quinta-feira, outubro 19, 2006

Umas no Cravo e Outras Tantas na Ferradura

FOTO JUMENTO

Castro Marim

IMAGEM DO DIA


[Patricia Domínguez / EFE]

«Justicia propia. Ésta es una de las dos personas retenidas por los miembros de la Asamblea Popular de los Pueblos de Oaxaca (APPO) y maestros de la sección 22 en la plaza central de la Ciudad de Oaxaca, México. Estas detenciones ilegales de personas acusadas de presuntos delitos se suceden a diario en la ciudad mexicana debido a la ausencia de autoridades estatales, que se mantienen acuarteladas fuera de la ciudad. El conflicto comenzó el pasado 22 de mayo, cuando los manifestantes ocuparon el centro de la turística ciudad, trastocando el orden.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


De burro a idiota, passando por sacana

O secretário de Estado da Indústria colocou-me hoje num grande dilema: deveria manter a designação de "Jumento do Dia" para este galardão? É que ao afirmar preto no branco que a culpa dos aumentos dos preços da energia eléctrica é culpa dos consumidores que andaram a pagar barato durante anos, o adjectivo Jumento é pouco, a afirmação corresponde ao perfil de alguém que combina vários adjectivos, desde burro a idiota, passando por sacana.

Então esta alma fala como se a EDP estivesse em autogestão e cada consumidor decide o preço que quer pagar? Este senhor não conhece os preços da energia eléctrica noutros países da UE, os acontecimentos no Iraque, o aumento do preço do crude, será tão idiota que nem é capaz de justificar com argumentos minimamente inteligíveis, que protejam a imagem do governo a que pertence?

De quantos motivos mais precisa Sócrates para perceber que deve demitir quanto antes a equipa do ministério da Economia, há por ali incompetência e burrice em demasia.

CARO JOSÉ SÓCRATES

Faz um favor a este país, devolve o Manuel Pinho ao BES e manda esse idiota que afirmou que a culpa de um aumento de 15% no preço da electricidade é culpa dos consumidores. Um ministro da Economia que num dia dá uma ‘botanada’ a demolir a crise e que no outro assegura que declarar que o fim da crise é uma infantilidade e um secretário de Estado da Indústria que afirma uma barbaridade transformam a vida política portuguesa no pátio d Júlio de Matos.

Por Favor, livra o país destes idiotas!

GREVE À CONTA DOS CONTRIBUINTES?

Toda a gente já percebeu que existe uma diferença de critérios na avaliação da adesão às greves, se ambos os intervenientes forem honestos as diferenças justificam-se porque para os governos são grevistas os que justificam as faltas com a greve, para os sindicatos contam todas as ausências. Ambos os critérios são legítimos, mas é bom que se realce uma "pequena" diferença, os que aderem à greve fazem-na à sua custas, enquanto os que recorrem a outros estratagemas fazem greve à custa dos contribuintes.

O QUE É FEITO DO JERÓNIMO DE SOUSA?

Jerónimo de Sousa não faltou às primeiras manifestações de funcionários públicos, não perdeu a oportunidade de surfar na contestação às políticas do Governo, e fê-lo com todo o direito. Depois foi desaparecendo, as manifestações passaram a ser de apupos, para depois se perceber que a estratégia favorecia Sócrates e passaram-se a fazer manifestações menos "espontâneas". Entretanto Jerónimo de Sousa.

Coincidência ou afinação da estratégia política?

O AUTARCAS E AS SCUTS

O debate do Prós e Contras sobre a Lei das Finanças Locais ilustra bem a posição dos autarcas e do PSD em relação às SCUTs, enquanto o presidente da ANM criticava o governo por causa das SCUTs, o presidente da CM de Tavira babava-se na audiência com as bocas de Alexandre Ruas.

Não tenho dúvidas de que se o Governo acabasse com as SCUTs seriam os autarcas do PSD os líderes da contestação, como já o foram com a auto-estrada do Oeste, para não referir os muitos discursos indignados de Macário Correia a propósito da Via do Infante.

Veremos quem vai protestar pelo Governo ter eliminado algumas SCUTs.

OS GRANDES PORTUGUESES

JPP ficou muito indignado porque a RTP1 se esqueceu de incluir Salazar na lista dos candidatos, o conhecido militante do PSD não percebeu que escolher Salazar é o mesmo que considerar as sopas de cavalo cansado o melhor prato da gastronomia portuguesa, aliás, os que têm saudades de Salazar também davam tudo para matar saudades das sopas de cavalo cansado. Talvez fosse interessante seguir a ideia de Joaquim Fidalgo (Público) e em paralelo escolher o melhor prato português, ou, à semelhança dos parisienses que escolhem o padeiro que faz as melhores baguetes da capital francesa, escolher o cozinheiro que confecciona a melhor francesinha ou o cozido à portuguesa mais delicioso.

CAVACO DIZ QUE NÃO PODE TOMAR POSIÇÃO SOBRE CONFLITO NO ENSINO

E fundamentou a sua posição no facto de haver um conflito, o que nos leva a perguntar ao Presidente da República seguiu o mesmo critério em relação às manifestações dos agricultores.

ALGUMAS DÚVIDAS

Hoje foi um daqueles dias em que fiquei cheio de dúvidas.

  • Primeira dúvida: se o consumo de alguns medicamentos prejudica a condução porque motivo no momento em que o médico passa a receita não decide a inibição de conduzir do seu doente?
  • Segunda dúvida: se o orçamento foi elaborado tendo em conta a eliminação de algumas SCUTs, pelo menos isso é evidente na verba atribuída ao Instituto de Estradas de Portugal, porque razão essa decisão não constava no orçamento e foi necessário Manuela Ferreira Leite denunciar a desorçamentação, para que o ministro das Obras Públicas viesse a público anunciar a medida?
  • Terceira dúvida: depois de ver uma estação de TV a avaliar o impacto da greve dos professores nos seus vencimentos, havendo muitos professores que ou não fizeram greve ou só o fizeram num dia por esse motivo, apetece-me perguntar aos sindicalistas pagos pelo estado mas que não dão aulas se foram às escolas onde estão deslocados declarar que estavam em greve, ou optaram por beneficiar do vencimento na totalidade?

Um artigo de Vicente Jorge Silva que alguns estrategas políticos que estão a dar o tudo por tudo contra Sócrates deveriam ler com atenção:

«Há alguns meses, em França, o movimento de protesto contra o contrato do primeiro emprego obrigou o Governo de Villepin a recuar em toda a linha. Em Portugal, porém, dir-se-ia ter passado o tempo em que o sucesso das manifestações contra a política do Governo podia ser lido como um óbvio sinal da impopularidade do(s) partido(s) no poder. Hoje, quanto mais os sindicatos demonstram uma notável capacidade mobilizadora, mais o Governo e o primeiro-ministro registam invejáveis taxas de apoio nas sondagens. Podem multidões de professores e funcionários públicos encher as ruas de Lisboa, como já não se via há muitos anos, lançando impropérios contra Sócrates - e logo o imperturbável primeiro-ministro capitaliza a seu favor essa onda de hostilidade, como se fosse um exímio praticante de surf.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se e mande-se cópia para o CC do PCP.»

A CALDEIRADA

Joaquim Fidalgo goza com o programa da RTP 1 que está a fazer renascer a esperança da direita portuguesa:

«Ora vamos lá a ver, então, qual seria o prato mais tipicamente português de todos os que conhecemos e apreciamos. Cá para mim, era capaz de votar no cozido à portuguesa, tão característico que até o nome ajuda. É... talvez esse... Por outro lado, também gosto muito de peixe, e se há coisa típica da gastronomia portuguesa (que o digam os estrangeiros...), é o peixe fresquinho e bem tratado. Exacto: umas sardinhas assadas na brasa, como aquelas que comemos nas festas populares, essas é que são o prato português mais típico. Ou então uns carapauzinhos fritos, acompanhados com um arroz de tomate malandrinho, mmmh! Em que outro sítio do mundo encontramos tal petisco? É... talvez peixe... Por outro lado, uma enorme parte de Portugal está bem mais virada para a carne: vamos lá acima e é aquela posta mirandesa mais típica do que sei lá o quê, desviamos para o Minho e damos de boca com um insuperável sarrabulho a acompanhar os rojões, descemos um bocadinho e embatemos numas tripas à moda do Porto únicas como nenhum outro pitéu, baixamos ao Alentejo e lá vem o ensopado de borrego - isto para já não falar do singelo bife com batatas fritas e ovo a cavalo, que a maioria dos jovens portugueses é muito capaz de escolher como o prato da sua preferência. É... não está fácil... Pelo caminho deixamos uma estupenda caldeirada de peixe em Peniche, aportamos a Sesimbra ou a Setúbal e sai um besugo grelhado, acabamos no Algarve à volta de uma cataplana e estamos tão satisfeitos de sabores como perdidos quanto à escolha do mais típico prato português. País tão pequeno e tanta variedade de gostos, valha-nos Deus!, não seremos nós capazes de escolher o "nosso" prato?» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a JPP, para o caso de Joaquim Fidalgo ter esquecido algum prato salazarista como, por exemplo, as sopas de cavalo cansado.»»

A ANEDOTA DO DIA

Foi da autoria do secretário de Estado da Indústria:

«O secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, afirmou hoje que a culpa do aumento de 15,7 por cento no preço da electricidade em 2007 é dos consumidores, porque "este défice tem de ser pago por quem o gerou".[Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Sócrates que mande o seu secretário de Estado fazer um teste de lucidez, o homem deve estar parvo.»

CONVITE AO PC CHINÊS

Está a animar a blogosfera:

«Um convite ao Partido Comunista Chinês (PCC), por parte do PS, está a desencadear uma pequena tempestade na blogosfera. Vários blogues políticos têm criticado os socialistas pela participação - já confirmada - dos comunistas chineses no próximo congresso do partido, a decorrer entre 10 e 12 de Novembro. E, em declarações ao DN, o ex-ministro socialista dos Negócios Estrangeiros José Medeiros Ferreira ironiza: "A presença dos comunistas chineses e a discussão sobre o aborto constituem as duas referências de esquerda" neste congresso.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates se num próximo congresso vai convidar o PC da Coreia do Norte.»

IGREJA VAI INDICAR O CAMINHO DO CÉU

No referendo do aborto:

«Os bispos portugueses decidiram esperar pela votação de amanhã no Parlamento para se pronunciarem sobre o referendo ao aborto, mas já decidiram que a Igreja vai dar orientações de sentido de voto aos fiéis. Isso mesmo deixou claro o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Carlos Azevedo, ontem à tarde no final da reunião do Conselho Permanente em Fátima.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Amen.»

MANUELA FERREIRA LEITE CRITICA O ORÇAMENTO

Mas não fundamenta:

«A antiga ministra afirmou ainda que o relatório (da Proposta de Orçamento do Estado) está "muito bem feito, pois não se percebe nada do que lá está. É um grande mérito do ministro das Finanças". Contactada pelo Jornal de Negócios Online, Ferreira Leite recusou precisar as suas afirmações, dizendo não ter mais comentários a fazer sobre o assunto.» [Jornal de Negócios Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a MFL que critique tendo por referência os orçamentos que propôs.»

NEM SABEM ONDE SE IAM METER

Os Espanhóis que são favoráveis à união ibérica:

«Uma sondagem publicada ontem pela revista espanhola Tiempo revela que 45,6 por cento dos espanhóis são favoráveis à fusão. Destes, a maioria (43,4 por cento) defende que o novo país deve ter um velho nome - Espanha -, ao passo que 39,4 por cento chamar-lhe-iam Ibéria; e a esmagadora maioria (80 por cento) defende que a capital deve manter-se em Madrid, contra apenas 3,3 por cento que favorecem Lisboa. » [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Não lhes digam nada, pode ser que se tramem.»

NÃO NOS LIVRAMOS DO DURÃO BARROSO?

A Comissão Europeia quer que os blogues tenham uma licença de televisão para poderem colocar vídeos:

«La UE va a proponer una directiva, para que toda Web o Blog que ofreciera contenidos de video, adquirir una licencia sobre la difusión de contenidos, pretenderían que adquirieran una licencia tal como "Servicio Televisión". Las razones que están detrás de esta legislación sería fijar estándares mínimos en areas para la protección de los niños.» [Linux Parry Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Durão se está parvo, estávamos com esperança de que os ares de Bruxelas lhe fizessem bem.»

AZAR

Fez um buraco numa pintura de Picasso depois de a ter vendido por 139 milhões de dólares:

«La famosa pintura 'Le rêve' ('El sueño') de Pablo Picasso se convirtió en la pesadilla del magnate de Las Vegas Steve Wynn, cuando accidentalmente dio un codazo a la valiosísima obra y le produjo un agujero. Wynn había cerrado la venta del cuadro de 1932 a otro coleccionista por 139 millones de dólares (unos 111 millones de euros), cuando al golpearla con el codo produjo al lienzo un orificio del tamaño de un dedo mientras se la mostraba a unos amigos en su oficina de Las Vegas.» [20 Minutos Link]

BUSH NACIONALIZOU O ESPAÇO

E só lá poderá ir quem ele quer:

«El presidente estadounidense, George W. Bush, ha dictado una nueva política espacial que da prioridad a la Defensa. Según ésta, EEUU se reserva el derecho a denegar el acceso al espacio a países que considere "adversarios". El periódico 'The Washington Post' informaba este miércoles de que su objetivo es poner en marcha una nueva política estratégica espacial que sustituya a la aprobada hace diez años por la Administración de Bill Clinton (1993-2001). » [20 Minutos Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O homem passou-se.»

POSITIVO

Finalmente um governo se lembrou de que a fórmula de aplicação do iva nas importações era um incentivo para que muitas empresas se mudassem para Espanha e um importante facto de perda de competitividade dos nossos portos. Esta questão foi aqui suscitada e até mereceu um artigo do Professor Daniel Bessa no Expresso, finalmente vai ser corrigida.

O QUE SE PASSA NA ALTA DE LISBOA?

O Viver na Alta de Lisboa [Link] publica um extenso post em faz a história daquele urbanização, aproveitando o facto de Marques Mendes ter ido lá num dos seus raids mediáticos, para protestar contra a Lei das Finanças Locais, ma nem ele, nem o presidente da CM de Lisboa nem os jornalistas parecem ter reparado ou mesmo preocupado com o buraco em que aquela zona de Lisboa se está transformando. A incompetência, inércia e desprezo pelos munícipes leva a que os que acreditaram nas promessas municipais se tenham sentido enganados e entregues à sua sorte, ao ponto de não faltar quem esteja a vender a sua casa ao desbarato para se mudar de sítio.

Curiosamente nem políticos, nem jornalistas se interessam pela triste sorte dos moradores da Alta de Lisboa:

«Apetecia-me propor que estas conferências de imprensa se fizessem no mesmo local às oito e meia da manhã ou ao fim da tarde, quando o fluxo de automóveis é tão denso que demora quase tanto a percorrer um quilómetro e meio como à mesma hora se faz o percurso de Mem-Martins para o Campo Grande. Gostava que perguntassem porque têm uma só via em cada sentido os acessos rodoviários para entrar e sair de uma área urbana com cerca de 20000 (vinte mil) moradores. E que se analisasse o presente, comparando-o com o projecto, com o que devia já existir para que esses problemas de mobilidade não fossem tão graves. E depois perceber quem é que não usando o "poder e autonomia" que lhe foram investidos, continua a "cercear" e a prolongar uma situação que "não beneficia ninguém e é prejudicial para as populações".»

O MACROSCÓPIO

É um elixir para a minha auto-estima [Link].

IMPOSSIBLE WORLD [Link]

ARQUIVO SECRETO DO VATICANO [Link]

PRESIDENTIAL PETS MUSEUM [Link]

HUMAN DESCENT [Link]

OLYA-LYA [Link1][Link2]


DEREK [Link]

LI-BRA [Link]

PASHIS [Link]


CIENTISTAS DESCOBREM NOVO ELEMENTO

É o n.º 118 da Tabela Periódica:

«By firing atoms of metal at another metal, Russian and American scientists have discovered a new element -- No. 118 on the Periodic Table -- that is the heaviest substance known and probably hasn't existed since the universe was in its infancy.
Ununoctium, as the new element is temporarily named, has no known use but inspired almost a decade-long pursuit by scientists on four continents. Controversy in the course of its discovery hobbled the career of one physicist, sparked questions about scientific ethics and almost destroyed the world's most productive team of element hunters.» [The Mercury News Link]

PORTAL DE OPEN SOURCE [Link]

Na página da UNESCO.

NÃO TENTES FAZER ISTO NO QUINTAL

ENTREVISTA A AMIGOS DE PINTO DA COSTA

DEPRESSÃO BIPOLAR

O Professor de Psicologia acaba a sua aula sobre depressão bipolar e propõe a revisão imediata da matéria dada. Lança, então, a questão: "Quando um homem anda aos saltos e aos gritos, feliz e contente, e de repente pára, agacha-se, e esconde o rosto entre as mãos em sinal de desespero, o que é?

Após um longo silêncio, alguém responde: "O Treinador do Benfica!".

URINAL.NET [Link]

VERGESSEN IST ANSTECKEND [Link]

[2][3][4]

DOVE EVOLUTION

EUROSTAR

[2][3]