segunda-feira, novembro 10, 2008

Umas no cravo e outras na ferradura -

FOTO JUMENTO

Procissão da Senhora dos Navegantes, Cascais

IMAGEM DO DIA

[Carsten Koall/Getty Images]

«GORLEBEN, GERMANY - 16,000 protestors demonstrate at the main rallye against the transport of nuclear waste on November 8, 2008 in Gorleben, Germany. On Sunday the eleventh transportation from the french reprocessing plant La Hague nuclear waste will arrive at the Lower Saxony interim Gorleben roll. » [Tiscali]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Enquanto Manuela Ferreira Leite ainda não sabe com que argumentos vai convencer os seus pares na liderança do PSD da escolha de Santana Lopes, José Sócrates não para e depois de ter vendido o seu PC na cimeira ibero-americana já está a desenvolver o seu novo projecto, o tractor Magalhães.

O concept car do Tractor Magalhães já está em fase de testes, como se pode ver na imagem.

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva, Presidente da República

Parece que o Presidente da República só tem coragem política para criticar em público quando está em causa o Governo, é o que se pode concluir da sua actuação face ao que se passou na Madeira. Quando é o PSD a fazer asneira, mesmo estando em causa a legalidade e as mais elementares regras da democracia, Cavaco Silva prefere as manobras privadas, é a magistratura do silêncio.

GOSTAVA DE SABER MENTIR COMO A TVI

Estava assistindo ao "jornal nacional" da TVI, neste domingo à noite, quando sou surpreendido pela notícia de que tinham sido nesse mesmo dia divulgadas fotografias da noite eleitoral de Obama. A TVI atrasou-se mas não se "desmanchou" disse que as imagens tinham sido colocadas ontem quando estão disponíveis na página Obama no Flickr desde dia 6!

O AMBIENTE NAS FORÇAS ARMADAS

A propósito da instabilidade nas Forças Armadas recebi um comentário de um leitor, oficial na reserva:

“Paradigmas militares”

O governo perdeu nesta legislatura a oportunidade de adaptar as Forças Armadas à realidade decorrente das alterações sociais verificadas com o final da guerra-fria e com o desaparecimento dos exércitos de conscritos – a exigir um novo paradigma militar.

Pelas manifestações de mal-estar dos militares, mais do que a questão salarial, responde o incumprimento de numerosa legislação publicada, exemplarmente comprovado no relatório da comissão presidida pelo general Silvestre dos Santos em tempo editado pelas associações militares (Nov07).

Para o não cumprimento da lei pelo governo, invoca-se a situação económica e financeira nacional e a necessidade de redução do défice público.

Lamentavelmente, deixando de lado uma visão de conjunto, na Defesa/FA como noutros sectores/corporações. Com as políticas de Defesa conduzidas desde há décadas à deriva, não apenas as FA não se ajustaram ao paradigma da profissionalização, como os vultosos investimentos em material nada mais fizeram do que desviar recursos do fundamental. Três décadas de estudos, testes e concursos, não conseguiram dotar os militares de uma espingarda equivalente ás usadas nos exércitos aliados. Mas foi possível, aos ministros (MDN) e chefes militares (CEM), dotar o país de material em excesso (F-16), pouco necessário (submarinos) ou mesmo inútil (tanques Leopard).

Os militares descontentes, como tanta gente de outras corporações, olham para o governo como o inimigo principal. É de facto, como fonte principal do poder, o primeiro e grande responsável.

Mas há algo que os militares enquanto cidadãos não podem ignorar. Quem estudou e propôs à tutela, as aquisições que sucessivos governos acabaram por levar a cabo? Quem estuda e propõe a sucessivas reorganizações dos ramos e das FA no seu conjunto?

Depois, quando fruto da inexorável realidade da economia, surge a crise, viram-se para os políticos. Os grandes culpados (de tudo?)

Lamentável, é que sendo as FA uma das organizações nacionais mais organizadas e bem dotadas de recursos humanos, tenhamos de ler na imprensa expressões como a de «Tropas ociosas são em regra mais propícias a disparates do que tropas ocupadas» (José M. Júdice - Público) - pese o erro da segunda parte, a ociosidade é um facto, acompanhada de custos significativos sem retorno.»

APOIO ESMAGADOR AO AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO

«A esmagadora maioria dos portugueses considera que o Governo deve impor a actualização do Salário Mínimo Nacional (SMN) para os 450 euros. Esta é a conclusão de uma sondagem CM/Aximage, depois de algumas associações patronais terem criticado a actualização salarial para 2009.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Só mesmo Manuela Ferreira Leite é contra.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a conhecer à líder do PSD.»

SÓCRATES LAMENTA OPORTUNISMO

«O secretário-geral do PS, José Sócrates, lamentou este domingo em Coimbra o “oportunismo político” dos partidos da oposição nas reacções à manifestação que ontem juntou dezenas de milhares de professores em Lisboa, em protesto contra o modelo de avaliação.

Na sua intervenção no XIII Congresso Distrital do PS de Coimbra, Sócrates considerou “lamentável o oportunismo dos partidos”, que “devem servir defender o interesse do geral do país e não para se colarem a reivindicações corporativas na esperança de ganhar uns míseros votos”.» [Correio da Manhã]

Parecer:

A haver oportunismo foi só do PSD e CDS, o PCP e o BE há muito que apostam e estão envolvidos no processo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Sócrates que seja mais preciso.»

MANUELA DESCE, DESCE

«A intenção de voto legislativo em Manuela Ferreira Leite cai a pique. A líder do PSD tem a confiança de apenas 26,1% dos portugueses, a mesma que Luís Filipe Menezes reunia pouco antes de abandonar a liderança dos sociais-democratas e a mais reduzida que o autarca de Gaia atingiu ao longo dos seis meses à frente do partido.

Segundo uma sondagem CM/Aximage realizada entre 3 e 5 do corrente – logo após ter sido anunciada pelo Governo a nacionalização do BPN, o PSD volta a perder terreno face ao PS. Após um empate técnico, em Julho de 2008 – pouco depois de Ferreira Leite ser eleita líder – a intenção de voto legislativo no PS soma adeptos e o partido reúne, actualmente, a confiança de 38,6% dos entrevistados (a diferença agora entre o PS e o PSD é de 12,2 pontos percentuais)» [Correio da Manhã]

Parecer:

A dúvida está em saber qual o patamar a partir do qual Manuela Ferreira Leite considera estar a mais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à líder do PSD.»

PASSOS COELHO PREPARA-SE PARA SUBSTITUIR FERREIRA LEITE

«"Não vou disputar nada com Pedro Passos Coelho. Ele está a fazer um caminho para ser líder do partido." A frase é de Pedro Santana Lopes e foi proferida na sexta-feira à noite. A verdade é que Santana Lopes, que já terá combinado uma candidatura à Câmara Municipal de Lisboa com Manuela Ferreira Leite, acertou em cheio. Passos parece estar a fazer um caminho para se preparar para o pós-legislativas de 2009.

Naquela mesma noite, por exemplo, Passos Coelho jantou no Porto com o líder da distrital, Marco António Costa, que é um dos maiores críticos da presidente do partido e que foi o braço-direito de Luís Filipe Menezes. Na semana passada esteve no Algarve com José Mendes Bota, líder do PSD/Algarve e um dos suportes de Santana Lopes na campanha das directas de Maio passado. Ontem, Passos Coelho debateu "O Futuro do Estado Social", também no Porto, com o psiquiatra Carlos Amaral Dias. Uma iniciativa do seu grupo de reflexão estratégica "Construir Ideias". E não se ficou por aí. O DN sabe que depois ainda foi para outro colóquio, com Mira Amaral, Joaquim Góis e Rosado Fernandes, sobre "Perspectivas para a Economia Portuguesa".» [Diário de Notícias]

Parecer:

É só uma questão de tempo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Manuela Ferreira Leite que parta.»

ATÉ A CARLA BRUNI TEM VERGONHA DE BERLUSCONI

«Carla Bruni nasceu em Itália, mas disse que se sente feliz por ter deixado de ter nacionalidade italiana. A primeira-dama francesa fez esta afirmação depois de Silvio Berlusconi ter dito que o presidente eleito dos EUA, Barack Obama (o primeiro afro-americano na Casa Branca), está sempre «bronzeado».

A antiga top model e cantora pop esposa de Nicolas Sarkozy revelou o seu incómodo em relação às declarações de Berlusconi numa entrevista publicada este domingo ao Le Journal du Dimanche. » [Portugal Diário]

OXFORD QUER ACABAR COM A PALAVRA NATAL

«El consejo de dirigentes de Oxford han decidido prohibir este año la palabra Navidad y sustituirla por 'Festival de las luces de invierno'. Con esto quieren censurar todo lo que recuerde que las Navidades son fiestas cristianas intentando convertirlas en algo indiferente y centrándolo en el consumo de mercancías.

Varios líderes regionales locales aseguran que la medida es "ridícula". Sabir Mirza Hussain, presidente del Consejo Musulmán de Oxford, dijo: 'Todo el mundo espera estas fechas. Cristianos, musulmanes y otras religiones, todos esperamos a la Navidad. Estoy enojado y muy, muy decepcionado. La Navidad es especial y no debemos ignorarlo".» [20 Minutos]

O "VARINHA MÁGICA"

Foi vítima das amplas liberdades dos "democratas" do PCP:

«Tirar uma fotografia a uma manifestação da CDU pode ser perigoso? Talvez não! Mas por vezes pergunto-me sobre se Portugal é realmente livre. Se há muitos motivos para pensarmos que sim, há também alguns que nos podem levar a acharmos que não. Ainda assim - do mal, o menos - é um país onde a liberdade de expressão vai tendo o seu espaço. É sempre possível escrevermos um livro, fazermos um blog ou mesmo darmos uns gritos, sem que nada de muito mau nos possa acontecer. Não é que os viciados na repressão não tentem encontrar formas de intimidar os outros. Mas... vai-se conseguindo ultrapassar isso, com calma e com coragem!»

Enfim, quem fotografa os senhores do PCP leva!

BALEIA [imagem]

MAIS UM TRUQUE PARA ROUBAR CARROS

DMITRY VINOGRADOV

A MENINA DANÇA?

IGN