terça-feira, outubro 17, 2006

Umas no Cravo e Outras Tantas na Ferradura

FOTO JUMENTO

Alfama, Lisboa

IMAGEM DO DIA


[Mark Blinch / REUTERS]

«El cuerpo para protestar. Una mujer en bikini con un cartel que reza "No olvidéis a los pequeños inversores", en un encuentro del partido Liberal en Toronto, Canadá.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Não queria mais nada

Ao ouvir Ribeiro e Castro expor as condições para se abster ou votar a favor do Orçamento de Estado quase esqueci os resultados das últimas legislativas e receei que o PP era o segundo maior partido e Sócrates não beneficiava de uma maioria absoluta.

Para se abster Ribeiro e Castro exigiu efectivos sinais positivos e se o enfoque da poupança se situar na despesa, houver abertura a propostas (as suas) e se entrar numa rota de redução da carga fiscal. Aprova o Orçamento se formos mais exigentes, o governo for mais reformista, em particular na Segurança Social (aceitando a proposta do PP, seria este o sinal importante de que o governo abraça uma linha reformista), se houver uma redução efectiva da despesa pública, e terceiro lugar se já é "adivinhável" uma redução da carga fiscal.

Ao ouvir estas palavras de Ribeiro e Castro ainda receei que o líder do PP pudesse acrescentar como condição para a abstenção um lugar de vice primeiro-ministro, e para aprovar teria que partilhar a residência oficial de São Bento.

Será que Ribeiro e Castro pensa que tem na AR o mesmo número de deputados que o seu agrupamento político tem no Parlamento Europeu? De facto, esta coisa de andar no parlamento Europeu é bem capaz de ter os seus inconvenientes.

FOI VOCÊ QUE DISSE QUE A CRISE TINHA ACABADO?

[Imagem de DigiForge Link]

Com o acordo assinado com o MIT seria uma pena que uma criança capaz de adivinhar que a crise acabou se perdesse numa qualquer escola pública, por isso aqui no palheiro assumimos a tarefa de localizar a criança que segundo o ministro da Economia terá feito tal afirmação. Pela reacção de um dos inquiridos pode ver-se que a tarefa não é nada fácil.

A ESQUERDA DEIXOU CAIR A QUESTÃO DO ABORTO

A despenalização do aborto que durante anos foi a bandeira do PCP e do BE deixou de estar na sua agenda? Estes partidos deveriam explicar porque motivo só agarram nesta questão quando isso pode trazer benefícios eleitorais. É evidente que o aborto é uma questão transversal e que qualquer posição mais militante leva a uma perda de votos, o que me faz recear que a estartégia daqueles partidos seja cínica ao ponto de deixar Sócrates sozinho a defender o sim. Devem estar com saudades de ver o PSD no governo.

AI OS DESCAMINHOS

Joana Amaral Dias critica Cavaco Silva:

«O Presidente da República, no seu Roteiro para a Inclusão, focou a prostituição, afiançando que se opõe à sua legalização. E afirmou que foi o "relato das mulheres que tinham conseguido libertar-se dos caminhos da prostituição" que mais o impressionou. Mas, em Portugal, nem a prostituição é ilegal nem são as pessoas que deixam a prostituição que constituem o grupo mais frágil.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos assessores do Presidente da República que lhe façam uma súmula da legislação aplicável.»

EDMUND PHELPS: A REABILITAÇÃO DA ECONOMIA POLÍTICA

Avelino Jesus elogia a escolha do novo Nobel da Economia:

«De facto, não será arriscado conjecturar que este ano se procurou privilegiar a relevância e originalidade do tratamento dos temas, em detrimento dos aspectos mais técnicos que dominam, de forma sufocante, a profissão. Phelps aparece com 4.600 citações no Scholar do Google. Trata-se de um valor baixo para um Nobel, a comparar com os seguintes valores para os Nobel mais recentes: Schelling (2005) – 12.800; Edward Prescott (2004) – 12.900; Robert Engle (2003) – 14.000; Vernon Smith (2002) – 40.000; Joseph Stiglitz (2001) 17.2 00; James Heckman (2000) 13.400.
A relevância dos temas abordados por Phelps e a assumida recuperação que faz do pensamento normativo, destaca-o da aridez e inconsequência que caracteriza em geral muita da investigação académica, incluindo boa parte da premiada nos últimos anos pela Academia Sueca. Títulos como Justiça Económica (1974) ou Altruísmo, Moralidade e Teoria Económica (1975) que acolhem desde há muito os resultados da investigação do autor, são na verdade pouco comuns.»
[Jornal de Negócios Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PS PERCEBEU O ÓBVIO

Que os protestos que acompanham Sócrates estão a ser orquestrados:

«Vitalino Canas até denuncia um caso. “Tive conhecimento que houve uma iniciativa a partir da Câmara de Montemor-o- Novo [CDU], dirigida pela chefe de gabinete do presidente da Câmara no sentido de agitar as pessoas para se manifestarem em Évora.” De facto, a chefe de gabinete, Helena Pires, reenviou um e-mail de um protesto da comissão de utentes de serviço público a 11 de Outubro, data da deslocação do líder socialista a Évora, no qual se pode ler que a referida organização iria participar num protesto “contra o encerramento do SAP - Urgências em Montemor-o-Novo”. No texto reenviado para vários departamentos da autarquia, lê-se o apelo da comissão de utentes e o convite à Câmara e às Juntas de Freguesia do concelho, bem como de toda a população, para participar na manifestação.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns ao Jerónimo.»

A IDIOTICE DEVERIA PAGAR IMPOSTO

Há quem defenda que Sócrates deveria suspender o mandato para defender o sim no referendo do aborto:

«"Não sei se o sr. primeiro-ministro está em condições de fazer campanha pelo 'sim' ou se não terá de suspender o mandato para o poder fazer", sustenta a presidente da Federação Portuguesa pela Vida, Isilda Pegado."

Os constitucionalistas deste País que o digam", conclui, embora com a mesma convicção com que afirma que - além de Sócrates, "mais dois ou três ministros e, eventualmente, o líder do grupo parlamentar do PS" - não vê a sociedade portuguesa preocupada com o tema, que os defensores do "sim" designam como "descriminalização da interrupção voluntária da gravidez" e os do "não" como "liberalização do aborto".» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à Isilda se teria a mesma preocupação se Sócrates fosse pelo sim.»

NOGUEIRA LEITE ELOGIA ORÇAMENTO

E diz que Sócrates deve estar ao lado do ministro das Finanças:

«"Globalmente vai no sentido correcto. É preciso que tenha os instrumentos disponíveis. Vai ser muito importante o Ministério das Finanças ter o primeiro-ministro do lado dele". É o comentário de António Nogueira Leite, ex secretário de Estado do Tesouro e Finanças, a propósito do OE 2007, depois de ter visto os primeiros números.» [Jornal de Negócios Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Sócrates.»

SINDICATOS ACUSAM MINISTRA DA EDUCAÇÃO

De gastar dinheiro com propaganda:

«Os sindicatos de professores, que estão a negociar com o Ministério da Educação a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD), acusaram a tutela de gastar milhares de euros em «propaganda ilegítima e enganosa», publicada hoje nos jornais, noticia a Lusa.

Em causa está a publicação em alguns jornais de um anúncio de duas páginas com a proposta do Ministério de alteração do ECD, no qual a tutela refere os seus objectivos e algumas das principais alterações por si defendidas, num texto em formato de perguntas e respostas.» [Portugal Diário Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos sindicatos quanto já gastaram em propaganda, e quanto custam ao Estado os sindicalistas que não dão aulas e são pagos pelos contribuintes para trabalharem nos sindicatos.»

REESTRUTURAÇÃO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

vai fazer desaparecer 30% das chefias:

«Prestar serviços em vez de consumir recursos. Esta é a trave-mestra da profunda reorganização de que vai ser alvo o Ministério da Agricultura, com extinções de serviços, fusões e reestruturações. A revolução vai ter grandes implicações em termos de recursos humanos já que cerca de um terço das chefias desaparecerão. Uma percentagem que se irá reflectir ao longo de toda a cadeia. Quantos serão ao certo? O ministro não avança, porque "as pessoas não são números."As contas seriam fáceis de fazer. Jaime Silva, responsável da pasta, diz que as chefias de primeiro grau serão reduzidas em 30 por cento enquanto que as de segundo grau levarão um corte de 33 por cento. Aplicando esta regra ao universo de 11.800 funcionários, entre 3.500 e os 3.800 podem vir a entrar no quadro de supranumerários. Mas o ministro não confirma os números, até porque como as leis orgânicas dos diferentes serviços ainda estão a ser concluídas, nada está ainda fechado. "A reforma que se está a fazer não é porque há funcionários a mais ou porque há défice, mas sim porque tem de se criar uma estrutura que responda às reformas da PAC e à mudança de paradigma", adiantou Jaime Silva.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

ALEMÃO GENEROSO

Um cidadão de origem alemã ofereceu-se para fecundar 2.000 mulheres paraguaias a fim de facilitar a sua emigração para a Europa:

«Las dificultades económicas y sociales que enfrenta gran parte de la población de América Latina han convertido la posibilidad de emigrar al exterior, y en especial a Europa y Estados Unidos, en una suerte de salvación de la pobreza y la falta de oportunidades. Cualquier alternativa para el sueño inmigratorio cosecha rápidamente miles de adhesiones, dando lugar a recetas poco ortodoxas que generan ingresos a quienes pretenden lucrarse con la desesperación ajena. En este contexto, cualquier solución parece válida, incluso la más descabellada. No fue la excepción el escándalo originado esta semana en Paraguay con un ciudadano de origen alemán que se ofreció para fecundar a 2.000 mujeres de ese país para que sus hijos puedan emigrar a Europa con los beneficios que le otorga la ciudadanía alemana.» [Nuevo Digital Link]

O FÍSICO E MATEMÁTICO STEPHEN HAWKING PARTICIPA EM FILME

Sobre o Big Bang:

«El físico y matemático británico Stephen Hawking va a protagonizar una película en tres dimensiones sobre la formación del Universo. El filme, titulado Más allá del horizonte, pretende explicar algunas de las más impactantes teorías defendidas por Hawking y otros cosmólogos, desde el Big Bang hasta la idea de que el espacio tiene once dimensiones, según cuenta hoy el dominical británico The Sunday Times.» [El Pais Link]

DICK CHENEY MAIS RICO

As suas acções na Halliburton [Link] valorizaram 3.000%:

«El valor de las opciones accionarias del vice presidente Dick Cheney en Halliburton pasó de 241.498 dólares en 2004 a más de 8 millones de dólares en 2005, un aumento superior al 3.000 por ciento, que todavía podría crecer mucho más si Halliburton continúa obteniendo miles de millones de dólares en contratos del gobierno de EEUU sin licitación ni auditorias. Sin quedarse a la zaga, el colaborador más adinerado de George Busch, su secretario de Defensa Donald Rumsfeld, se hace aún más rico con las altas ventas de vacunas Tamiflu, de la compañía Gilead Sciences, atizadas por el miedo a la gripe aviar. » [Rebelion Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Invista-se os dinheiros da Segurança Social na Halliburton»

GOVERNO QUER APERTAR

O controlo dos sinais de riqueza:

«Pode fazer asa contas para verificar se está perante uma possível situação de sinais exteriores de riqueza. Caso tenha adquirido um imóvel, um automóvel ou um motociclo, um barco, uma aeronave ou se emprestou dinheiro à sua empresa, basta ver qual foi o valor da compra, calcular o respectivo rendimento-padrão e comparar se há, ou não, uma diferença superior a 50 por cento face à sua declaração de rendimentos (rendimento bruto, com a actual lei e rendimento líquido caso a proposta do Governo seja aprovada). É preciso ter atenção a dois aspectos: o fisco pode comparar os bens adquiridos nos últimos três anos; e se o contribuinte detém ou faz parte de uma sociedade, as compras efectuadas em nome desta também são tidas em consideração.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recomende-se cuidado ao Governo, para que o aperto do controlo não se traduza em prepotância.»

VÃO TER QUE TER CONTA BANCÁRIA

As empresas com contabilidade organizada:

«A medida é do antigo ministro das Finanças Bagão Félix, mas é o actual Governo que lhe quer dar peso. Em 2004, aquando da proposta de Orçamento do Estado para 2005, Bagão Féliz apresentou uma medida que previa que todas as sociedades com contabilidade organizada seriam obrigados a possuir, pelo menos, uma conta bancária através da qual deveriam ser, exclusivamente, movimentados os pagamentos e recebimentos respeitantes à actividade empresarial desenvolvida. Estas empresas ficaram ainda obrigadas a efectuar através dessa conta todos os movimentos relativos a suprimentos, outras formas de empréstimos e adiantamentos de sócios, bem como quaisquer outros movimentos de ou a favor dos sujeitos passivos. Por último, os pagamentos respeitantes a facturas ou documentos equivalentes de valor igual ou superior a 20 vezes a retribuição mensal mínima deveriam ser efectuados através de meio de pagamento que permitisse a identificação do respectivo destinatário. As medidas foram aprovadas, estão em vigor, mas não tinha sido definida qualquer penalização em caso de incumprimento. O Governo quer agora estabelecer que a falta de conta bancária seja punível com coima de 180 a 1800 euros; que a falta de realização dos movimentos bancários específicos sejam punidos com coima de 120 a 3000 euros e que a realização de pagamentos por meios diferentes dos estipulados sejam punidos com coima entre 120 e 3000 euros. V.C.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

FINALMENTE UMA NOTÍCIA

Sobre a Operação Furacão:

«Faz amanhã um ano que foi desencadeada a Operação Furacão, nome dado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) do Ministério Público à investigação que atingiu o coração do sistema bancário e revelou um esquema de branqueamento de capitais de contornos complexos.Um ano depois, o final do processo continua distante, sendo difícil estimar os resultados do inquérito, que poderão ser nulos em termos criminais, mas milionários para um Estado que poderá ter já arrecadado alguns milhões em impostos que "voaram" dos cofres portugueses.Certo, para já, é que o Ministério Público se encontra "embrulhado" em milhões de documentos. Só a documentação apreendida, por exemplo, ao BCP, uma das quatro instituições bancárias que foram alvo de buscas, permitia encher um camião TIR. » [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates como se explica que um funcionário do BCP seja director-geral dos Impostos.»

LABORATÓRIOS DO HORROR [Link]

Imagens impressionantes de animais utilizados em experiências.

AS 100 MARAVILHAS DO MUNDO [Link]

Segundo a página Hillman Wonders of th World.

JILL FEHRENBACHER [Link]

FLICKR: NEVOEIRO EM DUBAI[Link]

VLADIMIRKOPYLOV [Link]

SERGUEI DMITROV [Link1][Link2]

BOEING TESTA ARMA LASER

«ST. LOUIS, Oct. 13, 2006 -- The Boeing Company [NYSE: BA] has begun flight testing for the Advanced Tactical Laser (ATL) Advanced Concept Technology Demonstration (ACTD) program and has generated "first light" of ATL's high-energy chemical laser in ground tests, achieving two key milestones in the laser gunship development effort.
During the "low-power" flight tests, which began Oct. 10 and conclude this fall, the ATL ACTD system will find and track ground targets at White Sands Missile Range, N.M. A low-power, solid-state laser will serve as a surrogate for ATL's high-power chemical laser.»
[Boeing Link]

PRODUÇÃO DE NERGIA EÓLICA CASEIRA É MODA

No Reino Unido:

«Cerca de 80.000 hogares británicos producen electricidad con pequeñas unidades de generación de energía renovable como las turbinas. El partido laborista favorece el desarrollo de esta microgeneración eléctrica.» [The Inquirer Link]

GOOGLE DOCS & SPREADSHEETS [Link]

«With Google Docs & Spreadsheets, you can:

  • Use our online editor to format documents, spell-check and more.
  • Upload Word documents, OpenOffice, RTF, HTML or text.
  • Download documents to your desktop as Word, PDF and more.
  • View your documents' revision history and roll back to any version.

Plus, since its online, you can:

  • Invite others to share your documents by e-mail address.
  • Edit documents online with whomever you choose.
  • Publish documents online to the world, or to just who you choose.
  • Post your documents to your blog. »

BLING H20 [Link]

Para quem não sabe o que fazer ao dinheiro.

OV-WATCH [Link]


Para as senhoras saberem a quantas anda.

FIRE BELL ALARM CLOCK [Link]

Para os mais dorminhocos.

DECLARAÇÃO DE AMOR


PODIA SER EM LISBOA...

DEIXOU-SE DORMIR NA CASA DO CLIENTE

«Imagínate que un cliente tiene un problema con su proveedor de cable. Después de mucho luchar con el servicio de atención al cliente, consigue que un técnico acuda a su casa para resolver el problema. El técnico llama por teléfono a su empresa desde el salón del cliente. Pero el técnico recibe el típico mensaje de espera…una música tranquilizadora…pasa el tiempo…5 minutos…10 minutos…media hora…¡¡una hora!!» [Tuexperto.com Link]

OLHADELA MAROTA

[Flickr Link]

TATUAGEM

[Photosight.ru Link]

EXCESSO DE PESO

[Photosight.ru Link]

AUDI

[2][3]

POST-IT

OSRAM

[2][3]