quarta-feira, junho 27, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Convento de Cristo, Tomar

IMAGEM DO DIA

[Jitendra Prakash / Reuters]

«El rostro del Taj Mahal. Dos mujeres con el monumento indio pintado en la cara durante una campaña para promoverlo como una e las nuevas siete maravillas en Allahabad.
FOTOGALERÍA: Las nuevas maravillas del mundo »
[20 Minutos]

JUMENTO DO DIA




Um problema de datas

Ainda ontem Mega Ferreira andava de braço dado com Joe Berardo a receber os convidados para a inauguração do novo museu, no dia seguinte apresenta a carta de demissão de presidente do Conselho de Fundadores com a data do dia anterior. Enfim, má disposição com efeitos retroactivos.

MARCELO DIZ QUE HÁ FALTA E IDEIAS NA CAMPANHA E LISBOA

Tem razão, há muitos anos que nenhum candidato teve a ideia e ir ar um mergulho no Tejo.

DOR DE CORNO

O jornalista defendeu que as obras de Joe Berardo deveriam ser avaliadas ao preço de custo, uma proposta que roça o ridículo pois ninguém está a ver Miguel Sousa Tavares vender uma única das obras a esse preço se lhe pertencessem.

Nesta história do Joe Berardo anda por aí muita dor de corno e o madeirense tem razão ao invocar as suas origens humildes para explicar a forma como muita gente se manifesta. Eu gostaria de ver Miguel Sousa Tavares e outros doarem ao Estado uma colecção de arte avaliada em mais de trezentos milhões de contos.

Entre as exposições que têm passado pelo espaço agora ocupado pelo novo museu e uma as melhores colecções de arte contemporânea não tenho a menor dúvida em apoiar a solução adoptada. Alguém deveria fazer as contas e comparar os custos do Museu Berardo com os das exposições anteriores ali realizadas.

HELENA ROSETA

Adoro os chapéus da candidata independente.

SAUDADES DA UNIÃO SOVIÉTICA?

Os sindicatos da Administração Pública defendem que todos os funcionários públicos devem ser avaliados a mesma forma. Um bom exemplo de como alguns dirigentes sindicais estão mais preocupados com os seus valores ideológicos, por mais ultrapassados que sejam, do que com o interesse dos trabalhadores.

PORTELA +2

«Efectuar um estudo de mercado que analise a concorrência externa e especifique quem são os utilizadores e as suas necessidades. Nessa tónica, na Área Metropolitana de Lisboa, manter a Portela deve ser uma realidade a ponderar, com o low cost para Montijo e Sintra, e explorar este último para outras utilizações, nomeadamente turismo e substituição do aeródromo de Tires. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Este artigo e Fernando Seara mostra que a idiotice está à solta, não me admiraria que o autarca da Amadora exija um aeroporto para servir as grande superfícies ou que o presidente da junta do Castelo exija um heliporto junto ao castelo de São Jorge.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se, recomendando a leitura a título de humor.»

CORTE NOS BENEFÍCIOS FISCAIS NA SAÚDE EM DISCUSSÃO

«"Portugal é actualmente um dos países mais generosos em matéria de benefícios fiscais." A Comissão para a Sustentabilidade do Financiamento do Serviço Nacional de Saúde alerta para o facto e recomenda a redução dos benefícios para aproximar o País da generalidade dos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Se a dedução é agora de 30%, pode, em último caso, passar a não existir (caso de Espanha ou França) ou a ter limites inferiores, como em Itália ou nos EUA.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Para reintroduzir os benefícios fiscais nos produtos financeiros o Governo não perdeu tempo com discussões.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Sócrates que não nos faça perder tempo com conversas já que todos sabemos que a esta hora já decidiu o que vai fazer.»

A FLEXISEGURANÇA SAI MUITO CARA

«Quatro mil e duzentos milhões de euros por ano, dinheiro mais do que suficiente para construir um aeroporto na Ota. O valor foi calculado pela Comissão Europeia e demonstra o elevadíssimo custo da implementação de um sistema de flexissegurança tal como existe em alguns países europeus. Se, entre 1997 e 2004, Portugal tivesse adoptado o mesmo nível de segurança dado na Dinamarca, Suécia e Holanda (os três países que mais dinheiro despendem nestas políticas), então teria gasto mais do dobro do que, de facto, gastou. A questão estará na mente de todos os que, amanhã, assistam à apresentação das propostas preliminares da comissão que estuda as mudanças na lei laboral portuguesa.» [Jornal de Notícia]

Parecer:

Aposto que muitos dos que condenaram a flexisegurança vão ser os seus principais defensores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

A EFICÁCIA SEGUNDO O MINISTÉRIO PÚBLICO

«A Circunscrição Florestal do Sul (CFS) pediu ao Ministério Público (MP) de Benavente, há quatro meses, que promovesse o embargo das obras do projecto "Portucale", mas a tutela continua a desconhecer qualquer diligência tomada neste sentido. O facto já levou o ministro da Agricultura a escrever uma carta ao Procurador-Geral da República, a 11 de Maio, onde se queixou da "morosidade evidenciada pelo MP" e lhe pediu "celeridade". Mas Pinto Monteiro não respondeu a Jaime Silva, disse ontem, ao JN, um assessor do ministro. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

O PGR não só deveria responder ao ministro da Agricultura como também explicar aos portugueses porque motivo o Ministério Público tarda mais de quatro meses para embargar uma obra.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Pinto Monteiro.»

TELMO NÃO ACEITARÁ PELOURO OFERECIDO POR ANTÓNIO COSTA

«O candidato do CDS-PP à Câmara Municipal de Lisboa, Telmo Correia, garantiu hoje que recusará quaisquer pelouros, caso António Costa ganhe as eleições intercalares de 15 de Julho.
«O dr. António Costa é a favor da Ota, eu sou contra; é a favor das salas de chuto, eu sou contra; é a favor da entrega da Câmara ao Governo, eu sou contra; é a favor dos casamentos gay, eu sou contra. Isso tem uma consequênci, justificou. »
[Portugal Diário]

Parecer:

Ainda bem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Telmo a razão da sua recusa, será porque com a liderança parlamentar do CDS não tem condições para assumir o cargo?»

AUTOR DO BLOGUE PORTUGAL PROFUNDO PROCESSA SÓCRATES

«O regime legal do direito de petição, que admite as acções individuais, constitui a base de um pedido ontem entregue em São Bento pelo advogado José Maria Martins. O seu objectivo reside na constituição de uma comissão de inquérito que averigue a razão pela qual o inquérito judicial à adjudicação do sistema de tratamento de resíduos da Cova da Beira, aberto em 1999, se arrastou durante oito anos. No termo desse inquérito - que, afirma, "se não fosse a polémica licenciatura do senhor primeiro-ministro, ficaria, tudo leva a crer, nas gavetas até prescrever" -, António Morais, o professor de Sócrates, foi, entre outros, acusado de corrupção na semana passada. Na sua petição, Martins alude a "laxismo na investigação criminal quando estão envolvidas pessoas com pontes no poder político".» [Público assinantes]

Parecer:

Isto está a ficar divertido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Atribua-se ao autor do blogue o estatuto de Jet Set.»

CRISTIANO RONALDO É O JOGADOR MAIS MEDIÁTICO DO MUNDO

«El portugués Cristiano Ronaldo (Manchester United) es el nuevo jugador con mayor valor mediático del mundo. Desbanca de ese puesto de honor al brasileño Ronaldinho (Barcelona), que ahora es tercero según un estudio presentado en Madrid por la Universidad de Navarra. También el Real Madrid pierde el liderato de clubes y pasa al cuarto puesto. Ahora el más mediático es el Manchester United.» [20 Minutos]

O PRÓXIMO PAPA TERÁ QUE SER ELEITO POR MAIORIA DE DOIS TERÇOS

«Para elegir al sucesor de Benedicto XVI será necesaria en todas las votaciones la mayoría de los dos tercios de los cardenales electores, según ha decidido el Papa Ratzinger en un "motu propio" hecho público por el Vaticano.

"Motu Proprio" es un documento que el Pontífice escribe por iniciativa propia y no como respuesta a una solicitud.» [20 Minutos]

CAPA POLÉMICA

«La canciller alemana anunció que mantendrá las relaciones bilaterales con Polonia, tras el enfrentamiento vivido entre ambos países, hace escasos días en la reunión de jefes de Estado, donde se acordó el Tratado que sustituye a la fallida Constitución Europea.

La portada del semanario 'Wprost' en Varsovia, Polonia, muestra un montaje fotográfico de la canciller alemana Angela Merkel, amamantando al presidente polaco Lech Kaczynski y al primer ministro polaco Jaroslaw Kaczynski, donde se lee ' La madrastra de Europa'.

Esta portada es resultado de las declaraciones efectuadas ayer por la canciller alemana, Angela Merkel, quien anunció que mantendrá la continuidad de las relaciones bilaterales con Polonia, pese a las posiciones defendidas por este país en las negociaciones para el Tratado que reemplazará a la fallida Constitución Europea. » [20 Minutos]

O CONSUMO DE COCAÍNA EM ESPANHA ULTRAPASSA O DOS EUA

«La tasa de consumo de cocaína en España entre los ciudadanos de 15 a 64 años supera, por primera vez en la historia, la de EE UU y cuadruplica la media europea, según ha informado la ONU. El responsable del Informe Mundial sobre Drogas 2007, Thomas Pietschmann, ha asegurado que el consumo del cannabis en España tiende a estabilizarse, en cambio el de cocaína se ha disparado y constituye "el mayor problema", puesto que uno de cada cinco consumidores europeos se encuentra en este país.» [El Pais]

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. Disposta a tudo diz o "Mala Aviada" de Maria José Nogueira Leite.
  2. O "Nothingandall" designou O Jumento para as "7 Maravilhas da Blogosfera". Obrigado.
  3. O "Varal de Idéias" pescou uma imagem d'O Jumento.

JARDA BALEK

JIM YOUNG

PAT MERZ

CATPHRODITE

FERNANDO NEGRÃO NO SEU MELHOR

O MELHOR EMPREGO

PIZZA HUT

[2][3]

FRESH LIFE

[2]

CALLAWAY GOLF

[2][3]