quarta-feira, junho 02, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flor da Quinta das Conchas, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Francisco Louçã

Como era de esperar Francisco Louçã esperou pelo apoio do PS a Alegre para se armar em patrão do candidato, algo que não é nada de novo para os portugueses. Quer Alegre queira quer não queira a sua candidatura é a candidatura da extrema-esquerda, essa é a vontade de Louçã, esse é o preço que Alegre terá se pagar por se ter deixado usar pelo BE. O líder da extrema-esquerda está muito pouco preocupado em saber se Alegre ganha ou perde, apenas quer os louros da campanha do candidato agora apoiado pelo partido que tanto atacou.

«O líder do BE, Francisco Louçã, afirmou hoje que a candidatura de Manuel Alegre é independente dos partidos e “responde à desigualdade” e “combate o abismo económico” do país, garantido que estará “mobilizado” nas iniciativas de campanha.» [Público]

SOBRE A CONVERSA FIADA DE ONTEM

«Ponto - Os barcos iam com ajuda humanitária. Contraponto - Iam? Diziam isso, mas era preciso controlar: por aquelas bandas quantas vezes as ambulâncias transportam granadas? Ponto - Os barcos navegavam em águas internacionais. Contraponto - Mas, por aqueles lados, isso é relativo: das águas internacionais passa-se para as de Gaza, também interditas a abordagem, e lá iam as prováveis armas para o inimigo. Ponto - Dos barcos não dispararam. Contraponto - Pois não, mas os militares que foram controlar um dos navios foram atacados à navalha e à paulada. Ponto - E não é legítimo que se defendam, como os pescadores assaltados por piratas somalis? Contraponto - Justamente, o que se queria era fazer com que armas não chegassem aos "piratas somalis" lá do sítio. Ponto - A verdade é que os mortos são todos do nosso lado. Contraponto - A verdade é que os nossos só dispararam depois de terem sido agredidos... E assim por diante, ontem argumentou-se dos pontos aos contrapontos. Quem não quer dar-se conta do essencial pôde convencer-se com um argumento e desconvencer-se com o contra-argumento seguinte. Mas o melhor, mesmo, era darmo-nos conta do essencial. Que é: ali está-se em guerra. De um lado, Israel. Do outro, quem quer (sabendo, ou não, que quer) que Israel desapareça. Dar conta dessa guerra poupa-nos conversas baratas. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ALERTAS À EUROPA

«5. Manuel Alegre declarou- -se candidato à Presidência por decisão própria e sem consultar o PS. O Bloco de Esquerda, logo a seguir, resolveu, pela boca do seu líder, apoiá-lo. Ao contrário do PCP, que, desde logo, deu a entender ter um candidato próprio. O PS ficou silencioso mas, a pouco e pouco, tornou-se claro que uma parte dos seus militantes e dos seus eleitores habituais não apoiavam Alegre. Eu fui um deles. Por razões exclusivamente políticas.

O secretário-geral do partido e primeiro-ministro entendeu que era cedo para decidir. Perante as dificuldades com que está confrontado e tantos opositores que o querem destruir, em lume brando, compreende-se. As eleições presidenciais serão daqui a seis meses e o actual Presidente não decidiu ainda, oficialmente, recandidatar-se.

No domingo passado, o secretário-geral do PS decidiu apoiar a candidatura Alegre, ao que disse porque é progressista, deixando ao candidato a liberdade de fazer a campanha.

No actual contexto político-partidário, julgo que Sócrates cometeu um erro grave, que porventura mesmo lhe poderá ser fatal e ao PS. Como socialista, e pensando como sempre e só pela minha cabeça, entendo ter a obrigação de dar a conhecer de novo aos meus camaradas e ao secretário-geral aquilo que penso.» [DN]

Parecer:

Por Mário Soares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UM APOIO BIPOLAR

«A divisão do PS na escolha do candidato presidencial não é a excepção, é a regra.

Foi assim quando Soares, então secretário-geral, reservou uma posição pessoal, não apoiando Eanes; depois, o espaço político socialista dividiu-se no apoio a três candidatos (Soares, Zenha e Pintasilgo); mais tarde, em 1995, Sampaio avançou sozinho, criando desconforto à direcção do PS (que apostava em Fernando Gomes) e a Soares (que chegou a tentar uma candidatura de Rui Alarcão); as últimas eleições estão ainda bem presentes: Soares e Alegre disputaram o mesmo espaço, numa reedição da competição fratricida Soares/Zenha.» [DE]

Parecer:

Por Pedro Adão e Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS UMA VÍTIMA NA COSTA DA CAPARICA

«De acordo com a mesma fonte, o alerta foi recebido pelas 16h00, mas ainda não existem muitos detalhes até porque, "provavelmente", o jovem encontrava-se sozinho na praia.

"A única coisa que sabemos é que desapareceu alguém na água", referiu a mesma fonte. Contactada pela Lusa, fonte do Instituto de Socorros a Náufragos disse que os meios de salvamento estão já no local.» [CM]

Parecer:

Os portugueses insistem em suicidar-se" nas praias, arriscam mesmo com temperaturas baixas da água, que provoca hipotermia em pouco tempo, nadando mal e desconhecendo o comportamento do mar. E desta vez não se pode falar de falta de alertas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

GOVERNO VAI ENCERRAR ESCOLAS COM POUCOS ALUNOS

«A ministra da Educação afirmou hoje que no final do processo de reorganização da rede escolar mais de 900 escolas básicas com menos de 21 alunos poderão encerrar, abrangendo um universo máximo de 15 mil crianças. 500 estabelecimentos de ensino encerram já este ano.

"No final do processo [de reorganização] da rede escolar, deverão estar cerca de 900 escolas encerradas, mas este universo só corresponde a 3,5 por cento das crianças que frequentam o primeiro ciclo", declarou Isabel Alçada, em conferência de imprensa.

Falando no final do Conselho de Ministros, que aprovou a resolução para o encerramento das escolas públicas do primeiro ciclo do ensino básico com menos de 21 alunos, Isabel Alçada defendeu que estão em situação de iminente transferência de estabelecimento de ensino "muito poucas crianças".» [DN]

Parecer:

Se existe diálogo com as autarquias e com os pais o governo faz bem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

A HABITUAL FALTA DE HONESTIDADE DA FENPROF

«Em comunicado, o secretariado nacional da Fenprof entende que as medidas hoje anunciadas servem um único objectivo: "Poupar na educação".

Em causa está a resolução de reordenamento da rede escolar, hoje aprovada em Conselho de Ministros, que define o encerramento das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico com menos de 20 alunos.» [DN]

Parecer:

É preciso ser muito desonesto para achar que uma turma com poucos alunos, um professor e vários anos lectivos tem qualidade de ensino. Para a Fenprof o interesse dos professores está acima do dos alunos e do país.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se a Fenprof à ....»

A TELEFÓNICA AUMENTA A OFERTA

«A operadora espanhola Telefónica aumentou a proposta de compra da participação que a PT detém na Vivo, de 5,7 para 6,5 mil milhões de euros, a cinco dias de terminar a primeira oferta de compra da posição da empresa de telecomunicações móveis brasileira.
A 11 de maio a Telefónica tinha apresentado a primeira oferta, que foi prontamente rejeitada pela administração liderada por Zeinal Bava, que justificou esta posição com o facto do mercado brasileiro ser "estratégico" para a Portugal Telecom e que a perda da Vivo amputaria a empresa na sua estratégia de crescimento internacional.
Os sinais existentes de que poderia haver uma inversão de posição dos accionistas da PT multiplicaram-se nos últimos dias. A começar pelas últimas declarações dos principais accionistas portugueses, bem como de outros fundos de investimento estrangeiros, como a norte-americana Brandes, que deram a entender que poderia haver um acordo caso a Telefónica subisse a parada, ou seja, aumentasse o preço.»
[DN]

Parecer:

Parece que a Telefonica desistiu de comprar a Vivo ao preço da uva mijona.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Se for um bom preço venda-se e com o dinheiro dessa venda compre-se a posição da Telefonica na PT.»

SOARES DIZ QUE SÓCRATES ERROU AO APOIAR ALEGRE

«O antigo presidente da República, em artigo de opinião no DN, ataca a opção do PS de apoiar Manuel Alegre nas presidenciais de 2011. Mário Soares diz: "Como socialista, e pensando como sempre e só pela minha cabeça, entendo ter a obrigação de dizer o que penso." Mas Soares não está sozinho na crítica à solução.» [DN]

Parecer:

É evidente que Alegre não desistirá se perder as presidenciais, o seu ego é grande demais para perceber que é um político fora do seu tempo e vai inventar desculpas para a sua derrota, o mais provável é acusar os militantes que não se empenharam, os mesmos militantes que no passado tiveram de lutar contra os seus ataques ao PS e as manobras de apoio à extrema-esquerda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se razão a Mário Soares.»

COVILHÃ: UMA EQUIPA NA LIGA DE HONRA SEM TREINADORES E SEM JOGADORES

«O Sporting da Covilhã, da Liga de Honra, continua sem treinador, bem como futebolistas, para a próxima época, disse hoje o presidente do clube, José Mendes, à margem da inauguração da nova sede da colectividade.

No final da época, nenhum dos jogadores ficou com vínculo ao clube e o treinador, Nicolau Vaqueiro, também não foi convidado a renovar. Para já, os únicos jogadores confirmados para o arranque da temporada são seis juniores que sobem à equipa principal.» [DN]

Parecer:

Só mesmo em Portugal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

PCP PROPÕE APLICAÇÃO DE IMPOSTOS AOS MAIS RICOS

«Avançam com a criação de um novo imposto sobre as Transacções e Transferências Financeiras (ITTB) com uma taxa de 0,1 % sobre todas as operações realizadas no mercado regulamentado e não regulamentado da Euronext, bem como uma taxa de 20 % quando em causa estejam operações financeiras para paraísos fiscais (offshores).

Bernardino Soares defendeu igualmente uma tributação extraordinária de património, com taxas agravadas para prédios de valor superior a 1,2 milhões de euros. Avançam, ainda, que os bancos e empresas com mais de 50 milhões de lucros paguem uma taxa efectiva de IRC de 25%. Por fim querem acabar com o estatuto de privilégio atribuídos aos PPR, os Planos Poupança Reforma.» [DN]

Parecer:

Concordo com algumas das medidas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Discutam-se as propostas.»

GUATEMALA: CRATERA ENGOLE PRÉDIO DE TRÊS ANDARES

«Um prédio de três andares foi engolido este fim-de-semana pela abertura de uma cratera gigante no centro da capital da Guatemala. As autoridades apontaram de início como causa do sucedido as fortes chuvas provocadas pela tempestade tropical Agatha que assolou todo o país, mas ontem afirmaram que ainda estão a estudar o caso, uma vez que só um estudo mais aprofundado poderá determinar as suas verdadeiras causas. Segundo a Sky News, o desaparecimento do edifício provocou a morte de uma pessoa.» [DN]

VATICANO ENVOLVIDO EM MAIS UM ESCÂNDALO, DESTA VEZ FINANCEIRO

«A justiça italiana está a investigar o banco do Vaticano por suspeita de envolvimento em esquemas de lavagem de dinheiro, avançou hoje o jornal La Repubblica.

O diário adianta que os alvos da investigação são o Instituto das Obras Religiosas (IOR), nome como é conhecido o banco oficial do Vaticano, e dez outros bancos italianos, incluindo grandes instituições como a Intesa San Saolo e a Unicredit.» [i]

Parecer:

Aqueles padrecas são uns malandrecos, apregoam a castidade e foi o que se viu, promovem a humidade e são apanhados com as mãos na massa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela conclusão das investigações.»

BURACO DO BPN SOBE PARA DOIS MILHÕES

«O “buraco” do Banco Português de Negócios subiu para dois mil milhões de euros no final do ano passado, um aumento de 24% face às insuficiências de capital de 1,6 mil milhões registadas em 2008.

Esta subida reflecte, sobretudo, os prejuízos gerados em 2009 (216 milhões) e o aumento da exposição do banco aos fundos de investimento do grupo, o que resultou numa diminuição dos interesse minoritários de 197 milhões para apenas 30 milhões.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Este buraco é a maior obra do cavaquismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao Fernando Lima, talvez ele esteja interessado em fazer passar a mensagem de que foi o Sócrates que promoveu o buraco no BPN.»

NO "IMPRENSA FALSA"

FRED VNOUCEK

O JUMENTO NO MUSEU DO MANCHESTER UNITED