domingo, agosto 07, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Vila Real de Santo António
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Torre del Oro, Sevilha [R. Silva]
  
Jumento do dia


Paulo Portas, ministro dos Negócios Estrangeiros

Paulo Portas vê o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros como se fosse um caixeiro-viajante, só é pena que vá negociar aquilo que supostamente está em concurso e que em vez de exportar produtos considere mais fácil exportar património do Estado.

Isto começa a cheirar mal, muito mal.

«Paulo Portas negociou em Luanda as condições de venda do Banco Português de Negócios aos angolanos do Banco Internacional de Crédito. O encontro com Fernando Teles, presidente, e Mira Amaral, presidente do BIC Portugal, aconteceu no dia 23 de Julho, sábado, depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros ter participado na quinta e sexta na reunião da CPLP.

A reunião de Paulo Portas com o BIC visava salvaguardar os interesses do Estado português, nomeadamente o pagamento do crédito concedido pelo BPN em 2006 à Amorim Energia para a compra de uma participação na Galp. A Amorim Energia é uma holding que tem como accionistas Américo Amorim, a Santoro Holding Financial, de Isabel dos Santos, filha do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, e a Sonangol.

Com a venda do BPN ao BIC, que tem como accionista principal a Santoro, de Isabel dos Santos, o governo temia que esse crédito, da ordem dos 1,6 mil milhões de euros, fosse pago pela Amorim Energia a um banco que tinha como principal accionista a própria devedora. Foi por isso que a secretária de Estado do Tesouro, Maria Luísa Albuquerque, foi à comissão parlamentar dizer aos deputados da comissão de Orçamento e Finanças que o governo tinha esperança de recuperar uma parte significativa dos 2,4 mil milhões de euros que a nacionalização do BNP já custou ao Estado.» [i]
    
 

 PSD e CDS. Um casamento de fachada que tem tudo para correr mal

«Desconfiança, medo, tensões medianamente controladas. O governo de coligação é um casamento de fachada, em que os protagonistas fingem o que podem em público - mas em privado, genuinamente, não se podem ver e praticam o bullying político nem sempre com a discrição devida.

Primeiro ponto, essencial: os sociais- -democratas desconfiam de Paulo Portas, que, politicamente, tem uma experiência muito mais larga que Passos Coelho. Desconfiam e têm medo: todos sabem que Portas não padece da ingenuidade que por vezes atinge o primeiro-ministro e é um sobrevivente. Para conter a força de Portas foram feitas as diligências possíveis, para evitar que o líder do CDS controlasse sozinho o Ministério dos Negócios Estrangeiros: a colocação de Francisco Ribeiro de Menezes, embaixador de carreira, no cargo de chefe de gabinete do primeiro-ministro (com imensa experiência da máquina ministerial, depois de ter dirigido os gabinetes de Jaime Gama e de Luís Amado) foi uma peça nesse damage control. A pasta do MNE é fortíssima por duas razões: genericamente, dá popularidade nas sondagens. Em tempos de crise, sem ter de lidar com os cortes da despesa nem com os problemas das corporações, como a dos médicos e a dos professores, é provável que dê ainda muito mais popularidade que aquela que é costume. Com a crise do euro, a pasta do MNE passou a ter uma importância desmedida - o risco de Passos Coelho ficar refém de Portas, e das informações de Portas, para gerir os Conselhos Europeus é considerado muito grande no PSD. Também aí a escolha de Ribeiro de Menezes teve um objectivo preventivo, segundo fontes do PSD. 

A "vingança" de Passos Coelho contra o seu parceiro de coligação foi avocar uma das grandes tarefas do MNE: a diplomacia económica, que ficou, na orgânica do governo, na dependência do primeiro-ministro. E quem foi Passos Coelho buscar para fazer uma espécie de "programa do governo" na vertente diplomacia económica? Nada mais nada menos que um arqui-inimigo de Paulo Portas - um ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva, Jorge Braga de Macedo, que mantém um diferendo com Portas desde os tempos em que este era director de "O Independente" e denunciou a entrega de um subsídio do IFADAP, na altura gerido por Henrique Granadeiro, para jovem agricultor a uma propriedade da família do ministro, o Monte dos Frades. O jovem agricultor era um sobrinho de Braga de Macedo.

O ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva nos princípios dos anos 90, o tal que via um oásis quando o país estava em recessão, vingou-se agora na diplomacia económica do facto de Passos Coelho não ter vetado a ida para as Necessidades do seu inimigo. Mas fez tudo o que podia e não podia e foi o último a desistir na tentativa de dissuadir o líder do PSD de aceitar a imposição de Portas de ser ministro dos Negócios Estrangeiros.

O discurso de Paulo Portas na Madeira no fim-de-semana passado perturbou enormemente os sociais-democratas. A "liberdade" com que Portas se atirou a Alberto João Jardim - um "ícone" do PSD, apesar de distante de Passos Coelho - foi lido por alguns sociais-democratas como um sinal do "poder total" com que Portas se sente nesta coligação. Afrontar Jardim ao fim de um mês de governo é obra: no fundo, Paulo Portas, ao denunciar o "despesismo" da Madeira, impôs balizas à negociação do próximo Orçamento do Estado. Na Madeira, Paulo Portas comparou Jardim com Sócrates: "No país, os socialistas fizeram uma política de endividamento para lá do que era aceitável e aqui, na região da Madeira, os sociais-democratas fizeram uma política de endividamento que é também para lá do aceitável. E para sermos coerentes temos de propor aqui a mudança que também o país como um todo já percebeu. É que não é possível continuar a endividar mais um país ou uma região." Jardim respondeu à sua maneira habitual: disse que não conhecia Portas de lado nenhum. E Marcelo Rebelo de Sousa, um especialista em atirar gasolina para as fogueiras e velho inimigo do líder do CDS/PP, veio logo recordar que Paulo Portas, nos tempos da coligação com Durão Barroso, nunca ousou atirar-se a Alberto João Jardim ou criticar qualquer outro dirigente laranja.

Esta é a pior altura para qualquer partido estar no governo. O CDS enfrenta o mesmo dilema que os Lib-Dems no Reino Unido: associados aos conservadores e às suas políticas de austeridade, correm o risco de desaparecimento nas próximas eleições. Portas, o político no activo cujo instinto de sobrevivência mais se tem revelado nos últimos 15 anos, não quer que o CDS volte a ser o "partido do táxi", lugar onde ficou colocado a partir de 1987, depois de Cavaco Silva ter aglutinado toda a direita com as suas maiorias absolutas. Se Paulo Portas tivesse conseguido um resultado eleitoral mais forte, poderia ter capacidade negocial maior dentro da coligação. Mas isso não aconteceu - trata-se agora de gerir o dia--a-dia sabendo que na guerra e na política (e às vezes no amor) ou se mata ou se morre. A coligação governamental pode durar um ano ou três anos. Mas no fim entre Passos Coelho e Paulo Portas só sobrará um. E se Paulo Portas já percebeu isto há muito tempo, Passos Coelho está a começar a perceber.» [i]

Autor:

Ana Sá Lopes.
     

 Mais uma do Sócrates

«"Os riscos políticos tiveram um peso mais importante que a fatia orçamental da equação", disse David Beers numa teleconferência com jornalistas, citado pelas agências AFP e AP.

Na noite de sexta-feira, a S&P reduziu a nota dos Estados Unidos de AAA (a máxima) para AA+, uma redução inédita na história da maior economia do mundo, apontando receios quanto ao nível de endividamento do Estado federal dos EUA.» [DN]

Parecer:

Este Sócrates stá em todo o lado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao mísero professor.»
  
 E o mísero professor nem falou em crise internacional...

«Governantes do G7 (grupo de sete países industrializados) vão discutir em breve formas de coordenar os seus bancos centrais para fazer face à agitação dos mercados financeiros, segundo fontes diplomáticas citadas pela agência AP. [Jornal de Negócios]

Parecer:

Os últimos acontecimentos estão a ser uma bofetada sem mão a muito boa gente, começando pelo tal senhor que se designou a si próprio por mísero professor.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao senhor da Quinta da Coelha.»
  
 Variações sobre pobrezinhos

«"Na minha família os animais domésticos não eram cães nem gatos nem pássaros; na minha família os animais domésticos eram pobres".

Começa assim uma das crónicas mais conhecidas de António Lobo Antunes que acendeu em muitos leitores recordações de um tempo em que havia pobres, remediados e ricos. Sublinho a palavra remediados, não resisto, porque me parece conter toda uma ideologia, todo um regime.

Ontem, ao ouvir o discurso do ministro da Solidariedade e da Segurança Social, pensei nesse texto chamado "Os Pobrezinhos". Não é que não encontre medidas acertadas e solidárias no rol de intenções do Governo. Mas tropecei noutra recordação: os aumentos de preços das últimas semanas.

Tempos de crise exigem medidas excepcionais: aí está uma verdade que o senhor de La Palice poderia subscrever. E tudo o que pudermos fazer para evitar a fome, a pobreza, a exclusão, parece mais do que justificado. Mas se, ao mesmo tempo que se oferece um almoço a alguém, há milhares de pessoas empurradas para o desemprego e para um custo de vida insuportável, então no fim do ciclo de excepção (diz o minstro que no fim de 2014) vamos ter um número de pobres muito maior do que o de hoje.

Ouvi o discurso todo, e até a clássica citação do provérbio chinês, numa variação respeitabilíssima: "Nuns casos damos o peixe, nos outros ensinamos a pescar". E aqueles que sabem pescar e vão deixar de poder fazê-lo?

O desperdício é sempre um mau princípio, ainda mais se as dificuldades apertam. O ministro anunciou que os medicamentos a seis meses de expirar o prazo de validade deixarão de ser destruídos e serão entregues aos mais pobres por entidades credenciadas. Dá que pensar: os medicamentos com seis meses de prazo de validade são destruídos? Seis meses? Porquê? Para a indústria farmacêutica fabricar mais e su bir o preço? E depois de 2014 volta-se ao mesmo? Não seria melhor repensar o sistema da pescaria?

Outra medida que me deixa perguntas é o aligeirar das regras a que costumamos chamar "da ASAE" nas cantinas e IPSS. Então há regras que podem ser dispensadas sem prejuízo para os consumidores? Então por que razão existem e são impostas e rigorosamente vigiadas? Ou não interessam porque estamos a falar de pobres?

Eram assim os pobrezinhos de Lobo Antunes: "De preferência descalços, para poderem ser calçados pelos donos; de preferência rotos, para poderem vestir camisas velhas que se salvavam, desse modo, de um destino natural de esfregões; de preferência doentes a fim de receberem uma embalagem de aspirina".» [JN]

Parecer:

Ana Sousa Dias.
  
 Com o Álvaro tudo é super

«O ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, nomeou dois assessores com um estatuto remuneratório equiparado a director-geral, ou seja, irão receber um salário mensal bruto de 3.892,53 euros.» [Público]

Parecer:

Até o vencimento dos seus super boys.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»