domingo, outubro 10, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Felosa-comum [Phylloscopus collybita]

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Janela de Santiago do Cacém [de A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Diogo Leite Campos, vice-presidente do PSD

Ouvir Diogo Leite Campos dizer que o PSD não se pode pronunciar sobre um orçamento que ainda não se conhece só pode merecer uma gargalhada, este homem pode ter muito jeito para os jeitos fiscais às grandes empresas mas na política não passa de um bronco, parece-se mais a um taberneiro do que a um professor de direito.

Passos Coelho até já disse que o orçamento é mau, quase toda a gente do PSD fala diariamente sobre o mesmo orçamento e agora vem Leite Campos dizer que, afinal, não se pode pronunciar sobre o que não conhece? Estamos perante um partido desorientado sem saber como sair da estratégia suicida em que se meteu.

«Em conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa, Diogo Leite Campos afirmou que "ninguém se pode pronunciar sobre uma coisa que ninguém conhece".

Uma resposta clara ao pedido do ministro Teixeira dos Santos para que o PSD clarifique rapidamente a sua posição face ao Orçamento do Estado.» [DE]

O ORÇAMENTO PASSA, DISSE-ME O "CROUPIER"

«Escrevam aí, porque quero que fique preto no branco: o Orçamento vai passar. Tenho bons contactos, ouvi todas as partes, aquelas que contam, e repito (leiam nos meus lábios): o Orçamento de 2011, discutido a 28 de Outubro de 2010 e votado a 29, vai ser a-p-r-o-v-a- -d-o. Isso digo hoje, e é garantidíssimo. Amanhã, já não sei. Se calhar, posso até jurar: o Orçamento chumba. Tão certo como eu estar aqui. Tornem a ler-me os lábios: c-h-u-m-b-a. Ah, isso aposto o que quiserem!... Olha, encontrei a palavra certa: aposto. Não é bem como no Euromilhões, porque aí é aleatório, só números e estrelas que também são números. O que eu faço com o Orçamento é mais Totobola - deixo-me ser influenciado. Leio A Bola e tendo a pôr "1" para o Benfica que joga em casa. Leio mais O Jogo e ponho "2" quando o FC Porto joga fora. O mesmo com o Orçamento. Se me virem peremptório e sem dúvidas sobre a aprovação do Orçamento é porque almocei com o Luís Bernardo, do Gabinete de Sócrates, ou porque o Lima de Cavaco me soprou um telefonema (é, neste campeonato de Outubro Sócrates e Cavaco alinham na mesma equipa). Se aposto na derrota do Orçamento é porque o Relvas de Passos me mandou um recado. Mas em qualquer dos casos, caro leitor, dou-lhe uma dica: aposte que sou ingénuo e ganha pela certa. Neste Portugal, só um ingénuo pode ter certezas com 20 dias de avanço. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

RECOMEÇAM AS GUERRAS NO PSD

«O deputado do PSD, Pacheco Pereira, manifesta-se convicto que o Governo se demite se os social democratas não viabilizarem o Orçamento do Estado e defende que derrubar o Governo, nesta altura, é o pior para o país.

"Derrubar um Governo neste período crítico em que não pode haver eleições, nesta altura em que o país não tem nenhuma margem de manobra, é o pior que se podia fazer", disse hoje Pacheco Pereira à Agência Lusa, na Figueira da Foz. » [DN]

Parecer:

Começa a ser evidente a dissidência cavaquista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

AFINAL, O PSD JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA NEGOCIAR

«O vice-presidente do PSD Diogo Leite Campos afirmou hoje que o partido está "totalmente aberto à negociação" com o Governo quanto ao Orçamento para 2011, mas sublinhou que apenas está disposto a viabilizar um "orçamento razoável".

"Sinceramente não espero um orçamento bom, porque este governo nunca o fez, mas um razoável. Foi por isso que o PSD pôs a fasquia muito baixa ao dizer que se não houver aumento fiscal e corte nas despesas, acabou [o impasse]", sublinhou à Lusa Diogo Leite Campos.» [DN]

Parecer:

O problema é que não podemos confiar muito no que diz este cota da direcção do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se foi ele que mandou o seu vice dar o recado.»

RIBEIRO E CASTRO NÃO SE CANDIDATA

«O deputado do CDS-PP Ribeiro e Castro justificou hoje a decisão de não avançar com uma candidatura a Belém com a ausência da "mobilização necessária", considerando que Cavaco é quem tem melhores condições.

"Constatei a ausência de condições para esse efeito, para uma candidatura que tivesse utilidade política no quadro muito difícil que a sociedade portuguesa vive", afirmou o deputado CDS-PP e antigo líder democrata cristão, numa entrevista à Lusa.» [DN]

Parecer:

Não se candidata por falta de crentes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se o competente sorriso de comiseração.»

220.000 EUROS PARA A DGCI COMEMORAR UM ANIVERSÁRIO

«Mais de 220 mil euros foi quanto a Direcção-Geral das Contribuições e Impostos (DGCI) gastou nas comemorações dos seus 160 anos. Estas despesas - que datam de Novembro de 2009 - incluem os gastos do jantar pago a todos os directores das Finanças, mas não contemplam as despesas de pernoita de cerca de 900 pessoas que se deslocaram a Lisboa para assistir às comemorações, o que ainda poderá adensar mais o valor.

Confirmados pelo DN estão mais de 220 mil euros, que constam dos contratos no site governamental Base, onde se acumulam despesas públicas avultadas que vão desde jantares a arranjos florais.» [DN]

Parecer:

Mais valia terem dado 1000 euros a cada director de finanças para irem ao Elefante Branco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Demitam-se os responsáveis por tal desbunda.»

COM JUROS A 7% VAMOS AO FMI

«Em entrevista ao “Expresso”, o ministro das Finanças diz estar “convencido de que este pacote responde “ às incertezas e intranquilidade que se apoderou dos mercados internacionais.

E questionado sobre qual o limiar de taxa de juro que pode levar a que Portugal recorra ao Fundo Monetário Internacional (FMI), Teixeira dos Santos recusa dar um “um número certinho à décima, mas com taxas de juro que se aproximem dos 7% entramos num terreno onde essa alternativa começa a colocar-se”.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

É o preço a pagar pela imaturidade, oportunismo e irresponsabilidade de Pedro Passos Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recorra-se ao FMI.»

CAVACO MANDA RECADO A PASSOS COELHO

«"Devemos ter presente que o essencial não está na luta dos políticos, mas na vida concreta das pessoas", referiu Cavaco Silva, que falava em Valença do Minho, no decorrer de uma visita integrada nas comemorações locais dos 100 anos da República.

Apelou a todos os agentes políticos para terem sempre presentes os "ensinamentos" da 1.ª República, que "falhou ao fim de tão poucos anos". » [Jornal de Negócios]

Parecer:

É óbvio que quando diz que "o essencial não está na luta dos políticos" só se pode estar a referir ao político para quem um ponto nas sondagens valem bem dois pontos nas taxas de juro da dívida soberana.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se o recado para Massamá.»

SÓCRATES É UM DOS MAIORES LÍDERES DA EUROPA

«Tony Blair é fã de José Sócrates. Este sábado, em entrevista ao Expresso, o ex-primeiro-ministro britânico não poupa em elogios.

«De facto, o vosso primeiro-ministro Sócrates é um dos melhores líderes na Europa», afirmou.» [Portugal Diário]

Parecer:

Quem o diz é Tony Blair.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Blair se já se tornou num "socrático".»

PRESOS POR CELEBRAREM O PRÉMIO NOBEL

«As autoridades chinesas detiveram na sexta-feira dezenas de pessoas que por toda a China celebravam a atribuição do Nobel da Paz ao dissidente Liu Xiaobo, segundo fontes ligadas à defesa dos direitos humanos.

Pequim, Xangai e Jinan foram algumas das cidades onde se verificaram detenções, segundo uma organização de defesa dos direitos humanos e um advogado citados pela agência AFP.» [Portugal Diário]

Parecer:

Os camaradas chineses de Jerónimo de Sousa são mesmo uns democratas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário ao líder do PCP.»

PORTUGAL SERÁ A PIOR ECONOMIA DA UE EM 2015

«Daqui a cinco anos, Portugal será o país que vai ficar pior na fotografia da Europa tirada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Depois de entrar em recessão no próximo ano, a economia vai voltar a crescer em 2012, mas a um ritmo mais lento do que qualquer outro país da União Europeia (UE). Além disso, terá o maior défice orçamental e externo, a quarta pior taxa de desemprego e a quinta maior dívida pública da UE. E já nem mesmo poderá consolar-se com a situação da Grécia, que voltará a crescer acima de dois por cento já em 2013.

Nas suas previsões semestrais apresentadas na passada quarta-feira, o FMI reservou para Portugal o seu cenário mais pessimista. A própria previsão de estagnação para 2011 foi revista em baixa por um dos directores da organização, por não incluir as novas medidas de austeridade anunciadas pelo Governo. Mas, mesmo sem contabilizar o impacto que a nova dose de contenção orçamental terá na economia, as previsões do FMI são já as mais pessimistas de toda a União Europeia.» [Público]

Parecer:

E a tendência é para piorar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

NA CAIXA DE COMENTÁRIOS DO "CÂMARA CORPORATIVA"

Maria Teresa Nogueira faz uma pergunta muito interessante ao juiz Paulo

«Paulo

Conforme você sabe fui Presidente da Secção Portuguesa da Amnistia Internacional (AI-SP) durante 2 mandatos, fartei-me de trabalhar e nunca, NUNCA mesmo, usei esse cargo para me promover.

Gostaria de saber melhor qual o especial trabalho desenvolvido em nome da Amnistia Internacional que o qualifica para tal cargo.

Cumprimentos

Maria Teresa Nogueira»

Ora, responda lá senhor professor.

EDMONDO SENATORE