terça-feira, janeiro 13, 2015

Umas no cravo e outras na ferradura



   Foto Jumento


 photo _Gul_zps19ee0012.jpg

Flor do Jardim Gulbenkian, Lisboa
  
 Jumento do dia
    
Cavaco Silva

Vá lá que Cavaco ignorou o Grammy de Carlos do Carmo e agora felicitou Ronaldo minutos despois deste ter ganho a Bola de Ouro, ainda iriam dizer que Cavaco é Fátima, fado e futebol.

«O Presidente da República felicitou hoje o futebolista português Cristiano Ronaldo, eleito melhor jogador do mundo pela terceira vez, pelo "seu excecional nível desportivo, empenho e dedicação" e contributo para "a valorização do desporto" e "projeção internacional" do país.

"Este prémio é o reconhecimento do seu excecional nível desportivo, do empenho e dedicação que tem colocado em todo o seu percurso como futebolista. Contribuindo para a valorização do desporto em Portugal, e para a projeção internacional do nosso País, este importante troféu vem juntar-se a um extenso e relevante número de galardões que recebeu enquanto futebolista, aquém e além-fronteiras", lê-se na mensagem de Cavaco Silva divulgada na página da Presidência da República.» [Notícias ao minuto]


 Um conselho muito independente
   
«O Conselho Geral Independente propôs ao Governo a indicação de Gonçalo Reis para o lugar de administrador da RTP e de Nuno Artur Silva para o cargo de administrador com o pelouro dos conteúdos, confirmou o Observador.

Gonçalo Reis é gestor, tem 47 anos e esteve já na equipa de Almerindo Marques, antes de rumar à Estradas de Portugal. O gestor esteve já nas listas de Santana Lopes à Câmara de Lisboa – assumindo o lugar de vereador – e foi também deputado, eleito nas listas do PSD.» [Observador]
   
Parecer:

Nunca a pouca vergonha foi tão longe, o conselho "independente" quer que a RTP seja transformada em canal do PSD.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»

 Rui Rio já tem ganha pão
   
«Rui Rio aceitou na semana passada um novo desafio profissional que levou alguns dos seus amigos a pensarem que ele tinha, definitivamente, virado as costas a uma carreira política. A convite do Fundo Vallis, que adquiriu 100% de uma holding do setor da saúde dentária - a 32 Senses -, Rio vai ser presidente não executivo do grupo com uma função específica: "Concluir durante 2015 a sua reestruturação, preparando o grupo para um novo ciclo de crescimento nos próximos anos", confirmou o Expresso» [Expresso]
   
Parecer:

A política portuguesa é mesmo uma grande escola de gestão empresarial.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 CES "chumba" Maria Luís Albuquerque
   

«Fonte do CES disse à agência Lusa que todos os conselheiros votaram favoravelmente o parecer, exceto os representantes do Governo, que habitualmente se abstêm, por não aceitarem as considerações sobre as políticas económicas e sociais que foram postas em prática.

O CES considerou que as políticas em curso têm agravado as desigualdades e são um obstáculo ao desenvolvimento do país e à melhoria das condições de vida.

No parecer sobre a Conta Geral do Estado de 2013, que foi discutido e aprovado pelo plenário do CES, foram reforçadas as críticas expressas em anteriores pareceres, de que a manutenção das políticas que têm vindo a ser adotadas, e que são previstas para os próximos exercícios, "têm como consequência uma maior desigualdade na distribuição do rendimento".

O CES considerou "a situação especialmente grave num quadro em que Portugal era já um dos países mais desiguais da União Europeia.

No parecer é afirmado que o Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) e a orientação política a ele subjacente "constituem sérios obstáculos ao desenvolvimento do País e à melhoria das condições de vida da população portuguesa".» [Notícias ao minuto]
   
Parecer:

O parecer do CES sobre a Conta Geral do Estado de 2013 é um libelo acusatório que condena uma ministra que provocou demasiados estragos para os parcos resultados que conseguiu. No caso de Maria Luís Albuquerque pode-se dizer que não é apenas a responsável pela política adoptada, é igualmente a sua inspiradora.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 A anedota do dia
   
«O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, transmitiu hoje ao Governo angolano a disponibilidade de Portugal, através das empresas nacionais, para apoiar a diversificação da economia de Angola, ainda sustentada no petróleo.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Tomara Portugal que seja Angola a ajudá-lo ainda mais do que já ajuda. Mas seria divertido se Machete explicasse a que empresas se refere pois depois das privatizações o governo só manda nos serviços remunerados da PSP.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
  
 Voltas, estás perdoado
   
«O Presidente da República decidiu esta segunda-feira voltar a nomear Vítor Bento para o Conselho de Estado, quase seis meses depois de este ter renunciado ao cargo, na sequência da sua designação para presidente executivo do BES, soube o Observador. Contactada, a Presidência da República confirmou a notícia.

Cavaco Silva tomou a decisão apressado pela necessidade de uma reunião urgente do Conselho de Estado, por onde terá de passar a decisão de convocar eleições antecipadas na região autónoma da Madeira. Alberto João Jardim foi hoje apresentar a sua demissão do cargo de Presidente da Região Autónoma ao Representante da República, dando início ao processo de antecipação das eleições – defendidas também por Miguel Albuquerque, novo líder do PSD/Madeira.» [Observador]
   
Parecer:

Só se esqueceu de pedir desculpa pela interrupção do programa que seguiu momentos depois,
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  

   
   
 photo valery-hristov-2_zps9038a82d.jpg

 photo valery-hristov-3_zps226cf749.jpg

 photo valery-hristov-1_zps8873fd16.jpg

 photo valery-hristov-4_zps53058a3f.jpg

 photo valery-hristov-5_zpsc3f9ccbe.jpg