quarta-feira, junho 06, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Vista da Baixa de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Rainer Jensen / EFE]

«Cumbre de Pinochos. Miembros de la ONG Oxfam con máscaras de los jefes de Estado del G8 vestidos como Pinocho en Rostock, Alemania, en una manifestación previa a la cumbre de los líderes de los países más ricos del mundo.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA


Doeu ver Carvalho da Silva

Muito provavelmente obrigado pelos ortodoxos do PCP o líder da CGTP, Carvalho da Silva, deu um dos espectáculos mais tristes desde que é dirigente da central sindical, uma semana depois da greve que o PCP pretendia que fosse geral veio divulgar números de adesão.

É mais do que evidente que os números foram fabricados na Soeiro Pereira Gomes e apenas serviram para salvar a face para um partido cujos valores estão acima da verdade.

MÁS NOTÍCIAS, DIZ MINISTRO DAS FINANÇAS

Pois, desde que os portugueses o conhecem só ouviram boas notícias da sua boca. O ministro que tem andado tão empenhado com a perda de rendimentos dos trabalhadores está agora muito preocupado com mais uma aumento da taxa de juro decidido pelo Banco Central Europeu. Se não fosse o mau gosto a sua afirmação seria uma anedota.

O DESCUIDO DO WEBMASTER DO GOVERNO

A que propósito a página da informação relativa ao programa de acesso a computadores e banda larga do Portal do Governo é documentada com uma imagem onde se vê Sócrates ao lado de Putin?

CHANTAGEM INACEITÁVEL

Não critico a situação de excepção que o caso Maddie tem merecido das políticas portuguesas, apesar de nenhum caso de desaparecimento no Reino Unido ter merecido das polícias ou dos políticos daquele país a atenção que as autoridades portuguesas estão a dar a este caso. Nenhuma criança desaparecida no mundo mereceu o tratamento de favor que está a ser dado a Maddie.

A ida dos pais de Maddie à Alemanha leva-me a dizer basta, os progenitores responsáveis pela negligência que permitiu o desparecimento da filha ao mesmo tempo que beneficiam da hospitalidade e do empenho das autoridades portuguesas estão a usar os elevados recursos financeiros de que dispõem para viajarem pelos países de onde vêm mais turistas. Vão lá em busca da filha ou na esperança de que algum alemão a tenha visto? É evidente que não, vão aos países de onde vêm os nossos turistas porque é aí que a comunicação social estará mais interessada no caso e esse interesse só tem uma motivação, criar medo nos que pretendam visitar Portugal.

Ou seja, os pais da Maddie estão a usar uma estratégia manhosa à custa deste país, pretendem que as suas autoridades continuem a tratar o seu caso como uma excepção e para isso recorrem à chantagem promovendo a dúvida em relação à segurança de Portugal como destino turístico.

O CRIME COMPENSA

[DR pdf]

A senhora dos informadores foi agraciada com a recondução no cargo, os que ainda possam estar com vontade de criticar Sócrates que se cuida, as paredes da DREN vão continuar a ter ouvidos por mais três anos.

O Governo que não quer tomar posição até à conclusão do processo disciplinar não precisou de esperar para reconduzir a senhor, isto é, Sócrates e a ministra da Educação mentiram ao afirmarem estarem a aguardar o apuramento de responsabilidades do professor, ao reconduzirem a senhora ilibaram-na de quaisquer perseguições e, por conseguinte, condenaram o arguido no processo disciplinar.

O Charrua que se cuide, vem aí uma pena disciplinar, da próxima que faça elogios a Sócrates, não chegará para impedir que m boy do PS o substitua enquanto boy do PSD, mas sempre evita o processo disciplinar.

PICANÇO 0 - 1 JAIME SILVA

Depois de o presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos se ter andado a gabar que iria empatar os tribunais com providências cautelares a derrota era mais do previsível. Acabam por ser os trabalhadores a pagar pela cagança do Picanço.

Como diria António Aleixo:

Olha o raio do Picanço
onde foi fazer o ninho.
Na careca da velha,
no mais alto cabelinho.

A ESMERALDA E A ALEXANDRA

Seria interessante comparar a posição das famílias de acolhimento e da comunicação social no caso de duas crianças, a Esmeralda que é disputada por uma família que a pretende adoptar contra a vontade do pai biológico e a Alexandra, uma menina russa nascida em Portugal e que corre o risco de ser extraditada para a Rússia na companhia de uma mãe alcoólica.

MÍNIMOS

«Uma experiência desse tipo foi-me proporcionada no caso dos comentários à greve geral de 30 de Maio, especificamente no respeitante à fixação dos serviços mínimos e às suas consequências. Os espaços informativos das 22 horas na SIC Notícias, que tive a oportunidade de acompanhar no próprio dia da greve e no dia seguinte, surpreenderam-me pelas incorrecções factuais introduzidas pela jornalista, afirmando nomeadamente que os árbitros encarregados da definição desses serviços seriam nomeados pelo governo, ou que, embora tal matéria estivesse legislada há vinte anos, os respectivos poderes só agora teriam sido usados "pela primeira vez".» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Teodora Cardoso escreve sobre os serviços mínimos e sobre o rigor da comunicação social, artigo cuja leitura recomendo a Louça que na AR usou o nome da economista e apanhou uma tareia de Sócrates pois percebeu-se que não conhecia as regras dos serviços mínimos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PCP: MAIS UMA VÍTIMA NA MIRA DOS ORTODOXOS

«Os dirigentes mais ortodoxos, que têm criticado o modo como Carvalho da Silva abriu a central sindical a correntes católicas, socialistas e independentes, enquanto abria vias de diálogo com sindicalistas próximos do Bloco de Esquerda, entendem que esta frase constituiu "um tiro no pé". Tanto mais que foi publicada em vésperas da greve geral que os comunistas impuseram à CGTP, contrariando a vontade inicial do próprio Carvalho da Silva. A frase foi aproveitada para título de capa da revista Única, do Expresso, onde a entrevista foi publicada no sábado que antecedeu a greve geral do dia 30.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Estes ortodoxos não querem ninguém com dois palmos de testa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Carvalho da Silva que parta.»

AFINAL NÃO TEMOS ASSIM TANTAS FÉRIAS E FERIADOS

«Ao todo, entre férias e feriados os portugueses gozam, em média, 34 dias anuais, enquanto em terras da Nokia (Finlândia) as folgas somam os 44 dias. Os portugueses laboram o mesmo que os alemães e mais que os franceses (ver quadro). Isto comprova que as economias avançadas do Norte da Europa trabalham menos dias, mas conseguem, ainda assim, ser mais tecnológicas e competitivas.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Finalmente alguém se lembrou de desmontar a mentira preferida das associações empresariais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao ministro do Trabalho e às associações patronais.»

SÓCRATES LEMBROU-SE DO ÓBVIO

«O primeiro-ministro disse esta terça-feira que o programa de acesso a computadores e Internet a preços reduzidos é «um primeiro passo» e que o Governo vai estudar outras iniciativas para as empresas e na área da produção de conteúdos. » [Diário Digital]

Parecer:

Por este andar todos os portugueses vão à net mas não encontram nada em português, esta repentina preocupação de Sócrates foi a crítica que aqui foi lançada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se a Sócrates que está a fazer tudo ao contrário, primeiro dá os computadores e depois promove a produção de conteúdos.»

O MANUEL BEXIGA VEM PARA LISBOA

«O candidato fictício do Partido da Nova Democracia nas eleições de 06 de Maio na Madeira, o «Manuel Bexiga», vai agora marcar presença na campanha eleitoral deste partido para a Câmara Municipal de Lisboa. » [Portugal Diário]

Parecer:

Gostei.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns a Manuel Monteiro.»

A ANEDOTA DO DIA

«A CGTP fez hoje um balanço positivo da greve geral de quarta-feira, considerando que “teve um forte impacto na redução da actividade económica e nos serviços públicos” e dizendo que contou com a participação de mais de 1,4 milhões de trabalhadores.

“A greve geral, realizada no dia 30 de Maio constituiu a mais forte acção de luta nos últimos tempos, um forte e vigoroso protesto, um aviso sério e uma clara exigência de mudança das políticas que têm vindo a ser seguidas”, disse o secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da silva, em conferência de imprensa.» [Público]

Parecer:

Com estas estatísticas eu diria que passei o dia da greve na sede do PCP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se.»

QUEM CHUMBAR NÃO LEVA O COMPUTADOR

«Só os alunos que não reprovem até ao fim do ensino secundário é que terão direito ao título de propriedade do computador portátil, atribuído a todos os que se inscreverem em Setembro no 10º ano.

Esta é uma das normas que consta do regulamento do programa "e- iniciativas" anunciado na semana passada, no Parlamento, pelo primeiro-ministro - que hoje entrega os primeiros quinze computadores, na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Era o mínimo que se podia exigir aos estudantes beneficiários.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe.»

COMPUTADORES GRATUITOS: GOVERNO ANTECIPOU-SE ÀS EMPRESAS

«O acordo de financiamento do programa de Internet de banda larga e computadores a preços reduzidos para estudantes, professores e trabalhadores em formação, anunciado no Parlamento por José Sócrates e cujo custo estará essencialmente suportado pelos três operadores de rede móvel, ainda não tinha sido assinado por todas ontem ao início da tarde.

O anúncio terá apanhado de surpresa algumas instituições, apesar das reuniões realizadas por um grupo de trabalho formado na sequência das contrapartidas para a sociedade da informação prometidas no concurso de UMTS (terceira geração de rede móvel). Os detalhes do acordo têm sido trabalhados nos últimos dias para que hoje, Sócrates, no âmbito de uma visita à Escola Eça de Queirós, anuncie os contornos do apoio. Ontem, o Governo adiantou que a Microsoft será uma das parceiras do Governo. A esta empresa deverá juntar-se ainda a Cisco e a Sony Ericsson.» [Público assinantes]

Parecer:

Digamos que Sócrates estava aflito, precisava de mudar de assuntos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates se acha bonito aquilo que fez.»

PREFEREM COMER CHOCOLATE

«Uma pesquisa realizada pela Universidade do País de Gales revelou que mais de metade das mulheres britânicas prefere comer chocolate a fazer sexo.

Enquanto 87% dos homens disseram que optariam por uma noite de amor, 52% das britânicas admitiram que não resistem às tentações de uma barra de chocolate. » [BBC Brasil]

REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS LEVAM CASO DA RCTV À ONU

«La organización Reporteros Sin Fronteras (RSF) anunció este martes que planea llevar el caso de la no renovación de la concesión del canal venezolano RCTV, el más crítico al gobierno de Hugo Chávez, a la Comisión de Derechos Humanos de la ONU.

La organización no gubernamental basada en París visitó Venezuela a fines de mayo para evaluar las consecuencias de la medida para la libertad de información y concluyó de que significa la "consolidación de una hegemonía mediática" en el país. » [20 Minutos]

GOVERNO NIGERIANO PROCESSA PFIZER POR EXPERIÊNCIAS COM CRIANÇAS

«El Gobierno federal nigeriano ha llevado a los tribunales al gigante farmacéutico Pfizer por un ensayo clínico ilegal que causó muertes y malformaciones a unos 200 niños, informó hoy la prensa local.

En su demanda, presentada ayer, las autoridades nigerianas piden a la Corte Suprema Federal de Abuya 7.000 millones de dólares para compensar los prejuicios del ensayo y para indemnizar a las víctimas y a sus familiares, según publica el periódico "Guardian News".» [20 Minutos]

JORNAL CHINÊS PRESTOU HOMENAGEM ÀS MÃES DE TIANANMEN

«Un diario chino de provincias, el 'Chengdu Evening Post' ha conseguido burlar —tal vez involuntariamente— a las autoridades y ha publicado un texto con formato de anuncio en el que se rendía tributo a las madres que perdieron a sus hijos en aquella noche del 4 de junio de 1989.
Un pequeño texto, titulado 'Saludo a las infatigables madres de Tiananmen', apareció en la parte inferior de la página 14 del diario, una sorprendente mención con apenas precedentes en casi dos décadas.
» [El Mundo]

EUA: EXECUTADO TEVE TEMPO PARA IR AO WC A MEIO DA EXECUÇÃO!

«La Unión Americana de Libertades Civiles (ACLU) denunció hoy que Christopher Newton, un preso ejecutado el pasado mes de mayo en un penal de Ohio mediante inyección letal, tardó al menos 90 minutos en morir --hasta el punto de que los verdugos permitieron al condenado a ir al cuarto de baño en medio de la ejecución-- y sufrió no menos de diez pinchazos para encontrarle la vena.

La organización ha pedido por ello una investigación amplia sobre esta ejecución e incluso ha reclamado que se haga público el nombre de los médicos que participaron voluntariamente y de los policías que supervisaron la ejecución, en pleno debate abierto en Ohio sobre si se deben hacer públicas las indentidades de los verdugos.» [epEuropa Press]

TAL COMO EM PORTUGAL

«Los ejecutivos de la industria de capital inversión que se dedican a adquirir y vender compañías ajenas pagan en Gran Bretaña '"menos impuestos que una señora de la limpieza", según publica el 'Financial Times'.

Así lo ha denunciado Nicholas Ferguson, una de las figuras más destacadas de ese pujante sector, que, según el periódico, ha roto así el silencio existente sobre esas prácticas.» [20 Minutos]

O JUMENTO NO "GOOGLE BLOG SEARCH"

  1. O "Kaska" designou o Jumento para "Blogue com Tomates". Aqui fica o agradecimento.
  2. O "Oeiras Local" sugere a leitura do post "As minhas dúvidas sobre a Ota".
  3. O "Macroscópio" acha que por causa da postal do "Poceirão Airport" é desta que leva um tiro do Belmiro.

QUE RECURSOS USAS PARA FAZER O TEU BLOGUE?

Prometo que um dia divulgarei aqui os recursos utilizados para produzir este blogue, hardware, telecomunicações, servidores, software e equipamento fotográfico. Quando o fizer desafiarei outros blogues a fazê-lo neste espaço.

IMAGENS IMPRESSIONANTES DA PESCA DO ATUM [Link]

TANYA GRAMATIKOVA

ANTON & INA

DAMIAN SIQUEIROS

YAGA

COMENDO MELANCIA

DIET WATER!

THINGS THAT SCARE YOU

BARCELONA NO SEU MELHOR [Link]

O QUE SUCEDE SE UM PÁSSARO CHOCAR COM UM PORSHE A 300 KM/H? [Link]

iPHONE

WWF RÚSSIA

NIKE

[2][3]

TENSOPLAST

[2][3]