segunda-feira, junho 11, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Ria de Aveiro (Imagem do "Notícias da Aldeia")

IMAGEM DO DIA

[TIM SLOAN/AFP]

«KENNEDY SPACE CENTER, UNITED STATES - Nearly an hour after launch, contrails from the lift-off of US space shuttle Atlantis float above the Vechicle Assembly building 08 June, 2007 at the Kennedy Space Center in Florida. The shuttle is on an 11-day mission to the International Space Station. AFP PHOTO / TIM SLOAN » [Tiscali News]

JUMENTO DO DIA




Uma autarca de legitimidade duvidosa

Ninguém o referiu mas pareceu-me pouco apropriado a escolha de Setúbal para a realização das comemorações do Dia de Portugal, dando protagonismo a uma controleira que o PCP escolheu para presidir à autarquia daquela cidade sem respeitar ou ouvir os eleitores. Restava que a senhora soubesse manter uma postura digna num dia em que era Portugal que se comemorava, mas isso não sucedeu, como se esperava para a autarca escolhida com o voto único de Jerónimo de Sousa os superiores interesses do partido sobrepuseram-se à solenidade da cerimónia que serviu para atacar um governo que além de ser do país tem uma legitimidade que ela não tem.

O AEROPORTO DE LISBOA E O 10 DE JUNHO

Pela forma como algumas personalidades e personagens se referem ao novo aeroporto de Lisboa parece que há por aí quem já se tenha esquecido de que o Aeroporto se destina a servir a capital do país e os mais de um milhão de habitantes que vivem na capital e concelhos vizinhos. Foi o que sucedeu em Setúbal na comemoração do dia 10 de Junho onde ouve quem tenha confundido o Dia de Portugal com o feriado municipal, aproveitando a presença do Presidente da República para sobrepor os interesses do concelho aos do país. Não me admiraria nada que, depois de ouvido o CC do PCP, a presidente da CM de Setúbal se lembre de propor a construção do aeroporto na zona de Grândola porque aí serve melhor as littles RDA, desde algum resto de cooperativa da reforma agrária até ao município de Setúbal, assegurando assim grandes ganhos eleitorais em futuras autárquicas.

A IDA AO POSTE

É necessário acabar com a postura da "coitada da criancinha que não tem culpa", jovens já crescidinhos que torturam colegas mais frágeis com a "ida ao post" não devem ter lugar na escola. Situações destas são inadmissíveis e cabe aos pais suportar os custos de uma escola privada ou as consequências dos seus filhos não completarem a escolaridade, mas para torturadores que recorrem à força para torturar colegas não deve haver lugar na escola pública. Escolaridade obrigatória é uma coisa, permitir a destruição da qualidade do ensino e a violência generalizada é outra totalmente diferente. Sou pela expulsão destes estudantes, os seus pais que assumam os custos e as consequências.

PROTOCOLO DE ESTADO NO DIA DE PORTUGAL

Quando se referiu às entidades presentes na abertura da cerimónia solene da comemoração do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas Benard da Costa referiu-se ao Bispo de Setúbal antes de o fazer em relação aos deputados presentes. Como a Lei 40/2006, de 20 de Agosto, relativa às Lei das precedências do Protocolo do Estado Português estabelece que:

«Artigo 38.º
As autoridades religiosas, quando convidadas para cerimónias oficiais, recebem o tratamento adequado à dignidade e representatividade das funções que exercem, ordenando-se conforme a respectiva implantação na sociedade portuguesa.»

Teremos que concluir que para Benard da Costa considera que o Bispo de Setúbal tem maior representatividade no distrito de Stúbal e no país (já que se trata de uma cerimónia nacional) dos que os deputados eleitos pelos portugueses.

DEPRIMENTE

Ouvir Cavaco Silva a declamar o Lusíadas, mais parecia que tinha comido uma fatia de bolo-rei. Concordo inteiramente com o comentário que um amigo d'O Jumento mandou por mail:

«Penso que sempre será interessante colocar no seu blog a grande dificuldade que o nosso PR tem com os Lusíadas.

Para além do número de Cantos que a obra tem, agora também mostra outra dificuldade quanto ao que era e continua a ser o mínimo que qualquer Português sabe. Os primeiros versos da 1ª estrofe do Canto I.

De facto, se teve ou tiver oportunidade de ouvir a "declamação" que o PR fez no decorrer das cerimónias em Setúbal, verificará que Os Bravos que Camões canta, em vez de terem EDIFICADO um novo Reino entre a gente remota que encontraram, afinal .... IDENTIFICARAM !!!!

Esta é para mandar afixar!»

CANDIDATOS VÃO ÀS MARCHAS DE LISBOA

«Os lugares na tribuna já estão a ser pensados para receber mais 12 elementos, tantos quantos os candidatos às eleições intercalares para a Câmara de Lisboa. No tradicional desfile das marchas de Lisboa, transmitido em directo pela RTP no próximo dia 12, a comissão administrativa da maior autarquia do País entendeu convidar todos os cabeças de lista que se apresentam às urnas dia 15 de Julho. Para já, só quatro confirmaram a presença na terça-feira à noite, véspera do feriado de Santo António: António Costa (PS), José Sá Fernandes (BE), Ruben de Carvalho (CDU) e Telmo Correia (CDS).» [Correio da Manhã]

Parecer:

A dúvida está em saber quais são os que vão marchar na noite das eleições.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reservem-se algumas cadeiras para a noite das eleições.»

PORTUGUESES, OS NOVOS ESCRAVOS DA HOLANDA

«Os portugueses e os polacos são os novos escravos da Holanda. Há também turcos, mas estes protegem-se mais. A classificação só pode parecer excessiva a quem não viveu nas condições destes emigrantes. O problema não é a dureza do trabalho - às vezes mais de dez horas em pé num espaço de 50 cm de uma fábrica e de madrugada ou numa estufa com um calor insuportável, estar sempre a ouvir snel, snel (rápido), não poder descansar ou ir à casa de banho fora das pausas e ter um chefe com os olhos fixos no que fazemos. O problema é saber que esse trabalho não está garantido. É estar disponível 24 horas por dia, seis dias por semana. É dormir com o telemóvel à cabeceira e acordar com o sobressalto de que nesse dia fica em casa. E se tiver a sorte de ir trabalhar, pode ser apenas por quatro/quatro horas e meia/cinco horas. E também pode acontecer estar de folga e ser chamado porque há mais trabalho que o previsto. É levantar-se às quatro da manhã para estar pronto às 04.45 para o carro da empresa o levar ao local de trabalho e o condutor não aparecer. O problema é estar permanentemente a mudar de casa. É nunca saber quem irá dormir no seu quarto, no sofá ou, até, na sua cama. É não ter privacidade. Em resumo: não ter vida própria.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Um retrato da nova escravidão que vai grassando pela Europa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento aos ministros do Trabalho e dos Negócios Estrangeiros.»

A HIPOCRISIA SEGUNDO O BERNARDINO

«"É uma forma de começar a limitar o acessos das mulheres à interrupção voluntária da gravidez." A restrição que os hospitais se preparam para impor, admitindo apenas mulheres que pertençam à respectiva área de residência, foi ontem recebida com duras críticas pelo PCP. "É um absurdo", afirmou ao DN o líder parlamentar comunista, Bernardino Soares, referindo mesmo que esta medida "não está de acordo com o espírito da lei" - actualmente em fase de regulamentação. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Bernardino, o líder parlamentar do PCP que se confessou admirador do paraíso norte-coreano, acha que ao contrário de qualquer doente que deve dirigir-se ao hospital de residência, no caso do aborto a mulher possa usar qualquer hospital.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao PCP que avance com a sua própria clínica para atender as mulheres que não queira usar o hospital de residência.»

TORTURADORES NA PJ

«O Ministério Público (MP) acusou formalmente cinco inspectores da Polícia Judiciária (PJ) por alegado envolvimento em cenas de agressões, em Outubro de 2004, sobre Leonor Cipriano, mãe de Joana, a menina alegadamente morta no mês anterior em Figueira, Portimão, pela própria progenitora e o tio, João Cipriano. Três dos polícias estão acusados especificamente do crime de tortura, enquanto um quarto responderá por omissão de auxílio e o quinto por falsificação de documento.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

A dúvida está em saber quanto vale uma investigação e que se recorreu à tortura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se o DN da PJ sobre que medidas adoptou para que casos destes não se repitam.»

TRABALHO INFANTIL DE LUXO

«Carlos é uma das muitas crianças representadas pela empresa de agenciamento Pinguim Group. Apesar de passarem em média oito horas dentro de um estúdio a filmar ou a tirar fotografias de moda ou então a participar, noite a dentro, em desfiles, estas «não são crianças infelizes», disse à Lusa Paulo Sampaio, administrador da empresa.

Para evitar «abusos ou prejuízos para as crianças», na agência de Paulo Sampaio, não se fazem pagamentos em dinheiro. «Senão era considerado trabalho infantil e as crianças não podem trabalhar». » [Portugal Diário]

Parecer:

Quando se paga em géneros para que não seja considerado trabalho infantil é porque os serviços de inspecção do Estado estão a dormir.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro do Trabalho se já fez alguma coisa, pois basta ligar uma televisão para se constatar esta realidade.»

JERÓNIMO DE SOUSA APROVEITA A BOLEIA DE CAVACO SILVA

«O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje que o Governo tem uma «política de costas voltadas» para as comunidades portuguesas, sendo a ameaça de encerramentos de consulados «o ataque mais violento», noticia a Lusa.

«Uma política de costas voltadas para as comunidades portuguesas» caracteriza a política do governo PS, que «despreza» o facto dos emigrantes «serem um vector estratégico para o desenvolvimento e afirmação de Portugal no mundo», referiu Jerónimo de Sousa na mensagem do 10 de Junho. » [Portugal Diário]

Parecer:

Ridículo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa se tem intenções de publicar a comunicação de Cavaco Silva no Avante.»

EMPRESÁRIO BELGA NÃO EMPREGA NEGROS PORQUE O CÃO É RACISTA

«Un empresario belga denegó un puesto de trabajo a un ciudadano nigeriano ya que, según dijo, su perro era racista y mordía a personas de raza negra,según publicaron el sábado los medios belgas.

El nigeriano de 53 años dijo al diario De Standaard que llegó al negocio de hierro forjado del empresario belga y fue inmediatamente acosado por el perro. » [20 Minutos]

CICLONUDISTAS PROTESTAM EM ESPANHA

«La Coordinadora de Colectivos Ciclonudistas de Aragón ha convocado una marcha en diversas provincias españolas, así como en otras ciudades de Europa y el mundo, para reivindicar su estado de desamparo en las carreteras ante otros conductores.

Ciclistas urbanos de toda edad y condición que utilizan las bici para su rutina diaria, como ir a trabajar, pasear, hacer deporte, comprar, estudiar, ir a la piscina, al cine, a la biblioteca, a visitar a la familia... opinan que este es el vehículo más ágil y racional para moverse en las ciudades.» [20 Minutos]

O JUMENTO NO TECHNORATI


  1. Retribuído o link do "Antes" na coluna da direita.
  2. Agradecimento ao "Mas Porquê?" por ter colocado O Jumento como "Blogue em destque".

PIERRE GUEZENNEC - ENKYS

MATTHEW RADER

NICKCASE

VLADIMIR MALTSEV

POOR PLUTO

CAMINHANDO SOBRE A ÁGUA

ACIDENTE NO FUNERAL

O PONCHO A COÇAR-SE

NATIONAL COUNCIL AGAINST SMOKING

[2][3]

WONDERBRA

[2][3]

STAFUL MEDICULUI

[2]