carregamento rápido, que reduz o tempo para o automóvel ficar com a bateria pronta a utilizar.Contas feitas pelo PÚBLICO, comparando de forma directa, o consumo deverá compensar o dos automóveis a gasóleo, que as marcas elegeram como principais concorrentes. Um carro a diesel gasta entre 6 e 7,2 euros por cada 100 quilómetros - os modelos mais vendidos consomem entre cinco a seis litros/100 km e os preços do gasóleo rondam neste momento 1,199 euros por litro. Os estudos já realizados permitem prever que, "a partir dos 30 mil quilómetros, os custos de aquisição de um carro eléctrico, eventualmente mais caros do que um veículo a diesel, são compensados pelos custos de operação e de manutenção do carro", indicou ontem João Dias, num encontro com jornalistas.» [Público]

Parecer:

Enfim, quem mais lucra é a EDP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Adopte-se o híbrido.»

N' O TEMPO DAS CEREJAS'

O post "L'Etat c'est a nous":

«Para quem não saiba, o Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT) é um laboratório de Estado tutelado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e dedicado ao Saber Tropical, desenvolvendo investigação científica tropical nas áreas das Ciências Humanas e Naturais. Este Instituto é presidido pelo Prof. Jorge Braga de Macedo (na foto, quando era mais novo), economista e um daqueles sábios desse ramo que, tendo sido Ministro das Finanças, agora também arrota postas de pescada sobre a saída da crise, e ainda (não se riam, please) um reputado investigador científico tropical.

Ora acontece que no sítio deste Instituto que, insisto, é um laboratório do Estado, há uma rubrica informativa intitulada «Agenda do Presidente» (ver aqui, para crer como S. Tomé). E, percorrendo essa agenda, já se fica a com a ideia de que é muito duvidoso que seja apropriado que nela estejam incluidas actividades do Prof. Jorge Braga de Macedo (palestras, conferências, etc. na sua qualidade manifesta de economista) que nada têm que ver com a sua qualidade de Presidente do IICP. Mas onde a coisa assume mesmo foros de escândalo e de abuso é quando, por essa Agenda, ficamos a saber que em «2010-06-29» o Presidente do IICP terá uma «reunião com (a) Fundação Konrad Adenauer, (na) Sede do PSD, Lisboa». E, para o filme ficar completo, só convém acrescentar que o Prof. Jorge Braga de Macedo é o novo responsável no PSD pelas Relações Internacionais.

E é por causa destas e de muitas outras que, quando vemos o PSD a reclamar do PS maior ética no desempenho de funções públicas, só nós pode dar uma imensa vontade de rir.’»

LELIAKY CONSTANTINE

terça-feira, junho 29, 2010

Bitaites

O que é que pensa Pedro Passos Coelho? Bem, ainda não percebei se pensa e se pensa mesmo ainda não foi claro se pensa por ele próprio e, pior ainda, ainda não percebi o que é que ele pensa. Já nas directas do PSD para tudo o que era importante para debater o líder do PSD, então candidato, invocava as conclusões de um grupo de sábios.

Ainda ontem Leite Campos protestava contra o acesso do fisco a informação sobre juros de poupanças, protestava politicamente e questionava a legalidade. Quando era questionado sobre se essa era a posição do partido de que é vice-presidente respondeu dizendo que não sabia qual era a posição do PSD. Ingenuidade de Leite Campos porque se tivesse dito que é essa a posição do PSD o problema ficava resolvido, saberíamos que era assim que Pedro Passos Coelho pensa. É um pouco como faz Ângelo Correia, desde que o seu pupilo chegou a líder do PSD tem-se desdobrado em entrevistas em que costuma dizer o que o líder do PSD pensa, vai pensar daqui a uns dias ou há-de pensar daqui a uns tempos.

Passos Coelho tem-se desdobrado a propor uma revisão constitucional esperando que o PS crie condições para o seu programa político, mas ninguém sabe o que Passos Coelho defende, ouve-se aqui e acolá uma ideia vinda de um dos sábios constitucionalistas, como o retirar a república da constituição, mas quanto ao que Pedro pensa ninguém sabe muito bem. Muito provavelmente nada vai pensar enquanto o grupo de sábios não lhe disser o que há-de pensar.

Como primeiro-ministro estagiário Pedro Passos Coelho pode limitar-se a gerir a agenda política de forma a ganhar votos e se o conseguir apoiando medidas antipáticas do governo melhor ainda, pede desculpa aos eleitores e leva os desejados votos. Um pouco mais complicado é aprovar umas SCUT e chumbar outras, ainda por cima quando em muitas delas os afectados são eleitores de municípios geridos pelo PSD. Nesse caso o melhor mesmo é não pensar e ser contra os chip.

Só que um dia destes Pedro Passos Coelho terá de dizer o que pensa sobre tudo, sobre os temas simpáticos e sobre aqueles de que evita pensar. Não só terá de dizer o que pensa como terá de defender essas ideias como se fosse suas, algo que não conseguiu perante os adversários fracos que enfrentou nas directas do PSD.

Até agora o que se sabe das ideias de Pedro Passos Coelho, não passam de bitaites ditos ao seu ouvido por vozes amigas, mas não passam disso mesmo, de bitaites, muito pouco para governar um país. Enquanto apostar no desgaste do PS subirá nas sondagens, o problema é quando tiver que convencer os portugueses, para isso terá de ter um programa e ser capaz de o defender.

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

O "Deus me proteja" na Praia de Monte Gordo

JUMENTO DO DIA

Diogo Leite Campos

Diogo Leite Campos, vice-presidente do PSD, protesta por o fisco ter acesso à informação sobre a informação relativa aos juros de poupanças, questiona a legalidade, conclui que a DGCI não será capaz de tratar tanta informação. Quando questionado sobre se o PSD é contra a medida diz que fala em nome pessoal, enfim, vice-presidente, mas pouco.

«Questionado qual deverá, então, ser a posição do PSD caso esta medida seja submetida à Assembleia da República, Diogo Leite Campos disse não estar a falar em nome dos sociais democratas, mas reconheceu que "estranharia" se o partido a aprovasse.

"Mais uma vez o Governo apresenta medidas pouco pensadas, mal pensadas, demagógicas. É uma medida que não vai servir de nada", sublinhou.» [Jornal de Notícias]

A GENEROSIDADE DO RELVAS

Animado com as sondagens que davam ao PSD uma maioria quase presidencial o vice-presidente do PSD decidiu ter um gesto de generosidade para com o CDS garantindo a Paulo Porta que mesmo com maioria absoluta o PSD contava com ele para o governo. Afinal hoje são publicadas sondagens que dizem que PSD e CDS juntos ainda não alcançariam a maioria absoluta. Está explicada a generosidade do Relvas.

TEREI OUVIDO BEM?

Algumas personalidades como Diogo Leite Campos e o bastonário da Ordem dos TOC defendem que o acesso do fisco os juros das poupanças é inconstitucional. Isto é, saber o que se ganha com o trabalho está bem, mas saber o que se ganha com capital é que é um problema!

QUANTAS FLORES HÁ EM LISBOA?

Há uns meses atrás António Costa ficou surpreendido com a riqueza da biodiversidade em Lisboa, eu diria que apesar da actuação desastrosa da autarquia. Na ocasião da assinatura de um protocolo que visa aumentar a biodiversidade em 20% o Zé dizia aos jornalistas que na capital há cerca de 130 espécies vegetais identificadas. Isso significa que há muito que fazer na capital pois há muitas mais do 130 espécies vegetais.

Num ano mau que me impediu de fotografar muitos fins de semana, com muitas zonas verdes (parques e baldios) por visitar e outras, como a Tapada da Ajuda ou o Parque Florestal de Monsanto, devidamente visitadas já fotografei 236 flores selvagens diferentes, fotografei-as nos mais diversos locais da cidade, algumas delas em paredes ou entre pedras da calçada.

Para além de prosseguir este trabalho de busca irei ter o problema de as identificar o que nalguns casos obriga-me a esperar pelo próximo ano para voltar a encontrá-las pois os elementos fornecidos pelas fotografia são insuficiente para uma identificação rigorosa, noutros casos para melhorar a qualidade das fotografias.

BASE ZERO

«Bastaram uns pontinhos em sondagens para que sintam que já ganharam as eleições. Tão estranho e ficcional optimismo só a crise o explica.

E não faltam propostas de reformas, na Constituição, na Saúde, na Educação e até na política orçamental. Algumas tão caricatas, como a substituição da República pela Democracia, caem por si. Outras entendem que num sistema social universal cabe aos privados fornecer serviços e ao Estado pagá-los. O desconhecimento de conceitos básicos da economia de mercado, como risco moral, selecção adversa, ignorância do consumidor, indução da procura pela oferta, segmentação da procura, tudo mecanismos de distorção do mercado, fatais para a economia pública, levam os novos ricos do liberalismo económico a incautas arremetidas. Dando razão aos que pensam que se está apenas a preparar a liquidação do SNS com a anestesia da livre escolha. Recomenda-se uma viagem até ao Reino Unido, para lições de economia de saúde, a cargo dos amigos conservadores ou liberais.» [DE]

Parecer:

Por Correia de Campos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

31% DAS FAMÍLIAS NO LIMIAR DA POBREZA

«Não são pobres porque ainda têm emprego, mas sentem muitas dificuldades em pagar as despesas correntes. Têm mais qualificações que os pais, mas socialmente estão em curva descendente. As "famílias-sanduíche" encontram-se no limiar da pobreza e já representam 31% dos agregados portugueses.

Um estudo da Tese – Associação para o desenvolvimento, coordenado pelo Centro de Estudos Territoriais do ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) revela que 31% das famílias portugueses se enquadra no escalão imediatamente acima do limiar da pobreza.

No estudo, cujas conclusões foram hoje noticiadas pelo jornal 'Público', estes agregados são classificados como “famílias-sanduíche”: ganham entre 379 e 799 euros, o escalão acima do limiar da pobreza, o que as impossibilita de beneficiarem de apoios sociais; mas têm filhos a seu cargo e têm de 'esticar' os rendimentos para conseguirem chegar ao final de cada mês.» [DN]

Parecer:

O problema não é novo mas os nossos estudiosos estão mais preocupados com as estatísticas e os estudos sociológicos do que em encontrar soluções.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Discuta-se o problema na perspectiva da sua solução.»

AFINAL ESTAVA VIVA

«Segundo noticiou o JN, tudo terá começado quando uma enfermeira comunicou a morte da octogenária ao seu filho que estranhara encontrá-la gelada na cama da unidade. O familiar regressou a casa, em Rio Meão, com a má notícia e iniciaram-se os preparativos das cerimónias fúnebres de Adélia Reis, 82 anos, para o dia seguinte. Foi quando o agente funerário quis a obter a certidão de óbito junto do hospital, se percebeu que a falecida, afinal, era outra senhora internada no quarto ao lado na cirurgia geral.» [DN]

Parecer:

Acontece.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

SONFAGEM PARA AS PRESIDENCIAIS

«A meio ano do fim da corrida para o Palácio de Belém, Cavaco Silva e Manuel Alegre encontram-se na mesma posição em que terminaram a disputa eleitoral de Janeiro de 2006.

De acordo com a sondagem da Universidade Católica para DN, JN, RTP e Antena 1, metade dos portugueses diz que Cavaco parece ser o melhor para ocupar o cargo de Presidente e 19% julgam que Alegre é o homem indicado para o lugar de Chefe do Estado.

Os resultados das respostas à pergunta sobre quem é o melhor presidente (diferente da intenção de voto) são praticamente iguais àqueles obtidos por Cavaco e Alegre nas últimas presidenciais: o actual presidente foi eleito à primeira volta com 50,59% dos votos, o poeta ficou-se pelos 20,72%.» [DN]

Parecer:

A crer nestas sondagem o apoio do PS de nada valerá a Alegre o que significa que o problema é mesmo o candidato

Despacho do Director-Geral do. Palheiro: «Informe-se Manuel Alegre.»

CMVM TRAMA A TELEFÓNICA

«A CMVM considera imputáveis à Telefónica os votos associados à posição de 8% da PT que a operadora espanhola vendeu na semana passada e que estão no centro de uma acesa polémica.

Esta decisão deverá levar à exclusão destes votos da assembleia-geral da PT que terá lugar na quarta-feira, para decidir a venda da Vivo à Telefónica, por 6,5 mil milhões de euros.» [DE]

Parecer:

Bem feito, este truque da Telefónica não era aceitável.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à Telefónica que se deixe de golpes baixos e puxe os cordões à bolsa.»

CAVACO PROMULGA AUMENTOS DOS IMPOSTOS

«O Presidente da República já promulgou os diplomas que vão motivar um aumento generalizado dos impostos. Ainda assim, algumas normas terão de passar no crivo do Tribunal Constitucional.

Numa nota publicada no ‘site' da Presidência lê-se que tendo "em consideração a declarada urgência do Governo" e a "necessidade de contrariar a turbulência que tem afectado o mercado de da dívida pública portuguesa", Cavaco Silva decidiu aprovar "um conjunto de medidas adicionais de consolidação orçamental que visam reforçar e acelerar a redução do défice excessivo e o controlo do crescimento da dívida pública previstos no PEC".» [DE]

Parecer:

A dois dias da sua entrada em vigor...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco quais as conclusões dos pareceres sobre a constitucionalidade dos aumentos dos impostos que incomodou e quanto pagou por esses mesmos estudos.»

BANCA PORTUGUESA EM DIFICULDADES

«A banca portuguesa não tem liquidez, não tem onde ir buscar capital e vai ter cada vez mais dificuldade em conceder crédito. E o aviso é sério: se a banca nacional tiver de reforçar os capitais próprios, o quadro do sector e da economia portuguesa será negro.

O alerta foi feito em Bruxelas pelos líderes dos maiores bancos. Faria de Oliveira (CGD), Santos Ferreira (BCP), Ricardo Salgado (BES) e Fernando Ulrich (BPI) e o presidente da APB (Associação Portuguesa de Bancos), António de Sousa, estiveram reunidos há 15 dias com o comissário para o Mercado Interno, Michel Barnier, manifestando-se contra as novas regras de Basileia III e as alterações à CRD (directiva sobre capitais de instituições financeiras). Em causa estão as regras propostas para evitar nova crise, que vão obrigar as instituições a elevar capitais e a assegurar maior liquidez. Estas, a avançarem, vão asfixiar ainda mais o acesso português ao dinheiro.» [i]

Parecer:

Há dois anos enriquecia com lucros fáceis obtidos no crédito ao consumo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

JORNALISTAS DO "24 HORAS" NO DESEMPREGO

«O grupo Controlinveste vai avançar com um despedimento colectivo depois da decisão de encerrar o "24 Horas" e o gratuito "Global Notícias". A decisão da administração da Controlinveste foi hoje comunicada aos trabalhadores.

O "24 Horas", que conta com cerca de 50 jornalistas e gráficos, sairá quarta-feira, pela última vez, para as bancas, sendo que apenas dezena e meia desses quadros serão integrados em outras publicações do grupo, entre as quais o "Diário de Notícias".» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Desta vez são os jornalistas a serem notícia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

SVETLANA ABZALOVA

CRUZ VERMELHA MEXICANA