FOTO JUMENTO
Arrábida
PORTUGAL VISTO PELOS VISITANTES D'O JUMENTO
Um bom exemplo: "nas paredes exteriores use cores tradicionais" (fotografia de A. Cabral)
JUMENTO DO DIA
Carlos Rodrigues Lima, jornalista
Ao escrever que a PT parecia um queijo suíço por haver tanta gente a saber do negócio entre aquela empresa e a Media Capital porque para além de 4 dirigentes da empresa de telecomunicações haverem mais dez pessoas a saber do negócio, o jornalista está a partir do princípio de que a PT ia comprar a TVI sem a dona desta saber.
Como diria Sócrates são necessários dois para fazer o tango e se a PT estava a negociar a compra da TVI ninguém acredita que nesta estação de televisão, para além da Media Capital, ninguém saber do negócio. O jornalista incorre no erro dos que tentaram envolver Sócrates no negócio, parte do princípio de que era à PT que interessavam as fugas de informação e que entre os altos responsáveis da TVI não havia ninguém interessado em promover fugas de informação.
Será ingenuidade?
«O presidente executivo da PT, Zeinal Bava, jurou no Parlamento que só quatro pessoas sabiam do negócio da compra da TVI, até porque a empresa estava obrigada a cumprir as regras da Bolsa de Nova Iorque e de Lisboa.
O grupo restrito era constituído pelo próprio Zeinal, o ex-administrador Rui Pedro Soares, Luís Pacheco e Melo, administrador da PT, e Henrique Granadeiro, chairman da empresa. Mas, uma análise às escutas telefónicas - que foram publicadas nos jornais - mostra que, afinal, a PT é uma empresa com mais buracos do que um queijo suíço: pelo menos, 14 pessoas estavam, informalmente, a par do negócio. » [DN]
O PENSAMENTO DO DIA
«A preocupação do PSD é "encontrar mecanismos que sejam extraordinários também, adequados a esta conjuntura difícil, que permitam que aqueles que estão desempregados ou à procura do primeiro emprego tenham uma circunstância mais favorável do ponto de vista contratual para poderem ter uma situação de emprego e que as empresas, aquelas que podem oferecer trabalho, tenham também mecanismos mais flexíveis durante este período extraordinariamente difícil, de modo a dar um contributo líquido para a criação de emprego»
Alguém me explica o que Pedro Passos Coelho quer dizer com isto? Bem, parece-me que a melhor forma de dar emprego aos desempregados é facilitar o despedimento dos que estão empregados?.
DIREITO POR LINHAS TORTAS
«Vivemos estes dias um dos fenómenos mediáticos mais inesperados, atrevidos e provocadores da nossa era. Terminou na passada sexta-feira, festa do Sagrado Coração de Jesus, o ano sacerdotal iniciado pelo Papa Bento XVI a 19 de Julho de 2009. Isto, que parecia pacífico, mostrou-se revolucionário.» [DN]
Parecer:
Um dos fenómenos mediáticos mais inesperados, atrevidos e provocadores diz João César das Neves.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se o merecido sorriso amarelado.»
COM NÚMEROS ME ENGANAS
«Em toda a sua página 3, o jornal The Independent contou-nos ontem uma desgraça. Os tablóides ingleses reservam aquela página para uma pin-up e o Independent, que é sério, decidiu também ser brejeiro mas com classe. Com uma infografia, mostrou-nos o Mundial 2010, com as equipas tal como estão distribuídas pelos 8 grupos (de A a H), jogando para o Mundial da ruína: vence a selecção com maior défice! Ganhando os seus grupos (C e B) e cruzando-se (como recomendam as leis da FIFA) com os maiores défices (reconhecidos pelo Banco Mundial) a Inglaterra e a Grécia chegam à final. E a Grécia (13,6%) é a campeã. Fosse esse um campeonato simpático, haveria razões para sairmos à rua com vuvuzelas: Portugal atinge a semifinal, onde é eliminado pela Inglaterra (na outra semifinal os gregos eliminam os espanhóis). Mas, claro, nesta taça da FIFA (certamente patrocinada pela Moody's, agência de rating) não é bom ter classificação alta. Resta-nos o consolo de tudo não passar de uma infografia que mente mais do que mil palavras. Senão, vejam: no grupo E, o maior défice é do Japão e, em último lugar (portanto, feliz e contente), os Camarões... No grupo (G), o maior défice é de Portugal, e a felizarda é a Coreia do Norte, a menos deficitária... Com todo o respeito pelas páginas 3 inglesas, não há ruína à vista que me faça emigrar para Pyongyang.» [DN]
Parecer:
Por Ferreira Fernandes.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»
O 'WHISKY' ESCOCÊS AFOGA A CRISE
«A Escócia é boa a exportar líquidos, mas, se a crise fez cair a procura de petróleo, já o whisky atingiu vendas recordes em 2009. Muita gente terá pensado que nada melhor para afogar a crise que essa "água da vida" em que os escoceses são mestres, mesmo que irlandeses e americanos se esforcem por concorrer com os Jameson e os Jack Daniel's. O volume de scotch exportado cresceu 4% para atingir 3,3 mil milhões de libras (quatro mil milhões de euros).
As pequenas destilarias beneficiam deste aumento da procura global, mas as multinacionais são as que mais tentam capitalizar. A Diageo, que produz o Johnnie Walker e o J&B, investiu 40 milhões de libras para abrir a sua 28.ª destilaria na Escócia. E a Pernod Ricard, casa-mãe do Glenlivet, expandiu a capacidade de produção da sua principal destilaria em 75% graças a um investimento de dez milhões de libras, convidando para a inauguração no início do mês um príncipe Carlos que apareceu de kilt. Pelos vistos, os escoceses já perdoaram o elogio há dois anos a um "soberbo" whisky galês, que até se compreende, pois afinal o herdeiro do trono britânico é príncipe de Gales.» [DN]
Parecer:
Por Leonídio Paulo Ferreira.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»
FREIRAS PRESAS POR PLANTAREM CANABIS NO CONVENTO
«Duas freiras foram detidas na cidade de Masaka, no Uganda, depois de ter sido descoberto que mantinham uma plantação de canábis no quintal do convento onde moram.
Nanteza e Rita foram levadas para a esquadra da cidade por discutirem com os agentes da polícia, uma vez que alegaram que estes tinham entrado no convento sem autorização prévia.
Uma das freiras disse num primeiro depoimento que a plantação não era para consumo próprio, mas sim para alimentar os animais do convento.» [CM]
FAMÍLIAS CORTA NOS MEDICAMENTOS EM VEZ DE CORTAR NOS TELEMÓVEIS
«Alimentação e medicamentos são os principais alvos de corte nos gastos das famílias portuguesas em crise. Curiosamente, poupa-se menos em bens supérfluos, como telemóveis ou televisão por cabo, tentando manter, pelo menos na aparência, o mesmo estilo de vida, refere a Lusa.
"Na alimentação, as pessoas começam a optar por marcas brancas e deixam de comprar alguns produtos mais caros", diz a Deco, que foi contactada, nos primeiros cinco meses do ano, por 5500 famílias sobreendividadas. Confrontadas com menos dinheiro, as famílias cortam também nos medicamentos, deixando de adquirir remédios necessários. "Nem substituem os medicamentos. Pura e simplesmente deixam de os comprar", frisa Natália Nunes, responsável da Deco. Já em serviços de telecomunicações e multimedia, as despesas tendem a manter-se. Outro exemplo é a "grande resistência" em vender o automóvel. "Há quase sempre a tentativa de manter o mesmo tipo de vida." As famílias que recorrem à Deco são, em geral, compostas por um casal com um filho, com rendimentos líquidos mensais médios de 1500 euros. A especialista aconselha as famílias a gerir melhor o dinheiro, assumindo uma postura crítica e activa para gastar menos, por exemplo, através da comparação e renegociação de valores com operadores de telecomunicações. » [DN]
Parecer:
Quem percebe este povo?
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
ESTUDANTES ALENTEJANOS SÕ OS QUE MAIS COPIAM
«Os alunos alentejanos são os que mais copiam, de acordo com um estudo realizado em dez universidades portuguesas. No extremo oposto, como os mais bem classificados, surgem os açorianos: metade garante que não usa cábulas nos exames.
Um estudo realizado nas universidades públicas dos cursos de Economia e Gestão, publicado no mês passado no Journal of Academic Ethics, entrevistou 2675 alunos: dois em cada três admitiram copiar.» [DN]
Parecer:
São uns mariolas estes alentejanos...
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
ALGARVE É MAIS CARO DO QUE AS CARAÍBAS
«Fazer férias "cá dentro", como o Presidente da República pediu, pode ajudar a economia nacional, mas em alguns casos sai mais caro ao bolso dos portugueses.
Uma semana de férias no Algarve, o destino de eleição dos portugueses dentro de portas, num hotel de cinco estrelas, custa a um casal mais de 1500 euros em regime de alojamento e pequeno-almoço; mas, por mais 500 euros, um casal pode viajar até às águas quentes da República Dominicana (Punta Cana), México (Riviera Maya) ou Venezuela (ilha Margarita) e passar sete noites (nove dias) num hotel de cinco estrelas, com tudo incluído.» [DN]
Parecer:
Vamos todos de férias para a casa do Cavaco.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva se cede um quarto da sua casa de férias a este humilde Jumento.»
TÍTULO 21
«É uma notícia que vai mexer com as bolsas europeias amanhã: a Moody's baixou a classificação da dívida grega em quatro níveis para ‘junk'.
O ‘rating' passou de ‘A3' para Ba1, categoria que classifica a dívida grega como ‘junk' (lixo), o que também significa que deixará de servir como colateral junto do BCE, agravando (ainda mais) os problemas de liquidez do país. O ‘outlook' é estável, pelo que não se antevê novo ‘downgrade' nos próximos tempos. » [DE]
Parecer:
Recorrendo ao dinheiro da UE e do FMI os gregos não devem estar muito preocupados com as opiniões da Moody's.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se por mais um ataque a Portugal.»
AS 10 DESCULPAS MAIS INVULGARES PARA CHEGAR ATRASADO AO EMPREGO:
«Quando questionados sobre as desculpas mais invulgares para justificar chegadas tardias ao local de trabalho, os empregadores deram as seguintes respostas:
- Houve um assalto ao banco em frente de casa
- Atraso devido às cinzas do vulcão
- Estava preocupado com a colisão iminente de um cometa contra o planeta Terra
- Um cavalo foi contra a frente do carro- O gato ficou entalado na porta
- Houve um incêndio em casa
- O carro foi bloqueado por um veículo roubado e a polícia estava a tirar impressões digitais
- Dificuldades de adaptação às mudanças de clima na transição do Inverno para o Verão
- Alguém lhe roubou a dentadura
- Um funcionário que diz: "saio sempre à mesma hora de casa, às vezes atraso-me, outras vezes não. Não consigo compreender porquê".» [DE]
Parecer:
O último a responder deve ser português.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
CANDIDATURA DE SANTANA É NATURAL, DIZ BAGÃO
«Os católicos descontentes com Cavaco Silva continuam a insistir com o ex-ministro das Finanças do governo PSD/CDS para que se candidate à Presidência. Bagão Félix afirma que não pode "deixar de ficar grato", mas avisa que a insistência não dará quaisquer frutos. "Isso não muda a minha posição. É uma questão que não ponho sequer a mim próprio. Nem sou candidato nem candidato a candidato. Esta questão não se põe. Ponto final, parágrafo", disse ontem ao i António Bagão Félix.
Mas, ao contrário de outros senadores da direita, Bagão Félix encara agora "com naturalidade" a existência de uma segunda candidatura na primeira volta das presidenciais. A de Santana Lopes ou outra. Sobre a eventual candidatura de Santana Lopes, considera-a "uma hipótese teórica", mas vai avisando que "se isso acontecer tem de ser encarado com naturalidade e não como uma heresia". » [i]
Parecer:
Afinal, Santana Lopes tem umas contas a ajustar com Cavaco Silva.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Santana Lopes se não ficou grato com a condecoração ou se foi insuficiente para saldar a dívida.»
ISTO É O PAÍS DAS PROVIDÊNCIAS CAUTELARES
«As câmaras de sete dos concelhos atravessados pelas A41 e A42 decidiram apresentar ainda hoje, segunda-feira, uma providência cautelar no Supremo Tribunal Administrativo contra a aplicação de portagens nas até agora auto-estradas sem custos para o utilizador.
O presidente da Câmara de Penafiel, Alberto Santos, disse à agência Lusa que a decisão foi tomada hoje, segunda-feira, em Lousada, numa reunião em que participaram os presidentes das seis câmaras do Vale do Sousa - Penafiel, Paredes, Lousada, Felgueiras, Castelo de Paiva e Paços de Ferreira -- e da Maia.» [JN]
Parecer:
Com esta mania das providências cautelares o melhor é entregar o governo do país aos magistrados.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reveja-se a lei pondo fim à bandalhice das providências cautelares.»
GOVERNO AVALIA AS SCUT
«Em conferência de imprensa, o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, afirmou que o Governo vai iniciar estudos para avaliar a criação de portagens nas SCUT do Algarve (gerida pelos espanhóis da Ferrovial), da Beira Litoral e Alta (sob responsabilidade da Mota-Engil), da Beira Interior (a cargo da Soares da Costa) e Interior Norte (sob gestão da Effage e da Sonae).
Reagindo à onda de protestos conta a introdução de portagens nas SCUT Costa da Prata, Norte Litoral e Grande Porto, a partir de 1 de Julho, Paulo Campos disse que esta medida está “há muito anunciada e inscrita em Orçamento de Estado e no Plano de Estabilidade e Crescimento”, não aceitando que os partidos da oposição possam vir a “travar” esta medida em votação no Parlamento.» [Público]
Parecer:
Estas borlas não fazem sentido.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acabe-se de vez com as SCUT.»
ESTADO FINANCIA COLOCAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS NAS MISERICÓRDIAS
«O Governo vai assinar esta terça-feira um acordo com a União das Misericórdias Portuguesas. O protocolo visa a colocação dos funcionários públicos em situação de mobilidade nestas instituições. 70% do salário destas pessoas serão pagos pelos cofres públicos.
«Ttrata-se de um protocolo de enquadramento, que visa a dinamização da celebração de protocolos pontuais entre a Empresa de Gestão Partilhada de Recursos da Administração Pública, E.P.E. (GeRAP) e as Misericórdias que sejam IPSS, de forma a permitir que aqueles trabalhadores possam vir a exercer funções nestas instituições, traduzindo uma dupla vantagem: para aquele pessoal, a possibilidade de exercer uma actividade socialmente útil; para as Misericórdias, a possibilidade de dispor de pessoal com qualificações adequadas face às suas necessidades», refere um comunicado do Ministério das Finanças. » [Portugal Diário]
Parecer:
Uma boa ideia.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»
PRESIDENTE DO STJ DEFENDE REGRAS NO CONTROLO DO CRÉDITO
«Noronha Nascimento, presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), defendeu o estabelecimento de “regras inflexíveis de concessão de crédito ao consumo para que o lobo não continue a comer o Zé Povinho”, na tomada de posse do presidente e vice-presidente do Tribunal da Relação do Porto, desembargadores Sousa Lameira e António Gama, respectivamente.» [Público]
Parecer:
A proposta faz sentido.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a proposta.»
Um anónimo professor da Católica que em vez de dar a volta ao mundo em bicicleta decidiu dar a volta aos partidos portugueses substituindo as rodas por um carrocel ideológico descobriu uma forma singela de subir na vida, pôs-se a "vender" os mails trocados com pessoas que confiaram nele porque alguém o recomendou, aproveitando a vaga de vingança gerada pela derrota dos cavaquistas nas eleições legislativas.
Como neste país ingovernável a lei de Roma nunca se conseguiu implantar é costume nacional remunerar os traidores, pelo que o tal anónimo que mesmo usando desse sapatos para matar baratas não conseguia ver longe mesmo em bicos de pés foi promovido a colunista de jornais ressabiados. Mas a fama durou pouco e o nosso professor voltou a vasculhar nos mais e dedica-se agora a denunciar bloggers mais ou menos anónimos.
Só que alguém se esqueceu de lhe dizer que já não existe PIDE e o seu voluntarismo é inglório. O melhor é responder-lhe com humor, como fez João Villalobos no "Albergue Espanhol":
«Tenho que confessar que uma das poucas coisas divertidas que ainda encontro são textos como este do Carlos Castro da blogocoisa. O Santos. Dizia-se do Castro - o Carlos - que tinha um dossiê sobre todo o quem é quem do País, comprova-se a cada dia que Santos - o Carlos - tem uma coisa parecida que já deve ir para os balúrdios de gigas em pastas no seu computador (e eventualmente em backups guardados num banco suíço, não vá o Diabo ou um Abrantes tecê-las).
Pelo sim pelo não, recomendo para memória futura aos mais temeratos ou suicidários que venham a - vá lá - colaborar com o Carlos Santos que o façam assinar previamente um protocolozinho de confidencialidade com cláusulas leoninas. Se quiserem tenho um template porreiro. »
Enfim, cada aquário tem os seus limpa-fundos, os peixinhos feiotes mas indispensáveis porque ajuda a manter o ambiente limpo alimentando-se da merda dos outros.
THE AFROPOLITAN