domingo, agosto 28, 2011

Semanada

Parece que a secreta é um passador de informação para não se dizer que cheira a investigações por encomenda a coberto da segurança nacional, a Ongoing contrata agentes secretos depois destes lhe terem dado informação e o Expresso colocou um jornalista nos seus arquivos. Quem está a ficar mal na fotografia é a jornalista Felícia Cabrita, parece que deixou de investigar nos processos judiciais e deixou escapar os dossiers da secreta, esperava-se mais da biógrafa do primeiro-ministro, de quem sabe os segredos do primeiro-ministro era de espera que nestes tempos de bandalhice informacional andasse mais bem informada.

Mas parece que neste é mais fácil saber o que a secreta investigou ou ir à Optimus e obter a listagem das comunicações dos seus cientes do que aplicar uma qualquer taxa adicional aos ganhos ou à riqueza dos mais ricos. Na mesma semana em que até o senhor da Quinta da Coelha veio dizer que há limites para aplicar a austeridade aos mais ricos os portugueses leram no DR a rectificação do OE que valeu 12.000.000.000€ para os donos dos bancos que assim podem ajeitar o seu património bancário. Mas o empréstimo não foi à banca, desse pouco se sabe, designadamente, os juros que vão pagar, o dinheiro foi emprestado ao Estado pela EU e pelo FMI, isso significa que a ajuda aos nossos desgraçados ricos nos custa 4,5% de juros e se eles falarem serão os contribuintes a pagar. Desta vez ninguém discutiu os juros.

Com mais sorte do que a Felícia Cabrita está Mário Crespo, tudo aponta para que vá deixar de ser um industrial das t-shirts de mau gosto para gozar as mordomias da RTP em Washington. Muito antes de o governo pagar um tostão aos credores ou de reduzir o colesterol do Estado Relvas vai fazendo contas a um ritmo impressionante, muito antes da apresentação do próximo OE já terá pago as dívidas eleitorais do PSD, não se dirá que melhor é impossível pois Alberto João ainda é o campeão do abuso dos poderes públicos.

Digno de um filme sobre secretas foi a contratação por Miguel Relvas de um blogger da esquerda conservadora que vendeu a alma ao diabo por três mil euros e ainda se queixa de ir ganhar menos do que ganhava, o que significa que o seu espírito de sacrifício é tão grande que para ajudar a direita até perde dinheiro. Enquanto uns perdem as suas férias para ajudar a montar a Festa do Avante, outros perdem ordenado para ajudar Relvas a montar tretas como a das facturas escondidas num quarto escuro. Quem deve dar voltas na campa é Álvaro Cunhal, o líder comunista que em tempos ainda escreveu um livro com o título “A superioridade moral dos comunistas”. Por aquilo que li nos blogues da direita estará para breve a publicação de um outro livro com o título “A superioridade moral de um traidor comunista”.