sábado, novembro 22, 2008

O governo sombra de Manuela Ferreira Leite


A um ano das eleições Manuela Ferreira Leite já organizou o seu governo sombra. Aqui ficam alguns nomes que fazem parte deste governo sombra:

Ministro da comunicação: Pacheco Pereira

Caberá a Pacheco Pereira antecipar quando Manuela Ferreira Leite vai quebrar o silêncio, informando antecipadamente o que a líder vai dizer. Assim, quem quiser saber o que a líder do PSD vai dizer no dia seguinte pode ler o abrupto, a coluna de opinião no Público ou assistir à Quadratura do Círculo.

Ministro da interpretação: Miguel Relvas

Os que não tiveram a oportunidade de ouvir ou ler Pacheco Pereira num dos seus órgãos oficiais ou oficiosos e ficou impossibilitado de interpretar as palavras da líder do PSD ainda poderá descortinar o que pretendia dizer Manuela Ferreira Leite, um ou dois dias depois, senão mesmo no próprio dia, Miguel Relvas virá a público esclarecer o que a líder pretendeu dizer, o que foi mal interpretado, o que ficou por dizer mas foi dito de forma implícita ou o que deveríamos ter ouvido ainda que ela não o tenha dito.

Ministro da economia: António Borges

Enquanto não encontrar melhor emprego do que fazer o sacrifício de ouvir Manuela Ferreira Leite caberá a António Borges o papel de aparecer de vez em quando para relembrar aos portugueses a desgraças da sua economia. Sempre que os portugueses começarem a recuperar da depressão colectiva António Borges encarregar-se-á de nos recordar o défice estrutural da balança comercial, o endividamento externo, a baixa produtividade e outros podres eternos da economia.

Ministro sem pasta: Santana Lopes

Caberá a Santana Lopes estabelecer a falsa agenda política de Manuela Ferreira Leite, assim, quando a líder do PSD não tiver assunto para quebrar o silêncio aproveitará as intervenções de Santana Lopes para reafirmar a sua autoridade, assegurando que é ela que define a agenda política do PSD.

Ministro das públicas: por designar

O ministro das obras públicas terá a atribuição de informar os portugueses de quais as obras que não deverão ser construídas o seu titular só será designado quando Manuela Ferreira Leite começar a equacionar a hipótese de lançar obras públicas. A sua função será explicar as razões que levaram a líder mudar de ideias acerca do assunto e suspender as obras públicas entretanto anunciadas.

Ministro da Reinserção Social: Oliveira e Costa

Depois de ter informado que o dinheiro das obras públicas vi para os pobres Manuela Ferreira Leite optou por escolher Oliveira e Costa, um velho companheiro da procissão cavaquista, para gerir os dinheiros. É o único ministro do governo sombra que teve direito a residência oficial, convencido que a melhor forma de estar em contacto com a miséria foi conviver com o pessoal das prisões, optou por montar o seu escritório no Estabelecimento Prisional de Lisboa. Ao mesmo tempo que entra em contacto coma realidade, vai organizando a sua equipa de recolha de fundos para as próximas legislativas.

Ministro das Finanças: Dias Loureiro

Com Dias Loureiro as finanças do país estão sempre a salvo de qualquer desgraça, ainda antes de qualquer crise o faro do antigo modesto advogado de Coimbra permitirá salvar o dinheiro de buracos inesperados que só ele consegue pressentir.