segunda-feira, junho 04, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Festa do Avante (2005)

IMAGEM DO DIA

[Carsten Koall/Getty Images]

«ROSTOCK, GERMANY - A demonstrator dressed up as a clown stands in front of riot police during the Opening Demonstration of G8 opponents on June 2, 2007 in Rostock, Germany. About 25,000 people demonstrated peacefully against the upcoming G8 summit in nearby Heiligendamm when riots erupted. According to police, a police car was attacked and windows were destroyed.» [Tiscali News]

REPÓRTER JUMENTO

O nosso amigo Mário Lino manda-nos mais uma imagem das suas férias no Deserto da Margem Sul, desta vez para nos provar que graças ao seu dinamismo o deserto já está a mudar. Na imagem pode ver-se o Ressort do Feijó, uma estância turística de luxo onde só se podechegar de camelo.

JUMENTO DO DIA


Competitividade, chama-lhe Marques Mendes

Mais uma vez Marques Mendes aproveitou um almoço para continuar a sua estratégia gastronómica para chegar a São Bento, desta vez para a apresentar o seu programa para a competitividade. Mais uma vez Marques Mendes avançou para um tema de grande complexidade sem o mínimo de seriedade, de estudo e de preparação, limitou-se a juntar alguns dos pontos que já propôs e que não deram em nada.

Falar de ensino técnico já é uma banalidade, mas incluir nos escassos cinco pontos um dedicado à gestão das escolas e outro aos pagamentos dos fornecimentos ao Estado, só revela a pequenez intelectual de Marques Mendes.

Se o líder do PSD só tem isto para propor então o melhor será que se demita e dê o lugar a gente mais competente. Para Marques Mendes é fácil elaborar um plano com tanta importância, junta-se meia dúzia de banalidades, organiza-se uma almoçarada e lá vai disto.

TIQUES DE AUTORITARISMO

Mais do que ao nível do Governo, são os boys a darem mostras de terem crescentes tiques de autoritarismo, são os saneamentos políticos, como sucedeu na DREN, directores-gerais a elaborar listas de grevistas ou directores-gerais que justificam decisões idiotas dizendo que as adoptam porque são eles que mandam.

Sócrates deveria levar a sério estes sinais e meter algumas bases do PS na linha, à medida que as sondagens mostram que por falta de oposição o Governo pode fazer o que quer são cada vez mais os que metem as unhas de fora dando um triste espectáculo e mancham a imagem de um partido conhecido pela defesa da liberdade.

Quando Sócrates perceber que o seu autoritarismo está a despertar os piores sentimentos nos seus simpatizantes poderá ser parvo, independentemente da sondagens são cada vez mais as vozes que manifestam revolta por este comportamento de algumas personagens do Partido Socialista.

DESTA VEZ MARQUES MENDES TEM RAZÃO

Marques Mendes acusa o PS de ter criado um ambiente de medo na Administração Pública e tem razão. Depois da ameaça da mobilidade e do novo sistema de avaliação seria de esperar que o Governo e o PS dessem mostras de independência mas não foi isso que sucedeu, aumentou a prepotência dos directores-gerais nomeados pelo PS, multiplicou-se a nomeação de boys e, como se fosse uma cereja em cima do bolo, o caso da pequena ditadora da DREN impôs a toda a Função Pública um ambiente de medo, agora até falar é perigoso, o recurso a bufos da confiança política leva muitos a voltar a recear, trinta anos depois da ditadura, que as paredes tenham ouvidos.

Até ao momento os sinais dados por Sócrates e pelo PS foram de apoio a esta escalada pois quem cala consente e o PS nem ficou calado, alguns dos seus dirigentes assumiram em público que também têm acesso às informações obtidas pela bufaria ao serviço dos boys do PS.

O PCP NO SEU MELHOR [Avante]

De grandiosa vitória em grandiosa vitória até à derrota final dos ortodoxos.

PCP: HÁ SEMPRE BOAS RAZÕES PARA ACABAR COM A LIBERDADE DOS OUTROS

«Desde que Hugo Chávez declarou que não seria renovada a concessão à RCTV, este canal, que teve um papel preponderando no golpe de Abril, acentuou a campanha de provocação contra o governo bolivariano, tratando que o caso fosse visto internacionalmente como um ataque contra a democracia. A Sociedade Interamericana de Imprensa, que responde aos interesses dos donos dos jornais, foi das primeiras a alinhar com o canal golpista. Depois, conseguiu o apoio do senado chileno – ainda manchado de pinochetismo –, da Freedom House, instrumento do imperialismo, de tudo o que há do mais reaccionário no mundo e anda na azáfama de conseguir uma condenação no seio da OEA, o Ministério das colónias dos Estados Unidos. Ou seja, a RCTV, além de golpista e difamadora do governo bolivariano, trata de imiscuir organizações estrangeiras num assunto da soberania do estado venezuelano.» [Avante]

CAVACO SILVA ESTÁ DE PARABÉNS

Depois de um roteiro sem qualquer interesse ou consequências, de pobreza e auto-exclusão todos os portugueses sabem, Cavaco Silva voltou a intervir activamente, desta vez para apontar as soluções em vez das consequências. A denúncia da falta de políticas de natalidade e a necessidade de apostar na educação deveria ser uma prioridade e merecer da parte do Governo mais teimosia e atenção do que obras públicas que por coincidência estarão concluídas pouco antes de eleições legislativas, no caso da Ota das legislativas que, em princípio, realizar-se-ão em 2013.

Mas estas posições de Cavaco Silva vão suscitar dois problemas, os temas agora propostos foram desprezados pelos seus governos e não tardará muito a que Marques Mendes se venha colar às posições de Cavaco Silva, utilizando-a em ataques ao governo esperando assim obter alguns votos na sondagens.

O NOVO BLOCO

«Segundo Francisco Louçã, o Bloco é socialista e anticapitalista, mas não revolucionário, e procura uma alternativa ao mercantilismo e ao liberalismo. Para um partido que saiu da UDP, do PSR e do PC esta mansidão é meritória. Até porque esconde muito mais do que revela. O socialismo e o anticapitalismo do Bloco, por exemplo, não passam da ideia de que o mercado não resolve "os problemas sociais" (coisa que ninguém discute) e da defesa (suponho que ardorosa) dos serviços públicos. De resto, o Bloco, rejeitada a revolução e, com ela, o marxismo, "procura" com modéstia uma "alternativa" ao "mercantilismo" (uma entidade indefinida e assaz misteriosa) e ao "liberalismo". Tudo visto e considerado, e tirando o seu velho ódio igualitário à gravata, o Bloco acabou tristemente na social-democracia e só não está ainda no "centrão" porque o PS não precisa dele.

Pior do que isso, nada ou quase nada do que diz Louçã o distingue de Paulo Portas, Sarkozy ou Cameron. Nem a preocupação com a saúde e o ensino; nem, como é óbvio, a "grande causa" do "ambiente", com que o Bloco se espera revestir de um arzinho de "modernidade". O "ambiente" serve sempre de programa a quem não tem programa, à esquerda e à direita. Claro que, na oposição, Louçã se pode dar ao luxo de bramir contra a política do Governo, o desemprego e o "precariado" (ou, se preferirem, o emprego precário). Infelizmente para ele, mesmo essa indignação profissional e parlamentar, que o CDS, o PSD e o PC partilham, não chega para restaurar a originalidade do antigo Bloco. Agora, também ele faz parte do clube.E, naturalmente, adquiriu a obsessão essencial do clube: o "aparelho". Luís Fazenda anda por aí atrás de estudantes, de mulheres, de sindicalistas, do que vier à rede. A "implantação" cresce: aumentou o número de sedes (que não são de graça) e de comissões concelhias. Como qualquer partido que se preza, o Bloco quer a sua fatia de poder local e uns deputados mais na próxima Assembleia. Louçã insiste em que esse Bloco, já sobre o pesado, continua a ser um movimento "ideologicamente" aberto. Mas não interessa a maneira como Louçã o descreve (e se descreve), para puros fins de propaganda. Sem "causas" que ultrapassem a banalidade e o objectivo principal de reforçar o "aparelho", o Bloco é hoje um partido como outro. Um partido do regime, convencional e pobre e, como de costume, com um chefe perpétuo e um grupinho que protesta contra "a falta de democracia interna".» [Público assinantes]

Parecer:

Vasco Pulido Valente atira-se ao BE.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

BOA PERGUNTA

«Num requerimento endereçado ao presidente da Assembleia da República tendo por destinatários o procurador-geral da República e a procuradora Maria José Morgado, o deputado do CDS-PP Nuno Melo solicitou dia 29 de Maio que a magistrada esclareça porque razão as ligações da Bragaparques à Câmara de Braga não merecem, aparentemente, o mesmo nível de atenção nas investigações face aos de Lisboa ou se há disparidade de meios empregues nas diligências feitas na capital face ao distrito do Porto e porquê.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Aposto que ninguém vai responder.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se sentado pela resposta»

ANTÓNIO COSTA QUER CONTRATO COM GOVERNO

«“A Câmara, para ser uma pessoa de bem, tem de requerer ao Governo a celebração de um contrato de saneamento financeiro”, afirmou António Costa no final da convenção programática da candidatura do PS a Lisboa, que decorreu no Parque das Nações, em Lisboa .» [Correio da Manhã]

Parecer:

Seria muito saudável se o Governo não só manifestasse desde já se está ou não disponível para celebrar tal contrato e que em caso de resposta afirmativa confirmasse se tal disponibilidade é independente dos resultados das autárquicas em Lisboa. Seria igualmente saudável se o Governo adiantasse se está disponível para celebrar contratos idênticos com outros municípios em situação difícil.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a António Costa se fará igual proposta se não ganhar a câmara.»

A ANEDOTA DO DIA

«"Os sindicalistas da área do Bloco expressaram, em tempo útil, reservas quanto a uma greve geral no fim de Maio. Mas, tomada a decisão, fizemos tudo por ela. Porque estamos com quem luta", justificou Miguel Portas, expressando o facto de só agora o Bloco estar a expressar com veemência esta sua discordância.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É curioso como Miguel Porta acha que há (ou inventa) sindicalistas da área do bloco ou se refere ao PCP como o partido a que pertenceu com orgulho durante vinte anos tentando criticar a ortodoxia do PCP. Pois é, mas ao pé do PCP do tempo em que Portas pertence orgulhosamente os actuais ortodoxos até são muito simpáticos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Portas quantos sindicatos controlo o BE.»

CÃES POLÍCIAS INGLESES VÃO USAR "FARDA" MAIS CARA QUE OS AGENTES DA PSP

«Cachorros da polícia em South Yorkshire, na Inglaterra, passarão a usar armaduras especiais para evitar que sejam esfaqueados.

As novas jaquetas, que custam £350 (cerca de R$ 1,3 mil), são feitas de uma espécie de malha trançada de metal.» [BBC Brasil]

INGLATERRA: FAMÍLIA PERSEGUIDA POR SEREM RUIVOS

«Uma família de ruivos do norte da Inglaterra está alegando que foi forçada a se mudar de casa duas vezes por ser vítima de agressões devido à cor do cabelo.

Kevin e Barbara Chapman dizem que eles e seus quatro filhos, com idades entre dez e 13 anos, foram durante anos vítimas de ataques verbais e atos de intimidação.» [BBC Brasil]

AEROPORTO DE SÃO FRANCISCO USA CÂMARA DE GÁS

«La médica israelí Dorit Zylberman ha presentado una queja ante el Ministerio de Exteriores por haber sido sometida a una inspección de seguridad debido a su nacionalidad en una "cámara de gas" en el aeropuerto internacional de San Francisco (Estados Unidos).

"Parte de mi familia pereció en las cámaras de gas durante la Segunda Guerra Mundial... no creí que 65 años después sería sometida a un aislamiento y a una cámara de gas", dijo al diario Yediot Aharonot, que da hoy cuenta de su denuncia a ese Ministerio. » [20 Minutos]

CHAVEZ AMEAÇA COMUNICAÇÃO SOCIAL

«"Una concesión puede terminar incluso antes del tiempo establecido por violaciones a la Constitución, a las leyes, por el terrorismo mediático, etc., hay muchas causas. He hecho un llamado a medios de comunicación privados, sobre todo a los que se prestan a la desestabilización y al golpe suave. No se equivoquen, miren bien a dónde van a a llegar porque si la burguesía se desespera y continúa arremetiendo contra el pueblo venezolano, seguirá perdiendo sus reductos uno a uno", expresó el presidente Chávez, entre gritos de apoyo.» [20 Minutos]

ESPANHA: NÃO SE PERDOAM ERROS ORTOGRÁFICOS NAS PROVAS DE ACESSO À UNIVERSIDADE

«Los estudiantes que se examinen de selectividad pueden perder varios puntos de la nota final, incluso suspender por faltas de ortografía, incluidos acentos, vocabulario inapropiado, errores sintácticos y gramaticales, puntuación incorrecta y presentación inadecuada de los ejercicios.
Los correctores de la prueba de acceso a las universidades públicas, que realizarán en toda España unos 200.000 bachilleres este mes, no evaluarán sólo conocimientos, sino también cómo se expresan. »
[20 Minutos]

O JUMENTO NO "TECHNORATI"

  1. O "Porque Posso" pescou uma das imagens do nosso amigo Mário Lino.
  2. O "Mais Actual" fez de uma pergunta do Jumento a sua pergunta do dia.
  3. O "Macroscópio" acha que O Jumento se atirou a Sócrates, antes isso do que a directora da DREN se tirar ao Jumento porque pela foto da senhora acabava-se com uma geração de déspotas:
    «Tinha a esperança que o Jumento fosse uma emanação de Belém, uma criação nas madrugadas de S. Bento, um reflexo contabilístico do Banco de Portugal, uma sombra do Tribunal de Contas ou uma herança do Tribunal Constitucional, uma conspiração do Parlamento só dos deputados que falam (um por cada partido com representação parlamentar), enfim, fosse uma emanação ao mesmo tempo sofisticada e do povão da República portuguesa.»
  4. O "Briteiros" cita o post dedicado à legitimação política da mentira.
  5. "A Minha Matilde e C.ª" cita uma notícia referida n'O Jumento.

MARQUES MENDES E O LIVRO DE ESTILO

Uma crítica certeira do "Câmara Corporativa" aos critério editoriais do jornal Público:

«Impõe o Livro de Estilo editado pelo Público (2.ª ed., 2005, p. 60):

“(…) a opção por títulos exclusivamente descritivos permite que qualquer leitor consiga aperceber-se imediatamente do essencial da notícia, mesmo numa leitura rápida.”

E, logo em seguida, conclui:

“O título é o elemento central da peça jornalística e tem de funcionar bem por si só, sem ‘muletas’. Mesmo sem cair no exagero de contar a notícia toda no título, é importante a noção de que devemos dar ao leitor informação substancial logo nos títulos. Não devemos esquecer que muitos leitores lêem apenas isso e títulos crípticos são meio caminho andado para nem sequer se começar a ler a notícia.”

Veja-se agora a edição de hoje do Público. Fica-se a saber que aquele que costuma ser chamado de líder da oposição cometeu uma ilegalidade ao assumir as funções de presidente da empresa que detém a Universidade Atlântica. Escolha o leitor um título para a notícia:

• Isaltino Morais nomeou Marques Mendes para Universidade Atlântica à margem da lei; ou

• Marques Mendes dirigiu a Universidade Atlântica à margem da violando a lei.

O Público escolheu o primeiro…»

Touché!

QUANTO PODE CUSTAR O GOLF GTI 2.0T? [Autoblog]

Pode custar entre 16.527€ nos EUA e 5.999€ na Dinamarca. Em Portugal, onde somos cada vez mais ricos, pagamos 40.936% e estamos num honroso 4.º lugar da lista dos mais caros.

«Hace un tiempo realizamos un artículo sobre el coste de un mismo vehículo en diferentes mercados, para comparar y comprobar los impuestos y otras tasas que gravan a los automóviles. Para esta ocasión, el modelo en particular ha de ser uno que se comercialice en la mayoría de los mercados. Por tanto, optamos por un VW Golf GTI 2.0t con 200 CV, que además no suele variar en exceso el equipamiento.»

BREEZE

NINA LARSEN

TABUTEAUD SÉBATIEN

TIFA

TAXI

CUIDADO AO ATEAR FOGO A GASOLINA

MISEREOR

[2][3]

GREENPEACE

[2][3]

ANTIS MOKING CHARITABLE ASSOC.

[2]