domingo, junho 27, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Castro Marim

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Depois de ter surpreendido Portugal e o mundo com a sua capacidade de adivinhação Cavaco Silva, o pré-candidato que ainda não sabe se vai ser ou ter saúde para ser candidato a Presidente da República, está a preparar-se para mais um golpe de magia. Desta vez não vai prever nenhuma crise financeira, que o país irá chegar a uma situação insustentável ou mesmo a taxa de juro do BCE, está a preparar um golpe de magia em grande.

Mas Cavaco sabe que nestas coisas da magia é ainda um amador, é isso que explica que tenha perdido dinheiro nas suas aplicações financeiras, ou que tenha metido as poupanças, dele e da filha, nas mãos de Oliveira e Costa ou ainda que tenha descconfiado de escutas e acabado por comprar um anti-vírus para o seu Magalhães.

Dizem os seus assessores eleitorais que Cavaco se prepara para parar o país no momento da apresentação da sua candidatura a mais um mandato de uma presidência monótona, incompetentes e conspirativa, nesse dia ele vai adivinhar os números dos Euromilhões que serão sorteados na sexta-feira seguinte. É por isso que a apresentação da candidatura será agendada para uma sexta-feira dia 13.

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Cavaco Silva diz que quem quiser saber a "verdade" que vá ao site da PR porque lá está tudo. Vou já lá ver se estão os dados do negócio com acções da SLN e se discrimina os seus investimentos em acções que, de acordo com as suas próprias declarações, deram prejuízo.

«O Presidente da República remeteu, mais uma vez, a verdade daquilo que diz para documentos. Depois de recomendar um livro, Cavaco Silva disse agora que a verdade está nosite da Presidência da República, na internet.

"Quem quiser conhecer a verdade, repito a verdade, insisto a verdade, sobre o que diz e faz o Presidente da República basta ir à página da Internet da Presidência da República. Lá está a verdade", sublinhou o Presidente da República, quando questionado sobre se teria sido mal interpretado.» [i]

O PESSIMISMO DE CAVACO

É a primeira vez que vejo um político com responsabilidades promover o pessimismo e prejudicando premeditadamente a imagem do seu país, ainda por cima tratando-se de um professor de economia que sabe muito bem que o pessimismo é um dos piores inimigos do crescimento económico. O que pensarão os investidores, nacionais ou estrangeiros, de um país que tem um país que não se cansa de dizer que está numa situação económica insustentável? O que farão os consumidores portugueses perante os receios promovidos por tais declarações?

Cavaco não está senil, tem umas intervenções desconexas, trem de uma mão que nem varas verdes, está velho e dá sinais crescentes de envelhecimento acelerado, mas não se tem conhecimento de que sofra de qualquer doença que lhe diminua as capacidades. Sendo assim só se pode concluir que Cavaco pretende mesmo prejudicar o país e isso só se entende porque se quer apresentar como candidato providencial nas eleições presidenciais.

O país está a pagar caro pela ambição pessoal de Cavaco Silva, já suportou aquele que será o mandando mais pobre de um Presidente, só equiparável a Américo Tomaz, está a sofrer com as consequências do modelo económico montado por Cavaco quando foi primeiro-ministro e, se os portugueses se deixarem levar pelas manobras de Cavaco Silva arrisca-se a mais cinco anos de um mandato presidencial de um homem que não parece estar à altura do cargo que desempenha.

ILHAS CERCADAS DE DÍVIDAS GREGAS

«Foi há meses proposta de um político alemão: se a Grécia estava tão endividada, que vendesse as ilhas! Supôs-se ser piada pesada. Ou, até, mudança da tradicional estratégia germânica de conquista do espaço vital: o que ontem era com panzers, hoje podia ser com o Bundesbank. Mas, ontem, o jornal britânico The Guardian dizia que o Governo grego está mesmo a vender parcelas de suas ilhas famosas, de Míconos a Rodes, e também ilhas desertas. Na Grécia pode faltar muita coisa, pelos vistos, euros também, mas uma tem que baste e não estou a falar de manifestações: há 227 ilhas, sem habitantes, só rocha e areia, portanto bens transaccionáveis a que o Direito chama propriedades. Então, é possível comprar uma ilha grega, tal como há muito os britânicos compravam villas na Côte d'Azur francesa e os holandeses, hoje, montes alentejanos. Uma ilha no fundo não é mais do que isso, monte ou villa, cercado de água por todos os lados. Com preços entre os dois milhões e os 15 milhões, naturalmente que houve um upgrade na condição dos compradores. A maioria seriam russos e chineses, ambos com uma fome de anteontem em tornarem-se capitalistas. O Governo grego negou o Guardian, sentindo-se ultrajado pela hipótese de vender ou alugar as suas ilhas. Como se isso fosse grave: ainda ontem, na primeira parte, o Brasil alugou o seu meio-campo, e nós nem lhe tocámos. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O GOVERNO DEIXA CAIR A REVISÃO DA ZONA FRANCA DA MADEIRA

«Era um pedido expresso do governo regional, mas Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, deixou cair a pretensão. O Governo desistiu da revisão das regras do off-shore da Madeira, que estava em curso com a Comissão Europeia. Alberto João Jardim não comenta. Mas agora é a concessionária da zona franca (que o Governo madeirense detém em 20%) que protesta... no tom de Jardim.

"Com a entrada em vigor do novo regimento tributário [para os offshores], em 2012, o CINM perderá competitividade face às suas praças europeias com as quais compete mais directamente como Holanda, Luxemburgo e Malta", disse ao DN Francisco Costa, presidente da SDM, concessionária da zona franca.

As negociações iniciaram-se no ano passado, tendo Bruxelas pedido esclarecimentos adicionais. No passado dia 4 de Junho, a Comissão decidiu "retirar" a notificação de Portugal, por não ter recebido as informações solicitadas no último prazo fixado (26 de Maio de 2010). Para a SDM, esta prática foi "deliberada" constituindo-se uma "gravíssima ruptura entre a República e a Região na condução de processos negociais com a Comissão Europeia". » [DN]

Parecer:

Ou se tem ou não se tem a zona franca, o que não convém nada ao país é ter uma zona franca falida.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicitem-se explicações ao ministro das Finanças.»

JARDIM QUER LIVRAR-SE DO MINISTRO DAS FINANÇAS

«O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, defendeu este sábado que seria útil para o país que José Sócrates fizesse uma remodelação do Governo da República e substituísse o ministro das Finanças.

"Acho que era útil para o país, o primeiro-ministro substituir este ministro das Finanças", disse o líder madeirense à margem da reunião do conselho regional do PSD-M que decorreu no Funchal, citado pela rádio TSF.

Jardim criticava o alegado "boicote" feito por Teixeira dos Santos ao Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), numa altura em que o PSD-M considera ser necessário celeridade nas negociações com a Comissão Europeia sobre os benefícios fiscais para a praça financeira madeirense.» [DE]

Parecer:

Desta vez até concordo com o Alberto, só não é aceitável a substituição de um ministro a pedido do governo regional da Madeira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recuse-se mas pense-se numa remodelação.»

BISPO DAS FORÇAS ARMADAS ACEITA UNIÕES GAYS

«O bispo das Forças Armadas não vê nenhum mal na homossexualidade e sublinha que a Igreja Católica tem mesmo de «entender» o amor de um homem por um homem ou de uma mulher por uma mulher.

«Para mim, independentemente do conteúdo - eu não concordo com a noção de casamento -, concordo e aceito um homem que viva com um homem e uma mulher que viva com uma mulher», afirmou, em entrevista ao jornal «i». » [Portugal Diário]

Parecer:

A Igreja Católica portuguesa está cinquenta anos à frente do Vaticano.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

HALFWAY IN - 2010 WORLD CUP [Link]

DIRK JUERGENSEN

WWF