domingo, outubro 31, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Sinais de trânsito, Lisboa

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Flor [de P. Santos]

JUMENTO DO DIA

Teixeira dos Santos

Se no mesmo dia em que explica um acordo Teixeira dos Santos diz que são necessárias medidas adicionais para neutralizar as exigências feitas pelo PSD então aquilo a que assistimos não é um acordo mas sim uma cedência. De qualquer das formas para este ministro das Finanças que é incapaz de controlar as contas pouco importam os 500 milhões, daqui a uns tempos limita-se a propor mais um corte nos vencimentos dos funcionários públicos e resolve os problemas resultantes das cedências que fez da mesma forma que resolveu os que foram consequência da sua incompetência.

«Ao falar no Parlamento, depois da declaração de Eduardo Catroga, Teixeira dos Santos afirmou que o entendimento entre Governo e PSD “coloca-nos agora perante um desafio” que é “adoptar medidas adicionais para neutralizar estes 500 milhões de euros”, a perda de receita que advém das exigências dos social-democratas tais como limitar os tectos nas deduções fiscais aos dois escalões mais elevados de IRS e manter um conjunto de produtos alimentares na taxa de IVA reduzida.

“O PSD recusou sempre apresentar medidas que permitissem essa neutralização” e “compete ao Governo adoptar essas medidas e isso será feito em sede de especialidade”, continuou Teixeira dos Santos. Sem avançar quaisquer pormenores sobre o que estará em causa, o ministro sublinhou que só assim será possível cumprir a meta de 4,6% do PIB em 2011, adiantando apenas que essas medidas visarão os “dois lados”, receita e despesa, e que “serão apresentadas no momento oportuno”.» [DE]

SÓ NESTE PAÍS!

Já sabia da estranha nomeação de Catroga para professor catedrático do ISEG, mas ao ler o despacho fiquei dividido entre rir ou vomitar. Não percebo onde está a "urgente conveniência de serviço" para nomear um catedrático "a tempo parcial 0%", aliás, também não sei o que é isso de "tempo parcial 0%", 0% do quê?

Andam a gozar com este país!

ISTO IRIA MELHOR SEM TRUQUES

«O Presidente falou às 21.35. Uma hora antes, as televisões (SIC, TVI e RTP) passavam em rodapé: "Já há acordo." Por essa altura (à volta das 20.30), fontes do PS e do PSD, não identificadas, admitiam que a coisa estava bem encaminhada mas que ainda não havia acordo. E, no entanto, alguém deve ter deixado cair às televisões que, sim, tudo estava consumado. Quem teria sido? Não se sabe mas sabe-se a quem isso incomodou a ponto de se dar ao trabalho de desmentir e, para ter mais força, dar a cara: "Não se chegou ainda a um resultado favorável", disse à agência Lusa Miguel Relvas, do PSD. Disse-o às 21.28, minutinhos antes de Cavaco Silva falar. O Presidente falou no fim da reunião do Conselho de Estado, o que é absolutamente inédito. Na alocução, Cavaco apelou a um "esforço adicional de entendimento". Olhem se a reunião entre o Governo e o PSD já tivesse chegado a acordo ao fim da tarde e o tivessem tornado público! Cavaco ficava sem o brilharete da inédita alocução e sem razão para o apelo... Leiam esta história assim: 1) o acordo está mesmo decidido à hora que escrevo; 2) alguém gostaria de sabotar o brilharete de Cavaco e 3) alguém gostaria de oferecer o brilharete a Cavaco. Há quem chame política a estes truques. Desta vez, é verdade, não custou nada. Mas da última vez que houve um truque destes (há dias, no rompimento PS/PSD) o País perdeu milhões.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PAPA APELA AO VOTO CONTRA DILMA

«Abandonando a tradicional política de não ingerência em assuntos internos dos países, o Papa Bento XVI pediu ao episcopado brasileiro que exorte os fiéis a não votarem em candidatos que apoiem o aborto, numa referência implícita a Dilma Rousseff, acusada de defender práticas abortivas.

"Quando os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigirem, os pastores têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas", afirmou Bento XVI, perante bispos brasileiros no Vaticano, acrescentando que os sacerdotes não devem temer as consequências dessa atitude: "Ao defender a vida, não devemos temer oposição ou impopularidade, recusando qualquer compromisso ou ambiguidade que nos conforme com a mentalidade deste Mundo." A mensagem soou como apoio aos bispos brasileiros, que, durante a campanha, pediram aos fiéis para não votarem na candidata de Lula.» [CM]

Parecer:

Este papa está a ir longe demais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao papa que se preocupe mais em combater a pedofilia.»

ACORDO ORÇAMENTAL CUSTA 500 MILHÕES

«Segundo revelou o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, as exigências do PSD para chegar a acordo com o Governo abriram um buraco de 500 milhões de euros no Orçamento.

Teixeira dos Santos e Eduardo Catroga apresentaram ao País as conclusões finais do acordo alcançado entre o Governo e o PSD sobre o Orçamento de Estado. O que era para ser uma declaração conjunta acabou, no entanto, por ser feita separadamente, uma vez que uma vez que nem o Governo nem o PSD quiseram aparecer ao lado um do outro para dar a notícia do acordo alcançado.» [DN]

Parecer:

Grande acordo!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

JUÍZES VÃO FAZER GREVE?

«Os juízes deverão decidir hoje a adesão à greve nacional do dia 24. A reunião em Coimbra, convocada pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), promete ser uma das mais polémicas dos últimos 20 anos, realizando- -se num momento de quase ruptura entre o Governo e os magistrados, ao mesmo tempo que se registam também divisões no seio da própria magistratura judicial devido ao "radicalismo" das intervenções públicas do presidente da associação, António Martins. A assembleia extraordinária começa às 10.00 no Palácio da Justiça.

A convocatória para a reunião tem um único ponto: "Discussão sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2011 e medidas a adoptar." Sabe-se do descontentamento dos juízes relativamente aos cortes salariais de 10% e ao corte no subsídio de fixação que atinge os 20%. No decorrer dos trabalhos deverá surgir uma moção assinada por um grupo de juízes para que assembleia aprove a adesão à greve. Uma "moção que deverá ser aprovada por unanimidade", disse uma fonte ao DN.» [DN]

Parecer:

A verdade é às sextas-feiras os tribunais estão quase às moscas, é como nos serviços de urgências dos hospitais, nuns não há julgamentos e nos outros não há doentes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se mais um sorriso.»

EM INGLATERRA 7% DOS DENTISTAS SÃO PORTUGUESES

«Depois de seis meses sem arranjar trabalho em Portugal, Marina Alves decidiu tentar a sorte em Inglaterra. É um dos cerca de 500 dentistas que foram para aquele país à procura de melhores condições de emprego. Uma fuga que tem crescido nos últimos anos e está até a atrair os profissionais mais experientes. Em Inglaterra, os portugueses já representam 7% dos dentistas.

"São as situações dos eternos recibos verdes e o facto de não existir um serviço público que ofereça estes serviços às pessoas e de o sector privado estar saturado. Os doentes não têm possibilidades para pagar, e o número de consultas diminuiu", diz ao DN Marina Alves, de 27 anos.» [DN]

Parecer:

E com os cortes nos vencimentos serão mais para o ano.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esperemos para ver quantos quadros abandonarão a Função Pública e/ou o país no próximo ano.»

A ANEDOTA DO DIA

«O líder da equipa social-democrata garantiu ainda que o acordo só ficou fechado às 23h19 de ontem e, para que não restassem dúvidas, e num momento algo humorístico, exibiu o seu Blackberry para os jornalistas, mostrando uma fotografia onde aparece ao lado de Teixeira dos Santos, a essa mesma hora, a fechar o ‘protocolo de entendimento’ que viabiliza o Orçamento para 2011 na generalidade.» [DN]

Parecer:

Catroga tenta limpar a face a Cavaco Silva pois à hora em que este fez a comunicação idiota todos os portugueses já sabiam da existência de acordo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada e sugira-se a Catroga que não faça dos portugueses parvos.»

ALGUÉM AJUDA PORTUGAL A LIVRAR-SE DESTE IDIOTA?

«"É uma alteração estrutural na massa salarial do Estado e portanto provavelmente teremos que, até ao final do ano, ajustar as próprias tabelas de modo a transmitir transparência e alguma segurança jurídica", afirmou hoje o secretário de Estado da Administração Pública.

"Se a Assembleia da República aceitar a proposta do Governo há um ajustamento em cascata nos níveis acima dos 1.500 euros", acrescentou.

Em entrevista à Antena 1, Gonçalo Castilho dos Santos afirmou ainda que foram dadas orientações às administrações e institutos de regime especial - como os reguladores - para que sejam feitas as negociações obrigatórias relativas às reduções salariais.» [Jornal de Negóciso]

Parecer:

Com idiotas destes Sócrates nem precisa de oposição e de magistrados para cair.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se o puto embora.»

O MIGUEL ABRANTES ADERIU AO BE?

Quem lê este post do Câmara Corporativa fica com a ideia de que os cortes nos vencimentos dos funcionários públicos afectam apenas os Ricardo Salgados do Estado e que a medida é de uma grande justiça. Não é bem assim Miguel Abrantes, os ricaços que insinua são funcionários que ganham 1.550€ ou mais. Se acha que uma família que recebe 1.550€ brutos (muitas famílias dependem apenas de um vencimento) é uma família burguesa então o socialismo do CC começa a assemelhar-se ao do Henver Hodja.

Além disso convém não esquecer que todos os funcionários públicos incluindo aqueles que perdem parte do vencimento estão sujeitos a mais descontos, aos aumentos no IRS e no IVA. Convém também não esquecer que pouco tempo antes alguém prometia que não iriam haver cortes nos vencimentos.

Mais do que os cortes são posições como esta que me ofendem, uma coisa é assumir sacrifícios, outra é andarem a fazer-nos de burros.

VESA KALERVO EKHOLM

A BIRD IN HAND PROJECT