quinta-feira, junho 03, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Cegonha-branca [Ciconia ciconia] na Ria de Faro

JUMENTO DO DIA

Pedro Passos Coelho, líder do PSD

Combinar medidas de austeridade com o governo e depois na hora da votação abster-se no parlamento é cobardia política.

É bom recordar que pouco antes da crise grega o PSD aliou-se à extrema-esquerda para aprovar decisões que aumentaram a despesa pública, designadamente, a suspensão do código contributivo e a alteração da lei das finanças regionais. Agora que Portugal precisa de evitar as consequências de uma crise externa o líder do PSD decide as medidas, pede desculpa aos portugueses e depois abstém-se como se a sua implementação lhe fosse indiferente.

A COMISSÃO DE TRABALAHADORES DA PT ESTÁ CONTRA A VENDA DA VIVO

Pois, é uma pena que não estejamos em Cuba.

UM VÍDEO PARA A HISTÓRIA DE PORTUGAL

Quando vi a televisão passar estas imagens senti um misto de dó por aquele uqe é Presidente da República e de tristeza por ver o futuro do país passar por Cavaco Silva, nem que seja só por mais um ano.

Vale a pena ver este vídeo que encontrei graças ao Câmara Corporativa, ajuda muito a perceber o tempo que vivemos.

FEIJÃO-FRADINHO ALINHA CONNOSCO

«O feijão-fradinho acompanha muita coisa mas vai-lhe bem é o pastel de bacalhau. Com os Camarões, ontem, foi a primeira vez que vi. O feijão-fradinho tem aparência humilde, daí o nome, que lhe vem do hábito monacal, castanho, mas tem um olhinho vivo, lá no meio. O mundo é o seu palco natural, nasceu na Índia, connosco chegou à Europa e foram os judeus sefarditas portugueses que o introduziram nos Estados Unidos. A Guerra Civil espalhou-o pelo país, onde é conhecido como black-eyed pea, o feijão de olho preto. Eu tenho cá um feeling que foi essa viagem histórica que acabou por juntar os Black Eyed Peas à nossa selecção. Para já, foi a melhor coisinha de Carlos Queiroz até agora, pôr a banda a apoiar, ou vice-versa, a equipa portuguesa. Identificarmo-nos com uma banda com um negro, uma branca cheia de curvas, um filipino e um rapper mexicano fica-nos bem no Mundial do país do arco-íris. O chefe da banda, will.i.am, assim em minúsculas, é um maiúsculo homem de marketing. Se apostou em nós, é prometedor. Em 2008, pegou num discurso de Obama, fez umas misturas e o Yes, We Can tornou-se um estrondoso êxito. Facturou ele (money) e o candidato (votos). Tomara que os Black Eyed Peas se fartem de ganhar connosco na África do Sul. Tenho é um receio : o feijão-fradinho come-se frio. É o tipo de futebol que não aprecio.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ORÁCULOS E OUTRAS FERRAMENTAS DE ANÁLISE ECONÓMICA

«Dois cães passeiam na Feira do Relógio. Um deles surpreende-se: "Olha, um osso!" O outro encolhe os ombros e passa adiante: "Não pode ser: se lá estivesse, já alguém o teria encontrado." Este segundo cão é um economista; ofereço-me para ser o primeiro, em representação de todo o bom senso que há no mundo.

A hipótese dos mercados eficientes sustenta, na sua versão extrema, que toda a informação relevante para a valorização de um título financeiro se encontra já incorporada no seu preço, de modo que é impossível saber-se mais do que aquilo que ele nos diz. Se alguém julga vislumbrar um osso - ou seja, uma oportunidade de investimento lucrativo por descobrir -, isso não passa de uma ilusão.

Esta opinião é mais popular do que possa parecer. Quando tantos opinaram, a propósito da especulação contra as dívidas soberanas dos países da periferia europeia, que é inútil argumentar contra o mercado, querem com isso significar que ele está certo por definição, dada a sua imbatível capacidade para processar correcta e instantaneamente toda a informação relevante. Nada do que se possa dizer acrescentará algo a esse juízo perfeito e definitivo. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por João Pinto e Castro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

"MILHAS" DAS VIAGENS DOS DEPUTADOS REVERTEM PARA O PARLAMENTO

«Segundo a porta voz da conferência de líderes, a deputada socialista Celeste Correia, a proposta do presidente da AR, Jaime Gama, foi apresentada hoje aos grupos parlamentares que não se opuseram a esta alteração.

Em Novembro do ano passado, e também por proposta de Jaime Gama, o Parlamento já tinha introduzido alterações às regras existentes, acabando com a possibilidade dos deputados e funcionários da AR fazerem desdobramentos de bilhetes de avião (trocar um bilhete de classe executiva por dois de turística e fazerem-se assim acompanhar por outra pessoa nas viagens de serviço) e acumularem créditos de milhas.» [DN]

Parecer:

É de estranhar que alguma vez elas tenham servido para viagens dos deputados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a alargue-se a medida a toda a Administração Pública.»

PS REAGE COM SILÊNCIO ÀS CRÍTICAS DE SOARES AO APOIO A ALEGRE

«O PS deixou Mário Soares a criticar sozinho. No dia em que ouviram o antigo presidente chamar "erro grave" à decisão de apoiar Manuel Alegre na corrida a Belém, os socialistas - opositores e apoiantes do poeta - uniram-se no silêncio e fugiram à polémica para não abrir mais as feridas internas.

Soares escreveu num artigo de opinião no DN que a decisão de José Sócrates de apoiar a candidatura de Alegre pode ser "fatal" para o futuro político do partido. O fundador do PS invocou razões "exclusivamente políticas". Mas muitos socialistas viram nessas palavras um eco da corrida de 2006 - quando Alegre e Soares se defrontaram nas urnas - que fez azedar a relação entre os velhos companheiros de resistência à ditadura.» [DN]

Parecer:

Pois, por enquanto José Sócrates é o dono dos tachos. No dia em que o PS deixar de ser governo vamos ver muita gente dar razão a Mário Soares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se.»

FORBES: EDP É UMA DAS MELHORES EMPRESAS DE ENERGIA

«A EDP foi considerada pela Forbes como uma das melhores empresas do mundo no sector da energia, anunciou a revista americana no seu número especial.

A empresa portuguesa está listada no 'The World's Leading Companies' da Forbes no 'ranking' das cinco melhores empresas do mundo de 'utilities' ao lado da espanhola Iberdrola, da alemã E.On e das francesas EDF e Veolia.

O 'ranking', com base na performance das empresas em termos de crescimento e rácio de dívida/capital, é realizado todos os anos, sendo que a empresa liderada por António Mexia está, pela primeira vez, no 'top five' das empresas de energia.» [i]

Parecer:

Desta vez ninguém comenta, os que tanto falaram e escreveram sobre o ordenado do Mexia ficaram calados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Cavaco Silva.»

AGENTES DA PSP GOSTAM MUITO DE BATER

«A cada quatro dias um cidadão é ferido pela polícia. No ano passado 90 pessoas que se cruzaram com agentes acabaram feridas. Em cinco situações os indivíduos acabaram mesmo por ficar internados. «Consequências» da actividade das autoridades que não levam «praticamente» nenhum polícia ao castigo.

A Direcção Nacional da PSP fez a proposta e o ministro Rui Pereira assinou em baixo. Em 2009, 39 polícias foram demitidos ou reformados compulsivamente por crimes ou infracções disciplinares. Polícias que na maior parte dos casos desviaram dinheiro ou roubaram. Das quase quatro dezenas de casos «praticamente nenhum» está relacionado com violência policial. » [Portugal Diário]

Parecer:

Principalmente em cidadãos comuns porque quando estão em causa criminosos muitos desses agentes optam por dizer que têm "mulher e filhos".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se uma opinião aos sindicatos dos agentes da PSP.»

SANTANA LOPES NÃO VOTARÁ EM CAVACO SILVA

«Pedro Santana Lopes assegura que não vai votar em Cavaco Silva nas próximas eleições presidenciais. Em entrevista à TVI, esta terça-feira à noite, o antigo primeiro-ministro disse que o Presidente «danificou os laços» e «nalguns casos de forma irreversível» com o eleitorado de direita, ao promulgar a lei sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

«Estava inclinado na votação em Cavaco Silva para esta reeleição. Reabri para mim próprio este dossier e disse: "Eu não posso votar num Presidente que promulga uma lei como esta e não toma uma atitude"», confessou. » [Portugal Diário]

Parecer:

Estamos quites, eu não voto em Manuel Alegre.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento à boa moeda.»

ALENA VLADYKO

WWF