quarta-feira, junho 20, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

"A Ala dos Namorados", Painel de Azulejos do Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa.

IMAGEM DO DIA

[PA, Barry Batchelor / AP]

«Mamá artificial. Una cría de grulla come de una cuchara con forma de grulla adulta en una reserva de Slimbridge, Inglaterra. El equipo del parque cuida de estos pollos usando disfraces o cabezas artificiales de grulla, para que los pájaros no se acostumbren demasiado a la presencia humana.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA




Da camelomania à estudomania

Se durante meses a fio Mário Lino era alérgico a qualquer debate ou explicação sobre a Ota, chegando ao ponto de ver camelos por todo o lado menos no espelho da casa de banho da sua residência, agora aceita e incentiva estudos sobre todas as localizações possíveis, se necessário sobre as Berlengas e o Mar da Palha. Da camelomania passou à estudomania, mas está a fazê-lo de forma tão desastrada que toda a gente já percebeu a sua estratégia.

BERARDO QUER COMPRAR O BENFICA

Berardo lançou a opa sobre a SAD do Benfica assegurando que não se queria meter na gestão do clube, mas dois dias depois já manda "bitaiques" sobre o seu plantel. É evidente que o que Joe Berardo quer mesmo é comprar o clube em duas fases e não se iludam os sócios que julgam que isso é impossível, basta ao empresário acenar com os milhões aos famintos de títulos e referir o exemplo de sucesso do Manchester United para que uma boa parte deles façam uma fila para alterar os estatutos.

EU OBEDECI A CAVACO E ASSISTI ÀS CONDECORAÇÕES DO 10 DE JUNHO

«A Presidência da República disse que era importante. O Conselho de Administração da RTP admitiu que era importante. E eu sou uma pessoa que respeita muito as instituições nacionais. Por isso, no domingo, à hora de almoço, sentei-me em frente ao televisor para assistir às cenas que a RTP1 miseravelmente cortou durante a cerimónia do 10 de Junho. Durante 30 minutitos, pude enfim apreciar a arte de Cavaco a colocar fitinhas, a pendurar colares e a pregar medalhas. E tive de admitir: realmente, como é possível que uma estação de televisão prefira colocar no ar o Jornal da Tarde à hora marcada, em vez de mostrar em directo a atribuição da Ordem do Infante D. Henrique ao professor doutor Arsélio Pato de Carvalho? Não se percebe.» [Diário de Notícias]

Parecer:

João Miguel Tavares tem razão, a passagem das "cenas" não apresentadas no dia 10 de Junho foi ridícula e abona pouco em favor da imagem de Cavaco Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PORTELA

«Tenho para mim que uma das primeiras obrigações, especialmente de quem tem responsabilidades públicas, é cuidar bem do que já temos. Ora, no que a aeroportos diz respeito, Lisboa tem a Portela. Um aeroporto, construído de raiz, nos anos 40 do século passado, com condições para ser um excelente aeroporto. Antes de mais, as que resultam da sua excelente localização, em termos de proximidade com o centro da cidade. Nenhuma outra capital europeia tem o seu aeroporto localizado tão perto do seu centro urbano. Nenhuma outra capital europeia lançaria pela borda fora esta mais-valia tão importante que é ter um aeroporto tão próximo do centro da cidade. Não conheço aliás nenhum caso de desmantelamento completo de um aeroporto. Usando a Portela, é possível chegar a Lisboa de manhã cedo (partindo de Amsterdão, Bruxelas, Londres, Paris etc...) ter duas reuniões durante a manhã e outras tantas durante a tarde, regressando depois, no mesmo dia, ao ponto de partida.Vivi muitos anos próximo do Aeroporto da Portela. Na linha de aproximação à mais utilizada das pistas da Portela, a 03/21. Há 20 anos a poluição causada pela aproximação dos aviões era considerável. Hoje é praticamente irrelevante. Quer no que diz respeito a ruído, quer noutros planos. O perfil das aeronaves melhorou muito em termos ambientais. A sua forma de aproximação às pistas, na aterragem e na descolagem, é hoje substancialmente diferente, para melhor.» [Público assinantes]

Parecer:

João Soares defende a manutenção da Portela.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

COISA RARA, UM AUTARCA CONDENADO A PRISÃO

«O acórdão refere que Júlio Santos recebeu contrapartidas em dinheiro em dois casos relacionados com a adjudicação de obras municipais - a variante de Celorico da Beira e a beneficiação da estrada Celorico Gare/Forno Telheiro/Espinheiro. Ficou ainda provado que “obteve uma vantagem económica, através da prática de crime de corrupção, no valor de 125 mil euros”, ficando com uma fatia desse dinheiro. Uma parte serviu para comprar um apartamento, em Lisboa, em nome de um sobrinho e outra foi depositada em quantias mais pequenas, em numerário, numa conta de uma irmã.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Registe-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Programe-se uma visita ao homem quando ele habitar as novas instalações.»

NOGUEIRA PINTO PODERÁ VOTAR ANTÓNIO COSTA

«Fora do CDS-PP, a ex-autarca acredita que se o fizer não é “uma infidelidade à direita”. Cautelosa nas palavras, Nogueira Pinto esclarece que “a votar em António Costa é só e quando tiver a certeza de que António Costa irá para Lisboa servir a cidade”. E é com este argumento que se escuda para não dizer, neste momento, que votará no ex-ministro.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Coitado do Telmo Correia, nem as ratazanas do Largo do Caldas vão votar nele.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Paulo Portas.»

PORTUGAL VAI CONSTRUIR CINCO BARRAGENS

«Portugal quer construir mais cinco novas centrais hidroeléctricas, para além do reforço de quatro barragens já existentes para duplicar a sua capacidade, disse ontem o ministro da Economia. Manuel Pinho, citado pelas agências à margem da conferência Thinknomics em Lisboa, não adiantou quais os locais e a potência a instalar nas novas centrais. O plano de reforço do potencial hídrico deverá ficar definido ainda este ano.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Esperemos que nenhum pastor tenha estado sem nada que fazer há uns milhares de anos atrás.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Construam-se.»

AFINAL BERARDO SEMPRE QUER INFLUENCIAR O BENFICA

«A Metalgest, empresa de Joe Berado, esteve hoje a prestar esclarecimentos na CMVM acerca das declarações proferidas sobre a OPA ao Benfica. O investidor garante que está empenhado no sucesso da oferta, quer uma participação qualificada para influenciar a gestão do clube e adianta que há espaço para que esta seja melhorada.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Compreende-se, apesar da fortuna e da imensa colecção de arte Joe Berardo não conseguiu a notoriedade que o Benfica lhe pode proporcionar. Agora quer ajudar e numa segunda fase vai querer comprar o resto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Berardo quando está a pensar comprar a totalidade do Benfica.»

ISTO COMEÇA A PARECER UM BORDEL ESPANHOL

«A Associação Comercial do Porto (ACP) vai financiar um estudo que defende que o aeroporto de Lisboa deverá manter-se na Portela, com o apoio de uma outra infra-estrutura de média dimensão, também na zona de Lisboa. A decisão foi ontem anunciada pelo presidente da ACP, Rui Moreira, depois do ministro das Obras Públicas, Mário Lino, ter garantido que o Governo está aberto a analisar qualquer outro estudo sobre a localização do novo aeroporto (designadamente essa mesma opção - Portela+1).» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Alguém entende o que é que os comerciantes do Porto têm que ver com o aeroporto de Lisboa?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Rui Moreira que guarde o seu dinheiro para estudos sobre a cidade do Porto.»

O ZÉ QUER PERCURSOS PARA BICICLETAS

«A criação de dois circuitos para bicicletas, um entre Algés e Sacavém e outro entre Telheiras e o Marquês de Pombal, são duas propostas do candidato do Bloco de Esquerda (BE), José Sá Fernandes, às intercalares para a Câmara de Lisboa.» [Portugal Diário]

Parecer:

É uma pena que não proponha também a terraplanagem da cidade para que os percursos sejam menos cansativos

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Zé se já reparou que entre Telheiras e o Marquês de Pombal é sempre a subir.»

DURÃO BARROSO PRESSIONA A POLÓNIA

«A Comissão Europeia avisou hoje a Polónia de que pode perder dinheiros e apoio se bloquear a reforma das instituições da União Europeia na cimeira desta semana, mas Varsóvia diz que vai lutar implacavelmente em defesa da sua posição.

A Polónia pediu uma alteração na reforma do sistema de votação nas instâncias comunitárias, concebida com vista a facilitar a tomada de decisões na UE alargada a 27 Estados-membros, alegando que o sistema em vista dará aos grandes países, sobretudo à Alemanha, demasiado poder à custa da Polónia.» [Público]

Parecer:

Quem conduziu a integração da Polónia que resolva o problema.

CHINA JÁ É O MAIOR PRODUTOR DE CO2

«Un estudio de la Agencia de Evaluación Medioambiantal de Holanda sitúa ya a China como primer país emisor de este gas responsable del efecto invernadero por su elevada concentración.

El anuncio incide en la reflexión acerca de la necesidad de compromisos en torno al medio ambiente por parte de las autoridades de Pekín, hasta ahora reticentes a la firma de unos límites estrictos.» [20 Minutos]

350 ANOS ANTES DO GOOGLE EARTH

«La importancia de ver el aspecto que uno tiene mantiene una relación directa con la posibilidad de permanecer cuerdo. Son coordenadas de uno mismo para seguir construyendo algo que se parezca a lo que fuimos. Le pasa también a las ciudades y al vínculo que tienen con la cartografía. Una cuestión de identidad.

En el Madrid del siglo XVII, cuando Google Earth ni se imaginaba, el portugués Pedro Teixeira le entregó a la ciudad la imagen de su rostro. El resultado fue el segundo plano de la historia de la capital de España. Una joya cartográfica por la que Teixeira recibió 700 escudos de manos del rey Felipe IV y que hoy se estudia en todo el mundo. Ahora, Luis Miguel Aparisi ha publicado un libro, El plano de Teixeira, 350 años después, editado por el Ayuntamiento, donde compara los límites de aquel Madrid de 1656 con la misma zona actual. Y parece que no ha cambiado tanto.» [El Pais]

MELHOR É IMPOSSÍVEL

«Um inspector de uma unidade anti-fraude admitiu ontem que a própria Direcção Geral de Impostos, DGCI, e o ministério da Justiça já compraram material informático beneficiando de preços baixos graças a diversas fraudes fiscais, entre as quais a "fraude carrossel".

Algumas empresas "têm ganho concursos de fornecimento ao Estado", declarou ontem , durante um seminário sobre criminalidade tributária, Luis Araújo, inspector de uma unidade antifraude, constituída no âmbito de uma colaboração entre a Polícia Judiciária e a própria Direcção geral de Impostos. As empresas que ganharam concursos do Estado compraram material a "firmas fantasmas" que praticaram fraudes fiscais - entre as quais a famosa fraude carrossel. A "dificuldade", salientou o inspector, está em "provar que estas empresas", que ganharam os concursos lançados pelo Estado, "sabiam que estavam a beneficiar deste tipo de redes criminosas".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Toda a gente sabe que o Estado não se preocupa muito em saber a quem compra, o importante é que seja mais barato.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário ao dr. Macedo e a fundamentação técnica para que possa afirmar que a fraude no iva não vai além dos 2%.»

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Wilson Blog" pescou um comentário a propósito da opa do Joe.
  2. O "Blogue do Pisca" foi incluído na coluna da direita.
  3. O "Aliás" concorda que os comerciantes do Porto metam o bedelho no novo aeroporto de Lisboa:

    «Quanto à aliança entre os comerciantes e operadores turisticos do Norte e de Lisboa, faz sentido para os nortenhos na medida em que o aeroporto do Porto se encontra já (ou ainda, essa é a questão a equacionar) muito subutilizado, e, portanto, um novo aeroporto de Lisboa (pressupondo a participação de privados e a privatização da Ana) empurrará o aeroporto do Porto para uma situação ainda mais marginal; quanto aos comerciantes e operadores turísticos de Lisboa, é conhecida a sua perspectiva escondida: se retirarem o aeroporto da Portela para longe do centro da capital, os turistas perdem esse must turístico lisboeta que constitui o seu sobrevoo rasante à chegada, e vão voar para outras paragens. Escondida, porque não explicitada, e sobra como única possível já que não é crível que, se o aeroporto se localizar a 20 ou 30 minutos do centro da cidade, como ocorre na esmagadora maioria dos aeroportos de todo o mundo, o turista desista de Lisboa.»

    Teria sido bonito se os de Lisboa tivessem feito o mesmo em relação aos do Porto.
  4. O "Argos - Zoom" foi incluído na coluna da direita.
  5. O "Avec le Temps" designou O Jumento para "Blog com Tomates". Obrigado.

AZBAROFF SERGEY

ALAIN NIKIFOTOVA

SERGEI KONDRATIEV

AYDAN KERIMLI

AVISO

YAMAHA F350 OUTBOARD MOTOR

ÁGUA DAS PEDRAS

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CITIZENS CRIME COMMISSION OF NEW YORK CITY

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