domingo, novembro 02, 2008

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Pilrito das Praias [Calidris alba], Algarve

IMAGEM DO DIA

[Chip Somodevilla/Getty Images]

«Senator John McCain smiled while his wife, Cindy, spoke and former Mayor Rudolph W. Giuliani of New York laughed during a campaign rally at United High School in Hanoverton, Ohio. With one weekend left before the presidential election, Mr. McCain began a two-day bus tour of Ohio, where some polls show Mr. Obama leading by nine points.» [The New York Times]

JUMENTO DO DIA

Jesualdo Ferreira, treinador do FCP

O FCP melhorou muito no jogo que perdeu com a Naval, só sofreu um golo.

CADA PAÍS TEM OS SEUS IDIOTAS E OS SEUS MUROS

Israel, para evitar a entrada de "terroristas" palestinianos

Fronteira entre os EUA e o México, para evitar a entrada de emigrantes

Berlim, para evitar a saída de democratas

Lisboa, para entrar mais dinheiro na Lisconti de Jorge Coelho

AGORA É QUE O PAULO MACEDO ESTÁ A FICAR FAMOSO

Coitado do dr. Macedo, tanmto se esforçou para aparecer na comunicação social que agora, que conseguiu o que queria, é a que a comunicação social se lembrou de dar a conhecer a verdadeira personagem. É o que se pode dizer destes dois comentários do jornal "Sol":

«Soube-se agora que o anterior director-geral dos Impostos, além dos bons resultados que obteve no cargo, tinha uma exacerbada veia censória e controleira. Que deu origem à devassa de milhares de e-mails de centenas de funcionários das Finanças para detectar fugas de informação. E até uma queixa à PJ para identificar os autores de um blogue com opiniões e textos críticos. Com a sua dupla vocação, para as finanças e para a censura, teria chegado longe no regime de Salazar. Um homem fora do tempo.» [José António Lima]

«PAULO Macedo, o ex-director-geral dos Impostos cujo elevado vencimento foi objecto de grande polémica, mandou investigar e-mails de funcionários para apanhar quem difundiu o seu salário. Violaram-se milhões de mensagens privadas, segundo agora se soube, e não se descobriu nada. E, pasmo eu, os deputados não se exaltam na defesa da democracia e dos princípios gerais, Macedo passou a banqueiro de pedra e cal – e nenhuma cabeça rola» [P.A.]

O SILÊNCIO DO EXPRESSO

Confesso que aguardei pela publicação da edição deste sábado do jornal Expresso, sendo um jornal independente e que não deixa escapar questões em que estejam em causa os direitos constitucionais sempre queria ver se abordaria a devassa da intimidade dos funcionários do fisco, promovida pelo dr. Macedo com o objectivo de identificar quem discordava da sua opinião.

Não tinha grandes ilusões, o orçamento publicitário do BCP e o facto de o Expresso ter chegado a eleger o dr. Macedo com gestor do ano quase me dava a certeza de que o Expresso ignoraria o assunto, algo que não fez, por exemplo, quando o dr. Charrua chamou f. da p. a José Sócrates.

Não me enganei, o Expresso não dedicou uma única linha àquele que foi um dos principais temas da semana, senão mesmo o mais importante. O dinheiro e os compadrios pesam mais que os valores e princípios que fizeram do Expresso um jornal credível.

O FIM DE UM MUNDO FALSO

«Durante quarenta anos ele acreditou na infalibilidade do sistema e na verdade intrínseca do mercado. E, de repente, o mundo que ele ajudara a construir e a impor como coisa inevitável e inquestionável desabou-lhe aos pés. O depoimento de Alan Greenspan, o ‘mago’ da Federal Reserve, perante o Senado dos Estados Unidos foi um impressionante «mea culpa», porque foi sincero e porque se percebeu que o velho guru do liberalismo estava verdadeiramente estarrecido com as consequências do seu erro decisivo.

Qual foi o erro de Greenspan, qual foi o erro do credo liberal? Foi, de certa forma, o erro inverso da teoria marxista. Marx, que foi um genial analista dos vícios do capitalismo, propôs o socialismo como alternativa, mas uma alternativa filosófica e moral, decorrente da crença de que a propriedade era um roubo. Mas as pessoas não se alimentam de teorias filosóficas nem convicções morais, e sim de coisas mais imediatas como a produtividade e a criação de riqueza. O socialismo, como doutrina económica, nasceu condenado ao fracasso, porque desdenhou o factor humano: a propriedade não é um roubo, é uma legítima ambição de qualquer homem, desde os especuladores de Wall Street até aos miseráveis dos guetos de Bombaim. Mudar a vida para melhor, ser mais rico, graças ao seu esforço, ao seu trabalho, à sua capacidade de inovação e de risco, faz parte da natureza humana e das suas ambições desde que o homem é homem. A livre iniciativa é o factor primeiro de produção de riqueza e de progresso económico. Num mercado aberto e concorrencial, cada um sabe que poderá, pelo seu esforço e pelo se mérito, melhorar a sua condição. Num mercado fechado, numa economia estatizada em que todos são funcionários públicos, não adianta fazer mais nem melhor, porque o Estado é dono de tudo e ninguém tem nada de seu.

Sobre as ruínas da crença socialista, que produziu milhões de deserdados e de miseráveis, os liberais acharam que tinha soado a hora de uma vingança histórica. O Estado mínimo, que Greenspan caucionou e Bush levou ao extremo do dogmatismo, descendo os impostos sobre os mais ricos, cortando nos programas de ajuda social e facilitando em tudo os negócios do grande capital, assentava numa outra pretensa verdade, de que Greenspan se fez eco: a de que o mercado saberia auto-regular-se, pois que era do seu próprio interesse, do das grandes empresas e do sistema financeiro, não criar as condições para a auto-implosão. Mais uma vez, o que ficou esquecido neste «wishfull thinking» foi o factor humano. Se a ambição de ser mais rico é o que faz aumentar a riqueza das nações, a ambição da riqueza desmedida, sem horizonte nem controlo dos meios usados, é o que conduz ao seu colapso.

O que falhou, então, não foi apenas a crença na desregulamentação do mercado, na concentração cada vez maior das empresas, nos lucros pornográficos distribuídos entre accionistas e gestores. O que falhou, antes de mais, foi a noção de ética nos negócios, a lembrança de que a criação de riqueza tem uma finalidade social, não podendo aproveitar apenas ao seu detentor, e que a riqueza fundada na miséria alheia (ou no endividamento de todos perante a banca) conduz, mais cedo ou mais tarde, à falência geral.

A loucura liberal montou um sistema económico à escala planetária fundado na iniquidade e na falta de escrúpulos e de sentido de serviço à comunidade. Pior ainda, permitiu que o sistema financeiro se apoderasse da economia, que os lucros fantásticos acumulados não correspondessem a riqueza efectivamente criada e que a economia real e produtiva fosse canibalizada pela especulação. Os mercados accionistas subiam e desciam, não em resultado do desempenho das empresas cotadas, mas das mais-valias realizados pelos especuladores - que depois corriam a canalizar os seus lucros para os «off-shores», onde ficavam à espera, sem pagar impostos, de nova oportunidade de raide sobre o mercado. As pequenas poupanças foram assim devoradas pela especulação instalada, levando muitos a investir antes no consumo ou a endividarem-se no imobiliário, por não encontrarem melhor destino para o dinheiro.

Esta bebedeira colectiva vinha de trás e de longe, com sinais inequívocos de um fatal estoiro algures, e o que é incompreensível é que homens como Greenspan tenham assistido a tudo, confortados na sua crença de que o capitalismo em caso algum se devoraria a si próprio, ao contrário do que Marx escreveu há mais de um século. Entregue a si mesmo, aos seus instintos mais primários, o homem é um animal perigoso, quer ande pela rua a deambular de revólver na mão quer esteja sentado a uma secretária a gerir o destino de milhares de famílias. E o pior «serial killer» é aquele a quem foi confiado o poder de destruir, por simples ambição, os empregos e as pensões de reforma de tantos outros que trabalharam toda uma vida, confiados na honestidade do sistema. Não estamos apenas perante o falhanço de uma teoria económica, é mais do que isso: estamos perante um verdadeiro crime contra a Humanidade. Milhões de pessoas em todo o mundo estão já a sofrer as consequências da falta de pudor e de escrúpulos de alguns milhares de agentes económicos colocados em lugares privilegiados.

A esta luz, a tentativa - recentemente importada para aqui - de tentar explicar que o que falhou não foi a falta de regulação do mercado, mas sim o seu excesso, é quase uma nova forma de negacionismo. Dizer, como já vi escrito, que o que conduziu ao descalabro foi a legislação deixada por Clinton, que pretensamente obrigaria a banca a financiar negros e pobres sem capacidade de endividamento, sob pena de ser acusada de discriminação, roça as raias do insulto. Teriam sido os pobres, então, quem esteve na origem da crise, fazendo arruinar os ricos, os quais, coitados, só quiseram ajudá-los... O sr. Greenspan, afinal, não tem razões para se angustiar e viver os seus últimos anos atormentado pelos remorsos da sua extraordinária incúria!

Terça-feira que vem, o mundo pode começar a reencontrar o caminho da esperança, com a eleição de Obama como Presidente dos Estados Unidos. Não, ele não tem uma varinha mágica nem vai conseguir, por melhor que tente, tirar a América e o mundo deste atoleiro tão cedo. Mas representa outra gente, outra atitude, outra esperança. Seguramente que acredita numa economia menos iníqua, menos desonesta e menos entregue à lei da selva. E acredita na necessidade de uma América menos arrogante e menos egoísta. Cravará os pregos que forem necessários no caixão do liberalismo e, se tiver a lucidez suficiente para tal, trará a América de volta ao lugar da esperança que já foi seu e que perdeu com estes oito anos de pesadelo que foram os de George W. Bush.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Por Miguel Sousa Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PASSOS COELLHO É O PREFERIDO EM LISBOA

« Um estudo de opinião dá a Passos Coelho como o mais bem colocado no PSD para concorrer à Câmara de Lisboa. À frente de Fernando Seara, Morais Sarmento ou António Borges. Ao DN, Passos mostra-se satisfeito, mas lembra que Manuela escolheu Santana.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Eu quero ver como Manuela Ferreira Leite se vai descalçar deste problema que o seu oportunismo político criou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

TEIXEIRA DOS SANTOS SÓ AGORA REPAROU

«As Finanças identificaram uma situação claramente abusiva no recurso às licenças extraordinárias que permitem aos funcionários públicos trabalhar no sector privado, mantendo uma subvenção paga pelo Estado. Segundo um despacho, assinado pelo secretário de Estado da Administração Pública, ontem publicado, tem havido um "crescente número de requerimentos com vista à concessão da licença extraordinária por parte de pessoas que, antes da colocação em situação de mobilidade especial (SME) a título voluntário, estiveram no gozo de licença sem vencimento de longa duração". » [Diário de Notícias]

Parecer:

O ministro foi o último a saber.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma gargalhada audível no Terreiro do Paço.»

O OBJECTIVO É REVOGAR O DECRETO-LEI DOS CONTENTORES

«O movimento cívico que contesta a ampliação do terminal de contentores em Alcântara - e que dinamiza a petição "Lisboa é das pessoas. Mais contentores não" - foi ontem recebida pelo presidente do Parlamento, Jaime Gama que lhes garantiu que a matéria será debatida pela Assembleia da República. Frederico Colares Pereira, presidente da Associação dos Concessionários da Doca de Santo Amaro, referiu à Imprensa que a petição tinha recolhido até ao dia de ontem cerca de dez mil assinaturas, apesar de se estar a fazer esforços para se angariar as 35 mil assinaturas , o que lhe permitirá poder pedir a revogação do decreto-lei que autoriza o alargamento da área com contentores em Alcântara.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Desta vez o Governo vai ter que recuar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Assine-se a PETIÇÃO! »

PS SOBE E PSD DESCE NO BARÓMETRO DO EXPRESSO

«O PS saiu reforçado dos confrontos com o Presidente da República e com a oposição parlamentar nos últimos trinta dias, subindo 1,6% para se fixar em 41,8% nas intenções de voto. Nem a crise financeira, nem as querelas sobre o divórcio e o Estatuto dos Açores trouxeram proveitos ao PSD de Manuela Ferreira Leite que ao perder 1,2% em relação ao barómetro de Outubro caiu para 32,1%, afrouxando a pressão que vinha a exercer sobre os socialistas. Melhor esteve o CDS de Portas que aproveitou o ‘cone de aspiração’ das eleições açorianas para conquistar 0,4% e chegar aos 5,2%. Do ‘efeito Açores’ tirou também proveito o BE que somou 0,7% ao seu pecúlio para atingir os 8,4%. O partido de Francisco Louçã amorteceu a queda das forças à esquerda do PS, já que a CDU, liderada por Jerónimo de Sousa, ganhou um deputado regional mas na sondagem registou perdas de 1,1%. A coligação comunista ainda se mantém à frente do Bloco, mas pela diferença quase virtual de 0,1%.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Já nada trava a queda do PSD de Manuela Ferreira Leite.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Escolha-se um novo líder.»

A TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL DE MANUELA FERREIRA LEITE

«Lembram-se quando Cavaco Silva decidiu vetar o feriado de Carnaval? O próprio reconheceu anos depois, quando avançou para Belém, que o erro lhe saíra caro, e esta semana não faltou no PSD quem comparasse a asneira carnavalesca de Cavaco à forma como Ferreira Leite acusou o primeiro-ministro de “roçar a irresponsabilidade” ao anunciar um aumento do salário mínimo nacional.

Manuela foi clara, dois dias após a tirada politicamente incorrecta que deixou num almoço com empresários, a explicar na SIC-Notícias que nunca rejeitou os aumentos e que apenas discordou da forma como Sócrates os anunciou, sem acautelar o risco de mais desemprego inerente aos novos encargos. Mas, no partido, a polvorosa estava lançada. A convicção é de que há imagens que se grudam à pele dos políticos e não saem. Por isso, a líder social-democrata tem sido aconselhada a diversificar a sua agenda e a sair do registo de “ministra das Finanças”, que a empurra para um discurso negativo e pouco compatível com a mensagem de esperança que o país e o mundo (mesmo antes de Obama) mais pedem.» [Expresso assinantes]

Parecer:

A pobre senhora não tem concerto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos apoiantes de MFL se é preciso o PSD chegar aos 0% para repensarem a liderança do PSD.»

PASSOS COELHO PREPARA-SE PARA SUBSTITUIR MFL

«É um trabalho de formiga. Desde que perdeu as directas para líder do PSD, Pedro Passos Coelho lançou-se numa sistemática angariação de apoios dentro e fora do partido, com o objectivo de se preparar para uma recandidatura que ninguém sabe se não chegará antes do previsto.

Miguel Relvas, braço-direito de Passos, não esconde a ambição do homem que decidiu apoiar: “O problema do partido já não é de escolher entre a má e a boa moeda (segundo os cavaquistas, a boa são eles e a má são os populistas do partido), o problema do PSD é de nova moeda”. Entenda-se: a sucessão já mexe e há sondagens a animar as hostes, como a que o Expresso hoje publica e onde Passos surge muito à frente de Seara ou Morais Sarmento como preferido para candidato a Lisboa.» [Expresso assinantes]

Parecer:

É uma questão de tempo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se uma eventual candidatura de Passos Coelho.»

CDS RECEOU INSPECÇÃO DA ASAE

«O CDS, que sob a liderança de Paulo Portas se destacou na denúncia dos abusos da ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, olhou para a velha cozinha da sede do partido e chegou à conclusão de que esta nunca passaria no exame dos inspectores. Em vez de fazer as obras necessárias, decidiu desactivar esse serviço, que vinha da fundação do partido.

Tudo não passaria de uma nota de rodapé, se a decisão não tivesse consequências políticas. Com o encerramento da cozinha, acabaram os Almoços do Caldas, iniciativa de debate quinzenal lançada no tempo de Ribeiro e Castro, a que Portas garantiu que daria seguimento. O último Almoço no Caldas aconteceu em Novembro do ano passado, sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa.» [Expresso assinantes]

Parecer:

É pena que não tenham apanhado uma diarreia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se o contributo do PSD para o aumento do desemprego.»

EMPRESAS ESPANHOLA PODEM MUDAR-SE PARA PORTUGAL

«A esperança “é como a sogra, é sempre a última a partir”. Irónica forma de José Manuel, um comerciante de 34 anos, da cidade raiana de Ayamonte, sintetizar o estado de espírito dos pequenos empresários espanhóis, embrulhados numa crise cujo rosto se vai destapando aqui e ali, nas ruas comerciais desertas com algumas, já muitas, portas fechadas.

“Na velha zona industrial, só numa semana, fecharam oito pequenas empresas”, lamenta Margarida, uma comerciante portuguesa radicada em Ayamonte. Esta proprietária de uma empresa familiar, que já experimentou a emigração na Venezuela, garante que, mais do que as facilidades fiscais em Portugal, são as contribuições para a Segurança Social e o preço das rendas dos estabelecimentos que a empurram para um regresso forçado ao seu país e conta: “Um colega meu comerciante, também português, está a pensar fazer o mesmo”.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Afinal nem tudo é mau deste lado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Amor com amor se paga.»

CM DE GRÂNDOLA EXIGE AO PCP A DEVOLUÇÃO DA SEDE

«Em comunicado, a autarquia revelou hoje que aquele Tribunal emitiu recentemente uma decisão judicial que anula a sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja, datada de Julho, que decretara a suspensão da deliberação da autarquia em ‘despejar’ o PCP.“O que aconteceu foi que o PCP meteu uma providência cautelar no Tribunal de Beja. A lei diz que a câmara tinha dez dias, acrescidos de outros cinco, para recorrer. Ao 11º dia, a juíza deu provimento ao que o partido pediu, suspendendo o prazo legal”, descreveu Aníbal Cordeiro, vice-presidente do município socialista.Após esta decisão, a autarquia decidiu recorrer para o Tribunal Central, alegando que “a juíza não tinha que parar a contagem do tempo em dez dias, quando nós tínhamos quinze para recorrer”.» [Miróbriga assinantes]

Parecer:

7,48€ de renda?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao PCP se aluga a Quinta da Atalaria por 201,13€.»

RAPARIGA BOND TRAI COMUNISTAS

«Convertirse en la nueva chica Bond le ha valido a la ucraniana Olga Kurylenko el odio eterno e irracional de algunos de sus compatriotas.

Los camaradas del Partido Comunista de San Petersburgo, la antigua Leningrado, acusaron a la actriz y modelo de "traicionar los ideales socialistas" por su participación en la nueva película del agente 007, Quantum of Solace, que se estrenará en todo el mundo el próximo 21 de noviembre y de nuevo estará protagonizada por Daniel Craig.» [20 Minutos]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Yulunga" acertou no Jumento com um "prémio dardos". Por vingança leva com um link na coluna da direita.
  2. O "Albufeira sempre" diz que continua a perseguição aos blogues incómodos.
  3. O "Demo de Democracia - Democracia Satanica" revolta-se contra a perseguição ensaiada a'O Jumento. Também foi parar à coluna da direita.

OS HIMALAIAS E O EVEREST VISTOS DO ESPAÇO [Foto NASA]

PERU ROCKS [Boston.com]

«The Colorado-based Love Hope Strength foundation hosted an event recently called "Peru Rocks", where 63 travelers - including musicians from The Fixx, Fastball, The Alarm and more - along with cancer survivors, and their supporters from around the world joined together to raise funds and awareness of cancer-related issues in Peru. The trip took the trekkers from Cuzco, Peru to the heights of Machu Picchu, back down to Lima, where they met with patients and doctors of INEN, Peru's main cancer center. The travelers finished their trip with a concert in Lima on October 15th. Funds raised on the trip were donated to INEN, and will be used to establish a fully staffed and equipped medical bus that will serve rural Peru, screening residents for cancer. »

VISTA AÉREA DE CANCUN [Flickr]

DMITRY PILGRIM RAYKIN

WHAT IF PALIN BECAME PRESIDENT?

PROFESSOR ALEMÃ DÁ ESPECTÁCULO PARA ALUNOS

«La profesora de alemán de un instituto en Zalaegerszeg, Hungría era la encargada de supervisar a sus alumnos en una fiesta, pero acabó siendo la atracción de la misma .

Los padres de los alumnos están escandalizados tras conocer lo sucedido en la fiesta y han pedido su expulsión: "me vi forzado a dar un toque de atención a la profesora de Alemán, pero no la voy a despedir porque es una profesora muy importante en nuestro centro", asegura el director del instituto.» [20 Minutos]

APPLE