terça-feira, junho 19, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Cacilheiros no Tejo

(Imagem dedicada à minha amiga Maria A. que já deve estar com saudades deste mar)

IMAGENS DO DIA

[Amit Dave / Reuters]

«Calor en los monzones. Una niña se baña bajo un chorro de agua en Ahmedabad, en la India, en una jornada de calor en medio de la temporada de lluvias.» [20 Minutos]

[NASA / Reuters]

«Daños en el Atlantis. Una de las placas de protección térmica del transbordador espacial, dañada durante el despegue de la nave la semana pasada. Los astronautas, de misión es la Estación Espacial Internacional, salieron al espacio para repararla.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA




O que é que Rui Moreira tem que ver com o novo aeroporto de Lisboa?

Não se entende a que título Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, anda pela comunicação social defendendo soluções para o futuro aeroporto de Lisboa. Se com algum esforço consigo perceber o papel da CIP, até porque parece que o Presidente da República delegou nesta confederação a sua vontade de fazer estudos, o mesmo já não posso dizer do presidente da associação dos comerciantes do Porto.

Teria sido lindo se os comerciantes de Lisboa se tivessem posto em bicos de pé a pronunciarem-se sobre o metro do Porto, a casa da música ou o desejo de entregar a gestão do Aeroporto Sá Carneiro aos empresários do norte.

AEROPORTOS, DESERTOS E CAMELOS

Começo a ficar confuso com esta coisa do novo aeroporto, é que o deserto está na margem sul e os camelos andam a pastar na margem norte.

FORÇA AÉREA ESPANHOLA NÃO RESPEITA A SOBERANIA NACIONAL

Graças a um amigo da Madeira acedi a uma notícia do Diário de Notícias do Funchal que dá conta da realização de voos rasantes nas Ilhas Selvagens por parte de um avião da Força Aérea de Espanha:

«Há uma nova 'guerra' nas Selvagens. Entre a Força Aérea de Espanha e os milhares de cagarras e outras aves marinhas que nesta altura do ano escolhem aquelas ilhas para nidificar. Tudo porque um avião militar fez um voo rasante numa área protegida, reserva integral portuguesa, e que os nossos vizinhos teimam em não respeitar.

O incidente, potencialmente perigoso numa altura em que nas Selvagens estão mais de 60 mil aves - cagarras, alma-negra e roque-de-castro, sobretudo -, está a ser abordado com muita discrição e reservas por parte das entidades locais, que inicialmente procuraram evitar confirmar a informação recolhida pelo DIÁRIO.

Interpelado o comandante da Zona Marítima da Madeira e capitão do Porto do Funchal, Coelho Cândido escusou-se a confirmar a existência do incidente que denunciamos. A mesma reacção teve Manuel António Correia, o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais.»

Para além de representar um crime ambiental e o desrespeito da proibição de sobrevoo daquelas ilhas, este comportamento da Força Aérea de Espanha é inadmissível pois trata-se de uma violação grosseira da soberania portuguesa. Tratando-se de voos militares não podem subsistir dúvidas de que é um gesto que apenas visa questionar a soberania de Portugal, questão com que a Espanha nunca se conformou (Direcção-Geral das Pescas). Estas violações não são inéditas, ora perpetradas por barcos de pesca, ora por aviões militares como nos deu conta o Diário de Notícias de 2 de Agosto de 2006.

Curiosamente este facto não foi referido na comunicação social do Continente restando saber se o ministério dos Negócios Estrangeiros se preocupou com o assunto, coisa de que duvido pois com o amigo Zapatero em Madrid os espanhóis até podem ir apanhar cavacos aos Açores, já que o de Belém não é comestível.

AFINAL QUEM VAI PAGAR O AEROPORTO?

Pela forma como algumas associações patronais se pronunciam quanto à solução para o novo aeroporto de Lisboa parece que essa infra-estrutura se destina em exclusivo a servir os seus associados, sendo paga pelos empresários. Não é bem assim, o aeroporto é uma estrutura que se destina a ser usada por todos os cidadãos e vai ser paga pelos impostos cuja maior fatia é suportada por esses mesmos cidadãos, já que os impostos sobre os rendimentos do capital são uma ninharia.

O protagonismo das associações empresariais até pode ser bem visto por Cavaco Silva ou por Sócrates, poder-se-á mesmo dizer que é uma forma de participação da sociedade civil. Mas a verdade é que há uns portugueses que são mais do que outros, as associações empresariais não têm o estatuto de beneficência, destinam-se a defender o interesse dos seus associados, a história do país tem sido fértil em demonstrar que a eventual coincidência entre o interesse do país e o dos nossos empresários não passa de uma mera coincidência.

DESERTIFICAÇÃO E POLÍTICA AGRÍCOLA COMUM

O problema da desertificação leva-nos a questionar os limites da Política Agrícola Comum, não só este tipo de problemas é contemplado como uma prioridade da PAC como não merece a devida atenção por se tratar de um problema que afecta apenas algumas regiões da Europa.

A dinâmica económica promovida pela PC não só não combate a desertificação como a favorece, favorecendo culturas em função do mercado e desprezando as questões ambientais e mesmo os modos de vida rurais que não sejam capazes de acompanhar os níveis de rentabilidades exigidos por esse mercado.

É um tema que merece reflexão ainda que as nossas associações de agricultores andam mais preocupadas com os subsídios, enquanto não se espera que empresários simpáticos paguem um estudo da CIP. Assim, merece que amanhã seja dedicado um post ao tema.

PEDAGOGIA E IDEOLOGIA

Ao ouvir um dirigente sindical dos professores afirmar que os exames "são um mal necessário enquanto não for possível deixar de haver exames" apercebo-me de como muitos dos princípios pedagógicos que imperam no nosso ensino decorrem de valores ideológicos, não passam de transposições para o mundo escolar de utopias ideológicas. Os resultados deste sonho estão à vista.

Há países bem mais desenvolvidos do que o nosso e com resultados escolares inquestionáveis e não conheço nenhum onde os exames são dispensados. Mas como o sindicalista em causa tem uma conotação política conhecida apeteceu-me perguntar-lhe se no "mundo comunista" há u houve algum país onde os exames tenham sido eliminados. Ainda há pouco tempo ouvi numa televisão uma emigrante do leste telefonar para alguém do mesmo país de origem que um dos males de Portugal era a falta de exigência nas escolas. Aliás, sabe-se que há emigrantes do Leste a reenviar os filhos para os seus países por não confiarem nas nossas escolas.

Enquanto os nossos sindicalistas avaliarem as soluções em função dos seus valores ideológicos ou dos interesses dos seus profissionais o nosso sistema de ensino continuará no beco sem saída a que o levaram.

AO QUE ISTO CHEGOU

O presidente da CIP que escolheu quem bem quis para fazer o estudo de Alcochete sem que ninguém saiba os pressupostos, os objectivos definidos ou os financiadores tem a distinta lata de vir questionar a honorabilidade do LNEC.

Alguém deveria dizer ao senhor da CIP que não passa de representante dos empresários e tanto quanto se sabe o aeroporto vai ser pago com dinheiro dos contribuintes.

SOCIEDADE CIVIL OU SOCIEDADE SERVIL

«Por último, resta o financiamento do estudo. Se for verdade que Sócrates apadrinhou o projecto, não se entende que os empresários se escondam no anonimato, receando represálias governamentais por algo que podia ser visto como subversivo, mas não era.Ainda que a realização do estudo fosse feita inteiramente à revelia do Governo, isto mostra como o condicionamento da opinião é um facto. É absolutamente inaceitável que os governantes usem as suas funções mais soberanas - aprovar legislação, decidir concursos públicos e negócios do Estado - como arma para calar vozes contrárias e como moeda para traficar silêncios.» [Público ]

Parecer:

O Público que dedicou dois editoriais a aplaudir a posição do Governo em relação ao estudo feito pela CIP vem agora criticar, não se percebe bem se o estudo ou se o Governo, porque se soube do processo de diálogo entre o Governo e a CIP. Tanto quanto se sabe o Governo foi eleito e tem competência para decidir pelo que não se entende esta crítica em editorial do Público, até porque o estudo que está na mesa é o mesmo que o jornal aplaudiu quando foi divulgado.

Parece que a solução Alcochete não agrada ao Público, uma boa solução seria mais para sudoeste, suficientemente perto para se chegar a Tróia mas suficientemente longe para que o barulho dos aviões ñão perturbe o descanso dos turistas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

REALISMO E ILUSÃO NA UNIÃO EUROPEIA

«Ora o mais sério problema da integração europeia é o crescente alheamento e até hostilidade das opiniões públicas face à UE. Perante este divórcio, os políticos europeus ainda não encontraram melhor solução do que fugir ao olhar crítico dos cidadãos, fazendo as coisas pela calada. Veja-se a obsessão de evitar referendos.

O que se passou nos últimos anos mostra que os europeus sentem que falta legitimidade democrática às instituições da UE. Mas isso parece não preocupar os dirigentes políticos, que insistem na via tecnocrática e furtiva. E deixaram cair ideias úteis para combater o défice democrático. Como, por exemplo, criar no Parlamento Europeu uma segunda câmara, um senado onde todos os Estados-membros tivessem representação igual, à semelhança do senado americano.» [Público assinantes]

Parecer:

Um excelente artigo de Sarsfield Cabral sobre a problemática do tratado constitucional, um artigo bem escrito por quem já desempenhou funções na Comissão e conhece bem por dentro a dinâmica do processo de decisão europeu.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

HÁ MAIS DESERTO PARA ALÉM DA MARGEM SUL

«Nos últimos dez anos, houve um crescimento galopante da degradação dos solos no País. Paula Silva, dirigente da Quercus, sublinha que de acordo com o relatório da Comissão Europeia para a Elaboração de uma Estratégia para a Protecção dos Solos, a área com uma sensibilidade elevada à erosão em Portugal era em 1999 de 11%, atingindo em 2004, data do relatório, os 28%. Hoje, a Quercus estima que esse valor atingiu os 36%. Mas, há estudos mais pessimistas. A World Wild Found/Adena estima que 43% de Portugal sofre de desertificação, valor semelhante ao de Espanha, com 41%. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Embora possam pecar por algum alarmismo estes dados não deixam de ser preocupantes e de merecerem a tenção dos responsáveis.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a conhecer ao ministro da Agricultura para a eventualidade de ele entender que esta questão deve merecer a sua preocupação.»

ESTUDO QUE NASCE TORTO TARDE OU NUNCA SE ENDIREITA

«Segundo revelou ao DN o presidente da CIP, Francisco Van Zeller, José Sócrates rejeitou que o estudo fosse promovido por várias confederações empresariais. "O primeiro-ministro não quis que fosse daquela forma que eu tinha preparado, onde iria haver um conselho de administração", afirma Francisco Van Zeller. O presidente da CIP conta que José Sócrates lhe disse: "Eu prefiro dialogar convosco, sei quem são...". "Foi uma opção dele", remata Van Zeller.

Mas ontem à noite o Governo veio desmentir o presidente da CIP. Segundo um comunicado divulgado à noite pelo Ministério das Obras Públicas, "o Governo não impôs quaisquer condições, nem procedeu a quaisquer negociações sobre o conteúdo, forma ou constituição da equipa técnica responsável pela elaboração desse estudo, nem estas matérias foram sequer abordadas na referida audiência".» [Diário de Notícias]

Parecer:

O problema deixou de ser o aeroporto da Ota para passar a ser saber quem fez o estudo. Depois talvez mereça questionar a validade do estudo, começando desde logo pelas suas premissas pois é evidente que foi iniciado mais para escolher uma hipótese do que para a comparar com outras.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos responsáveis do estudo qual a "encomenda" que lhes foi feita.»

BANCO DE IDEIAS PARA LISBOA

«A expressão de cidadania "Um dia por Lisboa", decorrerá amanhã entre as seis da tarde e a meia-noite no teatro S. Luís. Além de um painel de convidados, onde constam nomes como António Barreto, Villaverde Cabral ou Miguel Sousa Tavares, os cidadãos residentes e utentes de Lisboa poderão deixar o seu contributo nos speakers-corner montados para esse efeito no teatro municipal. Depois de coligidas no Instituto de Ciências Sociais, todas as propostas e soluções sobre o que fazer e não fazer na cidade, serão entregues aos candidatos, ainda antes das eleições.» [Diário de Notícias]

Parecer:

A ideia é simpática e mais o será se este exercício de cidadania não for uma forma de algumas elites quererem gerir Lisboa sem se darem ao trabalho de tentarem ser eleitos. As autarquias têm formas de permitir a participação dos cidadãos, cabendo a sua gestão aos que foram eleitos pelos munícipes pelo que os exercícios de cidadania não podem visar substituir-se às eleições, essa sim a mais digna fórmula de cidadania.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se para ver o que dá.»

MÁRIO LINO JÁ ESTÁ DISPOSTO A ESTUDAR TUDO E MAIS ALGUMA COISA

«O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, disse hoje que o Governo está disposto a analisar qualquer outro estudo sobre a localização do novo aeroporto, inclusivamente a opção "Portela+1", defendida pela Associação Comercial do Porto.

"[O Governo] aceita todos os relatórios — como tem aceite até agora todos os relatórios — que lhe queiram apresentar e olhará com toda a atenção para eles, como sempre foi", disse Mário Lino no final da assinatura de um protocolo para o arranque das novas instalações para o Centro de Análise e de Operações contra o Narcotráfico Marítimo, quando questionado sobre se estaria disposto a aceitar um estudo da Associação Comercial do Porto (ACP).» [Público assinantes]

Parecer:

Este aeroporto vai levar mais estudos do que cimento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se que se estude também as Berlengas, seria uma solução dois em um, um aeroporto para Lisboa e um porta-aviões para a Armada.»

PINTO DA COSTA NÃO PERDEU O HUMOR

«Quanto a isso, quero endereçar os meus parabéns ao senhor procurador e à senhora juíza, musas inspiradoras de tal obra, uma vez que foram eles que criaram o guião. Conheço o suficiente para compreender que tanta invenção e falsidade só serão compreendidas quando todos souberem (o que eu já sei) com quem a Carolina Salgado se reuniu antes do livro, depois de ele ser escrito, quem cortou coisas, quem acrescentou outras, quem a apresentou à D. Quixote, etc., etc. Para se compreender o objectivo desse livro, será suficiente ler, como eu li, há dias, num diário, que a escritora Fernanda Freitas está arrependida (e vou citar) por "ter pactuado, alegadamente por desconhecimento de causa, com falsidades e invenções no texto que escreveu".

(...) Diria que a autora do livro poderia ser processada por plágio, já que, ao que me contam, transcreve o interrogatório judicial de que fui alvo.

(...) Quanto aos golos do FC Porto, nem eu nem os analistas nem os "paineleiros" habituais descortinaram qualquer irregularidade.

(...) Não, não. Refiro-me mais a alguns apêndices sequiosos de protagonismo, aqueles que vão para as televisões fazer afirmações descabidas sobre o meu salário e que falam das ligações dos autarcas ao Ministério Público.

Há uma analogia entre o lugar-comum da promiscuidade entre a política e o futebol e aquela que existe entre alguns elementos dos media e elementos do Ministério Público. Algo semelhante entre o que se passava na corte francesa, em que os segredos de Estado eram partilhados na alcofa.» [Público assinantes]

Parecer:

É uma pena que tenha estado sem humor durante tanto tempo, o suficiente para avaliar os prejuízos resultantes da novela escrita pela ex-namorada. de qualquer das formas, regressou em boa forma.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Maria José Morgado e cônjuge.»

UM ESTUDO PREOCUPANTE

«Mais um dado: 17,7 por cento das mulheres e um quarto dos homens disseram que não brincam nem acompanham os estudos dos filhos ou só o faziam ocasionalmente.» [Público assinantes]

Parecer:

Os jornais e televisões deram um grande destaque ao facto de a maioria das chefias do Estado serem homens, quase esqueceram a percentagem de crianças "esquecidas" pelo pais. Talvez merecesse a pena estudar o tipo de comportamento que se exige de uma chefia do Estado, os sacrifícios que isso representa e as consequências.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao secretário de Estado da Administração Pública.»

A ÚNICA MULHER CANDIDATA À CM DE LISBOA

«Questionada sobre as declarações de Fernando Negrão na véspera, afirmando que a escolha para a Câmara Municipal de Lisboa (CML) é entre os candidatos do PSD e do PS, Helena Roseta atirou, lacónica: "Todos os candidatos estão em pé de igualdade nestas eleições". Seguiu-se um silêncio, cinco segundos de silêncio, a audiência intuindo que o assunto não estava encerrado. "O que eu sei é que sou a única candidata cabeça de lista", concluiu.» [Público assinantes]

Parecer:

Ora aqui está mais um argumento em favor de Helena Roseta, o acto de ser a única mulher a candidatar-se. Será feminismo ou oportunismo?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Helena Roseta onde está a vantagem.»

DUBAI COMPRA O 'QUEEN ELIZABETH 2'

«El imponente trasatlántico 'Queen Elizabeth 2', que ha cruzado más de 800 veces el Atlántico y que ha transportado a más de 2,5 millones de viajeros desde que fue fletado en 1969, detendrá su rumbo definitivamente en 2008 para ser transformado en hotel de lujo.

"La joya de la corona" de la compañía de cruceros Cunard Line fue vendida por 75 millones de euros a una empresa propiedad del Gobierno de Dubai, que ya ha elegido el destino final del crucero, el complejo Palm Jumeirah, "la isla artificial más grande del mundo".» [20 Minutos]

O MUNDO VAI ACABAR EM 2060, DISSE BEWTON

«Aunque parece imposible que Ciencia y Futurología puedan ir de la mano, la Universidad Hebrea de Jerusalén ha sacado a la luz unos manuscritos de Isaac Newton que revelan una sorprendente faceta del científico.

El considerado padre de la Física predijo, en una carta de 1704, cuál sería la fecha del fin del mundo basándose en los textos del libro bíblico de Daniel. En el escrito explica que el mundo no se acabaría hasta 1.260 años después de la fundación del Sacro Imperio Romano, en el año 800 D.C.» [20 Minutos]

DOMÍNIO 'CN' CUSTA 10 CÊNTIMOS E É O TERCEIRO MAIS NUMEROSO

«El dominio chino ".cn" ya es el tercero más usado del mundo en la lista de dominios nacionales, superado sólo por el de Alemania (.de) y el de Reino Unido (.uk), informó hoy la prensa china.

Según las cifras de finales de mayo, en China hay ya 5,3 millones de páginas web con el dominio .cn, cinco veces más que a finales del año 2005. » [20 Minutos]

NUCLEAR: DEPOIS DO IRÃO A BIRMÂNIA?

«El presidente ruso, Vladimir Putin, y el estadounidense, George Bush, están cada vez más cerca de alcanzar un acuerdo sobre un escudo antimisiles capaz de defender a Rusia, Estados Unidos y Europa de amenazas de los poderes nucleares emergentes como Corea del Norte e Irán.

Mientras, hace unas semanas, y de forma más discreta, el mismo Gobierno ruso anunció que ayudará a Birmania (ahora Myanmar), un país dirigido por una junta militar, con un negro historial en materia de recursos humanos y objeto de sanciones de Europa y Estados Unidos, a construir un reactor nuclear con fines civiles a cambio de una buena cantidad de dinero.» [20 Minutos]

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Porque Posso", que passou a constar na coluna da direita, designou O Jumento para "Blog com Tomates". Aqui fica o obrigado.
  2. O "À Coca em Lisboa" pescou um cartaz publicitário.
  3. O "Aliás" acha que com as minhas sugestões o meu candidato perderia as eleições:
    «Leio os conselhos que V. arrisca a dar ao seu candidato a Lisboa, e eu não arrisco muito se lhe disser que ele, se seguir os seus conselhos, perde as eleições. Mas percebo a sua intenção: um blog é isso mesmo - a opinião de quem ela não não foi pedida. Também a minha, portanto.»
    É um facto que qualquer candidato que mude os padrões das campanhas se arrisca a perder, mas também acredito que um destes dias algum candidato arrique se nos faça uma surpresa.
  4. O "Range-o-Dente" pescou um comentário relativo à senhora aDRENalina.
  5. O "Pontos Soltos" também acha que o momento escolhido pela senhora aDRENalina para dar uma entrevista foi impróprio, chamando à DREN a loja dos 300.

ADORATIO ET DIVINATIO

ANDREI SOLOMENTSEV

HUNKER

GANT

COLISÃO FRONTAL A 100 KM/H

HACKERS

QUAL VAI NASCER PRIMEIRO?

SACRIFICANDO A BARBIE

SONO


[2][3]

PUFF FABRIC SOFTENER

[2][3]

JORNAL "OJE"